Política

Patrice Trovoada vai avançar com o processo de revisão da Constituição

O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe garantiu que o seu partido, a ADI, vai avançar com a revisão da Constituição do país. Patrice Trovoada admitiu uma mudança para o regime presidencialista, caso seja a vontade da maioria parlamentar.

Numa mensagem divulgada nas redes sociais, Patrice Trovoada, líder do partido que venceu as últimas eleições legislativas em São Tomé e Príncipe, com maioria absoluta, assegurou que vai levar, nos próximos dias, a proposta de revisão da constituição do país à comissão política do seu partido.

A Constituição da República tem que ser reformada. Existem muitas zonas de confusão, muitas zonas de má interpretação”.

Patrice Trovoada quer que a revisão constitucional seja feita antes das eleições gerais de 2026.

O ADI está aberto até a questionar se devemos continuar com o sistema semipresidencialista de pendor parlamentar ou se devemos evoluir ou mudar para um sistema presidencialista”.

O líder da ADI avança que a revisão constitucional faz parte da agenda de aceleração e transformação económica, captação de investimento estrangeiro e melhorias das lideranças de vários setores do país.

Serão feitas com um único objetivo de melhorar a vida dos santomenses” – assegurou Patrice Trovoada.

A atual constituição de São Tomé e Príncipe está em vigor desde 2003. A declaração faz parte da mensagem que o líder da ADI deixou aos simpatizantes do partido ao assinalar dois anos desde a realização das eleições legislativas.

José Bouças

9 Comments

9 Comments

  1. santomé cu plinxipe

    26 de Setembro de 2024 at 6:53

    KKKKKKKKKKKKK, Pinto abriu o povo agradeceu e deu viva, na epoca do Pinto da Costa…essas mesmas pessoas que destruiram o sistema hoje estão a pedir o mesmo sistema….como se diz na rua..”piripiri no olho do outro é frescura::::

  2. Paulo Francisco

    26 de Setembro de 2024 at 10:04

    Está consumada a ditadura,,,,,

  3. vamplega

    26 de Setembro de 2024 at 10:19

    O problema está no sistema de Governação ou está na Corrupção?

  4. Antonio Jose Cunha Matos

    26 de Setembro de 2024 at 10:38

    Não, não e não. O ADI não está aberto a coisa nenhuma sr. Patrice Trovoada. Certamente que o sr. já se convenceu que nunca chegará a ser Presidente de STP com actual sistema UM HOMEM UM VOTO (2006 o sr. teve os 2 maiores partidos o MLSTP e o ADI a apoia-lo e sr. nem chegou lá perto), isto porque o povo Santomense pode ser até tudo mas não é estúpido. Portanto o sr. tenta desta forma chegar a Presidência da República. Ora, se não for pela vaidade sua e mais outros seus interesses obscuros diga olhos nos olhos qual é a vantagem para STP esse sistema Presidencialista que diga-se de passagem tem funcionado mal em Angola como em Moçambique devido ao tanto poder concentrado nas “pessoas” do presidente. Diz ao povo de STP porquê que o sistema actual funciona em Cabo-Verde e o mesmo segundo o sr, ela não funciona aqui no país. Diz o Povo de STP qual é a sua real AGENDA. Talvez a mudança do Sistema venha a mudar um dia mas esperemos que nesta altura o sr. esteje fora da equação. Que o diabo o carregue para bem longe desta nossa terra. Malandro.

  5. Santo António

    26 de Setembro de 2024 at 12:26

    KKK

    Mas isto é agora a prioridade deste Estado de nome STP?
    Nós evoluímos do Presidencialismo para o actual Regime, devido as incompatibilidades que existiam e os apetites de uns e outros, face ao nivel de ignorância e pobreza mental/espiritual e material de grande parte do nosso povo. E parece que o regime actual é o mais acertado.
    Contudo, há pessoa que quer fazer em proveito próprio e em nome do povo as suas escolhas. Precisamos sim é resolver o problema da nossa economia, da saúde e da educação do nosso povo.

    Se o PT disse aos jornalistas que a nomeação do 2º Vice Presidente do Parlamento, individualidade que sai do MLSTP não é prioridade, então mexer no Sistema de Regime, é neste momento prioritário?
    Oh Patrice, deixa de chamar de estupido aos santomenses.

  6. EX

    26 de Setembro de 2024 at 12:36

    O Golpe esta em marcha.
    Estava a espera da Eleição no MLSTP, e ganhou quem ele queria.
    Agora a base esta montada para o golpe final

  7. Joao Batepa

    26 de Setembro de 2024 at 19:01

    Ai que novidade…

  8. ANCA

    27 de Setembro de 2024 at 10:59

    Podemos mudar a constituições que quisermos, o problema esta na psicologia, e sociologia do Homem e da sociedade São Tomense, o que nos remete para a família, a primeira instituição social, económica do país.

    Quer com isto inflectir os comportamentos e pensamentos do Homem São Tomense( a inveja, o ócio, a vaidade, mulherengo, homerengo, a poligamia, a preguiça, a irresponsabilidade, a malvadez,..etc),alertar que se jamais formos capazes a nivel do Sector da Justiça, da segurança e proteção, da educação, e apoios as famílias, de inverter este quadro de valores, difícilmente mudarenos as instituições, a sociedade, a comunidade o país.

    A cultura do preparo, da responsabilidade, da organização, do trabalho, do rigor, da responsabilização, sem olhar quem, nem o tem.

    Deve ser promovida pela instituições de justiça de segurança e protecção, para garantir, direitos, liberdades e garantias

    Pois que a constituição, é o documento que nortea a organização social, política, económica, financeira, cultural e desportiva de uma nação, país, nesta acepção temos que recordar de somos ilhas, com dupla insularidade, com mais mar do que terra( o que nos deve remeter para economia do mar, segurança e defesa territorial maritima, a protecção civil, a emergência), desafios enormes, nas infraestruturas energéticas, dos transportes, marítimos, aéreos, e rodoviários, mas tecnologias de comunicação e informação, na incubação de empresas e empresários, ou estado, que no futuro sejam capazes de internacionar servicos e productos nacionais, necessitamos de melhor ordenamento do território, bem como das actividades da população.

    É na família, onde se devia ou se deve apreender valores, de organização, de trabalho, de rigor, de responsabilidade.

    É nas instituições(remetendo para efectividade de pendor promoção pelas as de justiça, de segurança e protecção)que se devem implementar a pratica esta cultura, de organização, de trabalho, de rigor, de responsabilização pelos actos.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  9. Luís Miguel

    28 de Setembro de 2024 at 2:14

    Patrice Trovoada – 1. Suspeito de branqueamento de capital, envio de mais de 600 mil euros do erário público em dinheiro para ser depositado em libreville;
    2. Suspeito de ter desviado 30 milhões de dólares americanos;
    3. Suspeito de ter financiado o golpe de estado em 2003 e de ter ordenado assassinatos de Pinto da Costa, Fradique e Oscar Sousa;
    4. Suspeito de ter comprado em seu nome os barcos pixi ndala e os barcos de patrulha;
    5. Foi roubado na sua residência pelo seu segurança uma quantia avultada,o que faz antever lavagem de dinheiro;
    6. Fez negócio consigo próprio no caso da aquisição pelo estado (seu governo) do novo edifício destinado ao supremo tribunal de justiça. Negócio que está a ser alvo de uma sindicância;

    6. Perdoou impostos à Rosema para depois tomar conta da empresa dando ordens aos coitados dos irmãos que fazem tudo que ele lhes pede;
    7. Vai promover uma reforma monetária envolvida em suspeita de crime. Segundo uma denúncia existe contrafacção das novas notas prontas para entrar no sistema beneficiando o ADI. Acção promovida pelo próprio Patrice Trovoada. A velha dobra que vai sair de circulação, vai voltar a entrar com a colaboração do senhor Governador do Banco Central.
    Perante tudo isso dou os meus parabéns ao dr Olegário pelo artigo. Os partidos políticos, a sociedade civil deverão mobilizar se para desmascarar esse mentiroso e corrupto primeiro-ministro. – Recordando as falcatruas de Patrice Trovoada num comentário postado por um cidadão santomense, no dia de Natal, no Téla Nón – A propósito o artigo intitulado Crónica de um Golpe Institucional anunciado De Olegário Tiny 20/12/2017

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top