Destaques

Ébola : Obama fala ao povo da África Ocidental

Olá.  Sou o presidente Barack Obama. 

Eu quero dedicar alguns minutos para falar diretamente com você – o povo da África Ocidental, especialmente da Libéria, Serra Leoa, Guiné e Nigéria. Em nome do povo americano, quero que você saiba que as nossas orações estão com aqueles que perderam seus entes queridos durante esta terrível epidemia de ebola. Juntamente com os nossos parceiros em todo o mundo, os Estados Unidos estão trabalhando com os seus governos para ajudar a parar esta doença. E o primeiro passo nesta luta é conhecer os fatos.

Em primeiro lugar, o ebola não é transmitido pelo ar como a gripe. Não se pode contraí-lo a partir do contato casual, como se sentar ao lado de alguém em um ônibus. Não se pode contraí-lo de uma outra pessoa, até que esta apresente os sintomas da doença, como febre. 

Em segundo lugar, a forma mais comum que se pode contrair o ebola é tocando nos fluidos corporais de alguém que está doente ou que tenha morrido dessa doença – como o suor, a saliva ou o sangue – ou através de um item contaminado, como uma agulha. É por isso que a doença continua a se espalhar onde os pacientes estão sendo tratados em casa ou durante os enterros em que familiares e amigos sepultam um ente querido.

É por isso que os profissionais de saúde usam proteção, como luvas e máscaras. É por isso que, se você adoecer e tiver febre alta, deve procurar ajuda imediatamente – porque com o tratamento imediato em um centro médico, quase metade dos pacientes pode se recuperar. E é por isso que, quando enterrar alguém que morreu desta doença, é importante não tocar diretamente no corpo dela; você pode respeitar suas tradições e homenagear seus entes queridos sem arriscar a vida dos vivos.

Deter esta doença não vai ser fácil, mas sabemos como fazê-lo. Você não está sozinho. Juntos, podemos tratar os doentes com respeito e dignidade. Podemos salvar vidas. E os nossos países podem trabalhar juntos para melhorar a saúde pública para que este tipo de surto não volte a acontecer. Neste urgente trabalho –

e na construção de uma África mais forte e mais próspera – você continuará a contar comigo e com os Estados Unidos da América como aliados.

Veja o vídeo da Mensagem do Presidente dos Estados Unidos aos povos da África Ocidental vítimas do Ébola :

http://www.dvidshub.net/video/358042/president-obama-remarks-ebola-outbreak#.VAWvRfmx4RU

http://www.dvidshub.net/audio/37953/president-obama-remarks-ebola-outbreak#.VAWv_vmx4RU

 

 

2 Comments

2 Comments

  1. Luzanira da Gama Alvim

    3 de Setembro de 2014 at 15:09

    Parecem-me muito bem os rezos , as boas intencoes e o paternalismo ,mas o que necesitam os doentes é o tratamento e mesmo que esteja em fase experimental ,se deu resultado com os 2 norteamericanos ,sempre será mais eficaz que nada .Nos próximos meses ,vamos ter a oportunidade de constatar se os votos de boas intencoes se traduzem em ajuda real .

  2. Ma Fala

    3 de Setembro de 2014 at 17:12

    Sorrisos bajuladores que esconde uma pessoa cumplice da Hipocresia que e ser lider de uma nacao que nao tem maos a medir para alcancar os seus objectivos, uma etica fria e ojectiva que os Humanos preferem chamar de deplomacia, descursos convencedores e bem aranjados que nao passam de meio palavriado vazio ao ar, todos com um so objectivo destruir a Africa, e caracteristico daqueles ” como cinico Obama, hipocrita Barroso, duas palavras tres faces Merkel! Eu nao serei o “gentleman” como eles, serei sempre o Homem Africano original( Fela kuti)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top