Política

Assistente Jurídico dos militares promete limpar a imagem das Forças Armadas

Adelino Izidro, advogado e a assistente jurídico do Estado Maior das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe garante que a realização dos dois julgamentos sobre os acontecimentos de 25 de novembro no quartel do exército vai limpar a imagem dos militares e da instituição militar.

Adelino Izidro, reconheceu que a imagem das Forças Armadas ficou beliscada após os acontecimentos que resultaram na morte após detenção de 4 cidadãos civis no quartel do exército.

Desde 25 de Setembro, quando iniciou o julgamento no Tribunal Civil de apenas 1 arguido acusado pelo ministério público da prática de crime de alteração violenta do Estado de Direito na forma qualificada, que o advogado dos militares acompanha todas as incidências do julgamento.

Adelino Izidro disse para o Téla Nón ter a «consciência de que se criou uma narrativa, uma opinião na praça pública, que os militares cometeram crimes. Não, não. Os militares impediram o golpe de Estado, agiram para impedir a ofensa contra o Estado de Direito», defendeu Adelino Izidro.

Até antes de 25 de Novembro de 2022, a sociedade são-tomense tinha a instituição militar, e os próprios militares das forças armadas como referência de honra, moral, e ética. Uma instituição que representava o orgulho nacional.

Mas, a tortura e morte de civis no quartel do exército, degradou a imagem das forças armadas no seio da população.   

«Eu como advogado dos militares estamos a trabalhar para mostrar à sociedade são-tomense que os militares não são responsáveis por morte nenhuma. Porque se aqueles cidadãos estivessem nas suas casas não seriam vítimas», disse o advogado.

A imagem das forças armadas só poderá ser lavada após a realização de dois julgamentos, nomeadamente o do arguido Bruno Afonso que está a decorrer no Tribunal Civil, e o segundo que ainda não tem data, e que será realizado pelo Tribunal Militar. O segundo julgamento deverá debruçar-se sobre o caso da tortura e morte dos 4 cidadãos que foram detidos no quartel na madrugada de 25 de novembro.

«Neste e no outro julgamento, eu tenho a certeza de que a narrativa que existe contra os militares será mudada obrigatoriamente, porque os militares são santomenses e nunca agiriam contra a sociedade», pontuou Adelino Izidro.

O advogado considera a realização do segundo julgamento como fundamental, para a credibilidade do Estado santomense, e da instituição militar.

«Os poderes instituídos estão a trabalhar no sentido desse julgamento realizar-se. Pelo contrário ficaria um vazio na sociedade são-tomense em relação a isso», frisou.

Mesmo que o julgamento venha a ser realizado, o assistente jurídico das forças armadas não tem dúvidas de que «os militares jamais serão sancionados, porque agiram em legítima defesa dos poderes constituídos, e do estado de direito democrático».

Para o advogado que assiste o Estado Maior das Forças Armadas e os militares envolvidos nos acontecimentos, não houve qualquer acto de tortura no dia 25 de Novembro de 2022.

«Havendo um ou outro excesso, estamos aqui no julgamento para apurarmos a responsabilidade desse excesso. Mas não dizer que os militares cometeram turtura, porque não houve tortura nenhuma», concluiu.

Os acontecimentos de 25 de Novembro de 2022, mancharam pela primeira vez a imagem das forças armadas e do país, com sangue. O julgamento em curso, e o outro que deverá ser realizado no futuro deverão ajudar a limpar a imagem negativa.

Abel Veiga 

13 Comments

13 Comments

  1. EX

    5 de Outubro de 2023 at 10:17

    Advogado do Biabo, como esse individuo defensor de direito vem ao publico dizer que não houve Tortura nenhuma e as imagens?

    Legitima defesa? E o Arlecio que foram buscar a casa, e agredido ate a morte, tambem faz parte da legitima defesa?
    Como Deus não dorme espero que um dia coisas do tipo ou semelhante aconteça com um dos seus e se a narativa se matem?

    Esta tudo dito, como se diz quem morreu, morreu dele. E a culpa vai morrer solteira

  2. Mezedo

    5 de Outubro de 2023 at 11:53

    Não se acredita o que esse mal feitor esta dizendo.

    Só pode ser bruxaria mesmo.

  3. alberto costa

    5 de Outubro de 2023 at 13:43

    Adelino Isidro, amigo pessoal de Jorge Amado.
    Está tudo dito.

  4. Sem assunto

    5 de Outubro de 2023 at 17:37

    Advocacia, com todo respeito aos que zelam pela boa conduta, é uma função sinistra, para os que gostam de faltar com a verdade e o que não têm vergonha na cara.
    Como pode um adulto já entrando na terceira idade, pai- chefe de familia- avô, falar tão “atoá como alguém que caiu de madeira”?
    Dizer de que não houve tortura nenhuma depois das imagens que circularam além fronteiras de militares dando civis “paladas de manchins” até a morte?
    Queres atirar areias e poeiras aos nossos olhos?
    Pensas que somos burros ou parvos?
    Já agora obrigado por abrires a boca e confirmar de que os militares não serão condenados e que tudo não passa de uma farsa e manobra de diversão.
    O povo que continue, idolatrando e lambendo o c. do pigmeu que é só o inicio do martíreo. O homem é aprendiz de grandes ditadores e sanguinareos deste mundo fora.
    Quem viver verá.

  5. Vanplega

    5 de Outubro de 2023 at 18:18

    Kkkkkkkkkkk ñ houve crime menhum?

    As imagem falam, senhor advogado, is Santomenses jà ti conhece.

    Peça so tribunal que divulge todos os relatòrio feito sobre este crimes.

    Sem execessāo

  6. Resistir

    5 de Outubro de 2023 at 20:06

    Este individuo chamado Adelino Isidro é das pessoas mais sem caracter que este país viu nascer, Não vale o chão que pisa´Um nojo.
    Já o ouvi dizer o oposto quando aconteceu o 25 Novembro. Credo criatura sem vergonha!

  7. El Santo

    5 de Outubro de 2023 at 20:11

    Porque se aqueles cidadãos estivessem nas suas casas não seriam vítimas», disse o advogado.. serio?? Nao foram buscar arlecio em sua casa??

    • Dihnis Soares

      6 de Outubro de 2023 at 14:34

      Este senhor devia ser proibido de exercer advocacia, é nojento o que este senhor diz, é de uma falta de carácter e de humanidade ao mais alto nível…um advogado não saber destinguir o que é um acto em legítima defesa é melhor abandonar advocacia e juntar-se ao Abel Bom Jesus e ir plantar ananás.
      A culpa disto tudo é o povo, o povo que tudo aceita, tudo tolera e tudo admite, não é normal achar que somos todos assim tão burros para cairmos neste conto do vigário, vocês são uma corja de bandidos com poderes de arma e que cumprem religiosamente ordens de quem quer ter o poder absolutíssimo deste país.
      Dizer, dentre outras barbaridades que “se aqueles cidadãos estivessem nas suas casas não seriam vítimas” é o mesmo que dizer que, se uma menina/ mulher estivesse a usar uma saia a baixo do joelho não seria violada e isto é muito porco, isto é extremamente nojento e ter um jurista a pensar assim, não nos podemos estranhar o estado na nossa justiça…
      Tenho dito.

  8. Mezedo

    6 de Outubro de 2023 at 7:38

    AVC vai tomar conta desse desgraçado.

    • FCL

      7 de Outubro de 2023 at 16:28

      É liamba

  9. Renato Cardoso

    6 de Outubro de 2023 at 8:16

    Não é por preguiça crítica e crónica ou as incapacidades das gentes que apesar de dizerem que resolvem os problemas das populações que as Ilhas não desenvolvem!
    Existem certas matérias primas depois dalgum tempo a esta parte; que estão corrompidos e sequestraram as Ilhas para roubar impiedosamente!
    Este marmanjo que tem a ousadia e conivência de outros iguais a ele está defendendo o maior crime já cometido depois da Independência!
    Isto é obra!

  10. Anjo do Céu

    6 de Outubro de 2023 at 9:19

    Este Adelino Izidro não tem qualidade de defender porque ele também é outro criminoso e ele sabe o que ele já fez várias vezes em defesa dos criminosos
    Se recorda bem do Sr.José LIno seu sogro de Agostinho Neto que envenenou 4 pessoase todos morreram e ele conseguiu de tudo e seu sogro fugiu do País sem julgamento e veio refugiar em Barreiro-Portugal e tudo montado por este Bandido Criminoso.
    O que voçes ainda esperam desde malandro é um MESTRE nessas açoes

  11. Original

    10 de Outubro de 2023 at 16:27

    Se o Adelino Isidro pensa que está a limpar a imagem de Força Armada,agora ele acabou de complicar tudo porque sujou ainda mais.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top