Política

Patrice rejeitou a proposta do FMI para alcançar o acordo de facilidade de crédito

O primeiro-ministro e chefe do governo, Patrice Trovoada considerou insuficientes as medidas de correcção macroeconómicas propostas pelo FMI, como condição para a assinatura do programa de facilidade de crédito alargado.

O Chefe do Governo, que convocou uma conferência de imprensa logo após o término da missão técnica do FMI ao país, disse que o FMI propôs o aumento do preço dos combustíveis na ordem de 30% e das tarifas de electricidade em 20%. 

Uma proposta que segundo o primeiro-ministro, o FMI considera ser a solução para o centro do problema macroeconómico que está a dificultar a assinatura de um novo programa de facilidade de crédito. Trata-se da disponibilidade de reservas cambiais para comprar os combustíveis.

Ainda segundo Patrice Trovoada, o FMI propôs que o executivo arranjasse um parceiro internacional, seja instituição financeira ou país, que pudesse financiar a taxas concessionais uma grande parte da importação dos combustíveis.

«Eu disse que não é por esse caminho que o governo irá seguir», pontuou o primeiro-ministro.

O Governo rejeitou, e Patrice Trovoada apresentou argumentos para a recusa. «O quê que serviria aumentar a electricidade e os combustíveis, se ainda temos um GAP(buraco) significativo entre 40 e 80 milhões de dólares para chegar ao programa de facilidade de crédito?» interrogou.

O Chefe do Governo acrescentou que «a medida do FMI se calhar iria piorar as condições sociais no país sem resolver o problema. Aumentar em 30% o preço dos combustíveis, sem os outros problemas estarem resolvidos, iria aumentar a inflação, o preço dos transportes etc».  

O governo de São Tomé e Príncipe disse também que ainda não encontrou nenhuma instituição financeira ou país «que nos daria financiamento concessional para importação dos combustíveis».

As três condições para chegar ao acordo de facilidade de crédito alargado, caíram por terra. Patrice Trovoada descreveu o cenário financeiro do país como sendo grave e preocupante. Um cenário que mostra o precipício muito perto das ilhas verdes.

Pois, diz o governo que no ano 2023, foi informado pela fornecedora dos combustíveis, a angolana SONANGOL de que já não dava combustíveis fiado ao país.

«A Sonangol que vinha entregando o combustível a crédito, decidiu que o combustível tinha de ser a pronto pagamento», revelou Patrice Trovoada.

Os cálculos feitos na altura indicavam que São Tomé e Príncipe tinha de ter em mãos 80 milhões de dólares para garantir a aquisição dos combustíveis por 1 ano.

«Desde aquela altura que ficamos engatados, porque não se encontrou a forma de financiar este GAP (buraco financeiro)» confirmou o Chefe do Governo.

As reservas externas do país esgotaram desde 2022, por causa da compra dos combustíveis. Engatado, o XVIII governo constitucional através do líder Patrice Trovoada mostrou à Nação o fundo do poço em que o país se encontra.

«Não há divisas, não há como importar combustíveis. Não há como responder a solicitação dos operadores económicos a nível da importação dos produtos alimentares, e outros bens. E não havendo importação as receitas do Estado também caem. É esta situação que estamos a viver, uma situação de extrema dificuldade», frisou Patrice Trovoada.

Um dilema porque a proposta do FMI, no entanto rejeitada, de aumentar as tarifas de electricidade e dos combustíveis, pretendia através do maior aperto para as famílias são-tomenses, aumentar as receitas do Estado, e desta forma reduzir em parte, o tal GAP (buraco financeiro), para aquisição dos combustíveis.

«Não havendo acordo com o FMI, os parceiros internacionais que costumam dar apoio ao orçamento do Estado também não vão fazê-lo», explicou Patrice Trovoada.

País engatado que em cada trimestre precisa, segundo o governo, de cerca de 12 milhões de dólares para garantir a aquisição dos combustíveis. As receitas internas estão em queda, por causa da baixa da importação de bens de consumo, e ainda não apareceu nenhum parceiro internacional para financiar os combustíveis a taxa de juro simbólico ou concessional.

Na sala do Palácio do Governo, Patrice Trovoada disse que tem menos de 30 dias para conseguir no mínimo 10 milhões de dólares, para comprar combustíveis. Caso contrário o país volta a paralisar como em 2023.

Transição energética é a única solução para resolver a principal causa do desequilíbrio macroeconómico, que dificulta o acordo de facilidade de crédito. Trata-se do financiamento para a aquisição do gasóleo e assim alimentar as centrais térmicas do país, que são a única fonte de energia em São Tomé e Príncipe.

«Com o apoio da sociedade financeira Internacional, e o Banco Mundial, temos o objectivo de daqui a 12 meses ter 40% da produção de electricidade de origem solar, para pouparmos 40% do gasóleo», declarou o primeiro-ministro.

Até lá, e sem acordo com o FMI, Patrice Trovoada decidiu avançar com medidas de austeridade que diminuam as despesas públicas. Reconheceu que a situação vai-se degradando, mas garantiu que o país ainda está de pé. «O essencial é que o país tem funcionado com todas as dificuldades», concluiu.

Registo sonoro da conferência de imprensa do primeiro-ministro Patrice Trovoada:

Abel Veiga

16 Comments

16 Comments

  1. Fradique de Almeida Cunha

    9 de Junho de 2024 at 20:22

    Na verdade termos que ter uma solução, pois o FMI também é um negócio não se dá nada eles dão e ficamos em dívida,já estamos no poço e de volta no poço não devemos a decisão parte de nós não deles,eu desejo 🙏 a sabedoria e muita força de vontade ao nosso governo que levam com eles está mesma preocupação em não fazer dívidas para nós agradar, enquanto que o pais vai indo afundar,muito obrigado este é meu comentário que tem a ver com os santomesses não os políticos obrigado

    • FMI Atrevida

      9 de Junho de 2024 at 23:27

      Roubaste também? Durante 50 anos, dívidas com petróleo de Angola (mais de 200 milhões de US dólares, dívidas com o Banco Mundial, dívidas com o BAD, dívidas com o tal FMI, dívidas com Portugal e União Europeia, dívidas mais dívidas e vocês roubaram muito dinheiro durante cinco décadas, destruíram o país, e agora o povo Santomense passa mal a fugirem para Portugal desenrascar quase como escravos porque tudo que ganham lá que é muito pouco com as despesas do custo de vida no ocidente, pondo em causa as poupanças que poderiam remeter ao país, STP.
      Vocês, governantes do presente e do passado causaram este mal com má gestão, roubos e corrupção.
      Esse povo é muito pacífico. Tempo do Rei Amador vocês seriam todos mortos por traição à pátria e violência económica e financeira contra o nosso povo.

      Este governo em exercício tem de fazer o seguinte:
      Manda FMI pá m&rda
      Da FMI o dedo de meio

      Viver consoante os meios e possibilidades que temos e procurar reconstruir STP.

      Todos somos chamados para apertar o cinto neste momento difícil em que o país se encontra.

      Governo Santomense terá que tomar juízo e fazer o bem se querem contar com a paciência deste povo pobre. Pobreza que Fradique e outros gatunos ladões são culpados. Criminosos bandidos.

      País sério os gatunos do governo, ladroes e corruptos da elite e desgraçados da classe política deveriam ser julgados, e condenados ou mortos por traição à nação.

    • Tudo Deixa Andar

      10 de Junho de 2024 at 15:37

      Eu estou zangada. Roubaram-nos a cegos descaradamente e nós todos temos culpa no cartório por permitirmos o deixar andar.

  2. Jose Rocha

    10 de Junho de 2024 at 3:41

    Osvaldo Vaz meteu STP num beco sem saida. Isso é dá ter pessoas sem amor a patria e politicos irresponsaveis à frente dos destinos do país. Nenhum politico sério põe os interesses pessoais e/ou partidarios a frente dos interesses do país e de todo um povo que já vem sofrendo a mais de 4 decadas enquanto esses mesmos enriquecem, e ainda mais desviam fundos que o pais recebe para o exterior do país para as suas contas privadas, familiares, amigos e associados.

  3. GANDU@STP

    10 de Junho de 2024 at 4:44

    BOM DIA STP!

    Nem toda ajuda é benvinda. Estes RACIST ALIENS apenas estão interesados em manter AFRICA dependente.

    Nunca seremos livres! Enquanto os nossos lideres prestarem contas ao Homem Br@nco.

    Estas Instituições Internacionais são os instrumentos do NEOCOLONIALISMO!!!

  4. Original

    10 de Junho de 2024 at 6:24

    Os dirigentes deste País andaram a brincar com assunto sério durante muito tempo e agora água no funil já não tem espaço para girar.Os ditos políticos sempre acharam que estavam certos comendo,bebendo,roubando o pouco que País captava e agora estão ricos lá fora enquanto País e população estão desgraçados.

  5. Celio Afonso

    10 de Junho de 2024 at 9:09

    Finalmente este PM demonstrou ter esquilhoes. É que o país ja está afundado e não justo submeter o povo a mais sofrimento!
    Mas qual é a solução para o problema?

  6. santomé cu plinxipe

    10 de Junho de 2024 at 9:14

    VIVA PT, eu não sou do ADI, mas a verdade é,, o 1º Ministro tem razão e o povo deve apoiar, esses FMIs, não passam de máfia exploradora, bandos de gangues, andam a nos dar migalhas e a situação piorando sempre, enquanto gastam milhões com a Ucrânia e Israel, nós não precisamos de guerra, mas queremos empréstimo Grande para fazer coisas GRANDE…

  7. EX

    10 de Junho de 2024 at 10:15

    Enfim, temos que voltar a apostar na agricultura de subsistência, aumentar a produção local, como caso de banana, matabala que esta cada dia mais escassa e cara, limpeza dos rios e das fontes de agua doce,

  8. Madiba

    10 de Junho de 2024 at 13:42

    Parabéns, senhor Patrice Trovoada. O povo santomense está consigo. Mas aquela receita do ex-diretor do Tesouro recentemente demitido ainda faz muita falta à nação!

  9. Mais Além

    10 de Junho de 2024 at 15:22

    Resultado desta sua política o número de jovens Nem Nem (nem estudam e nem trabalham) não para de aumentar

  10. Luís de Camões Negro Africano Santomense

    10 de Junho de 2024 at 17:18

    Infelizmente, sabia disto desde a infância, a previsão que tudo isso iria acontecer a esta data, mas ninguém quiz me ouvir. E agora?

    Notem: O povo não está com Patrice Trovoada. O povo está sim a procura de como ultrapassar os problemas do povo e do país. PT Primeiro Ministro também roubou muito e cometeu crimes e continua a violar a Constituição da República e leis de STP comprando simpatias até de pessoas que eram de outros partidos. O objetivo dele, Patrice Trovoada, é consolidar o poder. São tendências ditatoriais.
    Patrice Trovoada não tem resposta.
    Os que roubaram têm obrigação moral de devolver o dinheiro e ajudar o governo encontrar um saída.

    Mobilizar e educar o povo é paramount ou supremo. It is more important than anything else to elevate our population. Só com a instituições fortes e um povo bem informado se mantém a democracia num estado de “mais ou menos.”

  11. Gentes das Roças

    10 de Junho de 2024 at 18:04

    Quando a esmola é demais, o Santomé Podelozo desconfia.

  12. jose Manuel

    10 de Junho de 2024 at 23:28

    Se fosse ajuda para Ucrania ou para Israel, o FMI daria bilhões com os olhos fechados.
    Só sabem financiar guerras e mortes. Por isso veêm para S.Tomé pedir aumento de energia e combustível, pois sabem que se isto acontecer haverá revolta popular. Isto é que é a politica de FMI

  13. Mezedo

    11 de Junho de 2024 at 9:37

    Quando gatuno governa é sempre assim, arrogância, prepotência, pobre fiado a querer exibir, assassinos no poder da nisto.

    o aperto do Banco Mundial devesse a vários fatores registados desde que esse balélé tomou país mão mão matando inocentes, e protegendo os assassinos.

    FMI conhece historia de STP não é hoje, por isso não vem ai dizer que tudo isso é normal. Isso é propositado.

    Quando se vê num país em misérias o PM ostentar luxos viajando sem parar no jatos privados então tem que saber de onde vem tanto dinheiro para essas despesas.

    O FMI sempre ajudou STP a resolver problemas. A final quando é que são Tomé produziu algum dinheiro?

    Se não fosse por ajuda externa São Tomé estaria a existir? Hoje com tanto luxo estão a pensar que se consegue viver sem ajuda, aguenta. Param de ser hipócritas e admite que não temos onde cair morto. só temos terra para enterrar restos mortais que vão começar a acontecer dai em breve.

  14. Naive

    11 de Junho de 2024 at 21:28

    O Mezedo é ingênuo: Coitadinho e mal informado.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top