Os novos juízes do Tribunal Constitucional investidos em 23 de junho último confirmaram o conteúdo do artigo publicado pelo Téla Nón no dia 16 de junho último, que colocou a cervejeira Rosema no centro da decisão tomada pela maioria parlamentar da ADI e da Coligação MCI-PS/PUN de nomear 4 novos juízes conselheiros, para o Tribunal Constitucional, e a luz da Lei Interpretativa criada pela mesma coligação governamental.
No artigo de 16 de junho, o Téla Nón descreveu a trajectória dos 4 novos juízes conselheiros. Todos eles ligados a cruz da ROSEMA que São Tomé e Príncipe ficou condenado a carregar desde o ano 2009.
A devolução da cervejeira ROSEMA aos irmãos Monteiros, por sinal os líderes da coligação parlamentar MCI-PS/PUN que tem 5 assentos na Assembleia Nacional foi a primeira decisão tomada pelo novo colectivo de juízes do Tribunal Constitucional.
Uma fonte bem posicionada do Tribunal Constitucional disse ao Téla Nón que os juízes conselheiros decidiram na última terça-feira 11 de julho, pela devolução da fábrica de cervejas, aos irmãos Monteiro.
Na quarte feira 12 de julho, dia da independência nacional movimentações da polícia na cidade de Neves onde se encontra a fábrica de cerveja indicavam que a ROSEMA passou a ter um novo dono.
Patrice Trovoada primeiro-ministro, Chefe do Governo, e como sempre diz único responsável pela administração do ESTADO, disse que ficou surpreendido,
«Fui surpreendido por essa decisão. É uma decisão que cabe a justiça e eu não vou fazer muito mais comentário», declarou Patrice Trovoada quando saia do palanque da celebração do dia da independência nacional na cidade de Guadalupe, capital do distrito de Lobata.
Recusou comentar, mas comentou. «No que diz respeito a Patrice Trovoada político e Patrice Trovoada Chefe do Governo eu sempre disse que a Rosema não é nosso problema», frisou.
Mas na realidade, a ROSEMA é um problema presente em todos os governos liderados por Patrice Trovoada sobretudo depois de 2010.
«Se a justiça achou por bem preocupar-se com esta questão, é do foro da justiça, e nós nem vamos comentar, nem interferir, nem assumir a responsabilidade» concluiu o Chefe do Governo e Presidente do partido maioritário a ADI, que por sinal foi a força política que arquitectou a Lei Interpretativa.
Uma lei apoiada publicamente pelo Presidente da ADI, e que permitiu a exoneração imediata dos 4 juízes conselheiros do Tribunal Constitucional e a nomeação dos 4 novos por sinal ligados a longa história da ROSEMA.
Abel Veiga
Bem de São Tomé e Príncipe
15 de Julho de 2023 at 11:11
Francamente. ” Fiquei surpreendido” Agora o senhor está fugindo da responsabilidade que o senhor é o principal orquestrador.O senhor é presidente do partido com maioria absoluta na Assembleia e que aprovou a saida dos antigos juizes e entrada dos novos que estão e vão estar ao seu serviço, como já demostraram no 1º acordão.
Margarida Lopes
16 de Julho de 2023 at 23:02
Toda esta MÁFIA dirigida pelo DESGRAÇADO Patrice TROVOADA, tem e deve pôr-se um termo. STP necessita de uma profunda lavagem, de eliminar TODOS e TODAS os corruptos, vagabundos da República. É de facto verdade que em STP não existe um ÚNICO político íntegro e carismático, pois que todos e todas sempre estiveram no PODER para os seus interesses pessoais, sem nunca terem como projeto a situação do país e do povo…não houve um só que deu este exemplo, aliás se STP está como está atualmente eles também contribuiram para estar neste estado, a prova é que nenhum ousa vir públicamente condenar os delitos, os crimes cometidos, os abusos de poder, a CORRUPÇÃO etc, etc…o sentimento de PATRIOTISMO não existe nos ATOS mas sim de BOCA pra FORA. Todos primos, todos vagabundos( em relação aos homens políticos). Nenhuma, nenhum pode dar LIÇÃO de MORAL ao outro,porque todos venderam STP,todos aproveitaram e gozaram de STP, embora uns foram mais perigosos que outros, porque são DITADORES, ASSASSINOS e CRIMINOSOS, temos os conhecidos e ÚNICOS que detêm estes títulos PAI e FILHO TROVOADA Miguel/Patrice. Estes são os piores políticos de STP.
Renato Cardoso
15 de Julho de 2023 at 11:38
Não pretende-se tomar partido de parte alguma envolvendo a cervejeira rosema porque não merecem qualificação nenhuma devido a qualidade péssima deste produto que as gentes consomem!
No entanto face a politização dela pelos poderes públicos porque a teia de corrupção instalada é vergonhosa e alimenta criminosos que não trabalham e vivem bem através do negócio à custa dos consumidores que vivem miseravelmente.
O comportamento do mafioso travestido em primeiro ministro da República das bananas envolvido nesta sujeira e que é determinante nesta operação;revela o quanto ele é perverso e manipulador na organização e destruição do futuro dos interesses reais das gentes das Ilhas.
Infelizmente vão beber o próprio veneno que escolheram no pantanal da democracia que afirmam existir nas ilhas.
Célio Afonso
15 de Julho de 2023 at 12:51
Subscrevo na integra o comentário do Renato Cardoso.
Esse falso nacionalista PT nunca sabe de nada! Nem do bárbaro massacre e assassinato do dia 25 de Novembro!
Vamos ver como é que tudo isto vai acabar! O certo é que o PT, por não ser saotomense de gema, pega no avião e vai se embora com a familia e aquele povo mais os fanaticos do ADI vão comer o pão que o diabo amassou para aprenderem.