Política

Ministro Adelino Cardoso bateu com a porta

O ministro das infra-estruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente apresentou ao primeiro-ministro o seu pedido de demissão do cargo.

Em carta enviada a Patrice Trovoada, esta terça-feira, Adelino Cardoso justifica a decisão com os últimos acontecimentos tornados públicos, sobretudo, decorrentes das intervenções nas empresas públicas tuteladas pelo ministério que dirige, nomeadamente o acordo que atribui direito exclusivo a uma empresa francesa para a exploração dos serviços do porto de São Tomé durante cinco anos, bem como o propalado processo para a privatização da ENASA, a Empresa Nacional deAeroportos e Segurança Aérea.

Sem qualquer explicação sobre os referidos processos contestados pelos trabalhadores, quer da ENAPORT quer da ENASA, Adelino Cardoso sublinha na carta de demissão que com esta atitude contribui para a resolução de parte significante de um problema conjuntural e vinca que a decisão é imediata e irreversível.

Recorde-se que os sindicatos dos trabalhadores da ENAPORT e da ENASA deram ao ministro Adelino Cardoso 7 dias,a contar da última quinta-feira, para esclarecer todo o processo em curso,fim dos quais, partiriam para uma greve por tempo indeterminado.

Esta é a segunda baixa no governo da ADI liderado pelo Primeiro-ministro Patrice Trovoada. A primeira foi a do ministro dos Negócios Estrangeiros Cooperação e Comunidades, Alberto Pereira, em Julho do ano passado após críticas a Portugal e Angola sobre o ensino do Português na Guiné-Equatorial.

José Bouças

9 Comments

9 Comments

  1. adalberto gomes

    2 de Janeiro de 2024 at 22:14

    Dia 3/1 Patrice Trovoada que se vire com Vila Nova mais já sem a presença do Ministro Adelino Cardoso.
    Quem meteu o nome do Presidente Vila Nova nesta negociata dr corrupção.
    Vila Nova ganhe coragem e depois do encontro com Patrice Trovoada, convoque de imediato a imprensa para a população estar informada.
    Aguardamos.
    Quem cala consente.
    Ou senhor está envolvido…ou não está.
    Explica sem complicar.
    É corrupção e assunto para justiça.
    Deixa de ser humilhado por seu patrao.É demais.

    • Jerónimo Pontes

      4 de Janeiro de 2024 at 10:39

      Estou perplexo, desde a gravana antiga. O meu primo fez muito bem em demarcar-se dessa lacaiada toda. Estamos a entregar a África, sem nos apercebermos que se está a transformar num perigoso refúgio do satanás. Alegoricamente, o SATANÁS não tem cor. Da mesma forma que o bem e o mal não são apalpáveis; sabemos interpretá-los, então avancemos na verdade dos factos.

      Meu primo, Rosa Cardoso, esse pântano, desde a sua conceção que já era lodo fétido. Sair desse cargo não implica sair do país, porque há muitas formas de contribuir para o desenvolvimento dessa querida terra. Deixar o mar aos predadores é também um ato de cidadania. Haverá mais gravanas!

  2. Grandiosidade

    2 de Janeiro de 2024 at 23:39

    Pesado.

  3. Com Pecado

    2 de Janeiro de 2024 at 23:46

    Paga-se muito mal. É Uma das consequências quando se faz mal ao povo coitado e destroi-se o País com roubos, anarquia, indisciplina, e corrupçāo. Pesado e maldiçāo nāo passam muito fácil na vida. Nāo se esqueçam. Lembrem-se disto.

  4. WXYZ

    3 de Janeiro de 2024 at 0:32

    Democraticamente correcto. Mas devia ser evitado.

  5. Sem assunto

    3 de Janeiro de 2024 at 8:21

    É pouco, paralela a está medida deverias também entregar a justiça para a averiguação de tudo quanto precedeu a este acordo, bem como uma vistoria geral na tua conta bancária e dos teus familiares, a lista de bens adquiridos desde o momento que assumiste a pasta etc. Malandro!

  6. Margarida Lopes

    3 de Janeiro de 2024 at 13:25

    Estimado Abel Veiga, talvez os meus comentários tenham sido muito INCÔMODO para si por serem DIRETOS, AUTÊNTICOS e FRONTAIS,que denunciam sem rodeios. Suponho que atrapalham a sua maneira “LÉVE-LÉVE” de levar a política ditadora do regime TOTALITÁRIO AUTORITÁRIO do Patrice TROVOADA.Creio que todos que combatem para tirar STP deste abismo são diferentes no seu jeito de combater, mas JUNTOS são fortes e úteis para atingir o objetivo a partir do momento que respeitem os princípios ou seja, as regras exigidas das redes sociais. Sei que eu as tenho respeitadas…a minha pergunta é: PORQUÊ É QUE NÃO TEM PUBLICADO OS MEUS COMENTÁRIOS ? Será que citei/denunciei algumas pessoas da sua família, ou dos seus amigos,ou que você estima que podem prejudicá-lo. Gostaria que me respondesse públicamente e que pela mesma ocasião publique este COMENTÁRIO que segue.
    BOAS ENTRADAS,feliz e Próspero ANO NOVO,com saúdinha ,paz e sucêsso.

    • Téla Nón

      3 de Janeiro de 2024 at 14:12

      Obrigado Margarida Lopes. Os comentários no Téla Nón obedecem a regras, que estão plasmadas no jornal(Regras dos Comentários). E uma dessas regras é exactamente não aceitar comentários escritos com letras maiúsculas. è por esta razão que os seus comentários não foram publicados. Este comentário seu é um exemplo que o Téla Nón deixou passar para provar que escreve com letras maiúsculas, o que não é aceite pelas regras dos comentários.
      Saudações

  7. ze almeida

    3 de Janeiro de 2024 at 19:49

    Ultima Hora :
    Partrice Trovoada achou que não deve explicações ao Vila Nova.
    Proibiu imprensa qualquer cobertura.
    Vila Nova pronunciou e ele mandou o PR calar. Um vergonha.
    Após cerca de 3 horas de encontro abandonou a sala porque deveria viajar e deu ultimato ao Vila Nova de pronunciar à imprensa até ao seu regresso.

    Vila Nova a lagrimar.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top