Destaques

O país continua na angústia

Há 8 dias que o navio Santo António(na foto) zarpou do cais de São Tomé rumo a ilha do Príncipe. Carregado de mercadorias diversas, não chegou ao destino. Há oito dias, que as autoridades dão o navio como desaparecido.

Bidões de combustíveis, malas de viagem e outros artigos que alegadamente estavam a ser transportados pelo Santo António, foram encontrados no mar próximo da ilha do Príncipe. Após uma semana de buscas nenhum corpo com ou sem vida, foi visto a flutuar no mar.

restos do barcoNo último fim-de-semana surgiram informações que dão conta do resgate da tripulação do navio desaparecido, por uma embarcação que circulava pelas águas nacionais. As autoridades nacionais não confirmaram tal notícia veiculada sobretudo nas redes sociais. A guarda costeira reagiu a tal notícia considerando-a com um boato.

Mais um momento de angústia invade São Tomé e Príncipe. Duas ilhas que já perderam vários navios e vidas humanas, na tentativa de travessia dos cerca de 200 quilómetros de espaço marítimo que separam as ilhas irmãs.

Abel Veiga

15 Comments

15 Comments

  1. ADEUS A ULTIMO SUBREVIVENTE

    26 de Junho de 2017 at 8:41

    eu continuo a ser o mais parvo cidadão desse pais, por simples razões, tanta inauguração que se fez, show off na televisão, ministério de Defesa apetrechado com aparelho de ultimo grito para controlar as nossas aguas territorial, e barco fica deriva ninguém diz nada, o comandante de guerra de do Mar mais os que tiveram de serviço deveria ser responsabilizado ou por outro lado americanos enganou nos todos instalou aparelho que não serve como vocês são leigo na tecnologia de ponta inauguraram bobo…fuimmmmmmmmmm obrigado telanon por ser único meio para desabafar

    • luisó

      26 de Junho de 2017 at 14:26

      Meu caro:

      o aparelho que foi instalado na guarda costeira permite a localização de navios que passem nas águas nacionais através do chamado transpônder mas o problema é que muitos dos navios que passam por aqui desligam-no e não me pergunte porquê. Este sistema permite saber quem passa, se está autorizado e também o salvamento se for necessário.
      No caso presente falta saber se este dito barco tinha estes meios e outros e se a sua dita tripulação estava ensinada, preparada para operar em alto mar e adestrada na fuga em caso de afundamento.
      Tenho dúvidas de tudo e mais uma vez perderam-se vidas por ” o deixa andar ” neste País sem futuro.

  2. Homem Grande

    26 de Junho de 2017 at 9:29

    Prioridade n era resolver os problemas mais gritantes do “Povo Pequeno”?
    A que tempos temos vindo a passar por situações Angustiantes com a travessia entre as 2 Ilhas umas com final menos trágico em que n perde vidas humanas e outras com finais mais trágicos o que espero bem que n seja esse caso..

    Governo Central tem maiores responsabilidades, mas o governo regional tbem terá uma palavras a dizer…
    Porquê que n utilizam os grandes contactos que têm no exterior de forma que se crie uma boa condição para fazer viagem entre as 2 ilhas, quer marítima quer se forma aérea?
    Sim porque os actuais líderes dos respectivos governos são pessoas de muitos contactos e nisso eu pelo menos estaria satisfeito em contribuir sabendo que o dinheiro que me estão a tirar através de impostos gritantes serviria para alguma coisa de útil, porque nós os contribuintes temos no direito de saber para aonde vai no nosso dinheiro.

  3. Rumba e tango

    26 de Junho de 2017 at 13:57

    Ja que o governo nao diz nada sobre isso, nao da satisfacoes ao povo nem aos familiares das vitimas, pergunto onde estao os jornslistas santomenses? Por favor senhores sa imprensa , ao menos voces nos ajudem a acabar com filosofias da mordaca e da ditadura silenciosa.

  4. EX

    26 de Junho de 2017 at 17:36

    Tanta tristeza, e inconformismo que nem há palavras para alongar nos comentarios.
    Que os familiares dos desparecidos encontrem apoio para superar essa angustia de momento.

  5. Preto

    26 de Junho de 2017 at 21:24

    O Patrice Trovoada viaja para o estrangeiro 40 vezes por ano. O Tozé Cassandra viaja 20 vezes por ano com todas as condições e o povo tem a sua disposição este barco de m…erda! No dia 12 de Julho la vai o povo festejar a independencia. País de m…erda

    • Admirado

      27 de Junho de 2017 at 15:44

      Obrigado camarada.
      Faço das tuas as minhas palavras, muito obrigado outra ves.

  6. ANCA

    26 de Junho de 2017 at 21:28

    Quando se lê no noticias como está necessário ter algum sentido critico e de analise.

    De lembrar que a nossa forma e tipo de pesca, equipamento, barcos, tecnologias, os nossos pescadores utilizam, trata-se de pesca artesanal.

    Há que ter em conta o que o pescado que é capturado pelas grandes embarcações europeias, africanas, chinesas, etc,… mediante acordos financeiros com São Tome e Príncipe, como sabemos, são embarcações de pescas, equipadas, com redes de arrastões, traineiras estrangeiras que capturam tudo,em que nada sabemos enquanto sociedade civil, as autoridades nacionais, enquanto País(Território/População/Administração) quanto ao números de toneladas o pescado que estas embarcações capturam.

    De recordar que hoje deve haver normas de captura quanto ao tamanho e fiscalização, recurso a Aquicultura deve ser o caminho a seguir, na produção de pescado, crustáceos, algas a nível mundial.

    Há que analisar e pensar nas alternativas, para a conservação e reprodução, quanto ao cada espécies de peixes no nosso mar.

    Há que monitorizar e fiscalizar, embarcações das quais temos acordos, quanto ao tamanho e tonelada de pescado capturado, há que formar pescadores, sensibilização para a questão, não obstante as melhorias na aéreas de comercialização/exportação dos pescado, que possam vir acontecer através,da parceria com a FAO.

    Se se queres ver o Pais bem

    Acredita em ti,

    Juntos somos capaz

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • ANCA

      27 de Junho de 2017 at 8:40

      Abel Veiga

      Mas uma vez no Téla Nón, vejo que pessoas continuam a utilizar meu nome para fazer plágios dos meus comentários.

      Por quanto ou nada comentei sobre assunto acima.

      Peço que verifique os email, do comentário sobre o meu nome do dia ANCA 26 de Junho de 2017 as 21:28, e peço a retirada deste plágio.

      um abraço

      continuação de bom trabalho.

  7. Bem de S.Tomé e Príncipe

    27 de Junho de 2017 at 7:50

    Então, o que se passa com o governo santomense? Não diz nada.O barco fez trajeto mesmo nas nossas águas e o nossos serviços de marinha, com sistema de defesa tecnológica não consegue saber se a embarcação foi a pique ou não.Isto significa dizer que as embarcações de pesca da União europeia e outras podem pescar, traficar e até roubar nossos recursos e a gente não vai saber de nada.Mais que duas vezes as autoridades do país noticiaram com pompa e ciscunstancias que o país, graças à cooperação com país A, B e C tem meios para vigiar o nosso espaço maritimo com segurança.O desaparecimento desse nosso barco explica que esses meios são falhados.

  8. Olho de Falcao

    27 de Junho de 2017 at 10:30

    Ora viva senhor Rumba e Tanto! Muito bem dito, muito bem questionado.
    Na verdade hoje sim chego a conclusão que um dos maiores erros de Patrice Trovoada e do ADI foi marginalizar os verdadeiros profissionais da imprensa. Porque com uma imprensa funcional, ainda que houvessem criticas por parte destes a algumas questões, de certeza que contribuiriam para a boa imagem da imprensa santomense no estrengeiro. No programa conversas ao SUL da RTP Africa e da RTPI, ficou claro que Patrice Trovoada matou a liberdade de imprensa em STP.
    O mais grave ainda é quando o proprio primeiro ministro declara que só convida para “conferência de imprensa” os seus cães de guarda.
    É de lamentar porque estão todos manipulados e estão a mater-se profissionalmente para o futuro. A pergunta que se coloca é quem os quererá, quem os utilizará no futuro?

  9. ave maria

    28 de Junho de 2017 at 8:19

    Meus Srs muito se fala de pirataria no golfo da guine tomara que não seja isto ou algo pior mas o pais já pensou nisto e esta tomando medida de resgate ou libertação não se envergonham peçam ajuda aos outros países porque quando é para pedir dinhoro para vossa conta bancaria vocês não fazem de rogados.Então pela vida dos vossos irmãos fazem alguma coisa são eles que votaram que colocaram vocês no poder Malditos gentes sem alma .

  10. olivio cardoso

    28 de Junho de 2017 at 9:48

    Esta terra os governantes so preocupam com interesses pessoais ou no momento das eleições, tanto para partido que esta no poder ou partido na oposição, não se admite depois de alguns dias do navio estar a deriva que se faz a busca

  11. Consolado

    28 de Junho de 2017 at 12:50

    Afinal ninguém se salvou ?

    Esse povo é burro quando se vende por causa de cerveja e 50 contos na campanha , é cego quando confia em partidos que faz tal coisa .

    É surdo quando mesmo depois de saber ouvir falar dos carácter dos nossos governantes ainda confia neles (a maioria )

    É mudo quando vê constantes abusos de poder , ou falta de competência por partes deles não toma uma atitude .

    A única certeza que que tenho é que serão vingados todos vocês que estão a sofrer . Deus não dorme!

  12. olivio cardoso

    28 de Junho de 2017 at 15:09

    por favor nossossantomense governantes preecupam com vida de todos os santomenses, nao preecupam com os intereses pessoais

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top