O comunicado da comissão política do MLSTP, diz que a decisão de antecipar a data, resulta de uma proposta da comissão organizadora do congresso extraordinário. Segundo o comunicado por causa da celebração da Páscoa e da Semana Santa, o congresso inicialmente marcado para 30 de março é antecipado para 16 de Março. A proposta foi validada pela comissão política e deve ser retificada pelo conselho nacional na reunião agendada para fevereiro de 2024.
Na alise da situação económica e social do país o MLSTP considera que o governo tem sido incompetente, e não apresenta soluções concretas para os diversos problemas sociais, económicos e financeiros do país.
O maior partido da oposição recorda que o país continua sem luz eléctrica. E chama a atenção de todos os santomenses para a escuridão que ensombra o futuro do país.
«Nada se sabe ainda sobre as negociações do novo programa com o FMI e nem sobre o OGE de 2024».
Enquanto isso diz o MLSTP «o país continua parado, sem rumo enquanto o chefe do governo decide ausentar-se uma vez mais e por um período de 20 dias».
A Comissão Política do MLSTP pinta o cenário de São Tomé e Príncipe com as cores de enorme preocupação, quando o centro internacional de análise e operações marítimas noticiou que foi apreendido um navio «com bandeira de São Tomé e Príncipe, na costa do senegal com 3 toneladas de droga à bordo».
O partido diz que « condena o silêncio do governo sobre esta caso que mancha a nossa imagem externa». O MLSTP conclui a análise do caso da droga com a seguinte declaração. «Pelos vistos o país voltou a entrar na rota dos negócios obscuros e clandestinos».
A crise política na Guiné-Bissau obrigou o MLSTP a manifestar solidariedade para com o partido da independência da Guiné Bissau, o PAIGC, assim como a coligação que ganhou as eleições legislativas guineenses com maioria absoluta, o PAI-Terra Ranka.
Abel Veiga
Jorge Semddo
11 de Dezembro de 2023 at 16:11
O macaco só olha para o rabo do outro. Que fiquem preocupados com negócios obscuros e clandestinos estamos todos de acordo. Mas preocupados com navios apreendidos com bandeiras de STP a
dezenas de milhas do território.nacional transportando toneladas de droga, já não e pura hipocrisia e inaceitável. Assim da no artigo cima, Telanon divulga que foram apreendidos mais de cem quilos de cannabis de destruídas plantações de liamba em Monte café e arredores, ainda tem coragem de ficarem preocupados com navios de cocaína? Devíamos ter vergonha de permitirmos existência de fornecedores/cultivadores no interior do nosso território, bem próximo do nosso nariz. O cúmulo disto tudo e que fomos governo a pouco mais de um 2 anos. Caso para dizer: “O macaco só aponta para o rabo dos outros”. Só pensam com o segundo cérebro ou seja, com os intestinos.
Drogas dos Partidos
11 de Dezembro de 2023 at 19:54
MLSTP é uma hipocrisia. Perdi confiança e respeito devido os roubos e os furtos que muitos membros deste partido fizerem em São Tomé e Príncipe.
Mas não vou fazer nenhuma equivalência moral entre o ADI e o MLSTP. Os dois partidos não prestam. Todos roubam e fazem o povo sofrer, e o País não avança. Se um tráz cannabis e outro tráz cocaine kuali diném cu sá buá? Liamba e cocaina são drogas que contribuem na destruição de uma sociedade pelo uso ilegal. O vício emanado pelo consumo, uso, e abuso de destas drogas agrava a situaçåo do crime, violência, problemas mentais nas pessoas, e também conduz ao clima que temos, ou seja, um Estado falhado. Triste.
Punição
Atribuir responsabilidade
Cadeia
Tratamento e rehabilitação