Política

General Brice Oligui Nguema, nomeado Presidente de transição no Gabão

Líder da rebelião militar que depôs o presidente Ali Bongo, o general que comanda a Guarda Presidencial gabonesa foi nomeado pela junta militar como Presidente de transição do Gabão.

Antigo ajudante de campo do ex-Presidente Omar Bongo acabou por ser afastado da guarda presidencial no ano 2009, pelo novo Presidente Ali Bongo, por sinal filho de Omar Bongo.

Ali Bongo despachou o jovem oficial da guarda republicana gabonesa, para longe de Libreville. O então coronel Brice Oligui Nguema, trabalhou como adido militar da embaixada do Gabão em Marrocos e mais tarde no Senegal.

10 anos depois, em 2019, Ali Bongo reintegrou Brice Oligui Nguema na Guarda Presidencial gabonesa. Foi nomeado director geral dos serviços especiais da guarda republicana, em substituição do general Fréderic, o meio-irmão de Ali Bongo.

Na madrugada de 30 de Agosto de 2023, o General Brice Oligui Nguema lidera o golpe de Estado, que anula o resultado das eleições presidenciais que tinha dado vitória a Ali Bongo, e dissolve todas as instituições do Estado.

Destruiu o reinado da família Bongo. É agora o homem forte da República do Gabão.

O Presidente deposto Ali Bongo está em prisão domiciliária. Em declarações à imprensa internacional, o general  Brice Oligui Nguema anunciou que o Presidente deposto renunciou ao mandato.

Abre-se uma nova era no vizinho mais próximo de São Tomé e Príncipe, e também na região da África Central.

Abel Veiga

3 Comments

3 Comments

  1. Sem assunto

    31 de Agosto de 2023 at 7:19

    Viva África….Viva o renascimento do continente, avante contra o Imperialismo europeu.
    Alô Patrice Trovoada, tu com os teus ensaios ditatoriais tomé cuidado homem, como bem vês os militares nos países africanos ultimamente não estão para brincadeira, ser primeiro ministro é o teu único emprego daí que vai “batendo a bola baixa”.

  2. alberto costa

    31 de Agosto de 2023 at 13:37

    Falta acabar de igual forma com o reinado TROVOADA em S.Tomé e Príncipe.

  3. Luís Gordo

    1 de Setembro de 2023 at 8:55

    Já não era sem tempo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top