A assinatura do acordo com a empresa ACA é mais uma etapa para a requalificação da marginal 12 de Julho, na capital de São Tomé e Príncipe.
«É uma empreitada que terá um período de 26 meses para a sua execução. Acabamos de assinar o contrato, mas existe um período em que nós temos que fazer o reassentamento das pessoas que serão afectadas pelo projecto. Só depois teremos o plano de gestão ambiental e social aprovado pelos financiadores» – disse o titular das Infra-estruturas, recursos Naturais e meio Ambiente, Adelino Cardoso.
O processo de reassentamento deverá estar concluído antes do final do ano, altura em que serão lançadas as obras que comportam dois aspetos essenciais.
«Um dos aspectos é a protecção costeira e outro é a beleza para o nosso turismo. Assim o país sai a ganhar, a economia cresce e poderemos oferecer mão-de-obra aos santomenses que realmente precisam do trabalho para o seu dia-a-dia»- frisou o governante.
Com uma extensão de nove quilómetros, as obras estão orçadas em cerca de 38 milhões de euros, financiados pelo banco europeu de investimento e pelos Países Baixos.
O estado são-tomense vai entrar com cerca de 400 mil euros.
José Bouças
José António
17 de Outubro de 2023 at 22:25
Se o projeto irá sair de Aeroporto até Pantufo, através da marginal, onde é que existem pessoas para serem realojadas?
Haverá pessoas com casas nesta parte costeira?
O projecto era de 25 milhões de euros, como é que passou para 30 milhões, quase dobro?
Espero que o tribunal de contas e toda a população em geral fiscalize esta obra, porque uma parte importante deste financiamento irá ser dívida para o povo.
Abri os olhos povo
José Rocha
18 de Outubro de 2023 at 3:23
Temos que dar os parabéns a dinâmica do governo actual apesar das trapaças que a oposição tem criado para impedir o progresso do país.
Sem assunto
18 de Outubro de 2023 at 4:29
38 milhões de euros é dinheiro que “não acaba mais”…..pago para ver. Será que está é a real prioridade do nosso país no memento?
Em quê isto alinha com o nosso real desenvolvimento? Não quero com isto dizer de que a estrada não deve ser feita, porém quero um hospital novo, apetrechado e de referência. Nem todos têm condições de ir a Portugal tratar se de modo que a Saúde deveria ser prioridade. No passado recente gastou se 17 milhões de dólares na infraestrutura do banco central…. alguém viu retorno desta loucura?
Na vida é necessário definir mos prioridades do contrário e nada adiantará as nossas ações.
Homero bandeira
18 de Outubro de 2023 at 6:34
Palhaçada num país dirigido por palhaços e logo a aca a aca e sempre aca eu não vi nenhuma obra social da aca em stp vi três pontinha reabilitada pela aca se m qualidade nenhuma a um valor astronómico e é esta mesma aca que sustenta esses palhaços pseudos políticos a terem casa na Europa e levarem vida de luxo em stp sob olhar dos financiadores que também são cúmplices esta na espetativa que com lançamento destas obras poderia aquecer a economia atrair santomense profissionais que estão incravados em Gabão Angola Portugal a final é aca que ganhou o concurso pirata aca que paga mal os funcionários estamos mal
Homero bandeira
18 de Outubro de 2023 at 7:25
E para fazer lembrar aos irmãos de stp o quanto é bom uma empresa boa ganhar obras o país ganha e as pessoas também ganham tivemos exemplo da morgante que fez aquela obra da voz da América muita gente ganhou que não é o caso da aca que já fez tantas obras que só os pseudos políticos é que reconhecem esta aca deveria ser investigada sobre a participação de pessoas espostas politicamente em negócio com estado%
Madiba
18 de Outubro de 2023 at 8:18
Será que tecnicamente, esta obra não dava para dois lotes. Porquê que a empresa ACA tinha que ficar tudo? Eu, pessoalmente não tenho nada contra a empresa. Mas vejo que são muito lentos a trabalhar. A reabilitação do troço de estrada S. João-Guadalupe dá + ou – oito Km de estradas. Esta obra leva mais de cinco anos a ser executada. E tenho sérias dúvidas quanto a sua qualidade. Continuo a achar que uma partilha seria ideal. Seja como for fico feliz ao saber da possibilidade do arranque das obras. Força! Não podemos perder mais tempos!
arroz podre
18 de Outubro de 2023 at 9:09
Faça a obra sem lamber os dedos senhores: Diretor, Ministro de Infraestruturas e o Patrice Trovoada, para que a obra acabe bem e dentro do prazo.
O povo está farto com obras do Estado que ficam mal acabadas.
Mezedo
18 de Outubro de 2023 at 10:54
Esta confirmado o plano do PT de afastar Empresa Chinesa por não ter aceite pagar 5 milhos de euros ao mesmo.
Agora População de Neves deve preparar para uma manifestação grande caso a obra de estrada de Neves não arrancar após conclusão da Estrada de Cidade a Guadalupe.
Manifestar e parar STP, enquanto não iniciar a obra.
Mepoçom
20 de Outubro de 2023 at 7:03
Será que continuamos a brincar com coisa séria? Uma obra desta é adjudicada a uma empresa por via de acordo? Quando é que foi aberto o concurso internacional para seleccionar a melhor oferta em termo geral de acordo com o caderno de encargos? Se continuarmos a fazer brincadeira de mau gosto é melhor esquecer o desenvolvimento desta terra. Há muitas provas dadas pelas obras executadas de má qualidade, e continuamos a brincar.