Sociedade

ONU : Programa de Bolsas para Jornalistas

 

COMUNICADO

Abertas as candidaturas para o Programa de Bolsas para Jornalistas “Memorial Reham Al-Farra” (RAF)

Candidaturas podem ser apresentados até ao dia 7 de maio de 2018

Bolseiros realizarão a cobertura mediática da 73ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas

A Organização das Nações Unidas (ONU) está a receber candidaturas para o Programa de Bolsa de Jornalismo Memorial Reham Al-Farra 2018.

A realizar entre setembro e de outubro de 2018, o programa concede a jovens jornalistas a oportunidade de realizar a cobertura mediática das Nações Unidas e do encontro anual mais importante da organização: o debate geral da Assembleia-Geral, que reúne todos os líderes mundiais.

À semelhança dos anos anteriores, os bolseiros terão igualmente a oportunidade de participar em briefings especiais, de entrevistar altos funcionários das Nações Unidas, reunir com o Secretário-Geral, com o presidente da Assembleia-Geral e com representantes permanentes dos Estados-membros da ONU, bem como de visitar as várias as várias organizações de notícia, como o “New York Times”, a “Associated Press” e o rádio “WNYC”.

Para atender aos requisitos de elegibilidade, os candidatos devem:

  • Ter uma idade compreendida entre os 22 e os 35 anos;
  • Ser profissional de jornalismo a tempo integral;
  • Ser proficiente em inglês;
  • Possuir um passaporte válido por pelo menos 6 meses após o início do programa;
  • Ser nacional de um país em desenvolvimento ou país em transição, conforme definido pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU.

Consulte a lista de países elegíveis: https://outreach.un.org/raf/eligibility.

A Bolsa de Jornalismo do Memorial Reham Al-Farra foi adotada em dezembro de 1980, através da Resolução 35/201, da Assembleia-Geral das Nações Unidas. Anteriormente conhecida como “Programa de Formação do Departamento de Informação Pública das Nações Unidas para Emissoras e Jornalistas de Países em Desenvolvimento”, foi renomeada em 2003 em homenagem a Reham Al-Farra, jornalista jordano de 29 anos, funcionário das Nações Unidas, morto em 2003, no ataque terrorista a sede da organização em Bagdad, no Iraque.

Desde a sua criação, a bolsa já foi concedida a 581 jornalistas de 168 países. Após a conclusão do programa, é esperado que os bolseiros continuem a trabalhar na área do jornalismo e a promover uma melhor compreensão das Nações Unidas nos seus países de origem.

A Bolsa cobre as viagens para Nova Iorque e fornece subsídio diário para cobrir despesas de alojamento e outras despesas relacionadas.

As inscrições devem ser realizadas até ao dia 7 de maio de 2018.

Para mais informações, consulte por favor consulte o site oficial do Programa aqui.

 

Leia o documento em formato word –  Comunicado – Bolsas Jornalismo

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top