É a primeira decisão do conselho de ministros que se reuniu de urgência na quinta-feira, feriado nacional em São Tomé e Príncipe. O comandante do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, Felisberto Bragança, e o adjunto, Carlos Trovoada foram demitidos.
O conselho de ministros condenou a acção dos bombeiros que libertou dois membros da corporação indiciados por crime de homicídio de uma cidadã.
No comunicado, o conselho de ministro diz que perante a gravidade dos actos cometidos, é demitido imediatamente o Comandante do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, Felisberto Bragança, e o seu Adjunto, Carlos Trovoada;
O governo decidiu também criar uma comissão de inquérito independente, para no prazo de 15 dias apurar os factos, bem como as devidas responsabilidades dos envolvidos.
Abel Veiga
Sai Patrice Trovoada
5 de Janeiro de 2024 at 19:02
Agora, quem deve sair é o próprio chefe do governo
Justiça é assim
Evita guerra civil em São Tomé e Príncipe minha gente de boa vontade
Renato Cardoso
7 de Janeiro de 2024 at 8:43
Autoridade do estadinho na rua pela inércia total do falso poder da situação e da classe política em geral.
Primeiro dizer que nunca existiu estado nas Ilhas e se existe é por conveniência dos que vivem e mamam das suas tetas com e sem leite!
O expediente chamado independência total e completa já ofertado pela lusa que também não tinha onde cair morta;serviu para alguns colonos pretos tratarem das suas vidas e o povo que dizem ajudar a sair da pobreza ficaram miseráveis!
Salvo raríssimas excepções nunca estiveram interessados em promover a melhoria das condições de vida do povo e criar bases para o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais ainda em abundância nas Ilhas:terras férteis ,chuvas abundantes e o mar imenso entre tantas outras potencialidades nunca foram bem geridas.
Acresce a esta situação outras riquezas subterrâneas e dentre elas a primeira que são muitos quadros bem e mal formados com ajuda de vários países.
De nada valeu o sacrifício dos antepassados que perderam as suas vidas para que hoje determinadas pessoas tenham mordomias e vivem melhor que a maioria das pessoas!
Escolhas das políticas erradas de propósito para reduzir e sequestrar os demais em prol do seu benefício pessoal e a destruição do património geracional ;associada a corrupção e cometimento de crimes bárbaros e outros fenómenos sociais nunca imaginados!
Vive-se de fantasia democrática alimentada pelos lusos e outros judeus cuja finalidade é manter às ilhas sequestradas e armadilhadas!
E os ditos inteligentes das ilhas andam desolados porque o Pintakabra e se ajudante de feiticeiro Vila Velha;não estão presentes no feriado alusivo ao AMADOR!
Não percebem que estes elementos estão-se marimbando para vocês e que o interesse deles e seus amigos é que a História e Cultura das ilhas não lhes interessa para nada!
É pena que almas que não merecem estão sofrendo toda a miséria criada por determinados grupos que gabam-se de amar o Gabão!