Sociedade

Morte do Jovem : Ninjas enviados para proteger o Hospital Central

Mais um ajuntamento popular se regista na porta de entrada do hospital central Ayres de Menezes, na capital São Tomé. A população protesta contra a ditadura e a tortura que começam a crescer no país. Os manifestantes solidarizam-se com o jovem Onésimo de Monte Café que foi alegadamente assassinado pela força governamental, no final da tarde de quinta – feira nos arredores da cidade da Trindade.

Entre os populares destacam-se alguns familiares e amigos da vítima que pretendem visitar o corpo sem vida que está depositado na morgue do hospital central. As autoridades enviaram Ninjas, para proteger o edifício do hospital Central Ayres de Menezes.

 

O portão do hospital está trancado. O sentimento de injustiça por causa da morte violenta do jovem de 35 anos pelas forças combinadas da polícia e da guarda do governo, está a alastrar-se a todo o país.

O período de campanha eleitoral que até quinta – feira foi marcado por tranquilidade e pacifismo, aspectos característicos da identidade são-tomense, acabou por ser abalado na tarde de quinta – feira por mais uma morte sem explicação. Um fenómeno antes desconhecido em São Tomé e Príncipe. Mortes violentas e sem explicação.

Abel Veiga

    14 comentários

14 comentários

  1. Cravid

    5 de Outubro de 2018 as 13:42

    Bando de desocupados, não têm mais nada para fazer??? Tudo aos berros, nem se percebe nada.

    • Rapaz de reboque

      5 de Outubro de 2018 as 14:19

      Se fosse alguém da tua família que tivesse sido morto e que os familiares e amigos estivessem a manifestar dizias isto ?

    • Observador Atento

      6 de Outubro de 2018 as 8:29

      O sr Cravid perdeu uma oportunidade de estar calado. Se ha berros eh porque ha dor e muita dor de perder um proximo nessas condicoes violentas. Se fosse a sua familia a ser morto nao diria a mesma coisa. Eu que sou da familia de Dr Jorge Santos selvagemente assassinado ha 3 meses em STP conheco essa dor que o sr Cravid ou seja quem talvez nao conhece. Os irmaos, a familia e amigos do BARBOY pedem justica, que haja ou nao uma mao de cima!
      E isto de assassinar pessoas em STP nao existia antes. E ate agora vao emganando para apaziguar os familiares dizendo que metem toda a energia para desvendar o caso! Tem metido ao inves muito dinheiro e energia (Davido e mais…) na campanha e nada fazem para que a justica seja feita. O Sr Varela que conviveu outrora com a familia de Jorje Santos nem foi capaz de enviar condolencias a familia. E disso tudo esses dirigentes de meia tijela hao de pagar nas urnas! Fico mesmo revoltado com essa governacao mediocre que nada fazem para que a nacao prospere na harmonia e bem estar dos santomenses. Aos Varela, Daio, PT e o resto da clique, voces participaram activament nesta degradacao do nosso STP. A historia da nossa terra sera escrita com letras vermelhas, cheio de sangue de filhos de Sao tome, generado pelo vosso orgulho mal place, ganancia de dinheiro et betise humaine! A historia vos julgara!

      • Seabra

        6 de Outubro de 2018 as 19:07

        Que excelente texto, muito profundo , que diz muita verdade,Senhor Observador Atento. Estámos juntos,caros amigos e família do nosso saudoso e amado Jorge Pereira dos Santos.
        Queremos deixar bem claro, que este crime odioso e misterioso vai ser DESVENDADO.
        Gente,tem havido MORTES de HOMENS, em STP,desde que o DITADOR PT-ADI +Varela, estão na direcção do país…não podemos deixar passar nenhum deles,os familiares , amigos e especialmente, as víctimas necessitam de ser justiciados (porque a justiça até então , tem -lhes sido negada ).
        Este governo do PT-ADI e Varela, devem dar contas junto da JUSTIÇA.
        O Afonso Varela é um pequeno,mas GRANDE vigário, neste kambuta,nada há de bom,este complexado, mesquinho e pretencioso “pauvre type”…ele vai pagar bem caro pelosur seus maus actos. O futuro nos dirá!

  2. arroz podre

    5 de Outubro de 2018 as 13:59

    É isso que Patrice Trovoada quer.
    Povo de São Tomé e Príncipe não vota no ADI no dia 7 de Outubro de 2018.
    Dá um cartão vermelho para ir a de Vez e não voltar. O que aconteceu com o jovem poderá acontecer com qualquer um de nós. Pinta Cabra deu ordem aos seguranças para matar.

  3. Seabra

    5 de Outubro de 2018 as 14:30

    Começou assim, com mais uma morte atroz. Estranha coincidência, este cruel e criminoso acontecimento ” MORTE DE HOMEM”, para intimidar? Ou foi mais uma macabro acidente calculado?
    Queremos saber a verdadeira razao deste acto criminoso!
    PT-ADI, o Povo saotomense nao vai mais silenciar este ABUSO DE PODER, esta TORTURA, esta DITADURA, esta CORRUPCAO sem fim…NAO, NAO,e NAO! Jà houve muita morte.
    Quem serà o prôximo? Serà de que lado, dos que estao no Poder ou do POVINHO outra vez. Até entao, é o POVO que tem sido victima desta MASCARADA.

  4. Adeliana Nascimento

    5 de Outubro de 2018 as 14:31

    O ADI. desesperado e agoniado, e tenta dar os últimos fôlegos para evitar a derrota esmagadora.

  5. jójó

    5 de Outubro de 2018 as 15:33

    Conforme reza a história, a Batalha dos 7 como figurado no acto do Florípes (Eleições do dia 7/10/2018), Os Mouros (ADI) serão derrotados pelos Cristãos (Povo Santomense) com a ajuda do nosso senhor Jesus Cristo, através das orações dirigidas à Deus todo poderoso (São Tomé e Santo António). Esta história se repetirá na República Democrática de S. Tomé e Príncipe com o voto contra a Ditadura de Patrice Trovoada-ADI (Almirante Balão), cujo seu Deus é Mafóma Barba, que adora o Diabo.

  6. Arroz substância

    5 de Outubro de 2018 as 15:56

    Antes de mais meus pesame a familia enlutada e a morte do rapaz foi um excesso de zelo uma vez ja preso não deveria ter este desfecho a força de segurança em S.tome sempre agiram desta maneira e esta haver um aproveitamento polotico deste caso tudo que acontece em S.tome distribuem ao PT é uma obiceção doentia pelo Ptrice Trovoada.
    Eu nasce na década de 70 e vi muita atrocidade cometida pelo MLSTP no partido único eu vi o Oscarito baliou um cidadão no santo Antonio ficou impune até hoje durante uma manifestação no riboque um jovem foi baliado os miudos que nasceram agora não sabem disto bem a pouco tempo um dirigente do MLSTP um guarda baliou um homem por roubar banana.
    E esta notícia dada pelo este jornal é tendenciosa não refere que o jovem em causa estava armado e recusou a entregar a arma e fala muito da força governamental porquê?
    Nota:espero que o jornal tela non publique o meu comentário.

    • muluco peter

      5 de Outubro de 2018 as 20:01

      Caro amigo arroz substância,pelo que sei em S.Tomé ainda não existe a pena de morte.Pelos relatos,o jovem foi morto na esquadra da policia e não no momento da detenção no terreno, o que significa dizer que ela já estava subcontrolo das forças policiais ainda vivo.Portanto nada justifica essa atitude policial.

    • Observador Atento

      6 de Outubro de 2018 as 8:56

      E o Assassinato do Dr Jorge Santos foi tambem perpetrado no periodo MLSTP? E que fizeram a familia do ADI para restabelecer a justica? Nao tiveram tempo? Qual foi a tendencia durante esses 4 anos? Foi para restabelecer a justica? Oh Sr Arroz de substancia nao deturpe as coisas. Se o Jovem estava detido como eh que ele estava armado?
      E quem matou Dr Jorge Santos, Sr je sais tout? Isto nao foi fruto dum aumento da delinquencia e talvez a mao da mafia? O que eh que governo fez para conter essas hemoragias? Abriu as nossas fronteiras para que qualquer dilinquente estrangeiro possa entrar sem controlo! Nao nao, a governacao atual eh responsavel destes actos em STP! Eh evidence que nada fizeram para desenvolver o nosso STP na harmonia e bem estar dos saotomenses. Esta vaga de crimes e assassinatos nao existiam antes. Do Gabao, Ruanda etc… sim, os crimes deste tipo foram praticados. Convido-lhe a ler “les affaires Africaines”!

  7. Rostov

    5 de Outubro de 2018 as 16:39

    Está ê mais umas das Artimanhas do PT para depois alegar instabilidade pois a derrota está diante do su nariz

  8. Madredeus.igreja

    5 de Outubro de 2018 as 17:13

    Cravid

    Bandos dos desocupandos são todos dos ADI, que matam, roubam, destruíram o que é de bom neste país.

    O que esses desocupados ADI, querem fazer com este povo?

    • Seabra

      6 de Outubro de 2018 as 21:31

      LIBERTAÇÃO DE STP dentro de algumas horas.
      Estámos numa frente combate nunca visto em STP, ou então vamos responder as forças do MAL,PT-ADI +Varela, com uma radical resposta no mesmo tom que estes homens abusados e ditadores !
      Mas STP será IMPERATIVAMENTE LIVRE à partir do domingo dia 7 de outubro de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo