Sociedade

Juiz Raposo empossou nova estrutura para credibilizar justiça

Roberto Raposo, Juiz Conselheiro Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Superior da Magistratura Judicial, empossou nesta sexta – feira, novos membros do Conselho Superior da Magistratura Judicial, e o novo Presidente do Conselho de Administração dos Tribunais.

Frederique Samba, ex-Procurador Geral da República que actualmente exerce as funções de Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça é o homem de confiança de Roberto Raposo, para administrar os Tribunais. O juiz Samba, foi investido como Presidente do Conselho de Administração dos Tribunais.

O Juiz Conselheiro Leopoldo Marques, foi escolhido entre os seus pares para ser membro do Conselho Superior da Magistratura Judicial assim como o Juiz do Tribunal da Primeira Instância, José Carlos Barreiro.

Raposo, Juiz Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, considerou a cerimónia como sendo de extrema importância, uma vez que vai permitir a implementação da sua estratégia para credibilização da justiça de São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

    51 comentários

51 comentários

  1. H.T

    3 de Agosto de 2018 as 13:22

    Este Tribunal bem como todos os atos que permitiram a sua implementação e estruturas que estão a ser formadas, está ferido de morte. Na minha modesta opinião, assim que o novo governo tomar posse, resultante das próximas eleições, todos os partidos devem convergir, incluindo o próprio ADI se assim entender fazer parte desta solução, para fazer uma ampla e verdadeira reforma da justiça do país que permita, em primeiro lugar, repor a ordem constitucional, melhorar o funcionamento da justiça no país e acabar com todos os desmandos que permitiram que chegássemos ao ponto onde estamos hoje em dia de total abuso e usurpação de poder. Portanto não se pode estar a fingir que estamos num processo de normalidade democrática. Estamos a viver neste momento um processo de autêntica alteração da ordem constitucional vigente no país. Portanto, na minha modesta opinião, não é criando estruturas agora, empossando pessoas, etc, que vamos fingir que tudo está a caminhar na normalidade. Todo o processo viciado a nascença que teve como base a usurpação e abuso de poder, a alteração da ordem constitucional vigente, a perseguição de juízes, etc., só pode ter como resposta a sua reversão com eventual punição dos prevaricadores. Caso contrário estamos a abrir a caixa da pandora e da impunidade, com todas as consequências que isto acarretará. Imagina que o próximo governo resolva fazer o mesmo, que o atual, alterando a ordem constitucional vigente, exonerando compulsivamente os juízes, etc., onde iriamos parar com estas ações todas. Portanto, acho que todo as ações que foram e estão a ser tomadas ilegitimamente devem ser revertidas na próxima legislatura, sem perseguições de ninguém, com o objetivo de se fazer uma grande reforma da justiça e não esta coisa que o atual poder andou a fazer. Os juízes que estão a ser colocados em várias estruturas atualmente devem saber que estão a cumprir uma missão passageira e que tudo deve e pode mudar resultante da reposição da ordem constitucional no país que foi posta em causa pelo atual poder.
    É esta a minha opinião. Só opinião. Espero não ter ofendido ninguém.

  2. chandinho

    3 de Agosto de 2018 as 13:54

    Tudo isso é muito bonito, conselheiros para frente e para diante. Presidentes para tudo e mais alguma coisa.

    Informação que interessa ao povo, está quieto. A população quer saber como é que ficam as centenas de processos que aguardam uma decisão do tribunal. Queremos saber quando é que entram novos juizes para resolver o problema morosidade e sentenças injustas.
    O que credibiliza o sistema não é essa palhaçada de STJ mas sim bons juizes na primeira instância.

    Outra coisa,
    Onde é que está o quinto Juiz?
    Quando é que nomeiam o PGR?

    Não vemos a hora desse as eleições chegarem para se fazer a verdadeira justiça. Estamos fartos de oportunistas e incompetência de alguns para lidar com o sistema judicial.

  3. Tino

    3 de Agosto de 2018 as 14:01

    Não vale a pena estarmos com essas coisas. Vamos ter paciência e deixar que tudo entre nos eixos.

    PT, arranje alguém que esteja acima de qualquer suspeita e ponha na procuradoria. Os que lá estão não serve.

    Encontre um jurista de mérito e ponha como 5• juiz. Não invente e ponha alguém de acordo com o que está na lei – jurista de mérito.

    Trabalhem com afinco e responsabilidade e vão ver que serão aceites pelo povo. Esse dossier deve ser bem gerido.

    Se fizerem isso, calam a oposição e sossegam o povo. Formar mais juizes também é uma coisa muito importante. A credibilidade do sistema depende desses passos.

  4. Amadeu

    3 de Agosto de 2018 as 14:10

    Patrice, Raposo

    Andam aí a falar nesse espaço de informação de um jovem bem formado. Chama o jovem e conversa com ele, vejam se ele está interessado em contribuir, se tem realmente competência e caso se confirme, metam esse indivíduo no sistema.
    Precisam de um juiz e um PGR – têm aí uma solução. Alguém livre, isento das questões partidárias e que pode ser competente.

    A oposição não perdoa e está atenta e pronta para arranjar confusão.

  5. Carlos

    3 de Agosto de 2018 as 14:18

    Esse homem não se mete nisso, só gosta da universidade e faz ele muito bem.
    Além do mais, esses lugares já estão reservados para os familiares dos governantes. Vão ver só se não será uma irmã da ministra ou do ministro. Eles estão em todas as bocas.

    O que esse governo está a fazer é chocante. Isso é um grande teatro. Uma usurpação de poder que vai acabar nas próximas eleições.

  6. Alberto

    3 de Agosto de 2018 as 14:26

    Se esse fosse um país sério, só uma ou duas pessoas é que teriam lugar nesse tribunal. Eu sou do partido mas infelizmente não posso aceitar o que andamos a fazer.

    É só cargos para a família e amigos. Gira tudo a volta do mesmo. O único sinal positivo foi a eleição do L. Marques. De resto, todos os que aí estão são fracos e têm rabo preso. Mesmo a senhora se não fosse filha de quem é não chegava onde chegou.

    Enfim…
    Nunca se vê um desconhecido nesses lugares. Porque será?
    Estamos a dar um sinal muito errado ao eleitorado e o partido vai pagar a fatura.

  7. António

    3 de Agosto de 2018 as 14:30

    PT não tem culpa.
    Quem é o assessor jurídico desse homem?

    Digo isso porque ele tem prestado um mau trabalho ao PT. Não me diga que esse país não tem gente que esteja limpo. Porque que são sempre os mesmos?
    Estão a queimar o partido com essa teimosia.

    Viva o ADI – abaixo os conselheiros e a reforma da justiça em círculo

  8. Carolina

    3 de Agosto de 2018 as 14:34

    Se eu fosse a Euridice, demitia-me. Uma Juiza tão competente no meio de gente tão fraca.

    A Euridice fazia mais falta na primeira instância onde existe trabalho sério para se fazer.

    Cada um sabe de si e quando esse governo cair arrasta consigo os que estão associados a ele.

  9. Nadia

    3 de Agosto de 2018 as 14:38

    Coitados, só fazem o que o chefe mandar. Mas não se importam porque têm as regalias todas.

    Até o Machado que fartava-se de fazer críticas ao sistema, hoje vê-se obrigado a vergar-se perante a força do poder.

    O mundo é pesado e homens fracos.

  10. Carla

    3 de Agosto de 2018 as 16:18

    Se não o consegues derrotar, junta-te a eles. O homem não tem culpa, todos temos um preço. Ainda para mais, já não é novo por isso tem que fazer pela vida.

    Fazer o quê?

  11. João Paulo

    3 de Agosto de 2018 as 16:35

    É só gente a desejar mal.
    O governo e os tribunais está a fazer tudo dentro da lei – temos que ter calma e aguardar pelos resultados.

    Agora será nomeado um bom PGR e fora dos cânones habituais, ou seja, um homem sério, tecnicamente bem preparado e isento de qualquer comprometimento político.

    Há quem diga que já se sabe quem é. Se for esse Lúcio Lima, não sei de onde vem mas deve ser bem formado. Vive fora do país e tem qualificações… isso é bom. Não tem vícios.
    Também não estou a ver outro nome melhor. Essas pessoas que estão lá não têm perfil ou estão comprometidas. Desejo-lhe sorte meu jovem.
    Muito trabalho e mão firme com essa gente.

  12. Francisco

    3 de Agosto de 2018 as 16:40

    Eu tenho duvidas que estejam a fazer bom trabalho. Ainda por cima depois da grande ilegalidade que esse governo cometeu.

    Quando ao PGR, o país tem uma excelente oportunidade de repararar as asneiras que o anterior homem forte fez.

    Se é verdade que estão a pensar nesse indivíduo, é um bom sinal, pelos menos será alguém com outra visão e cultura do que é viver em democracia.

  13. Mario

    3 de Agosto de 2018 as 16:46

    Então já não vai ser a irmã da outra senhora? O Reffel, a Edna e a Vera não servem para esse cargo.

    Estão mesmo a trabalhar para as eleições. Bem, se pelo menos ficarmos bem servidos já não é mau.

    Força jovem. Agora não faças o mesmo que os outros. A procuradoria é uma instituição muito importante, tens que ser sério e responsável.

    Boa sorte

  14. Pedro Anibal

    3 de Agosto de 2018 as 16:52

    Eu conheço esse jovem e realmente, competência técnica não lhe falta. Tem bom domínio das questões jurídicas e domina a expressão oral. No entanto, não sei se terá perfil para trabalhar com tantos malandros.
    Não sei se ele aguenta essa pressão. Viver em STP requere muito jogo de cintura e um indivíduo vê-se obrigado a fazer coisas que não quer.

    Mas olha, cada um sabe de si e se ele aceitou é porque acha que tem condições para abraçar o desafio.

    Coragem jovem

  15. Arlindo

    3 de Agosto de 2018 as 16:55

    Isso mesmo PT. Aposta nos jovens. Esse é o caminho a seguir rumo ao desenvolvimento.

    Vejam o que se passa em França, Espanha e muitos outros países onde os jovens estão no topo e até fazem um bom trabalho.

    Boa sorte jovem

  16. Efigénia

    3 de Agosto de 2018 as 16:59

    Força professor

    Nós sabíamos que ia longe. Obrigado pelos seus ensinamentos. STP precisa de gente assim, competente e humilde.

    Esse é o sinal de que um indivíduo pode ser bem instruído, bem formado e manter ao mesmo tempo elevação e elegância.

    Muitas felicidades – vai correr tudo bem

  17. Hilária

    3 de Agosto de 2018 as 17:00

    Boa escolha Sr. Primeiro Ministro

    Boa sorte Dr. Lúcio Lima

  18. Clara

    3 de Agosto de 2018 as 17:05

    Excelente notícia,

    Só por causa disso, até eu vou repensar o meu sentido de voto.

    Quando todos nós estávamos à espera de mais um daqueles disparates, esse é um bom sinal.

    Parabéns aos decisores

  19. Barroso

    3 de Agosto de 2018 as 17:09

    Sr. Doutor Lúcio Lima, não entre nisso. Tudo isso vai cair depois das eleições. O Sr. é um homem sério e por isso devia ponderar muito bem esse lugar.

    Pelo que sei de si, teria feito um bom trabalho mas era preciso que estivesse rodeado de homens bons, o que não é o caso.

    Veja bem o que vai fazer.

  20. Serra

    3 de Agosto de 2018 as 17:12

    Bem haja meu caro,

    Vai deixar de dormir e saiba que a partir de hoje, tem um chefe ditador.

    Eleições já.

  21. Seabra

    3 de Agosto de 2018 as 21:04

    PACIÊNCIA ! Mais umas semanas, tudo vai começar a entrar em ORDEM em STP. Já não estámos longe do mês de outubro (que tarda um pouco a chegar….mas já foi mais tempo).
    O PT-ADI,vão dar o FORA e definitivamente do país…aliás, para o PT não é viver no exterior porque ele já vive,com vagas passagens em STP.Agora o Afonso da Graça Varela e a sua BANDA corrupta, vão ter de dar contas ao POVO, porque o DITADOR vai bazar e de vez, sem ver atrás os seus ASSOCIADOS que vão ficar na tormenta.
    Que haja justiça para os injustiçados. Pedimos JUSTIÇA e JÁ , para o crime BÁRBARO do economista sãotomense Jorge Pereira dos Santos.

  22. Vexado

    3 de Agosto de 2018 as 22:27

    O samba não pode administrar o tribunal porque viola a lei que instituiu a nova entidade que irá administrar o tribunal – dinheiro, recursos humanos.

    Portanto, a função a que foi conferida ao samba é ilegal e foi casca de banana.

    Raposo e samba estejam mais atentos.

  23. Laurindo

    4 de Agosto de 2018 as 11:58

    Eu já estou farto de ver um tal de Lúcio Lima a se promover neste jornal, em todas as notícias pelo facto de querer ser P.G.R. Nem discreto este senhor é!!!! Devia ser um bocado inteligente neste seu processo de autopromoção. Se o senhor quer ser P.G.R candidata ao cargo mostrando o seu valor e a sua capacidade, exercendo influência junto do poder ou dos políticos que o podem ajudar mas não o faça de forma vergonhosa neste espaço. Muito obrigado!!!

  24. Ricardo

    4 de Agosto de 2018 as 15:10

    Fraco Rei faz fraco povo.
    A população tb é responsável pelo o que acontece no nosso país. Nós estamos a colher o que plantamos. E não adianta a desculpa de que o homem tem tudo montado para ganhar. Apesar de haver alguma verdade nisso ou não, não pode ser desculpa para tudo.

    Quem confere vitória ou derrota aos partidos nas eleições, é o povo. Apesar de todas as trafulhices do PT, ele não se elegeu a si próprio. Por isso, votem em consciência.

    Façamos a nossa escolha e deixemo-nos de críticas.
    A responsabilidade é apreciável e faz crescer
    Outubro é o mês de todas as mudanças

    Já a questão de justiça é muito importante para o país – seja lá quem estiver, o importante é que estejamos bem servidos.

    Mas sem duvidas que uma cara nova cairia bem e mais não digo.

    Bom fim de semana
    Viva STP

  25. Ambrósio

    4 de Agosto de 2018 as 15:25

    Enquanto o PT estiver rodeado de malandros, bandidos que matam pessoas e permanecem impunes, pessoas que só querem saber de bebida e mulheres, a assessoria jurídica estará um caos.

    Andam aí a falar de entrada de gente nova. Acham mesmo que esse pessoal alguma vez vai aconselhar o PT no sentido de permitir a aposta nas caras novas?

    Esse Lúcio Lima não tem hipóteses enquanto andar aquele bandido do Teixeira a querer ficar com tudo para ele e injectar no sistema gente que lhe protege. Esse indivíduo não quer concorrência de maneira nenhuma. Julga-se o último e o melhor jurista deste país.

    Isso tem que acabar.

  26. Carlos

    4 de Agosto de 2018 as 15:32

    Isso é bem verdade meu amigo. Nem esse indivíduo nem outro qualquer. Esses tipos afastam qualquer concorrência que lhes pareça perigosa.
    Quantos é que já não foram encostado por esse indivíduo? Está a segurar o tacho com unhas e dentes.

    Eu sou do partido e sei do que falo.

  27. Costa

    4 de Agosto de 2018 as 15:35

    Se não pertence a máquina, não entra ninguém. Referiram aqui que o indivíduo é independente, logo não entra. No ADI é assim que funciona.

    O povo vai mudar isso no dia 07 de Outubro

  28. Mano

    4 de Agosto de 2018 as 15:39

    Essa conversa levanta uma questão. Não é o presidente Evaristo que deve nomear o PGR?

    O que é que o governo tem a ver com isso? Estão a dizer que o PR não faz o seu trabalho?

  29. Santos

    5 de Agosto de 2018 as 6:51

    Ha pessoas que só vêm o que querem. Esse jornal não é para lavagem de roupa suja. Atenção meus senhores.

    É pena que algumas pessoas venham para esse espaço fazer comentários impróprios. Fazem conversa sem saber do que estão a falar. Mencionam nomes sem conhecer as pessoas. Nem todos são iguais e devia haver mais respeito por aqueles que não conhecemos.

    Quanto ao tribunal, já sabemos que é para dissolver depois das eleições. 4 anos já chega – agora vamos tentar outro cara.

    Abraços

  30. Paulo

    5 de Agosto de 2018 as 6:55

    PT é forte e vai derrubar essa oposição fraca em poucos minutos. Também esse país precisa de alguem de pulso firme, capaz de transmitir confiança e segurança governamental.

  31. Silva

    5 de Agosto de 2018 as 6:59

    Meu caro.
    Para além do que disse, o país precisa também de instabilidade – governos que comecem e terminem obras. Os outros partidos da oposição só sabem ladrar.

    O país não pode ficar parado

  32. António

    5 de Agosto de 2018 as 7:04

    Vamos juntar todos os partidos da oposição contra esse poder que já deu o que tinha a dar. Nem importa sequer se fizeram bem ou mal- está na hora de mudar.

    Democravcia é assim mesmo.

  33. Alfredo

    5 de Agosto de 2018 as 7:08

    Viva STP

    Nas eleições, é importante não esquecer quem prometeu mudanças e até onde cumpriu tais promessas. É preciso lembrar quem resolveu o problema de Água e energia para as zonas mais pobres.
    Os outros só criticam e mais nada. Não nos deu Dubai mas trouxe muitas coisas boas.

    O homem nao tem culpa.
    O povo elegeu o PT

  34. Fausto

    5 de Agosto de 2018 as 8:49

    Não me parece,
    Não ponho as minhas no fogo para ninguém mas duvido que seja isso Laurindo. Mas nessas coisas, é melhor sermos cautelosos.

    Avante STP … vamos todos votar, só assim podemos participar no processo democrático e contribuir para o desenvolvimento do nosso país.
    A maneira como cada um vota, já é a responsabilidade de cada eleitor, cada um escolhe o que lhe parecer mais adequado.

    Abraços

  35. Socrates

    5 de Agosto de 2018 as 9:04

    Isso aqui está bem quente.
    Parece que já estamos em campanha e os partidos políticos já estão a fazer as suas movimentações.

    Mas nós devíamos sempre que possível discutir ideias e nãos pessoas. Que vença o país – somos todos Santomenses

  36. Metido a Besta

    5 de Agosto de 2018 as 9:44

    40 anos depois voltamos a estaca zero.

    Cado povo tem o governo que merece.

    A ver vamos o que saira das proximas eleicao

    So espero que o ADI e seus alli baba vao para quinto dos inferno e nao sai nunca ate o fim deste mundo.

  37. Loureiro

    5 de Agosto de 2018 as 18:34

    A política é uma atividade nobre, dizia-se na Grécia antiga. Já os homens modernos são muito estranhos. É triste ver pessoas a lançar a confusão e em particular, a implicar outras pessoas.
    Vé-se que os interesses político-partidários começam a se mobilizar para fazer estragos.

    Vejo aqui nomes de pessoas que não se metem em problemas a serem implicadas no meio da confusão. Devíamos ter alguma ética na forma como fazemos política.

  38. BETO ARGAO

    5 de Agosto de 2018 as 18:35

    Francamente stp quem ti viu quem ti vê””estao a fazer tudo mas alguma coisa”””Mas Nada credivel

  39. Donato

    5 de Agosto de 2018 as 20:54

    É só práticas ilegais.
    O nosso país está a passar por dias muito difíceis. Não sei como vamos sair dessa situação em que nos encontramos.. O que STP era e no que se tornou. Tudo que tínhamos conquistado nesses anos todos, foi tudo destruído.
    O país está muito pior e se vê em todos os indicadores de desenvolvimento. A taxa de mortalidade, a pobreza, o lixo/limpeza, a liberdade de expressão, o acesso aos serviços básicos. Enfim

  40. João Bastos

    5 de Agosto de 2018 as 21:02

    Todos comentários a o de se fala do sr Lúcio Lima foram colocados dentro do mesmo quarto de hora. Mais uma campanha de treta.
    Dito isso não conheço o senhor, nem o seu perfil nem sei avaliar perfil para PGR. Apenas uma nota.

  41. Carlos Cravid

    5 de Agosto de 2018 as 22:16

    “O medo de ser livre provoca orgulho em ser escravo”
    Erick Morais

  42. Manuel Damas

    6 de Agosto de 2018 as 7:22

    Anda alguém a provocar confusão.
    Acho que esse indivíduo já nem está no país…
    Alguém tem algum interesse e duvido que seja o próprio.

    Só sabem fazer intrigas

  43. Palmira

    6 de Agosto de 2018 as 8:03

    Esse rapaz é meu conhecido. Várias coisas que dizem aqui não batem certo. Eu tenho a minha opinião mas vou guardar para mim, para não gerar mais confusão.
    Quando conhecemos alguém, há coisas que sabemos que essa pessoa não faz. Mas enfim…

    Por isso é que cada vez gosto menos de política. Andam todos em guerra e ninguém percebe nada. É só interesses e conflitos.

  44. José Pinto

    6 de Agosto de 2018 as 8:46

    Não há nada a fazer. Apesar de todas as críticas, esse tribunal resulta a assembleia da república – bem ou mal e é o que nós temos. A partir daqui o que importa é fazerem um bom trabalho.

    Como é que vai ser se não houver maioria absoluta? Esse governo habituou-se a fazer tudo como quer e será que vai saber governar sem essa maioria?
    O país ganha ou perde com isso?

  45. Nando

    6 de Agosto de 2018 as 10:12

    Homens inteligentes, adoptam comportamentos inteligentes. Que há uma campanha, isso parece claro. O que já não é muito claro é quem beneficia com isso.

    Parece que há aqui interferências e interesses diversos.

  46. Horácio

    6 de Agosto de 2018 as 12:01

    Eu tenho medo dessa terra. As pessoas são confusionistas e estão sempre a arranjar guerras. Vê-se memsmo que alguém está interessado em criar um caso não se sabe com que objetivo. Na minha opinião, estão a fazer de conta que querem ajudar mas na verdade, procuraram queimar os nomes das pessoas na praça pública.

    Em vez de discutirmos ideias políticas, as propostas para os próximos 4 anos, lançam para o ar essas “não notícias” se calhar com o objetivo de disfarçar o indesfarcavel.
    O país precisa urgentemente de soluções para coisas básicas.

    Isso é que importa ao povo

  47. Afonso

    6 de Agosto de 2018 as 13:11

    Há muita gente que pensa que é muito inteligente e por isso subestimam os outros. Temos que saber ler em entre-linhas, ver o que está para além do óbvio.

    Então, alguém acha mesmo que um indivíduo que queira ocupar algum lugar público, vem tratar desse assunto no tela non e dessa forma?

    Acham razoável um homem inteligente fazer esse papel? Por isso, cuidado com a inteligência emocional. Atenção às leituras fáceis e conclusões breves. Essa técnica já não é nova.
    Certamente, alguém com interesse nesse assunto, estará a tentar manipular a informação e influenciar a eventual tomada de decisão.
    É pena estarem a servir-se dos outros para alcançarem os seus objetivos.
    Quem anda na política, já viu dessas coisas.

  48. Leandro

    6 de Agosto de 2018 as 16:49

    Nada disso me interessa. Continuo sem resposta para o meu problema de justiça. A minha situação anda há muito tempo nos corredores dos tribunais e a justiça tarda em encontrar uma solução.

    O resto é conversa, é politiquice e maldade dos homens que não perdem uma oportunidade para tramar o próximo. Tudo isso é fachada, os intervenientes são de plástico. Cada um diz o que quer, menciona nomes e pronto.
    Isso não é debate sério. Andam a tentar fazer à cama ou afastar alguém e inventaram um bode expiatório.

  49. Mateus

    6 de Agosto de 2018 as 17:53

    Concordo plenamente consigo, meu caro.

  50. Adalberto

    8 de Agosto de 2018 as 9:14

    Só os menos atentos é que não se aperceberam disso. Claro que havia uma campanha, claro que queriam “lixar” alguém.

    Certamente ficaram a saber que o Sr. Lúcio era uma ameaça e fizeram de tudo para arranjar confusão e dar ideia que o indivíduo não era bom candidato.

    O pior é que alguns engoliram essa estratégia – como foi o caso do comentário feito pelo Sr. Laurindo. As pessoas comem tudo que lhes dão sem antes questionar se tem ou não qualidade.

  51. Cardoso

    8 de Agosto de 2018 as 10:44

    Eu também olhei para essa notícia e fiquei convencido de que o sujeito estaria a promover a sua própria pessoa. Até achei estranha essa propaganda.
    Mas olhando agora com mais calma, parece que queriam descredibilizar um eventual interesse do Governo nessa pessoa. Fica a dúvida quem é que teria interesse em fazer isso.

    Em princípio, esse Lúcio ficou prejudicado. Ninguém se propõe dessa forma para P.G.R, e o indivíduo não deve ser inconsequente, logo…foi tramado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo