O maior partido da oposição pediu à Assembleia Nacional a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para apurar responsabilidades sobre a rotura dos combustíveis que afetou o país durante três semans.
Jorge Bom Jesus líder da oposição acusou o Governo de não agir com transparência.
Para o MLSTP/PSD, o mês de Junho é para esquecer. Jorge Bom Jesus começou por apontar a aprovação da lei interpretativa do sistema judicial. Segundo o Presidente do partido a lei interpretativa foi criada «precisamente para assaltar os tribunais, sobretudo o Tribunal Constitucional».
Uma lei que foi aprovada no dia das crianças, 1 de junho. Depois veio a crise dos combustíveis. O MLSTP acusou o governo de amadorismo na gestão do stock dos combustíveis.
O primeiro-ministro e Presidente da ADI, Patrice Trovoada, reagiu. «O senhor Jorge Bom Jesus e os seus acólitos deveriam tomar muito cuidado antes de abrirem a boca para dizer o que andaram a dizer. Essa gente é responsável pela situação em que se encontra o país. Deveria ficar calado», declarou Patrice Trovoada no aeroporto de São Tomé, quando regressava de um périplo por África, Europa e América.
Jorge Bom Jesus ripostou. «Este senhor é muito ditador e muito atrevido. O senhor não sabe viver em democracia. O MLSTP não se vai calar», frisou.
O carregamento de combustíveis que chegou a São Tomé, e que aliviou a rotura, foi comprado através de um crédito financeiro concedido pelo AFREXIMBANK, no valor de 30 milhões de euros.
«Curiosamente outra vez 30 milhões. São sempre 30 milhões. Esses dossiers que endividam o país e comprometem toda gente tem de passar pela Assembleia Nacional. Tudo isto tem que ser colocado a luz do dia. Esse país não é uma empresa como a ADI», denunciou o Presidente do MLSTP.
Jorge Bom Jesus revelou que o MLSTP vai introduzir na Assembleia Nacional pedido para criação de uma de Comissão Parlamentar de Inquérito. «Para se poder averiguar tudo isso», concluiu.
A crise dos combustíveis provocou chamas no ambiente político são-tomense.
Abel Veiga
jose Manuel
29 de Junho de 2023 at 21:23
Aconselho ao MLSTP a formar uma comissão de inquérito para saber onde para os cinco milhões de dólares que a empresa SAIFEBOND da ENAPORT disse que gastou no país com o governos de MLSTP/PCD/UDD etc.
Onde foram parra os cinco milhões. Expliquem sem complicar.
O contrato foi assinado nas vesperas do Governo que ganhou eleições tomou posse. Porquê tanta pressa naquela altura.
Agora já se entende porque é que o contrato foi assinado.
Esclareça ao povo onde está 5 milhões de SAIFEBOND por favor
Margarida Lopes
1 de Julho de 2023 at 21:52
Senhor fdp foragido e ditador Patrice TROVOADA, foi o Jorge Bom Jesus quem mandou torturar e matar os 6 cidadãos são-tomenses: Jorge Pereira dos Santos BARBOY, Jovem do RIBOQUE(assassinatosindividuais), Arlécio Costa, Isaac, e dois outros senhores( assassinatos coletivos novembro 2022)? Foi o JBJ quem desviou os bens do Estado são-tomense ( AJUDAS, EMPRÉSTIMOS, SUBVENÇÕES…)? É o JBJ que é o suposto arguido que não responde as numerosas convocações da justiça ? É o JBJ que terminou os vários mandatos (4) de 1° ministro sem entregar a PASTA e que bazou, ou seja FUGOU durante 4 anos (4×4= 16 anos no total) de STP? QUEM manda executar, ou melhor ASSASSINAR os individuos que lhe atrapalham ? Quem é larápio ,vagabundo ,corrupto da República de STP ? Quem é o responsável desta situação política CATASTRÓFICA atual no país ? Quem é MENTIROSO, DESGRAÇADO e c***o? QUEM?
Não vai durar muito, você e os seus acólitos (termo que uso para os seus comparsas, Varela, Abnildo, Kelves, Américo Ramos etc)vão ter que enfrentar a justiça…você Patrice TROVOADA, vai tentar FUGIR, cobarde que você é mas não vai escapar a CPI…quanto aos outros marmanjos, STP ocupar-se-á deles, salvo o Afonso Varela, Kelve Carvalho que terão um outro destino. Veremos!
Todos, todas vocês vão ter que dar CONTAS a JUSTIÇA…terão JULGAMENTO,serão SEVERAMENTE CONDENADOS.