Eleições presidenciais

Elsa Garrido oferece 30 mil máscaras para saúde e denuncia a compra de consciência

 

«É importante que o povo de São Tomé e Príncipe compreenda, que uma das funções básicas de um ou uma Presidente da República é proteger a população

Foi com esta declaração que Elsa Garrido, candidata às eleições presidenciais, entregou ao hospital central Ayres de Menezes, um lote de 30 mil máscaras de protecção facial, para prevenção contra a Covid-19.

Numa semana em que o país registou pela primeira vez nos últimos 3 meses, 6 casos de Covid-19 em apenas 24 horas, Elsa Garrido levou solidariedade para cada cidadão santomense, que recorre ao centro de saúde.

«Hoje (quinta – feira) tivemos a humildade de oferecer ao hospital Ayres de Menezes, 30 mil máscaras como forma de aliviar esta carência de máscaras. Soubemos também que o centro de saúde de Mé-zochi não dispõe de máscaras, por isso vamos fazer a mesma entrega em Mé-zochi..», declarou.

Ajuda voluntária e solidária ao sistema nacional de saúde, é um comportamento tradicional de Elsa Garrido. Antes de criar e liderar o partido Verde de São Tomé e Príncipe ofertou medicamentos, insumos e equipamentos médicos ao hospital Ayres de Menezes. A corporação de bombeiros de São Tomé beneficiou de uma viatura nova para combate aos incêndios.

Uma activista social, que no ano 2017 entrou em greve de fome, até que as autoridades governamentais, suspendessem o projecto para introdução de milho híbrido ou transgénico em São Tomé.

Elsa Garrido afirma-se como combatente pela santomensidade. Na luta pela conquista do cargo de Presidente da República, estende a mão solidária aos seus conterrâneos, e os alerta contra a maldade dos políticos que só apostam na compra de consciência, um acto de criminalidade eleitoral, conhecido em São Tomé, como “BANHO”.

«Quem tem dinheiro para comprar consciências, quem tem dinheiro para esbanjar no terreno, deve normalmente ter meios suficientes para apoiar o hospital Ayres de Menezes, e apoiar os centros de saúde nesta questão da pandemia..», referiu.

Apesar dos impactos económicos da Covid-19, um e outro candidato tem exibido nesta campanha para as eleições presidenciais, meios financeiros, proibitivos para um país que está a viver da ajuda financeira internacional, com índice de pobreza crescente, ao ponto de ser o Banco Mundial, a dar apoio financeiro directo ao exército de pobres que a Covid-19 gerou no país.

Elsa Garrido, que ofertou máscaras ao hospital central, para a população se proteger da Covid-19 atacou os políticos que abrem rio de dinheiro para compra de votos e de consciências.

«Porque se tem dinheiro para distribuir no terreno, e termos centros de saúde com carências de máscaras, e não são coerentes em oferecer esses elementos básicos para a saúde pública, quer dizer que aí tem alguma anomalia…. Ou é malvadez, ou é feitiçaria…», pontuou Elsa Garrido.

Candidata apoiada pelo Partido Verde, Elsa Garrido, diz que quer ser a esperança para São Tomé e Príncipe.

«Caso façam confiança de votarem no quadradinho 13 cuidarei deste país como uma mãe e os seus filhos», concluiu.

O leitor tem acesso ao projecto de sociedade de Elsa Garrido. Foi a primeira pessoa a anunciar a sua candidatura às eleições presidenciais de 2021. Fê-lo em Dezembro de 2020.

MANIFESTO-PRESIDENCIAL-word-2

Abel Veiga

    21 comentários

21 comentários

  1. Povinho

    9 de Julho de 2021 as 7:33

    Isto é uma das estratégicas da sua campanha para ganhar votos, e não critica a do outro se distribui dinheiro ou não. Eu pergunto ; onde é que a shra conseguiu tanto dinheiro para ofertar na saúde máscaras, ensumos e até uma viatura nova para o combate aos incêndios? Porquê que não foi feito antes que só agora na campanha está a fazer? Eu também não concordo com o sistema de distribuição de dinheiro e compra de consciência, quem tem, faz o que acha que deve fazer. Como foi que criaste o seu partido? Não foi através da diaspora levando dinheiro dos emigrantes são-tomenses até agora sem explicação cabivel? Quando ganhar as eleições (se ganhar) não se esqueça de devolver o aquilo que recebeu ilicitamente para construir o seu partido.

  2. Bernardo Vasconcelos

    9 de Julho de 2021 as 7:47

    Desculpa que vos diga mas vocês pretos não querem mudar! Uma candidata à presidência da república a falar de feitiçaria! Por amor de Deus . Os pretos vão sempre estar atrasados na mente!

    • Povinho

      9 de Julho de 2021 as 19:04

      Bernardo, você deve ser um racista autêntico. Essa cor que chamaste de preto fez mal a ti ou sua família? Deixa de desprezar raça ou a cor que não tem nada a ver. Isso já é ataque a raça e não a pessoa.
      Seja educado.

    • Tiago C

      10 de Julho de 2021 as 14:49

      Peço ao tela non que retire o comentário racista de este senhor .. somos todos iguais , independentemente da cor , cultura e género .

      Escreve-te um “branco”!

      Comentário ordinário

      • Bernardo Vasconcelos

        13 de Julho de 2021 as 18:21

        TIAGO C.

        Isto do género, uma está a dar cabo da Europa. Espero que os pretos prestem atenção aos “ branco” como tu. Há coisas que vão mexer ainda mais com os poucos valores que restam aí!
        Boa sorte!

        Ps. Lembra que o teu comentário não agrega nenhum valor por inserires a palavra branco. Cuidado para que não seja mal interpretado como arrogância! Pense bem!

    • Zagaia

      24 de Julho de 2021 as 19:39

      Senhor Bernardo, tem que ter cuidado com o que diz….
      Em vez de dizer preto, diga Aricano, que a conotação não é racista.
      Um bemm haja

  3. mezedo

    9 de Julho de 2021 as 9:22

    Não sou apoiante desta Candidata, mas elogio o gesto muito bem feito por ela como politica preocupada com saúde da população.
    Enquanto a Candidata fez isso entregou 30 mil mascaras a Hospital Central senhor fulano esta dando dinheiro avultado aos Cambistas, Motoqueiros, Palaiês e outros altos dirigentes do País, para conseguir ser Presidente a todo custo, e não entrega uma mascara um paracetamol uma aspirina ao Hospital Central ou seja ao Ministério da Saúde.

    O Povo deve refletir no dia 18 e dizer não a esses malandros.

  4. Gregorio Furtado Amado

    9 de Julho de 2021 as 11:42

    Um bom exemplo a esses sanguessugas. Onde estão o posser, a Maria das Neves, o delfim esbanjador e esses corruptos todos? Só querem é desgraçar s.t.p. Onde para J.B.J. também pra dar exemplo? Bando de miseráveis que só querem viver a custa do país e do povo.

  5. Matabala

    9 de Julho de 2021 as 14:09

    Esta senhora fez que passou fome por causa do milho…Não diz nada agora sobre o projecto da canabis? Este já acha bem?Gostaria de ouvir uma palavra desta candidata sobre o assunto.

    • Joaquim

      10 de Julho de 2021 as 14:02

      ela estragou a cooperação entre STP e china……
      ela parece inteligente,mas é verdade que é uma pessoa típica com qualidades de três “A”,atrevida, arrogante e asno.

  6. Bernardo Vasconcelos

    9 de Julho de 2021 as 14:42

    Sounds opinião que os Europeus chegaram ao nível de desenvolvimento precisamente porque porque comeram não pela democracia mas pela monarquia, poder absoluto benigno na maioria, ao progresso, económico e militar. Os Africanos foram do colonialismo directamente ao democracia… interessaste que os decadência do West( EUA , EU) frente a China por exemplo, e óbvia. O pensamento e estratégias a curto prazo sem uma plano a long prazo que cainhara além dos imediatismos é catastrófico. É preciso ir além do partidos e dos governação curto prazo sem claro entrar em ditaduras maléficas. Os pretos importaram conceitos que não entendem e não páram para análise?

    • Povinho

      9 de Julho de 2021 as 19:07

      Só tens comentários racistas.
      Não muda nada.

    • Seabra

      9 de Julho de 2021 as 21:37

      Bernardo VASCONCELOS, o seu português é medíocre, direi mesmo PÉSSIMO, o seu raciocínio é NULÍSSIMO…enfim!
      Quem é você de verdade? Porque se está a querer se fazer passar por um português WHITE?
      Todo você é BAIXARIA.
      Bem haja!

      • Bernardo Vasconcelos

        13 de Julho de 2021 as 17:32

        Seabra

        Obrigado mas Não disseste nada. Gostaria de aprender mais consigo mas só aprendi 3 palavras: PÉSSIMO, NULÍSSIMO e BAIXARIA. Infelizmente só se escapa uma.

        NULÍSSIMO e BAIXARIA não é Português (EU).

        Se precisássemos mais provas do que digo: PRETOS!

        Ps. Queira fazer uma crítica não não só usar palavras do seu português não existente.

        Sim pesquisei o dicionário Português! Chama-se pesquisa antes de escrever

    • Lima

      11 de Julho de 2021 as 6:12

      Os pretos que estas a criticar dizem-te que aprendas tambem a comunicar com eles porque ,se nao sabes escrever em portugues escreva em dialeto assim a gente mostra-te o caminho de respeito e de educacao e o que é cultura.
      1-Quem es tu?
      2-O que queres dizer com o teu comentario?
      3-Se nao es africano fica sabendo que em qualquer pais do mundo exste pessoas com essa cultura de feiticaria.Portanto nao é so questao de negro ou nao.Cultiva-te um pouco mais BRANCO
      4-Sabias que sem a riqueza que seja ela a materia prima quer dizer, tudo o que te permite de viver hoje convencido que é fruto ďo teu pais vem do mundo,das terras, do negro?Sabes que ate o preservartivo que usas e se tens inteligencia de os usar provem de materias da terra do negro?Sabes que se hoje tens um televisor em casa ele é composto de materias vindas da terra do preto?
      Sabes que muitos avancos tecnologicos que existem na tua terra é experimentadp antes no corpo do negro?
      Sabes que se o negro nao tivesse sido explorado ,levado de forca para que os teus pudessem adquerir o que teem hoje é gracas ao negro?
      Entao,nao te armes em inteligente;nao te armes em rico sobretudo intelectual porque es pobre no campo de inteligencia.
      Se muitas coisas que te permitem viver hoje é do negro entao eu digo-te:quando se apanha uma mulher que ja tem filhos ou gostas dela com o seu filho ou vais procurar uma outra.Tu nao podes e nem deves maltratar aquilo que faz parte dela.A feiticaria faz parte da cultura dos pretos ,entao ou aceitas ou desapareces.
      Conheca bem a tua miseria intelectual.Tu ainda estas muito pobre para dar licoes senhor BRANCO.
      Quando morreres da o teu cerebro para a ciencia entao poderao verificar a diferencia de cores entre o pequeno cerebro do negro e o teu grande cerebro de BRANCO.
      Nao te chega aproveitar ficando calado?Tenta plicar o teu conselho a ti mesmo.Eu espero que nao seja por racismo que levou-te a fazer esse comentario mais sim por falta de,repito :1-inteligencia;2-capacidade intelectual.Fica sabendo que sao duas coisas diferentes.

      • Bernardo Vasconcelos

        13 de Julho de 2021 as 18:10

        1-Quem es tu? – QUEM ÉS TU? LIMA ??
        2-O que queres dizer com o teu comentario?
        LEIA BEM
        3-Se nao es africano fica sabendo que em
        qualquer pais do mundo exste pessoas com essa cultura de feiticaria.Portanto nao é so questao de negro ou nao.Cultiva-te um pouco mais BRANCO
        LEIA BEM. NÃO ME LEMBRO DE TER OUVIDO UM CANDIDATO PRESIDENCIAL A FAZER ESSE TIPO DE COMENTÁRIO. Não quer dizer que feitiçaria seja singular aos africanos.

        4-Sabias que sem a riqueza que seja ela a materia prima quer dizer, tudo o que te permite de viver hoje convencido que é fruto ďo teu pais vem do mundo,das terras, do negro? METIRA BARATA. Veja o significado da palavra TUDO!

        Sabes que ate o preservartivo que usas e se tens inteligencia de os usar provem de materias da terra do negro? MENTIRA ! SÃO FEITOS COM latex polyurethane polyisopren. Se falas de preservai-vos alimentares posso te esclarecer!

        Sabes que se hoje tens um televisor em casa ele é composto de materias vindas da terra do preto? REFERES-TE AO COLTAN. Isso não prova nada a não ser que tem algo que nada fizeram para merecer!

        Sabes que muitos avancos tecnologicos que existem na tua terra é experimentadp antes no corpo do negro? PROVA? Quais Avanços! Isso é para te orgulhares? Triste tu!

        Sabes que se o negro nao tivesse sido explorado ,levado de forca para que os teus pudessem adquerir o que teem hoje é gracas ao negro?
        MENTIRA. Ficaria mais caro, só isso!

        Entao,nao te armes em inteligente;nao te armes em rico sobretudo intelectual porque es pobre no campo de inteligencia.
        Se muitas coisas que te permitem viver hoje é do negro entao eu digo-te:quando se apanha uma mulher que ja tem filhos ou gostas dela com o seu filho ou vais procurar uma outra.Tu nao podes e nem deves maltratar aquilo que faz parte dela.A feiticaria faz parte da cultura dos pretos ,entao ou aceitas ou desapareces. NÃO ENTENDO ESSE COMENTÁRIO. Desculpa deve ser algo dos Africanos?

        Conheca bem a tua miseria intelectual.Tu ainda estas muito pobre para dar licoes senhor BRANCO.
        Quando morreres da o teu cerebro para a ciencia entao poderao verificar a diferencia de cores entre o pequeno cerebro do negro e o teu grande cerebro de BRANCO.
        Nao te chega aproveitar ficando calado?Tenta plicar o teu conselho a ti mesmo.Eu espero que nao seja por racismo que levou-te a fazer esse comentario mais sim por falta de,repito :1-inteligencia;2-capacidade intelectual.Fica sabendo que sao duas coisas diferentes.

  7. Bernardo Vasconcelos

    10 de Julho de 2021 as 17:00

    Sim tem razão devia ter escrito na minha língua mais fluente mas talvez não compreenderia… de qualquer forma, sinto muito por esse país bonito ( embora considero a Caraíbas mais muito mais bonito(Jamaica principalmente)! Mas essencialmente penso:

    1. Criem empregos para jovens
    2. Criem roças grandes para capacidade de alimentação da população e exportem o restante
    3.Parem imediatamente com a destruição do único bem que têm- floresta- sim ,porque o mar não vos pertence- não têm capacidades de o supervisionar muito menos explorar ,
    4. Quando tiverem dinheiro de exportação comecem a investir na educação das crianças. Horas longas de escola (8-18h com lições
    Virtuais de nível internacional. Façam isso durante 10 -15 anos. Escola ensinar também ética e maneira de estar e comportar para combater a falta de disciplina moral e parental que está fragmentada pela falta de controlo sexual do vosso povo…. Africanos em geral com suas tendência de bigamia (muitas mulheres)
    5. Esqueçam os grandes projectos porque não tem capacidade para gerir. Comecem pequeno a fazer pequenas coisas bem feitas!

    Eu estarei de olho em vocês

    • Seabra

      11 de Julho de 2021 as 3:10

      VASCONCELOS fdp vai pakispariu, sr. pedófilo perverso. Nós é que estámos com olho em si…é nas caraíbas que você vai praticar as suas perversidades. Se manhe de DAR O FORA porque se o descobrimos vamo-nos cuidar daquilo “que diz ter de macho”. Você é um vagabundo, um safado sem identidade, sem raça…você é uma coisa HÍBRIDA,sem eira nem beira,um FRUSTRADO,COMPLEXADO, TARADO,SAFADO DESGRAÇADO.
      Bem haja!

    • Joaquim

      12 de Julho de 2021 as 5:06

      o senhor Bernardo Vasconcelos,

      você não consegue acordar aquele que está a fingir de dormir.

  8. Povinho

    10 de Julho de 2021 as 21:08

    Bernardo (o branco) quer exportar o sistema europeu para o nosso país? Têm inveja porque fazemos a diferença no mundo com o nosso leve leve. Não traga para nós a fadiga, o stress e o materialismo europeu porque não precisamos deles. Somos pobres mas felizes mesmo assim. Quando aprender a ter expressões menos racistas a tua memória começará a refletir-se melhor.

    • Bernardo Vasconcelos

      13 de Julho de 2021 as 17:46

      Povinho

      Ok. Então do que se queixam? Sim, estive quase 1 ano em São Tomé e só ouvi queixas de forma geral!

      “Somos pobres mas felizes”

      A pobreza nunca trouxe felicidade, é mentira dos BRANCOS, perpetuado principalmente pelo catolicismo romano que dominou até ao século 20 as mentalidades do sul da Europa principalmente e quase todos os PRETOS como tu, em África. O problema é os PRETOS não sabem criar riqueza porque riqueza só se cria de duas formas: GÉNIO OU SAQUE ,. Trabalho em si não traz riqueza se não for estratégico!

      Os pretos não praticam nem um nem outro. Mas cobiçam riqueza. Consequência: venderiam o seu irmão, por Tita e meia( escravatura) hoje em dia por um Mercedes Benz ! outra
      Consequência: Corrupção extrema! Políticos de São Tomé!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo