Política

Impacto do Caso Rosema nas relações entre STP e Angola

Num editorial do jornal de Angola “O Novo Jornal” com o título “Interrogar as Raízes”, o caso Rosema é destacado como uma polémica política e jurídica com impacto na diplomacia e nas relações seculares entre São Tomé e Príncipe e Angola.

O editorial assinado pelo angolano Armindo Laureano conclui que «o Governo de Patrice Trovoada devia fazer um trabalho de reflexão, a fim de se interrogar sobre as raízes, históricas, políticas, económicas, sociais, humanas e culturais, entre Angola e São Tomé e Príncipe. A este nível não se pode estar a brincar de maluco e agir de forma inconsequente, criando um desnecessário e evitável “irritante” político e diplomático com Angola».

O leitor tem acesso ao editorial do jornal angolano “O Novo Jornal” através do link : Interrogar as raízes (novojornal.co.ao)

Abel Veiga

5 Comments

5 Comments

  1. Cas. fr.

    29 de Julho de 2023 at 11:32

    “……o Governo de Patrice Trovoada devia fazer um gtrabalho de reflexão, a fim de se interrogar sobre as raízes, históricas, políticas, económicas, sociais, humanas e culturais, entre Angola e São Tomé e Príncipe. A este nível não se pode estar a brincar de malucoe agir de forma inconsequente, criando um desnecessário e evitável “irritante” político e diplomático com Angola».
    Por favor, eu sei que vou sublinhar algo que pode não estar no entender de muitas pessoas. Eu peço desculpas se causar mau estar a alguém. É inaceitável isto, transcrever texto de um artigo desta forma. Queira preparar-se bem. Eu li o texto original na fonte, o “Novo Jornal”. O conteúdo é o mesmo, mas o leitor tem de se esforçar tanto para perceber o que transcrevem. Por amor de Deus! Quem anda escrevendo isso? Se prepare de melhor forma! Este é o meu conselho. Faz-se muito bem em ajudar as pessoas com essas informações, sim. Mas precisa-se prestar mais atenção. Todo mundo erra. Fico por aí. Não comento o fundo do conteúdo. Mas, se me permita, quero deixar uma frase: O Jurista que nunca deixou de estudar DIREITO, que nunca se CONTENTOU com o pouco que adquiriu na Universidade em que se formou, deve conhecer a forma JUSTA e LEGAL de chegar ao fim mais consensual deste jogo.

  2. jose Manuel

    29 de Julho de 2023 at 17:36

    Os ditos Empresários angolanos já receberam algumas infraestruturas económicas em S.Tomé e nada fazem. Veja a antiga Pousada Boavista, que foi um local turistico de excelêncioa. Já têm este local a mais de 15 anos e não são capazes de terminar as obras e por o local a funcionar. Veja o Naútico que também parece ter sido dado aos angolanos. Está ai a apodrescer a mais de 20 anos e nada fazem. Veja o esqueleto da estrutura do edificio que está a ser construído para embaixada de Angola. Está a apodrescer a mais de 15 anos. O Melo Xavier, assim como os irmãos Monteiro que administraram a fábrica durante muitos anos, não foram capazes de melhorar a qualidade do produto. Continuam com umas garrafas de século passado, sem rótulos nenhum e não se sabe o que é que se está a beber. Não tem o grau de alcool, nem nenhuma informação sobre o que está dentro destas velhas garrafas. São todos uns aproveitadores e por verem também um povo que não exige as pessoas consomem este produto sem reclamar a qualidade do mesmo e inda tomam partido ora para Melo, ora para Monteiro em luta para o enriquecimento ilicito de cada um deles.
    Não têm vergonha, pois a construção de uma fábrica de cerveja não é coisa de outro mundo. Se são na realidade empresários então demonstrem o povo, construindo uma nova fábrica, já que têm o comprovativo de que a cervejeira é uma industria muito rentável em STP.
    São um grupo a lutarem para chupar os ossos e o povo também gosta de entrar nesta pouca vergonha
    Da minha parte, que se lixem, tanto Irmãos Monteiro como Melo Xavier e seus comparsas

  3. Renato Cardoso

    30 de Julho de 2023 at 16:22

    Angola tem sido perdulária com às duas Ilhotas antes e após a independência aziaga de 12 de Julho de 1975.
    Durante cerca de 48 anos deu gasóleo e gasolina à crédito e alimentou os rapazes e o mlstp e outros clubes políticos de borla.
    Foi recebendo estes desgraçados incluindo o Pintakabra no futungo de belas com tapete vermelho e champanhe.
    Em vez de serem inteligentes como os kaboverdeanos e aproveitarem à cooperação com a República de Angola cospem no prato que comem!
    O exemplo recente é do miúdo ministro dos negócios estrangeiros que inspirado pelo seu líder de Gabão e promovido à crédito de governo de analfabetos e burros afirmou diatribes e ordinarices sobre Angola e Portugal relativo ao apoio a Guiné Equatorial Em vez de aproveitar e manter com Angola cooperação estratégica e visionar ancoragem com ela nos domínios:!institucional políticos económicos e sociais sustentável vai-se desperdiçando oportunidades de negócios vantajosos.
    Nestas condições 🇦🇴 Angola deve suspender a sua cooperação com as Ilhotas e repensar sobre o tratamento especial que lhes foi prestado.

  4. Mezedo

    31 de Julho de 2023 at 8:03

    Acho que o assunto em causa deve ser visto de forma como deve ser. A fabrica é propriedade privada vendida em asta pública pelo Governo de São Tomé.

    Tem um dono, não interessa se é ou não estrangeiro, deve ser respeitado. Quem explorou propriedade alheia durante mais de nove anos e nada fez devia ter vergonha e não sujar a imagem do país com suas ganâncias desavergonhadas. A justiça num país pedinte como nosso devia ser espelho da verdade e não da corrupção.

    Apesar de tudo Angola continua sendo ponde de alguma salvação de São Tomé, e nem vale a penas pessoas de mau carater vir ai politicamente defender o Poder instalado porque até um sego sabe o que se passa em STP neste momento.

    E é bom que todos saibam que quem sairá sofrendo com isso tudo é população que já é pobre e que pode ver a situação piorar muito mais ainda.

  5. Margarida Lopes

    2 de Agosto de 2023 at 0:16

    Segundo diz-se que o ditador corrupto, o foragido psicopata do 1° ministro Patrice TROVOADA,como de costume, está fora do país, só que desta vez levou junto os seus acólitos na comitiva dos VAGABUNDOS CRIMINOSOS ASSASSINOS : Armindo, Carlos Vila Nova (aquele que joga o papel de presidente da República de STP), etc…chegou-se a um PONTO que já não tem mais RETORNO “un point sans retour, on frôle à la fatalité très bientôt, parce que la CEDEAO, a perdu depuiiiiis son autorité de soutien aux dictateurs à vie en Afrique, on est vers la fin d’une époque, Patrice Trovoada fait partie de ceux qui sont mal barrés…”. Homem, a situação está preta, muito preta, meus camaradas conhecedores do ASSUNTO que gerem os dossiês africanos têm mau preságio, pois que haverão muitas quedas fatais até o fim deste ano e o princípio de 2O24. Vamos ficar ATENTOS á espera.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top