O número de denúncias anónimas de situações de abuso sexual de menores está a aumentar no país, e consequentemente a detenção dos infractores.
Foi um dos assuntos que reuniu a nova representante da UNICEF para São Tomé e Príncipe Marie Reine Fabry e o Primeiro-ministro Patrice Trovoada.
A protecção das crianças face ao aumento do abuso sexual em São Tomé e Príncipe é uma das prioridades da UNICEF. Para além de dar assistência jurídica e médica as vítimas, a UNICEF e o governo decidiram estimular a denúncia das situações de abuso sexual de menores.
«É importante que estimulemos a denúncia, mas também de serviços de acolhimento a essas vítimas, e estamos empenhados em ajudar o governo a prosseguir com esta acção», declarou Marie Reine Fabry, a nova represente da UNICEF para São Tomé e Príncipe e o Gabão.
As denúncias anónimas aumentaram, e nas últimas semanas vários homens santomenses acabaram por ser conduzidos a cadeia central, por causa do abuso sexual de menores.
«Falamos da colaboração que já temos. As vítimas da violência sexual devem ter um apoio integrado, médico e jurídico», reforçou.
A digitalização das escolas de São Tomé e Príncipe é outro desafio da UNICEF, que já conseguiu incluir 20% das crianças do país na era digital.
«Temos um financiamento que não permite cobrir todo o país. De momento cobrimos 20% do país. Este sucesso põe em evidência que devemos mobilizar mais financiamentos e que cada criança possa beneficiar deste projecto», pontuou Marie Reine Fabry.
A representante da UNICEF prometeu agir também no sentido de mitigar os efeitos das mudanças climáticas no país, e garantir assim maior protecção das crianças.
Protecção das crianças está no topo das prioridades do governo e da UNICEF.
Abel Veiga
Primeiro Ministro de Bobo
7 de Maio de 2024 at 11:02
Marie Reine Fabry esta’ se’ria
O bo^bo de Patrice Trovoada esta’ a rir
Cicy
7 de Maio de 2024 at 23:35
Estão aqui a fazer bonitos nas fotos, outro com pernas cruzadas, mas até agora não pagaram os funcionários públicos… pessoas têm despesas e crianças para alimentar.
Acham normal, sempre nunca terem dinheiro paea pagar trabalhadores na hora?
Mas para vossas casas , famílias e luxos alheios, sempre têm.
Os cidadãos que foram colocar as mãos no 🔥, não têm direito a nada… nem um bom hospital 🏥, nem uma boa escola 🚸, nem uma boa alimentação, está tudo um caos, e tudo bastante caro….
Nem tudo depende dos governantes, mas gostaríamos que arregaçassem mais as mangas e cumprissem com o prometido, e nós como cidadãos, cumprir com a colaboração para o melhor ..
Obrigad