O MLSTP quer que o Ministério Público analise com urgência todos os contratos assinados pelo governo da ADI nesta legislatura. O maior partido da oposição alega que esses acordos causam prejuízos ao interesse nacional.
A reação surge após o anúncio da Tesla STP de que vai cortar o fornecimento de energia elétrica à EMAE já a partir de quinta-feira.
Para o MLSTP, a ameaça da Tesla STP é motivo de preocupação, sobretudo por se tratar do mesmo grupo empresarial a quem o governo da ADI confiou setores considerados estratégicos e estruturantes para o país.
“Este episódio confirma as preocupações do MLSTP, expressas tanto nos requerimentos apresentados ao Tribunal de Contas quanto nos debates parlamentares, sobre a assinatura de contratos prejudiciais pelos sucessivos governos da ADI/MCI/PUN, sem qualquer concurso público, como parece ser o caso do contrato com a empresa SCATEC, que deverá beneficiar do donativo do Banco Mundial destinado à produção de energia em São Tomé e Príncipe”, afirmou Hélder Joaquim, Secretário-Geral Adjunto do partido.
O maior partido da oposição em São Tomé e Príncipe insta o Ministério Público a agir com urgência, alegando que os contratos assinados pelo governo da ADI representam sérios prejuízos para o interesse público.
“O MLSTP exorta o Ministério Público a priorizar a análise dos contratos públicos assinados nesta legislatura, que indicam graves prejuízos ao interesse nacional, garantindo que eventuais irregularidades sejam devidamente investigadas e que as responsabilidades sejam apuradas.”
O MLSTP defende a revisão do contrato com a Tesla, sublinhando a importância do reequilíbrio financeiro, da transparência, da segurança jurídica e da defesa dos interesses do país.
José Bouças
Madiba
18 de Junho de 2025 at 11:09
ADI, MLSTP, PCD, MDFM e outros partidos tradicionais têm a mesma lógica de governação. Há 50 anos que vêm governando este país. E o quê que mudou? É só roubo, atrasos generalizados: na economia, infraestruturas na educação, na saúde, na cultura, etc. Se nós santomenses estivermos à espera de mais um governo dentro daquela lista tradicional de partidos políticos, o resultado será o mesmo. Mesmo que venha uma outra cara, desde que seja dentro destes partidos, vai ser a mesma coisa. Ladrões, egoístas, nepotismo, compadrios, vendedores da pátria, falsificadores de contratos, caloteiros, falta de escrúpulos e não sei mais o quê. Eu defendo outra alternativa político-partidária, com gentes que nunca passaram nos partidos políticos e que queiram de facto, ver este país a mover para cima, a se modernizar.
Mandioca
18 de Junho de 2025 at 15:36
Necessidade de afastar estas corjas, outro modelo,outras pessoas,…a sociedade civil São Tomense, deve-se mobilizar, com gente capacitada, concorrer, para efectivamente juntos reformular-mos este país,modernização