O lema escolhido este ano pela OMS para celebrar o dia mundial de luta contra o SIDA é “Zero novas infecções, Zero Óbitos por HIV/SIDA e Zero Descriminação”. o acto central das comemorações teve lugar na cidade de Neves presidido pelo ministro da saúde e assuntos Sociais e porque se tem verificado segundo as ultimas estatísticas um aumento de casos de infecções nas áreas rurais do pais por isso a escolha do distrito de Lemba para esta Comemoração.
Apesar da prevalência de 1,5 % do caso de HIV/SIDA na população geral, desde 2005 que as autoridades sanitárias nacionais têm envidado todo o esforço para combater este flagelo.« Os últimos dados nos apontam para um aumento da epidemia no mundo rural então temos que começar a incentivar esforços na informação e sensibilização da população das zonas rurais , neste momento nós temos a prevalência 1,5% na população geral.» Explicou Alzira do Rosario Directora do Centro Nacional de Endemias.
O ministro da saúde e assuntos Sociais que presidiu ao acto foi quem deu o pontapé de saída na na testagem voluntária no local disse que todo o cidadão deve conhecer o seu estado serológico e aproveito para deixar uma mensagem a nação « Aproveito a oportunidade para convidar todos os cidadãos a conhecer o seu estado serológico ou o de seja o seu estado de saúde» Disse Carlos Gomes Ministro da Saúde e Assuntos Sociais, para depois apelar a consciência nacional. « Tomem a consciência de que o SIDA existe de que SIDA mata e se existe e mata temos que ser mais responsáveis nos nossos comportamentos e nas nossas atitudes tendo em conta as consequências negativas que o SIDA traz, », apelou.
Apesar da doença continuar a matar principalmente em África, segundo o coordenador do programa nacional de luta contra o SIDA em São Tomé e Príncipe regista-se uma diminuição desta infecção.« Com relação a situação epidemiológico nota-se um declínio uma diminuição da infecção a semelhança também dos outros países, a prevalência nacional em São Tomé e Príncipe é de 1,5 %» garantiu Bonifácio Sousa Coordenador do programa Nacional de Luta Contra o SIDA.
Ainda no dia mundial de luta contra o SIDA o Director Regional da OMS para África proferiu uma mensagem ao mundo. Luís Sambo disse que o aumento do acesso ao tratamento para o HIV reduziu o numero de pessoas vitimas de causas relacionadas com o SIDA.
Sónia Lopes
dhaniel Pires
3 de Dezembro de 2012 at 18:05
é sempre bom termos conhecimento do caso no país e desmaterializar a nossa mente quanto a ignorancia que damos a esta epedimia!! é sério e mata por isso temos todos que previnir!! Amar os próximos como a nós mesmo, mas antes temos que ter um amor prórpio a nossa saude!!
Paulo queiroz
5 de Dezembro de 2012 at 13:25
Registei com agrado esta notícia, mas acho ariscado dá a notícia de diminuição, pode levar as pessoas a se negligenciarem e acharem que á partir de agora podem estar mais a vontade