Política

Soldados disseram ao Tribunal que participaram em reuniões de preparação do golpe de Estado

Admilson Severiano, soldado do exército até 25 de Novembro de 2022, foi recentemente afastado das forças armadas após processo disciplinar. Faz parte do grupo de 7 soldados que foram detidos por alegada participação na adisse ao Tribunallegada tentativa de golpe de Estado na noite de 24 para 25 de novembro de 2022.

Disse ao Tribunal que se reuniu com o falecido Arlécio Costa, e outros civis, e foi aliciado para permitir a entrada de civis no quartel na noite de 24 de novembro de 2022. Segundo o ex-soldado, por ordem de um sargento, abriu o portão norte do quartel do exército para a entrada dos 4 civis.

Admilson Severiano garantiu que tinha a missão de abrir o portão e entregar armas aos homens que iriam chegaram ao quartel.

Jairson da Mata, é  soldado que participou nas diversas reuniões de preparação da alegada tentativa de golpe de Estado. Reuniões que segundo a testemunha foram realizadas em várias localidades de São Tomé, nomeadamente Cassuma, localidade próxima de Monte Café.

No entanto os dois soldados que já foram ouvidos como testemunhas garantiram para o Tribunal que o arguido Bruno Afonso, não esteve presente em nenhuma das reuniões de preparação para a tomada do quartel.

Note-se que a audiência e julgamento que já teve 9 sessões pretende apurar factos e provas, que possam sustentar a acusação do Ministério Público contra o único arguido, Bruno Afonso, de prática de crime de alteração violenta do Estado de Direito na forma qualificada.

Abel Veiga

5 Comments

5 Comments

  1. Jose Rocha

    16 de Outubro de 2023 at 9:52

    Aos poucos tudo está sendo esclarecido.

  2. Rui Barros

    16 de Outubro de 2023 at 11:36

    Brincadeira tem hora!
    Tudo combinado com os soldados, para safar o rosto dos criminosos. Sejamos inteligentes nas nossas análises.
    Então, houve reuniões preparatórias para o dito golpe estado em que falecido Arlécio convocou e liderou!!! No entanto, os civis que estiveram envolvidos no assalto ao quartel, sobretudo o sobrevivente Bruno nunca esteve presente nas reuniões!!!! Claro estando vivo, pode se defender das mentiras. O mais caricato é que próprio Arlécio não esteve no quartel na noite do dia 24, tendo sido buscado em casa no dia 25 submetido a tortura até a morte. Não sendo possível os mortos falarem e defenderem- se das mentiras e falsas acusações, tudo agora são os coitados dos mortos que irão pagar!!!!! Porquê que nas investigações e nos autos preparatórios do processo, esses soldados nunca assumiram que houve essas acções???? Na minha opinião, todas essas declarações infundadas e contraditórias de várias testemunhas, inclusive do inédito investigado/testemunho, só vem mesmo a confirmar que foi uma inventona. Julgo que o Lucas está na posse de segredos que ao desvendar poderá comprometer muita gente “gorda.” Fui!!!

  3. gente da terra

    16 de Outubro de 2023 at 12:06

    Minha gente,

    Relativamente a dita preparação e reuniões, todo mundo sabe que o Armindo Silva e o Bala andavam durante a governação de Jorge Bom Jesus e a Presidência do Evaristo Carvalho a assediar o Arlécio Costa, sobre as instruções do Patrice Trovoada.
    Procurem saber as datas dessas reuniões e cruzam as informações….

  4. Pliguito

    16 de Outubro de 2023 at 12:51

    Muito estranho!
    Os mortos como não podem se defender, estiveram na reunião.
    O sobrevivente (Lucas) como pode se defender, não esteve na reunião.
    Mais um testunho falso!

  5. Margarida Lopes

    17 de Outubro de 2023 at 20:25

    Se o TRIBUNAL continuar na giga joga para proteger o responsável e os seus acólitos deste CAOS ” MEURTRIERS” do 25 de novembro de 2022,do MASSACRE CRIMINOSO montado pelo ditador sanguinário Patrice TROVOADA, que tirou a vida de 5 cidadãos são-tomenses, nós o povo decidido condenámos e faremos justiça em memória dos nossos irmãos torturados até a morte, lembrando também as precedentes víctimas conhecidas do mesmo corrupto desgraçado PT, que são o economista Jorge Santos e o jovem do RIBOQUE.
    Já a minha camarada e mais pessoas têm citado este caso e muitos outros que ainda estámos a procura de provas justificativas, para fazer calar este assassino MAQUIAVÉLICO…psicopata atormentado e frustrado: PATRICE TROVOADA.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top