Assinalam-se hoje 50 anos da assinatura do Acordo de Argel, que abriu caminho à independência de São Tomé e Príncipe.
O acordo, rubricado entre o Estado Português e os representantes do arquipélago, marcou para o MLSTP, o partido que representou São Tomé e Príncipe no processo, o triunfo da determinação, da unidade e da luta pela autodeterminação do povo são-tomense.
Para o MLSTP, conhecido como o ‘partido da independência’, este marco histórico reafirma a força dos valores de liberdade e soberania que definem a identidade da nação são-tomense.
“Neste dia de grande significado histórico, prestamos homenagem a todos os heróis e heroínas que contribuíram para a conquista da nossa liberdade. Que o espírito de união e resistência que guiaram os nossos antepassados inspire as gerações atuais e futuras a trabalhar com coragem e determinação, pelo progresso, bem-estar e desenvolvimento de S. Tomé e Príncipe” – lê-se no comunicado do partido.
O MLSTP convida todos os cidadãos a refletir sobre o significado da data e a renovar o compromisso com os valores da justiça, da paz, da solidariedade e inclusão que, somados a unidade, disciplina e trabalho, constantes do brasão do Estado Santomense, constituem os pilares sobre os quais se fundaram a República Democrática de S. Tomé e Príncipe.
José Bouças
Célio Afonso
27 de Novembro de 2024 at 14:58
Kkkkkkk