Sociedade

CST comete infracções graves

A denúncia sobre as infracções graves na qualidade dos serviços prestados pela Companhia Santomense de Telecomunicações- CST, na sua rede móvel, é feita pela Autoridade Geral de Regulação – AGER.

Numa nota de imprensa que a AGER fez chegar a redacção do Téla Nón, é dito que após inspecção e fiscalização das instalações da CST no período compreendido entre Agosto e Setembro de 2017, «denotou-se nos diversos serviços inspeccionados, um conjunto de infracções consideradas como graves, sobretudo no que se refere à qualidade dos serviços prestados na rede móvel, nomeadamente (voz e internet)».

As infracções graves nos serviços da CST estendem-se segundo a AGER, ao serviço de internet que a empresa de telecomunicações instalou « nas escolas básicas patrocinadas pelo Banco Mundial via Agência Fiduciária da Administração Pública, traduzidas na constate indisponibilidade dos serviços de comunicações através de dados e cortes frequentes nas comunicações de voz havendo mesmo situações de completa inoperância dos serviços», lê-se no comunicado da AGER.

Segundo a AGER as graves infracções que a CST vem cometendo, não ficam pelo serviço móvel seja por voz ou pela internet. A empresa comete infracções que a AGEr considera inadmissíveis no capítulo da utilização do espectro radieléctrico. «Verificou-se também graves infracções no que concerne à utilização do espectro radieléctrico, como é o inadmissível caso de uso do espectro não consignado», explica a AGER.

A nota da AGER refere que a CST já foi notificada para resolver com a maior brevidade possível as avarias que têm motivado interrupções frequentes nas comunicações móveis (dados e voz), e por outro lado, a prestar os devidos esclarecimentos sobre todas as infracções identificadas e em função destes esclarecimentos, « a AGER adoptará nos termos da lei, as medidas que julgar conveniente para garantir o funcionamento eficaz dos serviços», conclui a nota da Autoridade Reguladora do mercado de telecomunicações.

CST é uma empresa cujo capital maioritário é da PT com 51% das acções e o Estado são-tomense com 49%. Jorge Frazão na foto acima, é o administrador delegado da CST

Abel Veiga

 

13 Comments

13 Comments

  1. Julio Neto

    14 de Dezembro de 2017 at 6:15

    A disponibilidade de acesso livre à Internet é, presentemente, um direito humano, sob as directivas das Convenções das Nações Unidas. Cabe ao Estado são-tomense seguir estas oruentações, como membro de pleno direito deste organismo internacional. É um direito adquirido, e não um favor, é sim uma obrigação do Estado torná-lo disponivel aos cidadãos.

    • Ralph

      17 de Dezembro de 2017 at 23:30

      Concordo plenamente. É impossível participar na economia moderna sem acesso à internet e a telecomunicações baratas e bem disponíveis, sendo a responsibilidade de qualquer governo que valha o nome providenciar aqueles serviços. Porém, parece que as companhias de telecomunicações em volta do mundo tendem a especializar-se em roubar-lhes os fregueses, negligenciando de propiciar serviços à qualidade prometida. Os motivos da maioria das empresas de telecomunicações são ganhar lucro, normalmente à despesa dos seus fregueses. Sem a interferência dos reguladores, é provável que muitas empresas fossem continuar a fornecer um serviço de fraca qualidade, simplesmente porque podem e porque os clientes não têm o poder para mudar a situação. Nesta situação, acho que o regulador só está a fazer o que deve para proteger os clientes e assegurar que as companhias estão a fornecer um serviço a alta qualidade.

  2. Nuno Miguel Menezes

    14 de Dezembro de 2017 at 7:40

    Pessoalmente compreendo essa situacao, a culpa neste sentido nao ‘e apenas da cst de sao tome e principe, a compania de telecomunicacao tambem necessita da compania de eletricidade para assim acompanhar os mesmos. Radio nacional de sao tome e principe nunca existiu falta de energia na area aonde eles estao nunca tiveram falhas e nem pode haver falhas naquela area, cst de sao tome e principe a mesma coisa se ouver falha de energia na trindade as antenas de telecomunicacao GSM deixam de funcionar o que acontece o aparelho de telemovel vai buscar o sinal muito distante, a distancia do sinal sera a cidade aonde tambem existe outra antena de telecomunicacao por essa razoes existe falhas de telecomunicacao na rede de telemovel DADO E VOZ.

    Antenas GSM de telecomunicacao sao antenas inormes normalmente na europa como Portugal se encontra em cima dos predios,no alentejo no mato com uma cerca a volta e o que alimenta essa mesma antena ‘e eletrecidade para assim a mesma fazer o seu trabalho, o seu trabalho consiste em enviar sinal GSM para o aparelho telefonico TELEMOVEL boa qualidade DE DADOS e outras coisas mais.

    Funciona assim como exemplo:

    Ola sou o telemovel, o GSM mais proximo ‘e a cidade de trindade aonde vivo, tenho uma amiga que se chama GSM antena de telecomunicacao todos os dias digo a ela OLA.
    Ola sou o Telemovel, a minha amiga nao fala hoje porque? se calhar na cidade de trindade nao tem luz GSM antena de telecomunicacao esta sem luz, eu o telemovel procuro GSM mais proximo QUE SERA A CIDADE e ma qualidade assim recebo.(O ROBOT de telemovel fala assim).

    Necessario cst ter espalhado pela zona de sao tome e principe antenas GSM de telecomunicacao e tambem geradores para alimentar as mesmas se falhar a energia os geradores fazem o seu trabalho, e essa ma qualidade tem haver com essa situacao falta de inergia aonde se encontra essas antenas, cst panel solares algumas dessas antenas alimentam com panel solares do que usarem geradores, antes que os senhores de gente vao roubar gasolina dos geradorese geradores.

    AGER necessario os senhores TAMBEM falarem com a compania de eletricidade nao existe nada neste mundo que funciona sem energia.

    Necessario as zonas aonde existe essas antenas GSM de telecomunicacao telemovel 24 horas por dia com inergia.

    E outra coisa cst cuidado com o sinal radiotivos que assim essas antenas enviam nao pode existir apenas uma na cidade tem que haver varias com um nivel de radiotivos dado e posto pela lei.

    1- circuito mae cst—->envia para trindade trindade recebe<—–.

    neste circuito tem que haver apenas 6 antenas apenas neste circuito.

    cidade a trindade, 1-madre deus uma antena, e por ai fora ate chegar a trindade e nestas zonas tem que haver eletrecidade 24 horas por dia.

    apenas um exemplo: aceita quem quer aceitar

    nada mais a comentar

    Nuno Menezes
    Lincoln, Reino Unido

    • Sr. António

      14 de Dezembro de 2017 at 9:33

      Nota-se que nesse comunicado a AGER, quer denegrir a imagem da CST. A AGER é uma reguladora. E uma reguladora, não pode comparar as operadoras. Como disse e muito bem o meu caro Nuno Miguel Menezes, que deve entender da matéria (parece que os tecnicos da AGER não entende do q esta a falar), nada funciona sem energia. A AGER tem q controlar primeiro a Energia e depois exigir as telecomunicações. Desde que uma reguladora começa a comparar as operadores, é sinal de que não sabem o q é uma reguladora.

    • Costa

      14 de Dezembro de 2017 at 10:38

      Meu caro, bom dia. Normalmente não escrevo nesses Forum, mas tendo uma opnião diferente da sua, quero apenas esclarecer algumas coisas:

      1º – O sistema movel está composto por células, cuja representação é uma figura geométrica de seis lados e dentro de cada célula existe uma torre e no topo desta torre, estão as antenas que normalmente emitem uma potencia cujo alcance pode chegar até os 5Km de distancia, mas depende do número de chamadas activas no momento. E dentro desta célula a pessoa que estiver mais perto da antena tem uma maior probabilidade de receber melhor sinal e aquele que estiver mais afastado em um momento pode ter o sinal e em outro não.
      2º – Jamais alguém que estejar posicionado na Trindade terá acesso ao sinal de uma antena que está na Cidade. O que acontece é que essas torres têm que ter outra fonte de energia, além da EMAE, para alimentar-la, que como sabemos a energia da EMAE não é fiavel, de forma que quando faltar a electricidade da EMAE, essas fontes têm que entrar em acção para alimentar as antenas e em caso em que não for possível, esta antena fica inativa e o sistema celular (telemóvel) tenta “agarrar” o sinal da antena que estivar mais próxima e que tiver melhor sinal, é claro que o sinal fica fraco.
      3º- Por exemplo quando me desloco de Santana à Cidade Capital, o meu telemóvel comunica com varias antenas, a medida que vou me afastando de uma antena, a potencia do sinal vai diminuindo devido a distancia e paaso a receber os serviços daquela que vou aproximando e assim sucessivamente (Principio de Tranferencia de chamadas)

    • Nuno Miguel Menezes

      14 de Dezembro de 2017 at 19:33

      Tambem concordo com o seu ponto de vista ‘e aceitavel, falei mais basicamente para assim perceberem como funciona o sistema e falar professional tambem sei e tambem sei resolver essa mesma situacao e nao apenas com professionalismo.
      Essas celulas como assim escreve transformei a mesma informacao em ROBOT robot e celulas tambem comunicam. 1 antena 5Km de distancia e com frequencia muito elevada de radiotividade faz mal a nossa saude da doenca de pel cancro e nao so apenas.necessario ter varias espalhadas com o nivel de frequencia que assim a uniao europeia pede para os servidores obdecerem.As pessoas mais perto dessas mesmas antenas concerteza elas nao fizeram queixa contra o servico de fornecimento concerteza as pessoas que vivem mais distantes de 5Kilometros(5KM)
      Muitas das vezes necessario nos falarmos assim para outras pessoas que nao percebem deste mesmo ramo imagina se estiver neste momento uma senhora ou um senhor de Hospital medico a ler isso o mesmo ate na brincadeira pode assim dizer estao a falar de celulas, elas existem brancas e vermelhas,coisas identicas que assim comunicam tambem celulas de GSM das antenas e celulas do groupo sanguineo. Mais no entanto estamos a falar de telecomunicacao.Afastando o senhor de um lugar para outro o sinal vai diminuindo por essa razao falei tem que ser varias espalhadas pela a cidade capital trindade e outras localidades de sao tome e principe tem que ter varias espalhadas tambem para assim as pessoas que vivem nestas mesmas localidade ter uma boa qualidade de sinal e dados. Dados tem haver com a internet o modem que assim cst tem que se liga num computador se conduz com o laptop ligado e esta a navegar em qualquer lugar isso se chama DADOS, A RECEBER DADOS DA INTERNET. menssagem de texto tem haver com a qualidade de sinal e tambem de voz,uma chamada de voz com fraco sinal se ouve eco na voz da pessoa e ouvindo eco aqui na europa estamos tramados o meu telefone esta a escuta por alguem em africa sao tome e principe pouca qualidade de rede que assim origina essa situacao.
      Na europa ouvindo eco o teu telemovel esta a ser controlado e um bom Portugues de Portugal diz vao se F*Der vou ja trocar de sim card e vou comprar outro sim card.

      Nuno Menezes
      Lincoln,Reino Unido

  3. luis

    14 de Dezembro de 2017 at 11:42

    Bom dia,
    Vivo em Lemos baixo e é uma tristeza a internet da cst.
    Nao consigo abrir pag web e enviar mensagem no face demora demora demora demora e finalmente é que vai.
    podem ajudar-me?

    • Maria Silva

      14 de Dezembro de 2017 at 17:37

      Senhor Luís, única solução é trocar de companhia….

    • Costa

      15 de Dezembro de 2017 at 9:07

      Meu caro, não podes fazer nada, certamente que ha uns 3km da sua residência não existe uma antena da cst para prestar-lhe um melhor serviço. As empresas querem ganhar dineiro, mas não querem investir.

  4. Ed

    14 de Dezembro de 2017 at 13:12

    Algo a funcionar já não era sem tempo ,a qualidade de serviço é culpa da cst e de mais ninguém, ficaram parados no tempo mas o lucro sempre a crescer custo de serviços elevado e qualidade baixa.
    Não é de hoje que 2g em stp está subtelotado mais utilizador do q foi projectado.
    PT pioneiro na Europa em muitos serviços e filiar em stp com péssima qualidade.

    • Nuno Miguel Menezes

      15 de Dezembro de 2017 at 5:03

      CST de Sao Tome e Principe neste sentido da rede ser 2G que assim os mesmos fornecem a populacao,os mesmos concerteza sabem que o melhor servico de internet ‘e 3G, mais fast (rapido).

      Anteriormente li cabo submarino de fast internet em sao tome e principe

      http://www.telanon.info/sociedade/2017/10/04/25416/puxada-de-mais-um-cabo-submarino-para-sao-tome/

      Nao sei como esta essa situacao se o mesmo cabo esta ligado ou nao, mais no entanto esse mesmo cabo deu a costa de Sao Tome e Principe e o mesmo precisa de uma central para assim ser conectado e distribuido.

      A compania CST de Sao Tome e Principe ‘e a compania mais velha que assim existe dentro de Sao Tome e Principe, necessario sim exigir os mesmos melhor condicoes.

      CST de Sao Tome e Principe a central dos mesmos fica na cidade, se for necessario ter outra CST perto aonde estao esse cabo que assim vieram parar em Sao Tome e Principe seria uma optima ideia.
      E depois fazer a distribuicao para a cidade e nao so apenas.

      CST necessario os mesmos estudar a melhor forma como lidar com essa situacao e a mesmo tempo econominizar, existe no mercado varias ideias que assim podem usar em Sao Tome e Principe como por exemplo internet Satellite, satellite dish ‘e instalado na casa dos clientes mais distantes para assim os mesmos terem melhor qualidade de servico, nao ‘e necessario terem um satellite aonde a NASA assim o tem.
      Apenas Varias antenas satellite inorme no chao SATELLITE INTERNET 15Mbps essa antenas ligadas enviam o sinal e as pessoas recebem na sua casa.

      CST eles tem que ter um MATO so para eles com varias antenas inormes e de preferencia perto do local aonde o cabo submarino foi deixado.

      E amanha CST vai ter o seu lucro de volta, outra empresa de telecomunicacao podem querer estabelizar dentro de Sao Tome e principe e os mesmos pagam o aluguer da infrastretura, o aluguer da infrastretrura quero dizer pagam a mesma linha telefonica, aonde vivo NA INGLATERRA a compania mais velha ‘e BT servico ingleses outras como por exemplo Talk Talk eles usam a linha telefonica da BT que ja esta instalada dentro da casa das pessoas.

      Sao Tome e Principe tem o servico de TV Televisao que envia o sinal a populacao que assim recebem em toda a area de Sao Tome e Principe, ‘e isso que CST assim necessita antenas inormes a enviar o sinal igual a TVS de Sao Tome e Principe que assim Tem.

      E servico 2G ‘e um servico que neste momento esta fora de moda o melhor servoco ‘e 3G.

      NUNO MENEZES
      LINCOLN, REINO UNIDO

  5. Nuno Miguel Menezes

    14 de Dezembro de 2017 at 19:38

    Tambem concordo com o seu ponto de vista ‘e aceitavel, falei mais basicamente para assim perceberem como funciona o sistema e falar professional tambem sei e tambem sei resolver essa mesma situacao e nao apenas com professionalismo.
    Essas celulas como assim escreve transformei a mesma informacao em ROBOT robot e celulas tambem comunicam. 1 antena 5Km de distancia e com frequencia muito elevada de radiotividade faz mal a nossa saude da doenca de pel cancro e nao so apenas.necessario ter varias espalhadas com o nivel de frequencia que assim a uniao europeia pede para os servidores obdecerem.As pessoas mais perto dessas mesmas antenas concerteza elas nao fizeram queixa contra o servico de fornecimento concerteza as pessoas que vivem mais distantes de 5Kilometros(5KM)
    Muitas das vezes necessario nos falarmos assim para outras pessoas que nao percebem deste mesmo ramo imagina se estiver neste momento uma senhora ou um senhor de Hospital medico a ler isso o mesmo ate na brincadeira pode assim dizer estao a falar de celulas, elas existem brancas e vermelhas,coisas identicas que assim comunicam tambem celulas de GSM das antenas e celulas do groupo sanguineo. Mais no entanto estamos a falar de telecomunicacao.Afastando o senhor de um lugar para outro o sinal vai diminuindo por essa razao falei tem que ser varias espalhadas pela a cidade capital trindade e outras localidades de sao tome e principe tem que ter varias espalhadas tambem para assim as pessoas que vivem nestas mesmas localidade ter uma boa qualidade de sinal e dados. Dados tem haver com a internet o modem que assim cst tem que se liga num computador se conduz com o laptop ligado e esta a navegar em qualquer lugar isso se chama DADOS, A RECEBER DADOS DA INTERNET. menssagem de texto tem haver com a qualidade de sinal e tambem de voz,uma chamada de voz com fraco sinal se ouve eco na voz da pessoa e ouvindo eco aqui na europa estamos tramados o meu telefone esta a escuta por alguem em africa sao tome e principe pouca qualidade de rede que assim origina essa situacao.
    Na europa ouvindo eco o teu telemovel esta a ser controlado e um bom Portugues de Portugal diz vao se F*Der vou ja trocar de sim card e vou comprar outro sim card.

    Nuno Menezes
    Lincoln,Reino Unido

  6. Original

    15 de Dezembro de 2017 at 12:51

    A forma como AGER aborda esta questão,a UNITEL já não precisa fazer publicidade porque a Entidade Reguladora já o fez.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top