Política

Anulado o acordo com a empresa francesa AGL para a gestão dos portos de STP

O sindicato recua na decisão de avançar para a greve por tempo indeterminado porque o governo também recuou no contrato assinado com a francesa AGL para a gestão dos portos de São Tomé e Príncipe. O primeiro-ministro assegurou aos dirigentes do sindicato da ENAPORT que o contrato contestado pelos trabalhadores foi anulado.

«Segundo o senhor Primeiro-ministro, o contrato não reflecte aquilo que ele havia combinado com o senhor ministro. É por esta razão que ele anulou o contrato. O senhor ministro colocou algumas cláusulas no contrato à revelia que iria lesar muito os trabalhadores, que desembocava no desemprego e muitas coisas mais» disse Hermes Carvalho, presidente do sindicato. 

No encontro de mais de duas horas, em que não foi autorizada a cobertura jornalística, o primeiro- ministro terá garantido ao sindicato que o governo vai assinar a carta conforto que a ENAPORT tanto reclama para o acesso ao crédito bancário para a aquisição de equipamentos de operacionalização do porto.

«O primeiro-ministro deixou o aviso que após empossar o novo ministro das infraestruturas, no mesmo dia, será garantida a carta conforto. É um documento que os sectores do estado pedem ao governo para ir ao banco pegar um valor para a compra de um equipamento ou alguma coisa chave para fazer funcionar o sector»- sublinhou Hermes Carvalho.

Depois da empresa ganesa Safebond agora é a francesa AGL a ver cair por terra o acordo para a gestão dos portos de São Tomé e Príncipe.

José Bouças

22 Comments

22 Comments

  1. ze almeida cruz

    5 de Janeiro de 2024 at 19:20

    Vila Nova, demite esse palhaço turista corrupto que quis usar o teu nome para fazer negócios sujos.

    • Ladräo

      7 de Janeiro de 2024 at 1:15

      O ladrão é aquele que rouba. A palavra ladrão é um adjetivo e nome masculino se fizeres referência ao Patrice Trovoada.
      Que significa o homem que rouba ou furta. Alguns sinônimos desta palavra ladrão são: gatuno, roubador, etc.
      Para clarificar melhor sobre o adjetivo ladrão atribuído à Patrice Trovoada, ladrão também é definido como quem revela desonestidade ou procede de má-fé. Por exemplo, aqueles que são os chamados “agiotas ou usurários. Ou seja, aqueles que se aproveitam da desgraça dos outros. Os ladrōes são conhecidos ou são assim chamados de brejeiro ou maganão. Quem faz os rebentos nocivos da conta do Estado, dinheiro do povo.
      Existe uma frase famosa que se diz “cara de ladrão.” É mesma coisa dizer-se “Má cara” quando se descreve Patrice Trovoada. Tudo isso é equivalente a má conduta deste indivíduo.
      Ele não é um ladrão de estrada (Salteador) porque o dinheiro que ele rouba sai da repartição de finanças pública e divisas (dinheiro de ajuda externa) que deveriam ser usadas para o desenvolvimento do nosso país. Dinheiro para ajudar país melhorar e comprar medicamentos para o povo Santomense. Patrice rouba. Se Patrice roubar com uma outra pessoa de gênero feminino, ela ou elas então chamam-se de “ladras, ladroas ou ladronas.
      Patrice Trovoada é uma pessoa que rouba a propriedade do Estado de São Tomé e Príncipe, especialmente furtivamente e com ou sem usar força ou violência.
      Em conclusão, a palavra “ladrão” claramente descreve quem Patrice Trovoada realmente é. É verdade. Patrice Émery Trovoada é ladrão e sem dúvida. Absolutamente!

    • Jumer José

      7 de Janeiro de 2024 at 9:51

      Esse país está tipo praia ,,todo mundo chega e nada

    • Sabino Gustavo

      8 de Janeiro de 2024 at 9:29

      Todos os Santomenses sabem que os Ministros do Governo Chefiado pelo Patrice Trovoada não elaboram contratos. Os contratos são elaborados pelos assessores jurídicos do Patrice. Perguntam Varela, Elísio Teixeira sobre esse contrato?
      Coitado do Ministro que saiu mal na fita. Patrice Trovoada é o maior corrupto e aldrabão.
      Só coragem.

  2. Nós temos muitos quadros formados que seriam um bom proveito para São Tomé e Príncipe

    Eu não tenho nenhuma ambiçāo política, sou apartidario, e nāo gosto de corrupçāo. Não estou interessado em nenhum cargo, tenho uma segunda nacionalidade num outro país muito Rico e muito desenvolvido, e graças a Deus com um bom subsídio de aposento. Nāo vou me meter na politica. Odeio politiquices. Sim, gostaria de ver o meu povo viver melhor e o país desenvolver. Em termos de competência, já ha pessoas em Sāo Tomé e Príncipe competences para trabalhar e formar um bom governo.
    Confesso-vos que nāo conheço muitas Gente, por isso, desculpa a minha ignorância em antecidência.

    Permita-me senhor Presidente da República Carlos Vila Nova, dar-lhe uma lista de nomes de pessoas que senhor poderia Fazer diligencia em consultar e pedir opiniões. Sem intençāo de envergonhar à ninguem porque nāo coordenei com deles, mas da-me o prazer de surgerir. Perdāo.

    Procura contatar:

    Amadeu da Silva – Estado Unidos de América
    Celso Dario – Italia
    Agostinho do ADI – Sāo Tomé
    Hélio – Estados Unidos de América
    Hamilton Araújo – Portugal
    Gilberto Tomé Dias – Portugal
    Euridice Andrade – Sāo Tomé
    Jorge Torres (da CST) – Sāo Tomé
    A lista é longa. Perdoa-me por nāo mencionar o seu nome.
    Existem outros antigos colegas meus como Dédé Karspov, Bruno Miguel, Hodji Torres, Lamine Torres, primo Hamilton filho do tio Angélico da Trindade que reside em Lisboa, Haró, Daniel Daio (filho), Emery D’Alva, Kaló – Batepá Cangolo amigo de Pepetela Angolano, e muitos outros filhos e filhas de pobre que têm boas ideias e inicitivas.

    O objectivo aqui é dar uma dica para o senhor Presidente começar a procurar pessoas honestas, e Santomense que eventualmente poderāo lhe dar bons conselhos em termos de demisāo do Primeiro Ministro Patrice Trovoada e procurar Uma boa equipa que lhe possa ajudar e forma um novo governo. Pessoalmente, Acho que alguns Ministros do ADI devem se manter nas pastas que ocupam. Por exemplo, Ilza Amado Vaz Ministra da Justiça nunca ouvi dizer que ela é corrupta ou roubos dinheiro do povo, pelo contrário, ela quer fazer mas Patrice nāo deixa. E, também e’ bom saber que temos uma Ministra de Educaçāo que valoriza, e reconhece o valor do Rei Amador, um dos Santomenses quem lutou para sairmos da opressāo colonial.

    Ninguem mais quer ser escravo de ninguem. Isso já nāo dá.

    Temos sim que por a nossa casa em ordem. Ou seja, ajudar o país crescer, e dar oportunidades à todos que quiserem melhorar o país sem corrupçāo ou pouco, e diminuir anarquia generalizada.

    Escuta e atua com Este apelo, e procure contactar essa Gente e outras pessoas dentro e fora da nossa terra linda e querida que todos nós amamos.

    • Macalacata Tampompo

      7 de Janeiro de 2024 at 18:48

      Meu carro, quem te disse que as personalidades acima mencionadas por te querem sujarseus nomes nesta tribo comandada por este deserteiro em que comandante emchefe nem sabe qual a sua funçao.

    • Gabdulo Tampompopótó

      8 de Janeiro de 2024 at 6:49

      Tenho ciúmes dos comentárips que afentam a minha conciência. Nāo entendo o que digo, critico os outros porque nāo tenho nexo ou coerência nem vergonha na cara, e contradigo os meus argumentos. Robei porque eles também roubam.

    • Cidadāo Atento

      8 de Janeiro de 2024 at 9:10

      Sua Excelência Macalacata nome feio
      Cais-te no truque.
      Nāo és portavoz, mas tens ousadia de se expressar como advogado das pessoas que nāo te deram permissāo de o fazer. Se conheces alguém que possa dar ideas para ajudar Sāo Tomé e Príncipe, fa-lo. Expressa-te positivamente com ton consiliatório ausente de tendência contraditória antagonista ou intençāo adversária. Isto define a mentalidade mediocre que deveria ser ultrapassada décadas atrás.

      Ninguém te proibiu em fazer parte de diálogo aberto e construtivo. Nāo percebeste o conteúdo da mensagem. É para dar ideas e nāo trabalhar com esta ou aquela pessoa. Na tua cabeça entrepretas incorretamente.
      Realmente concordo contigo num aspecto insignificante…escreve-se….
      A idea é detectar quem lê os comentários, presta atençāo aos detalhes na composiçāo escrita, e o que fizeste foi bom porque demonstras tirar o tempo que deverias investir nas resoluçōes dos problemas da nossa população ao invês de perder tempo nas medias sociais falando coisas sem pé nem cabeça. Ponderaçāo e sentido de responsabilidade: Um deputado, homem adulto, em plenária deliberaçāo n’Assembleia (casa parlamentar do povo) a brincar com os telemoveis. O país paga-te para isso? Rapaz, deixa de roubar. Vai plantar bananeiras! Queremos pessoas boas e positivas, e nāo mediocras corruptos.

  3. Põe Néné lá Também

    5 de Janeiro de 2024 at 21:05

    Deixa ela lá no novo elenco governamental como ajudante do Palácio nas reuniões do conselho de ministro e nos projetos do governo. Ela manda boca, manda boca, discuti pá ajudar povo e fazer país crescer. Ideais de toda gente é que o povo quer. Declaremos a “Corrupção e o Patrice Émery Trovoada” persona non grata.

    Patrice é uma pessoa que não é popular ou aceitado abertamente por muitas pessoas a nível local, nacional, regional, e Internacional.

    Pergunta Mén Xinxô de Grota que Cura Tudo.
    Pergunta Angola, Cabo Verde, Portugal, Estados Unidos – para citar apenas pouco que toda gente sabe.
    Patrice Trovoada é um cancro, se ele não sair, São Tomé e Príncipe vai ver Braza!

  4. adalberto gomes

    5 de Janeiro de 2024 at 21:21

    Patrice Trovoada organizou negocio sujo com a AGL, coisa não deu certo agora vai enganar trabalhadores da Enaport que ele não sabia do contrato e está a virar culpa para o Ministro Adelino Cardoso.
    Porquê Patrice Trovoada não aceitou a imprensa????
    Adelino Cardoso tenha colhoes, chama imprensa e abre jogo deste bandido e limpa tua imagem.
    Esta versão de Patrice Trovoada não convence ninguém.
    Se nao fosse as redes sociais a divulgar o tal acordo e o nome do Predidente Vila Nova? Tudo passava.
    Conforme prometido por Vila Nova o povo está a sua espera sobre o pronunciamento do assunto.
    Povo aguarda.

  5. Vanplega

    5 de Janeiro de 2024 at 22:35

    Ñ tinha outro caminho.

    Sò falta o Patrice, seguir o mesmo caminho do seu Ministro demicionàrio.

    Agora vamos ver as consequencia para o paìs.

    Se o Punta Cabra, ñ pede sua demisāo, acabe o senhor Presidente da Republica, fazê-lo.

    Mandar esse Gabonès ir embora.

  6. Contribuir ao Jornal Digital

    5 de Janeiro de 2024 at 22:39

    A anulação do “acordo com a empresa francesa AGL para a gestão dos portos de STP” é boa notícia.

    Peço-vos, os leitores ele contribuintes em comentários para que deem algumas Dobras em moeda de contribuição monetária à TeláNon por nos manter um pouquinho informados sobre São Tomé e Príncipe. Quem está no tereno ajuda a manter este plataforma para nossa população. Se o site tivesse um “widget” seguro para se fazer doação, faria com cartão de crédito. Santomenses em diáspora tb, vamos mudar e melhorar a nossa terra para garantir um futuro melhor as crianças. Bom trabalho, Abel Veiga e equipa.

    Abel Veiga foi meu colega no Liceu. Não convivemos muito n’altura mas notei ser um estudante íntegro com futuro, e para ser aproveitado pelo país.
    É uma pena que os “pesados” de São Tomé e Príncipe não valorizam filhos e filhas de pobres mesmo se forem honestos, bons trabalhadores, e inteligentes.
    Uma das formas que posso lhe agradecer séria de quando em vez depositar no “link” 50 ou 100 Euros para no futuro acumular para dar treinos aos alunos e alunas do liceu algum treino sobre o Jornalismo de Investigação na prática.

  7. Nações Unidas do Povo Mundial

    5 de Janeiro de 2024 at 23:26

    Quer em França
    Quer nas Nações Unidas
    Patrice Trovoada
    Não é popular
    Uma derrota para São Tomé e Príncipe
    Enquanto Patrice Corrupto Trovoada
    Manter-se na liderança

  8. Coração Destruido

    6 de Janeiro de 2024 at 4:00

    País está em desepero profundo.
    Mas, pode haver esperança para se reverter o ritmo.
    Para iniciar o processo Patrice Trovoada terá de ser afastado.

  9. Original

    6 de Janeiro de 2024 at 17:14

    Acho que é necessário mais Empresa ENPORT em S.Tomé.

  10. Lucapa

    6 de Janeiro de 2024 at 21:40

    Este primeiro Ministro é tudo do piorio, falso,mentiroso, agora a culpa deve ser o ex ministro… Enfabas sim a quem nao te conhece, entao este contrato foi enviado para a assinatura sem o Sr. Primeiro minitro ler sem a sua aprovação, o senhor que praticamente é ministro de tudo? Todo Santomense sabe que os seus Ministros nao tenhem o poder de decisão, o Senhor é quem decide tudo, vem agora dizer que nao era isso? Granda aldrabão. So os inocentes acrecitam numa palavra sua.

  11. albertino dias

    6 de Janeiro de 2024 at 22:06

    Acho que JUVEM, POCHI, pela imagem e popularidade e com bons acessores, bons ministros, directores, gestores santomenses de renome, fariam 10.000 vezes melhor trabalho ao país e para o se povo do que este ( de muitos nomes não bons, o Patrice Trovoada).
    Ou se fôr para manter Patrice desmandando este país com corrupção uma trás de outra, roubando o cofre de estado,mentindo sempre ao povo, até ao ponto de envolver o nome do PR Vila Nova empurrando culpa ao Ministro demissionário Adelino Cardoso… melhor Abenilde Oliveira.

  12. Nini

    7 de Janeiro de 2024 at 7:24

    Lembro-me muitos anos atrás em São Tomé, lá no liceu nacional na 11a classe, última fase de estudo na altura, houve uma competição à Presidente de Turma.
    Candidatei-me
    Ganhei a eleição de voto aberto e justo.
    Na minha oposição foram os alunos Cleuza, Bapetá, Célia, etc.
    Derrotei-os todos. Não estou a me gabar ou exibir porque sou uma pessoa simples e amigo de todos exclusivo os meus enimigos como André Aragão que tomou quase todo estágio para ele e não nos deu, orgulhoso ruim, vingativo, mau e outros malandros. Perdoou a todos.

    Porquê que digo isto?
    Porque quero lembrar ao Presidente da República Carlos Vila Nova para considerar e valorizar também os filhos e filhas de parentes pobres.

    Se fosse a São Tomé, candidatava-me à Presidência da República para um só mandato e veriam como vocês veriam como se põe a terra na linha:

    Declarava Estado de Sítio. Sem ditadura no seu significado legal em termos de Direito e princípios de Democracia.
    Sem guerra ou derramamento de sangue, punha o exército (os militares), a polícia, os agentes de segurança do Estado, a PIC todos a trabalhar.

    Em Estado do Sítio, O Tribunal e o Ministério Público faria Limpeza.

    Este país tem futuro. Só com medidas de vigor e disciplina e trabalho sem expropriação do erário público.

    Limpar a casa depois deixar a geração mais nova continuar.

    Notei que muitas crianças Santomenses, filhos e filhas de Santomenses na diáspora têm uma visão diferente. Não vi ambição e corrupção na onda dessa geração.

    Algo tem de ser feito para Quebrar o ciclo vicioso de corrupção em São Tomé e Príncipe.

    Existem pessoas mais qualificadas do que eu que deveriam estar ativas para salvar as nossas ilhas. Mas não se pronunciam.

    Tenho dor em ver STP assim. Não pode ser.

    Sobre a situação de bolsas de estudo que não me deram em São Tomé, independentemente de ser qualificado, ultrapassei isto. Consegui fazer Mestrado a custo de governo de outro país onde vou dar a minha colaboração e agradecimento.

    Não obstante a isso, existem outros alunos e alunas em STP que deve ser feito justiça à essa gente.

    Sem ofender. Não preciso de STP.
    Não há necessidade de mim voltar ao país.
    Entretanto, se poder ajudar a distância vou tentar.

    Governo e Presidente não têm responsabilidades fácil. Podemos crítica-lós o dia inteiro. Da-me um exemplo de quem fez melhor?
    Mesmo que muitos têm raiva do Patrice Trovoada, as vezes com razão, MLSTP, PCD, e outros partidos políticos que fizeram para melhorar STP? Pinto da Costa tentou, não lhe deixaram, e ele corrompeu-se. No tem da Alda Espírito Santo, STP estava em melhor situação não obstante ao partido único.

    Não vamos nos odeiar ou ter raivas de uns aos outros ou tratar das nossas vidas e dos nossos. Vamos sim tratar do país e melhorar condições de vida do nosso povo porque só assim é que todos seremos felizes e prósperos. A tristeza do outro não é nunca alegria do outro.

    Garanto-vos! A última coisa na vida que iria fazer é tentar ser Presidente da República ou participar no governo em São Tomé e Príncipe em circunstâncias que se encontra. Não preciso disto,
    Vamos colaborar para ajudar país.

    Antigamente, falava-se bem sobre São Tomé e Príncipe sobretudo à nível Internacional. Porquê que atualmente já não? Respondam-me está pergunta, por favor!

    Vamos crescer e deixar de mentalidade arcaica que não nos levam à lado nenhum.
    Termino aqui. Vou manter-me distante o meu cantinho em silêncio.
    Você não precisa de gostar de me ou me odiar se nós os dois queremos bem para o nosso povo e nossa terra.

    Boas entradas e boa sorte à todos.

    Nini (filho de pobres: pai Santomense, e mãe Santomense que nasceu em Conceição, São Tomé, STP)

  13. Mezedo

    7 de Janeiro de 2024 at 18:29

    Começou com assassinato em 25 de novembro,
    Passou a assalto e roubo a cervejeira Rosema,
    Foi a a anulação da CEFEBON por não ser bom acordo
    Veio Ida a Londres enquanto PR vai ao Príncipe
    Chegou a nenhum órgãos de soberania vai ao aeroporto fazer protocolo ao PR
    Por ultimo vem o nome do PR envolvido num contrato público – Alta vergonha para PR

    Anulação do contrato depois de estar amplamente exibido na comunicação
    Ministro demite e é culpado pelo PM que fez todo negocio de ladrão.

    Até onde Vila Nova ate onde vai chegar tua cara de pau perante esse povo que senhor jurou defender.
    Demitem todos ate senhor porque já não serves, pelo menos tenha vergonha dos teus homólogos estrangeiros que já fazem chacota do senhor.
    Seja Home pelo menos uma vez e limpa a sua honra.

  14. João Vidal

    8 de Janeiro de 2024 at 6:26

    O Contrato previa uma Clausula de 500 mil euros em caso de anulação ou rescisão prévia.

    E agora, será o povo a pagar saindo do erário público.

  15. Jogadas

    8 de Janeiro de 2024 at 9:37

    O pior disto tudo é que neste país os corruptos e corruptores sempre saem ganhando.
    Vão entrar com processo judicial e como sempre, ganham. Em vez de serem os malfeitores a pagar o prejuizo, infelizmente é o povo que paga o preço em pesadas indeminizações a esta rede criminosa, para ser repartida entre os associados.
    Assim estamos bem, o país está melhor!

  16. joaquim jose da costa

    8 de Janeiro de 2024 at 19:46

    Por fim, o presidente mostrou quem mandava na casa, e eu já pensei que não teríamos mais o cargo físico de presidente, apenas no papel. ele finalmente acordou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top