Num decreto com data de 7 de maio, o Presidente da República Carlos Vila Nova terá decidido libertar-se de um emaranhado de cumplicidades e de jogos de interesses.
Um emaranhado de conselho especial que poderia comprometer a promessa feita pelo Presidente da República na tomada de posse no ano 2021, ser o Presidente de todos os são-tomenses.
O decreto presidencial número 21/2024 diz que exonera o senhor Domingos Monteiro Fernandes da função de conselheiro especial do Presidente da República.
Domingos Monteiro, vulgo Nino, é o Presidente da Federação Santomense de Futebol. Uma instituição que nos últimos anos, tornou-se alvo de várias acusações de cidadãos anónimos e também dos próprios clubes de futebol de má gestão dos fundos.
Entre os vários artigos polémicos sobre a gestão financeira da Federação de Futebol, o Téla Nón destaca o artigo publicado em Dezembro de 2022. Escândalo nas contas da FSF, 17 clubes pedem intervenção da FIFA – Téla Nón (telanon.info)
O mesmo conselheiro especial que Carlos Vila Nova escolheu após a tomada de posse no ano 2021, travou uma luta tenaz desde 2018, para reconquistar a Cervejeira Rosema, que tinha sido devolvida pelo Tribunal ao grupo privado angolano RIDUX, proprietária original da fábrica de cervejas.
O Tribunal de São Tomé e Príncipe tinha condenado a anterior administração da Rosema liderada por Domingos Monteiro ao pagamento de multas, e penhora de bens, por causa da fuga ao fisco. Segundo o Tribunal, na altura a Rosema tinha acumulado uma dívida fiscal com o Estado são-tomense na ordem de 8 milhões de euros. A administração cessante foi condenada por não pagar os impostos, nomeadamente o de consumo de cervejas.
No entanto, foi enquanto conselheiro especial do Presidente da República que Domingos Monteiro recuperou a cervejeira Rosema no ano 2022. Novamente Chefe da principal fábrica do país, e que gera maior capital em São Tomé e Príncipe, Domingos Monteiro, foi confrontado com mais um escândalo financeiro, denunciado pelos revendedores de cerveja em janeiro do ano 2024. Os revendedores reclamavam a devolução pelo Chefe da Rosema de mais de 100 mil euros. O artigo foi publicado pelo Téla Nón. ROSEMA parece ser um poder acima dos demais – Téla Nón (telanon.info)
Ainda em 2022, durante a campanha para as eleições legislativas, o conselheiro especial de Carlos Vila Nova, e Presidente da Federação de Futebol apareceu como um dos líderes da coligação MCI/PS/PUN. Foi o principal orador do MCI/PS/PUN na campanha eleitoral, tendo como principal slogan de caça ao voto a defesa, a protecção, e o desenvolvimento dos filhos da Roça.
Mais recentemente, ou seja, na mesma semana de 7 de maio, em que o Presidente da República assinou o decreto que exonerou o seu conselheiro especial, a Federação de Futebol presidida por Domingos Monteiro, assinou um acordo com a Cervejeira Rosema também chefiada pela mesma pessoa, para pagar aos clubes de futebol um valor complementar, ao dinheiro que a FIFA anualmente coloca a disposição da Federação de Futebol, para financiar as equipas praticantes do desporto Rei.
Alguns dias depois da assinatura do acordo que envolve as duas instituições lideradas pelo ex-conselheiro especial do Chefe de Estado, a SONAPE entrou em cena. SONAPE é uma empresa privada vocacionada para a venda de peças de automóveis. Decidiu também apoiar financeiramente os clubes de futebol de São Tomé e Príncipe. Mas, algo estranho revelou-se para o Téla Nón. É que o responsável da empresa SONAPE em São Tomé, é também director comercial da Cervejeira Rosema.
O ciclo emaranhado do então conselheiro especial do Presidente da República, ficou mais evidente quando todos ou os principais membros da direcção da Federação de Futebol, foram vistos na campanha eleitoral de 2022 envergando a camisola do MCI/PS/PUN. Todos se identificaram como membros da direcção do partido-coligação, que elegeu 5 deputados a Assembleia Nacional. Uma coligação parlamentar que sustenta o actual governo da ADI liderado por Patrice Trovoada.
A ligação entre a Federação de Futebol, a Coligação MCI/PS/PUN e a Cervejeira Rosema, criou um emaranhado político-empresarial e comercial, que foi brindado desde 2021. O Presidente da República Carlos Vila Nova terá decidido distanciar-se no dia 7 de maio de 2024.
Abel Veiga
WXYZ
29 de Maio de 2024 at 23:27
Líder do MCI/PS/PUN que apoia o atual partido no poder, com negocio de cerveja estendendo tentaculos ate ilha de Principe, tem um clube de futebol (UDRA) que por coincidencia vai a frente do campeonato de futebol. BANDIDAGEM NO MAIS ALTO NIVEL. Esperar pra ver… Coisas dessas vão trazer mais 18 de Outubro em que houve queima do carro da juiza, vão trazer mais 25 de Novembro com morte de 4 Santomenses mais o grande susto pregado ao Sr. DSN e vão trazer de certeza uma maior convulsão na sociedade santomense com consequencias nefastas devastadoras 5 ou 10 vezes maiores
Filhos da Roca
30 de Maio de 2024 at 6:09
Chocado!! Hoje está explicado o porquê do país não avançar ou seja está na situação em que está. Como é possível, caber na cabeça do Presidente da República, um homem formado (na Argélia) aceitar ou seja, escolher alguém que nem 12 ano tem para ser o seu conselho especial. Em que matéria ele vai aconselhar o presidente?? Meu Deus!! Carlos Vila Nova deve tomar juízo, e espero que este seja o princípio, porque ainda temos muita coisa podre para ser revelado e que PR está cobrir. CVL prometeu defender o povo e respirar a Constituição e restante leis do país,
mas na prática ZERO. Recomendação, ou assume que o senhor é Presidente do povo ou coloca o cargo à disposição, para quem não tem medo e está disposto a dirigir o Estado Santomense, como um grande estadista, disposto se possível, morrer pelo povo que confiou nele. Muito triste com os dirigentes do nosso país.
Santo António
30 de Maio de 2024 at 7:53
Meus Deus
Filho da Mãe
Renato Cardoso
30 de Maio de 2024 at 8:06
Não acredito!
Este elemento é o refém e o instrumento dócil do pintakabra!
E nunca esteve preparado para desempenhar as funções que hoje desempenha mal e porcamente!
Celio Afonso
30 de Maio de 2024 at 8:50
Isto é apenas a ponta do icebergue.
Não é o próprio PR, quem reconhece que há corrupção institucionalizada no país? Agora vem ele com esta medida paliativa para atirar poeira nos olhos do povo!
Esse país tem pernas para andar???
Sinceramente!!
Original
30 de Maio de 2024 at 11:10
Pelo facto dos titulares de orgão de soberania dar cobertura a estas figuras faz com que o País esteja assim de pernas para baixo a espera que Polícias reponham a ordem.O Carlos Vila Nova deveria aproveitar fazer uma limpeza e assim ficaria mais leve porque o mesmo está com fardo às suas costas que está a parecer um boneco assentado na cadeira de Presidência
r
30 de Maio de 2024 at 15:20
Há um velho ditado que diz: “Quem dorme com cão amanhece com pulgas”, Na boca dos mais velhos pode faltar dentes mas conselhos nunca faltou. Haja paciência. As escolhas feitas por influencias de imoralidades são reflexos de sofrimentos de muitos santomenses onde os ditos políticos só pensão no seu bolso comprometendo o futuro da nação.
A Solução
30 de Maio de 2024 at 18:15
Conselheiro para escolha da marca de cerveja para as refeições do PR. Como recomendava sempre Rosema foi despedido
Filhos de Tonga de Monte Café
31 de Maio de 2024 at 7:59
Estamos bastante desiludidos com o Movimento Caué e os irmãos Monteiro. Fomos altamente enganados por eles, venderam o sonho para nós filhos da ROÇA, mas na verdade era para montar toda essa máfia que estamos a assistir. Estou eu e muitos outros desapontados com este movimento. Mas podem crer que estaremos aqui para as próximas eleições, podem vir novamente que vamos correr com vocês. Vila Nova (nem lhe chamo mais de presidente) porque em bom da verdade ele não tem cumprido o papel de defender a constituição e as leis do país, tem servido sim o seu Chefe. Muito triste!!!
Mezedo
31 de Maio de 2024 at 8:38
O PR foi quem decidiu tomar a fabrica cervejeira do grupo Angolano e dar ao seu Conselheiro, ele é cumplice de todo que esta a acontecer no país, promovendo a desgraça do povo Santomense, ele é cumplice do caso 25 de Novembro, quando publicamente apoio os assassinos e seu mandante PT e seu fiel seguidor Vice Chefe de Estado e guarda rabo.
Por estar tão envolvido na desgraça do País e do povo, quer hoje, disfarçar do bom samaritano.
Todos sabem que PT manda nele, e neste momento deve estar com medo para não ser destituído do cargo de PR.
Como homem e como Santomense devia ter vergonha e se demitir, demitindo também todos seus colaboradores e o Governo que ele tem ajudado a desgraçar o país e instalar criminalidade e ditadura no país.