Sociedade

ONU investe US$ 95 milhões em Cabo Verde até 2022

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU

Implementação do Quadro de Cooperação começa este ano; coordenadora residente contou à ONU News que prioridades assentam nos cinco pilares da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

O novo Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento das Nações Unidas, Undaf, em Cabo Verde tem um orçamento de US$ 95 milhões para o período entre 2018 e 2022.

A informação foi confirmada à ONU News pela coordenadora residente do sistema das Nações Unidas no país lusófono, Ana Patrícia Graça. Em declarações da Cidade da Praia, a representante explicou as metas desta cooperação.

Objetivos

Segundo a coordenadora, as prioridades para estes anos assentam nos cinco pilares da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 “A saber, pilar pessoa, tudo o que tem a ver com saúde, educação, igualdade de gênero. O pilar paz tem a ver com governação, direitos humanos, justiça. Planeta, recursos naturais, boa gestão do ambiente. Prosperidade, emprego jovem, para as mulheres, para as camadas mais vulneráveis, e, por fim parcerias, onde o nosso papel fundamental é ajudar o país a captar novos financiamentos para o desenvolvimento.”

A coordenadora também explica que o sistema da ONU vai ajudar em todas as parcerias no quadro da Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul, e no envolvimento de atores nacionais e locais no compromisso para a Agenda 2030.

Trabalho

Segundo as Nações Unidas, o quadro de parceria e cooperação integra a máxima do desenvolvimento sustentável de “não deixar ninguém atrás”.

Este ano, a ONU já trabalhou com autoridades de Cabo Verde para preparar a Lei de Paridade, que será apresentada em novembro, e em uma formação sobre aleitamento dedicada a profissionais não clínicos.

O país também organizou uma formação nacional sobre tráfico de pessoas, lançou um projeto de reforço do sistema de justiça juvenil e uma iniciativa sobre coleta eletrónica de dados em África.

CABO VERDE|QUADRO DE COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS NAÇÕES UNIDAS|UNDAF

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top