No Gabão, vizinho mais próximo e São Tomé e Príncipe, as forças da oposição puseram em marcha um movimento de rua para derrubar o Presidente Ali Bongo. No último sábado confrontos entre os manifestantes e as forças de segurança resultaram em 3 mortes.
Num comunicado emitido no último fim-de-semana, a Frente da Oposição para a Alternância, disse que «em resposta a uma manifestação pacífica, o Chefe de Estado mobilizou as unidades especiais da Guarda Republicana e da Polícia, e direcionou as armas da República contra os manifestantes gaboneses desarmados».
O comunicado acrescenta que foram registados 3 mortes, vários feridos e prisões massivas. A Frente da Oposição Gabonesa para a Alternância, garante que as manifestações vão prosseguir e vão se estender a todo o país.
Um livro publicado recentemente pelo jornalistas francês Pierre Péan, sob o título “Nouvelles Affaires Africaines”, funcionou como o rastilho para a agitação política, que se vive no Gabão.
No livro o jornalista e escritor francês de 76 anos, e autor de outras 36 obras literárias, denuncia que o Presidente Ali Bongo, tem filiação duvidosa, ou seja, não é gabonês de origem. O livro indica que Ali Bongo terá origem nigeriana.
Mais ainda, mostra que o diploma de formação do Chefe de Estado gabonês em direito público, é falso. Acusa o Presidente do Gabão, de instigar assassinatos, acrescenta que Ali Bongo é um ladrão apoiado por uma legião estrangeira e mafiosa, e um amante da feitiçaria, curandeirismo, ou magia negra.
A bomba explodiu na sociedade gabonesa, onde os partidos da oposição, exigem a destituição do Presidente da República, que não sendo gabonês de origem, mas sim nigeriano de acordo ao que o livro diz, então não pode ser Chefe de Estado.
A tensão continua a crescer no país vizinho que acolhe importante comunidade são-tomense.
FOTO – Jeune Afrique
Abel Veiga
pq
22 de Dezembro de 2014 at 14:12
este é damão do patrício
gabonews
22 de Dezembro de 2014 at 14:33
O movimento provocou 1 morto : Bruno BEKA, um jovem estudante.
Gobon news.
Muntudu
22 de Dezembro de 2014 at 23:55
Que Deus lhe dê um canto na glória. Que a alma dele repouse em paz e na luz….que la terre lui soit legere!
João Trindade
22 de Dezembro de 2014 at 14:37
ALI BOGO=PATRICE TROVOADA. São amigos e têm o mesmo currículo. Não digo mais. Fui.
Lede di Alami
22 de Dezembro de 2014 at 15:13
Toda manifestacao sempre foi e sera sempre criada por accoes externas…..
kwatela
22 de Dezembro de 2014 at 16:04
Brevemente será a vez de STP destituir o primeiro ministro que também tem origem e formação duvidosa.
Mais cedo ou mais tarde será a vez de PT.
Viva STP
Arroz Substancia
22 de Dezembro de 2014 at 23:45
O senhor kwatela quer destituir Patrice Trovoada pela terceira vez EU acho que esta estrategia ja demostrou que foi um fracaco pois serviu para fortalecer mais o PT comp foi demostrado nestas ultimas eleicoes.
Melhor penssar em outra extrategia.
motende
22 de Dezembro de 2014 at 20:01
Deixem de serem ipocritas.Todos nos saotomenses conhecemos o pai de Patrice trovada.Se ele nasceu no Gabao,isto nao importa.Ele e filho de pais saotomenses.A sua origem e saotomense. Se o vosso filho nascer no extrangeiro ele deixa de ser saotomense?Abram os olhos.
Muntudu
22 de Dezembro de 2014 at 23:48
De facto o pm de STP é são-tomense de pais…voce tem razão. Mas é tudo. O resto é “cópia-colada” do Alain Bongo(, dito Ali),quanto á corrupção, á mentira,ao falso e uso de falso,ao roubo,á prática da magia, feiticaria,marabutismo ….ditadura ! Parece que um francês está a preparar a publicação do pm PT. Será que vai ter um efeito bomba?
Aquí ficámos á espera!!!
kwatela
23 de Dezembro de 2014 at 6:22
Será que é filho de Trovoada?
O homem faz tanta malabarices que deixa muita dúvidas no ar. Há ver vamos.
Deus é pai
Mais cedo ou mais tarde tudo saberemos. A verdade é como o azeite vem logo ao de cima.
Por isso vcs os partidários de PT não precisam temer se a verdade estiver do vosso lado.
Bom Natal a todos.
manuel soares
22 de Dezembro de 2014 at 22:08
Meus caros boa noite, e desde já um santo natal e um próspero ano de 2015, vamos ao assunto, a instabilidade política no vizinho Gabão nos preocupa, mas a democracia é o baluarte de qualquer sociedade civilizada, a justiça deverá funcionar , as questões esclarecidas cabalmente e o poder dos africanos nas mãos dos africanos(povo). Qualquer crise politico-militar em África, representa consequentemente décadas de atraso económico e social.
Zmaria Cardoso
23 de Dezembro de 2014 at 7:12
As manifestaçoes e agitaçoes no vizinho Gabao jamais sopraram bom vento para Sao Tomé e Principe.
Antes de bater palmas ou extremar quem é mais quem, devemos preparar a casa ou no minimo as consciências para um eventual e indesejado exodo de retorno da nossa falida comunidade, nossos familiares, ja que Somos Todos Primos.
Feliz Natal e um 2015 prospero!