Eleições presidenciais

País aguarda pela aprovação da lei especial que marca a data da segunda volta das eleições

A realização da segunda volta das eleições presidenciais, ainda não tem uma data fixa e aprovada por lei. O Téla Nón apurou que a Comissão Eleitoral Nacional, propôs à Assembleia Nacional a realização da segunda volta das eleições presidenciais no dia 29 de Agosto.

No entanto, o Téla Nón sabe que a Assembleia Nacional prometeu reunir-se nesta terça feira, dia 10 de Agosto, ou no dia 12 de Agosto quinta-feira, para analisar e aprovar a proposta da Comissão Eleitoral Nacional. Uma proposta que deverá ser transformada pelo parlamento numa lei especial, que fixa 29 de Agosto como data para realização da segunda volta das eleições presidenciais. A lei especial deverá posteriormente ser promulgada, pelo Presidente da República e publicada no Diário da República.

Carlos Vila Nova apoiado pelo partido ADI, e Guilherme Posser da Costa, apoiado pelo partido MLSTP, são segundo os resultados definitivos das eleições presidenciais de 18 de Julho, os dois candidatos que deverão disputar a segunda volta das eleições.

O sorteio feito pelo Tribunal Constitucional, colocou Carlos Vila Nova no primeiro quadradinho e Guilherme Posser da Costa no segundo quadradinho do boletim de voto.

O Téla Nón apurou que a Comissão Eleitoral Nacional, já encomendou os boletins de voto para a segunda volta, e deverão chegar ao país no próximo sábado. A Comissão Eleitoral Nacional prevê para 20 de Agosto, o arranque oficial da campanha eleitoral, para a segunda volta das eleições presidenciais.

A crise/impasse eleitoral que se instalou em São Tomé e Príncipe, após a divulgação pela Comissão Eleitoral Nacional dos resultados provisórios das eleições presidenciais de 18 de Julho, provocou pela primeira vez na história da democracia no arquipélago, uma grave alteração do calendário eleitoral, que põe em causa também o cumprimento do mandato do Presidente da República Evaristo Carvalho.

Pela primeira vez, o novo Presidente Eleito, não poderá ser investido no dia 3 de Setembro.  Situação que segundo uma fonte do Téla Nón, obriga a Assembleia Nacional, a produzir uma lei especial que prorrogue o mandato do actual Presidente da República, para depois de 3 de Setembro.

Segundo a fonte do Téla Nón, a prorrogação do mandato do Presidente Evaristo Carvalho, é outro assunto, que os deputados a Assembleia Nacional deverão resolver nos próximos dias.

Abel Veiga

 

    15 comentários

15 comentários

  1. Bandalheira

    9 de Agosto de 2021 as 9:11

    Sr Delfim Neves, Sr Osvaldo vaz, Sr Osvaldo Abreu, Sr Gabidul, Sr Chico Pardalo banana de Jorge Bom Jesus, Sr Hilário Garido e Sr Daio a vossa hora está a chegar. Ficam preparados para passar alguns dias na cadeia.

    Vila nova vida nova

    • António Matias

      9 de Agosto de 2021 as 21:58

      Quem vai estar na cadeia não serão eles. PODEM ESCREVER.
      Serão muitos de vcs que têm problemas pendentes com a justiça.

      • Guiducha

        10 de Agosto de 2021 as 14:35

        António Matias e Diokino, concordo plenamente convosco quanto o eventual regresso da DITADURA do governo precedente, que jamais queremos ver em STP.Mas o que pode nos vir a ser útil ,se por acaso a porca não torcer o rabo, é de ter o Patrice TROVOADA aqui para que possámos desta vez entregá-lo junto da justiça e/ou do povo e pôr um termo, definitivamente,deste mal e da sua política ou seja,da sua ideologia instaurada de CORRUPÇÃO, ÔDIO, RANCOR, CRIMES,RIVALIDADE,ROUBO dos bens do Estado,especialmente da DITADURA & TOTALITARISMO.
        Há males que vêm para o bem.
        Queremos o PT em STP…se ele se sabe inocente de tudo que citámos, que venha dar a cara…isto é de ele tem “les couilles en place”.

    • Fuba com bicho

      10 de Agosto de 2021 as 0:27

      AFINAL objectivo é esse? Prender pessoas arranjar confusões neste pobre país? Não contem mais com meu voto, serei obrigado a votar para o Sr nhonó.

    • Rei vai chegar, muito choro

      10 de Agosto de 2021 as 9:11

      Esqueceste do Américo Barros o bandido do banco Central, celestino outro ladrão da EMAE, Diogo o feiticeiro ladrão da ENAPORT, Sr incompetente bandido ladrão Iazalde da ENAPORT o tal aprendiz de feiticeiro do Sr Diogo, o corrupto incorrigível Sr Gaudencio da mais o seu Diretor palhaço Sr Osvaldo Monte verde. A lista é longa, depois da posse do nosso Presidente Carlos Vila nova esses senhores vão ver com quantos pregos faz-se uma casa de vanplega.

      Bandos de gatunos.

      Vila nova vida nova

  2. Diokino

    9 de Agosto de 2021 as 11:18

    Temos a possibilidade de votar ou rejeitar o regresso dos drones, escutas telefónicas abusivas, Ninjas, militares ruandeses, velhas notas de 200 dobras, lapidação do dinheiro da Segurança Social e assassinatos misteriosos

  3. Matabala

    9 de Agosto de 2021 as 12:01

    É melhor puxar cadeira para sentar a espera dessa NM para fazer entrar lei na AN. Esses querem sabotar coisa desde que perceberam que ADI com o seu candidato estava a destacar muito dos outros….Estão apavorados e tem aqui mais uma chance para travar processo. Como anulação de eleições não resultou estão tentar prolongar mandato de PR para mandar eleições gerais próximo ano…mas POVO ESTÁ ATENTO CAMARADAS

  4. Gregorio+Furtado+Amado

    9 de Agosto de 2021 as 12:27

    Porquê o alargamento tão longo se o atraso foi só de uma semana? Será que estao a tramar outra estratégia para substitur a que falhou? No nosso país sempre prevalesceu a paz. Por isso peço a todos politicos desta terra para não colocar as suas ambições no primeiro lugar e colocar os santomenses no segundo porque o que se fala na nossa praça se for verdade pode fazer surgir uma nova revolução aqui nesta terra porque tudo deve ter um limite. Espero que a minha opinião sirva para ajudar os políticos a repensarem as suas estratégias.

  5. Fuba cu bixo

    9 de Agosto de 2021 as 15:00

    República das bananas chefiado por um thimbotô Bana mão.

    • Lucas

      10 de Agosto de 2021 as 16:40

      Fuba por favor
      A banana não tem culpa

  6. Santomense

    10 de Agosto de 2021 as 6:43

    Não há muito que dizer, mas sinceramente, meus senhores, ate os boletins de voto o nosso pais tem de encomendar ao estrangeiro? Grande independência! Todos estes políticos corruptos deviam ter vergonha.

  7. Célio+Afonso

    10 de Agosto de 2021 as 7:30

    STP, quem te viu, quem te vê.
    Malditos interesseiros, oportunistas cobertos com a capa de políticos.
    Até quando???

  8. Manuela Pedroso

    10 de Agosto de 2021 as 8:25

    E quem irá pagar estes atrasos todos, este dano causado ao país ao nível nacional e internacional.
    Qual será o papel do senhor Delfim Canabis Giba, e seus comparsas Pascoal Daio e Garrido? Será que este Chefe de Canabis irá continuar na Assembleia. Será que estes dois comparsas irão continuar no Tribunal Constitucional? Não é também já a hora para se discutir o futuro destes terroristas?
    Vem ai uma nova eleição para o ano que vem. Será que estas figuras ainda vão continuar no lugar cimeiro de decisão das eleições legislativas?
    Um Governo, uma Assembleia, um Tribunal constitucional, uma Comissão Eleitoral Nacional, todos compostos apenas com decisores de PCD e MLST, organizam e executam as eleições, e são os mesmos, MLSTP, PCD, Tribunal constitucional que alegam que houve fraude. Como é possível???
    Isto é para demonstrar que a fraude já estava toda preparada por esta camarilha, mas que o povo decidiu intervir e dar um cartão vermelho aos mesmos. Não contaram com a reação do povo, e agora andam a chorar.
    Com o numero de votos que o Vila Nova teve, e que irá ser duplicado agora na segunda volta, nem que todos o resto dos dezoito candidatos, mais os porcos do Partido Trabalhista, CODO, e companhia limitada, nunca irão chegar ao calcanhar de Vila Nova.
    Peço ao povo para estar vigilante, e à equipa do candidato Vila Nova para estar vigilantes na mesa, pois agora sim é que estão a preparar para a fraude massiva, mas povo irá estar lá para decidir.
    Viva a Democracia… Viva STP

  9. Diokino

    10 de Agosto de 2021 as 19:22

    Aviso aos delegados de mesa, não aceitem bebidas e nem almoços

  10. Diokino

    11 de Agosto de 2021 as 9:31

    Votem Vila Nova que terão uma “hora nova”. Vamos acordar mais cedo, sol de meio dia as 11 da manha e o pais não entra tão cedo na escuridão.

    Teremos internet de borla para todos os jovens poderem navegar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo