Teodoro Obiang Obiang Nguema MBasogo, Presidente da Guiné Equatorial, distinguiu Patrice Trovoada primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, com a mais alta condecoração do seu país, a Medalha de Grande Cruz da Ordem da Independência da Guiné Equatorial.
A cerimónia que aconteceu na passada sexta-feira no palácio presidencial do país vizinho de São Tomé e Príncipe, tem grande relevância política. A Guiné Equatorial, é membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e é um dos parceiros que no passado recente concedeu importante ajuda financeira ao arquipélago.
Em outubro de 2015 durante visita a São Tomé, o Presidente Teodoro Mbasogo anunciou a abertura da era de petróleo entre os dois países. Garantiu que existe um bloco de petróleo muito promissor na fronteira marítima entre os dois países, e propôs que seria explorado em conjunto.
A condecoração de Patrice Trovoada foi justificada pelo chefe de Estado da Guiné Equatorial pelo «apreço e admiração à figura do Primeiro-ministro, Patrice Trovoada, pela sua contribuição no fortalecimento das boas relações de amizade e cooperação entre São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial».
A Medalha de Grande Cruz da Ordem da Independência da Guiné Equatorial foi entregue a Patrice Trovoada, no salão do Palácio Presidencial da Guiné Equatorial e presenciada por várias individualidades civis e militares dos dois países.
Os ministros das Finanças e das infra-estruturas e recursos naturais(petróleo) de São Tomé e Príncipe também integraram a delegação governamental, que para além de assistir a condecoração do Primeiro Ministro Patrice Trovoada, participaram em reuniões de trabalho com os homólogos equato-guinienses.
Abel Veiga
paulo canela
3 de Maio de 2023 at 5:14
São todos doidos!Enquanto a África em geral toma alguns passos para moderdinade , Ghana , Kenya, Rwanda , por exempplo, STP só tem IDIOTAS como governantes, e o povo gosta disso… STP problemas poderiam ser resolvidossem dificuldades…. Modernizar agricultura, Reforma Agrária, Reforma da Educação, co mn uso de AI Online Distance learning.. Para começar…
TJ
Silvio Bernadino
3 de Maio de 2023 at 17:05
Quando a condecoração vem de um DITADOR (mundialmente conhecido) está tudo dito. Palavras pra quê? Agora é só esperar quem será a próxima vítima porque mais condecorações vem aí. Essa iniciativa que não páre por aí. Salve-se quem puder.
Edson Neves
3 de Maio de 2023 at 19:53
Dois bandidos e ditadores!
Um admirando o outro! Ambos desviam recursos públicos e deixam seus povos na miséria.
Misericórdia!
Esperemos que por detrás dessa honraria não haja negócio sujo. O quê de bom Patrice fez em São Tomé que tenha gerado essa admiração do Obiang?
Debaixo desse caroço tem angu!
Pedro Costa 2
3 de Maio de 2023 at 21:34
Há cada uma !
O que terá feito assim este sujeito para merecer o reconhecimento !? Também existem distinções que se tornaram tão vulgar e que cada um as recebem por nada. Para mim tudo isto se resume a uma mão cheia de nada. Zero !
Jimmy
4 de Maio de 2023 at 6:17
Um grande ditador a condecorar um ditadorzeco… Enfim haja vergonha