Destaques

11 cidadãos enviaram missiva  ao Papa e mais ….

Ao Santo Papa Francisco como dizem na missiva, mas também ao secretário-geral das Nações Unidas, ao Presidente da União Africana, ao Presidente da União Europeia, ao Presidente dos Estados Unidos de América e também enviam a mesma missiva ao Secretário Executivo da CPLP.

Os 11 cidadãos chamam assim a atenção do mundo para uma alegada “ditadura fascista” que tomou conta de São Tomé e Príncipe, desde a queda do Governo da ADI liderado por Patrice Trovoada.

Dentre as características da alegada “Ditadura Fascista” que se instalou em São Tomé e Príncipe, os 11 cidadãos apontam ao Papa Francisco e as demais individualidades internacionais, o facto do líder da ADI, Patrice Trovoada ter sido «forçadamente expatriado no estrangeiro».

Para além de ser acusada de ter forçado o expatriamento de Patrice Trovoada a alegada “Ditadura Fascista”, que se instalou em São Tomé e Príncipe, é indicada como estando a privar ao povo o contacto e convívio com o seu líder que está exilado forçosamente. «Para além de ser Presidente do partido maioritário é de facto líder mais desejado por maioria do povo de São Tomé e Príncipe», referem os 11 cidadãos na missiva endereçada a Barack Obama, ao Papa Francisco, a Ban Kin Moon secretário-geral das Nações Unidas dentre outras individualidades internacionais.

Manuel Pinto da Costa Presidente da República e Gabriel Costa Primeiro Ministro, são segundo os subscritores da missiva os dois principais mentores da alegada “Ditadura Fascista”.

Pinto da Costa que até agora não marcou a data das eleições previstas para este ano, é considerado como o líder da alegada “Ditadura Fascista”, que por causa da não marcação das eleições e do exílio forçado de Patrice Trovoada, lançou «sentimento de desânimo do povo de São Tomé e Príncipe face à não marcação das eleições legislativas e adiamento de eleições autárquicas e regionais pelo Senhor Presidente da República Manuel do Espírito Santo Pinto da Costa», precisa a missiva.

O país aguarda com expectativa a resposta ou reacção das individualidades e instituições internacionais que receberam  a missiva dos cidadãos que estão a lutar contra a alegada”Ditadura Fascista”, instalada no país.

 

Abel Veiga

    19 comentários

19 comentários

  1. Alberto Dines

    17 de Junho de 2014 as 5:09

    Não diria “Ditadura Fascista“, não é bem assim. Mas certamente estamos assistindo impávidos a construção de um Regime Totalitarista.
    O Presidente Pinto Costa está se comportando como um monarca da época medieval. Alucinado em concentrar todos os poderes da República em si, está correndo um sério de risco de não conseguir lavar a sua imagem e ser lembrado como Um Homem Mau, um político vingativo e um Estadista impopular, contestado pelo seu próprio povo.

  2. Eusebio Neto

    17 de Junho de 2014 as 8:37

    Viva a Democracia, viva a liberdade de expressão! Na verdade o mundo de hoje e muito mais atrativo e ao mesmo tempo divertido. So assim se pode entender a iniciativa dos nossos 11 compatriotas. Onze, repito 11 pessoas que se assumiram como porta-vozes de cerca de 200.000 cidadãos santomenses que constituem a população de S. Tome e Príncipe. Merece reflexão e deixa transparecer pouco ou nada que tem esses 11 para fazer pois, acredito, mesmo eles sabem que essa missiva nunca terá resposta da parte dos destinatários porque, estes realmente tem muito com que se preocuparem. Na verdade acho que não conseguiram transmitir realmente o que lhes pediram pois, o Patrice Trovoada vive em Portugal de sua livre vontade. Todos os registos da migração em STP garantem que o antigo PM nunca viveu em S. Tome e Príncipe enquanto não estivesse no poder. Todos nos sabemos que ele só vive neste pais quando estiver no exercício de algum cargo no governo: Assessor Diplomático, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Primeiro Ministro, etc. Desafio a todos a indicarem o período durante o qual Patrice Trovoada viveu em STP sem ser para exercer alguma função no governo!Quanto a chamada Ditadura Fascista, por favor, tenham do deste coitado povo que de “burro” não tem nada. Quanto a marcação das eleições, sou de opinião que, caso não seja cumprido o prazo imposto pela lei, em vez de estarmos a distrair o povo com cartas para o Papa, Obama, Bispos, Apóstolos, etc, nos organizemos e saiamos as ruas para exigir a marcação dos escrutínios. Para concluir, vincar que esse tipo de acção, jamais terá algum efeito e demonstra simplesmente falta de capacidade politica, de imaginação e de experiencia dos seus mentores/executantes. O Papa Francisco esta mais preocupado com milhares de desfavorecidos que existem no mundo e a atenção do Obama esta virada para a protecção dos interesses econômicos dos Estados Unidos no mundo, incluindo em S.Tome e Príncipe. Não acredito que eles estejam preocupados com o Patrice Trovoada.Viva a Democracia!

    • Vladimyr

      20 de Junho de 2014 as 9:35

      Gostei deste comentário.

      Só não entendo pq o pessoal tem tanto medo de colocar o seu verdadeiro nome..

    • mandja

      24 de Junho de 2014 as 1:17

      Muito bem analisado…é a verdade. Queira Deus que hajam mais como você. Continue! Gente como você, os Trovoada não enganam…São os piores de todos os homens políticos de STP, porque metem uns contra os outros, São ladrões, inimigos da pátria, sem sentimento patriota, não estão em STP para o bem do país mas sim deles. Se o Patrice Trovoada está fora de STP é para colocar os bens desviados do país para os interesses pessoais dele, únicamente…nunca foi perseguido!

  3. terra dos outros

    17 de Junho de 2014 as 10:31

    O Partido do ADI é partido de muito e muito malandros,não gostam de trabalharem, porque contam o dinheiro de Patrice Trovoada, dinheiro este que não sei aonde vem. Ele (Patrice Trovoada)é Santomense, mais porquê que o mesmo tem medo de Drº. Pinto da Costa e Gabriel Costa? Todos que já governaram em S.Tomé estão em S.Tomé, e por outro lado São Tomé e Principe não é composto de 11 elementos, somos quase 200.000 Santomenses e não ll, então significa que este 11 mais o Srº.Patrice Trovoada quer fazer mal aos Santomenses, devido falta de poder.- Malvado do ADI, fui.

  4. Gente Daqui Mesmo

    17 de Junho de 2014 as 14:41

    Eu tive que ler esta notícia três ou quatro vezes para eu saber definitivamente que se trata de S.T.P. Quem lê a notícia, pela primeira vez e vive cá em S.Tomé não acredita naquilo que está a ler ou pode pensar que se trata de um outro país.
    Juro que não acreditei, ao príncipio que se tratava de S.Tomé e Príncipe.
    Que eu saiba o ex-primeiro-ministro do ADI, Patrice Trovoada saiu de S.Tomé de livre vontade abandonado o país e o seu partido sem ninguém lhe obrigar a fazer isto. Ele foi embora para o exterior sem ninguém lhe obrigar a ir embora.
    Eu lembro que várias pessoas criticaram isto mas os militantes do ADI disseram que isto era normal e que não era preciso o líder do partido estar dentro do país a dirigir o partido porque hoje em dia há novas tecnologias que resolve este problema.
    Nunca ninguém disse que o senhor Patrice Trovoada estava obrigado a ficar lá no exterior. O próprio Patrice Trovoada deu entrevistas a dizer que estava melhor lá fora do que aqui dentro do país a dirigir o seu partido e que este problema não obstaculizava a ação do partido.
    Todas as semanas o Patrice Trovoada dava entrevistas numa televisão na Internet chamando todos os nomes ao senhor presidente da república, senhor primeiro-ministro e outros responsáveis políticos deste país. Nunca ninguém lhe fez mal. Ele continuou a dar as suas entrevistas, chamava ditador, corruptos e outros nomes aos responsáveis políticos nacionais.
    O ADI criou um site na Internet onde chama nomes aos outros políticos e cidadãos nacionais e no último artigo que eu li neste site chamou corrupto ao senhor Arzemiro dos Prazeres, ao primeiro-ministro Gabriel Costa, ao senhor Delfim Neves e outras pessoas. Ninguém fez mal a nenhum militante do ADI nem tão pouco ao seu líder que está no estrangeiro.
    O ADI tem um representante na R.D.P-África que é o senhor Abílio Neto que todos os fim-de-semanas passa a vida a criticar todos os elementos de outros partidos políticos nacionais. Que eu saiba ninguém fez mal a este senhor Abílio Neto e outros camaradas dele desta rádio.
    O ADI e um dos seus mais destacados militantes, padre Olinto, criou uma televisão cá no país que passa notícias das ações desenvolvidas pelo ADI e critica todos os outros partidos políticos nacionais. Que eu saiba nunca ninguém teve a ousadia de tentar fechar esta televisão.
    Que eu saiba mas nenhum partido nacional tem uma televisão na Internet, outra cá no país, um site na Internet e um representante na R.D.P-África mas o ADI tem tudo isto e ninguém lhe importuna. Que eu saiba mas nenhum partido político deu-se ao luxo de ter o seu presidente a viver no estrangeiro há dois anos.
    O ADI abandonou a Assembleia Nacional e contribuiu para desprestigiar este órgão de soberania e que eu saiba mas nenhum partido político nacional ousou fazer uma coisa desta neste nosso país.
    O ADI perseguiu a jornalista Conceição Deus Lima deixando-a sem possibilidades de desenvolver o seu trabalho profissional. Que eu saiba mas nennhum partido político nacional teve esta ousadia cá em S.Tomé.
    O presidente da bancada da Assembleia Nacional do ADI,Levy Nazaré, encheu a boca e disse na Assembleia Nacional que ele estava disposto a matar pessoas que se colocasse no caminho do ADI ou tentasse travar a onda vitoriosa do ADI. Mas nenhum partido político nacional ousou fazer uma coisa desta neste país.
    O ADI passa a vida a chamar corruptos, ladrões, ditador, etc. aos outros políticos nacionais e que eu saiba nunca estes políticos fizeram nada contra o ADI.
    Agora o que eu não percebo é que seja o ADI a reclamar, a fazer cartas para o PAPA, para OBAMA, para Nações Unidas, a apresentar queixas no Tribunal Penal quando é o ADI o partido mais radical que existe atualmente em S.T.P. Como é possível uma coisa desta, meu Deus? Eu não consigo compreender esta comportamento do ADI. Se existe alguém que deve queixar são os outros partidos políticos e não o ADI. É por isso que eu não compreedi a notícia ao princípio e acho que qualquer pessoa que vive cá em S.T.P nunca compreenderá esta notícia. Os papéis estão completamente trocados. Ninguém compreende que o ADI ataque os outros e no entanto se arme em vítima. Sinceramente que eu não posso compreender esta atitude. Eu até tinha uma certa simpatia para com o ADI mas com este comportamento eu fico perplexo e confuso.

    • Cobra Preta Velha

      17 de Junho de 2014 as 17:47

      Subscrevo tudo, com vírgula, aquilo que o senhor acabou de escrever. De facto eu sempre pensei que deveria queixar ao Papa, ao Obama, ao Tribunal Penal Internacional, ao Rei de Espanha, à Rainha de Inglaterra, ao Conselho de Segurança da ONUe outras instituições deveria ser os outros partidos deste país que têm sido muito mal tratados por ADI.
      Só quem não viu como esta gente tratou a nossa jornalista São Deus Lima.
      Só quem não viu a forma como o senhor Levy Nazaré tem se comportado na Assembleia Nacional ao ponto de desejar mortes de pessoas de outros partidos políticos e ter sacado arma em plena Assembleia pronto para disparar contra seus colegas. Onde já se viu uma coisa desta cá em S.Tomé? Tenho 62 anos e nunca tinha visto uma coisa desta.
      Ainda por cima com cara de sem vergonha vão apresentar queixa ao Papa e ao Obama? Isto é gozar com o povo deste país.
      Ainda há dias eu vi um tempo de antena deste partido ADI a chamar todos os nomes aos outros políticos deste país, insultando a torto e a direito e agora vêm dizer que estão a ser perseguidos? Isto é uma brincadeira ou quê? Sejamos sérios.

    • aderito

      20 de Junho de 2014 as 10:27

      Sr ou Sra Gente Daqui Mesmo!
      Não é só o Sr/Sra.
      Mesmo eu.
      Já perdi todo gosto por estes meus companheiros.
      Estou DECEPCIONADÍSSIMO.
      E declaro abertamente:
      !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!NÃO CONTEM MAIS NEM COMIGO,NEM OS MEUS FAMILIARES NEM OS MEUS AMIGOS NEM COLEGAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      E não esqueci o que nos prometeram,mandaram-nos fazer abaixo assinado lá na zona e desapareceram até hoje. E somos nós é que estão todos os dias a chatear para pagar dinheiro.

    • mandja

      24 de Junho de 2014 as 1:34

      Felizmente que há boas análises e que o povo saotomense nao tem à memória curta quanto à decisão de líder do A D I em comum acordo com os Nazaré Lévy, O Varela e outros membros de destaque aceitaram à partida dedo P.Trovoada, em comum acordo… Quem é ditador fascista e. GATUNO e rancœurs é sem dúvida à familia Trovoada. Eles devem bazar, definitivamente, de STP, porque à presença dela prejudica imenso, visto que destabelizam STP pelas intrigas, ódio, rancor, rivalidade,roubo etc.

  5. Iluminado

    17 de Junho de 2014 as 16:25

    Estes 11 bandidos perderam a noção da realidade, é triste ver o que as pessoas são capazes de fazer por causa de tostões. Nós santomenses temos de acordar para realidade porque com miseráveis como estes não vamos a lado nenhum. Pessoas utilizam expressões sem conhecerem os seus verdadeiros significados: dizer que existe uma ditadura fascista no país é de uma enorme irresponsabilidade e falta de bom senso. Existe uma ideia entre meia dúzia de palermas e gananciosos de que Patrice Trovoada é muito esperto, inteligente e que está acima de outros políticos santomenses. Pois bem, esta ideia é totalmente errada, não corresponde a verdade, os comentários de Patrice Trovoada na STPtv ( sua televisão ) não tem coerência nenhuma, é tudo sem nexo e sem conhecimento de causa, ele apenas limita-se a dizer algumas coisas adulteradas que vem nos jornais, Patrice Trovoada não é nada, não é ninguém e muito menos um Salvador da Pátria.

    • Lavadeira de Água Grande

      17 de Junho de 2014 as 17:58

      Coisa de rir não falta neste nosso S.Tomé. Xiê!!!!!! ADI é que vai apresentar queixa no Tribunal Internacional e no Papa? Estes malcriados que passam a vida a insultar outros partidos, chamar corruptos e ladrões, ditador e outros nomes, odefendendo cada um, é que vai apresentar queixa?
      O que é que vocês fizeram a jornalista Conceição Deus Lima que todo o povo pediu para não fazer, fez petições, abaixo assinado e no entanto vocês estragaram a vida de pequena que é a nossa melhor jornalista? Tenham mas é vergonha na cara. Alguém obrigou o senhor Patrice Trovoada a ficar no estrangeiro? Ele que venha para o país. Falte de vergonha mas é que vocês não têm. Quando foi de passagem de pesta de governo vocês fizeram trinta por uma linha e não cumpriram a vossa obrigação deixando o atual governo sem condições para trabalhar. Porquê que não foram queixar ao PAPA e Obama nesta altura? Tenham vergonha minha gente. Quem vos vai levar a sério. Coitado do advogado que vos vai representar. Ainda vai sofrer vergonha. Lobos com pele de cordeiro. Querem enganar a quem depois de tudo o que andaram a fazer?

    • mandja

      24 de Junho de 2014 as 1:48

      200% verdade….não é e nunca sera Salvador de STP. Os Trovoada não estão na lista das ilustres famílias dignas, respeitadas, carismáticas que fizeram e fazem parte da história africana, como as+ recentes: Mandela, À. Neto, S.Maichel, M.dos Santos, Lumumba,A. Cabral, A.Pereira,A. Duarte, Senghor, S.Toure, K.n’Krumah,Boudiane….

  6. Minha Avô

    17 de Junho de 2014 as 18:38

    Eles são um bando de PALERMAS. Os americanos, como todos os Estados Europeus têm serviços secretos a operar em São Tomé e Príncipe.Não precisam da carta destes palermas enfeudados no Patrice Trovoada. Quem é Patrice? Até os Portugueses têm os serviços de informação em ativo na ilha e sabem que o governo de Patrice foi vitima de uma moção de censura e ele refugiu-se em Portugal com a família e o cão. Quem são esses senhores para escreverem para o PAPA? QUEM SÃO VOCES. PALERMAS!!!!

  7. Agora é que Vai

    18 de Junho de 2014 as 9:59

    Estas pessoas do ADI não estão em condições de sanidade. Que disparate???? Quem vai acreditar nestas pessoas, meu Deus?

  8. Fernado Castanheira

    20 de Junho de 2014 as 7:40

    O Patrice deve ser ouvido e julgado. Querem eleicoes para esconder
    a realidade/ antes das eleicoes que seja feito o julgamento.

  9. joão ninguém filho de zé quem é

    20 de Junho de 2014 as 10:35

    Eles esqueceram o que fizeram:

    AMERICO BARROS-Vice Governador de Banco Central e Vice Presidente do MLSTP leu um comunicado do seu partido como Vice-Presidente de partido de manha,à tarde ele foi EXONERADO de Vice-Presidente do Banco Central!

    PIRES NETO que eles chamam vianteiro falou verdade de bandidagem que eles fizeram com arroz na Assembleia de manha,à tarde CORRERAM com ele como Responsável de Armazém.

    Ninguém foi chorar para PAPA,OBAMA,PUTIN,REIS,etc…

    BAndidos pá.

  10. PIDO MAMOM

    20 de Junho de 2014 as 11:31

    Acho que deviam interditar a viagem deste PR em todo o espaço Europeu por ser um velho ditador e casmurro! Está a dar cabo deste nosso país! Esse indivíduo não tem remédio. É só estar a governar para tudo se transformar em desgraça! vai lá responder no TPI.

  11. Barão de Água Izé

    23 de Junho de 2014 as 7:55

    Pode-se não gostar da ADI e do seu líder, mas a verdade é que o chamado Diálogo Nacional e o denominado “Acompanhamento” desse Diálogo depois de ele ter cessado, demonstra a existência de um projecto pessoal do(s) politico(s) que lançaram a ideia.
    Se STP é de facto uma democracia plena – o que não é na realidade – o que justifica que o PR continue ligado ao tal “Diálogo” que pelos vistos poderá tornar-se partido ou Lei.
    Interessante na análise politica, é a subserviência dos partidos (excepto ADI) ao tal “acompanhamento” em curso. ADI, não se goste dele, faz a análise correcta.
    Não há Pai nem Mâe da Nação Sãotomense. Há Pais e Mães, que nas roças trabalharam duro para criar este País!

  12. Rodrigo Cassandra

    25 de Junho de 2014 as 18:56

    Eu fico muito triste ao ouvir estas coisas do meu país e do ADI que eu fundei de Doutora Julieta , Flávio Pires Dos Santos, senhor Amâncio, José Frete, com estas coisas, é muito triste mas enfim só eles sabem o que eles querem mas este nunca foi a imagem que queríamos dar a este ADI,, é uma pena enfim txau.
    Espero que das pessoas que citei que já não estão no nosso mundo estejam a descansar em paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo