Sociedade

Covid-19 : Testes feitos a 25 suspeitos deram negativo

Testes mandados realizar pelo Governo de São Tomé e Príncipe, no Instituto Ricardo Jorge de Portugal, reforçaram a a informação transmitida há mais de 2 semanas, de que o arquipélago de 1001 quilómetros quadrados, e habitado por perto de 200 mil pessoas, ainda não foi tocado pela pandemia – Covid-19.

Segundo o Ministro da Saúde Edgar Neves, na última quinta feira «fizemos seguir um conjunto de colheitas para o Instituto Ricardo Jorge, cujos resultados já recebemos e todos os exames tiveram resultado negativo» afirmou o ministro da saúde.

No total foram 25 amostras enviadas ao Instituto de Virologia de Portugal. Amostras recolhidas no grupo de mais de 100 pessoas que se encontram em quarentena em 4 pontos da cidade de São Tomé.

As pessoas em quarentena obrigatória desde o passado dia 21 de Março, são passageiros dos últimos voos que chegaram a São Tomé, antes da interdição pelo Governo do Espaço aéreo nacional.

A maioria cerca de 110, chegou a São Tomé oriundo de Portugal, e foi confinada nas instalações do hotel Miramar.
Outros cerca de duas dezenas de mulheres desportistas que chegaram ao país no mesmo fim de semana, após participação numa competição africana, foram encaminhados para quarentena nas instalações do centro de estágios de futebol.

As instalações de CATAP perto da vila de Batepá receberam outra parte de passageiros, e um hotel privado também acolheu outra parte.

Mas, o resultado negativo dos testes, não tranquiliza o sistema nacional de saúde. O Ministro da Saúde, defende o reforço das medidas preventivas, e a aquisição de meios de diagnósticos para aumentar a cobertura nacional.

«Vamos manter as pessoas ainda em quarentena. Tudo está sendo feito, para obtermos mais kits que nos permitem rastrear todos os que estão em quarentena e irmos também para o terreno rastrear as pessoas, sobretudo as que estiveram em contacto com pessoas oriundas de zonas de risco», assegurou o ministro da saúde.

Abel Veiga

18 Comments

18 Comments

  1. Batepa

    29 de Março de 2020 at 23:54

    Ministro Edgar está a superar a expectativa. Sou de outro partido mas este problema é de todos nós. Força ministro

  2. Arménio Camblé

    30 de Março de 2020 at 8:34

    Que Deus continue a proteger S.Tomé e Principe e que este Governo do senhor Bom Jesus mais o Presidente da República continuam e tudo fazer para proteger esse povo.
    Que o Governo não dê ouvidos aos comerciantes politicos e oportunistas do poder que fogem do país logo que não estejam no poder e de longe vão assumindo comportamentos de cobardes, medricas, oportunistas, enfim, gente com comportamento de gentalha.
    Que Deus continue a iluminar o povo de S.Tomé e Principe.
    Que não seja hoje que uma história de vários séculos de um unico povo venha a ser posto em causa por um fedelho que com sentido de oportunista, mandou querimar bandeira nacional e se instalou ai como seu feudo e a querer cortar uma relação umbilicar indistrutivel naturalmente e a todos os titulos.
    Humildade, sentido de responsabilidade e maturidade têm na minha opinião guiado asacções do Governo de Jorge NBom Jesus. Quando regressar à grota quero ver o meu país a melhorar a sua perfomance. Estive la em 2018, e o que vi era um estado ditatorial, com limitações nas liberdades fundamentais dos homens.
    Que o Coronavirus não chegue as nossas ilhas. Somos do bem e do bem viveremos com a benção de Deus.

    • Manuela. Na diaspora

      30 de Março de 2020 at 15:25

      Certo apesar de estes testes darem negativo nao é mutivo das pessoas entrar em liberdade, senhores governantes nao serem flexivel todos acompanham o que este faz todos os dias no planeta. Aqui nao tem amiguonhos. Se stome ficar fora desta pandemia sera uma grande bencao para todos santomrnses quer dentro ou fora da patria. Que Deus Proteje stome com poderoso Sangue de Jesus.

  3. eu

    30 de Março de 2020 at 8:43

    Graças à Deus!!!

    Apelo ao governo, que reforce a vigilância a nível dos no nosso mar, de modo a evitar a entrada de pirogas clandestinas.

    Mobilizem os pescadores, de modo a ajudarem na vigilância da nossa costa.

    Dêm formação de urgência aos pescadores para poderem aperceber-se de eventuais anomalias nos nossos mares.

    Temos que continuar a garantir o nosso estado actual.

    • Manuela. Na diaspora

      30 de Março de 2020 at 15:20

      Sou da tua opiniao as nossas prais nao tem controlo de verdade; o governo deve criar um sistema de vigilia restrita; é do conhrcimento que na praia de Fernao Dias entra emigrantes atraves de pequenas embarcacoes.

    • Manuela. Na diaspora

      30 de Março de 2020 at 15:31

      Estamos a seguir com muita atensao acvao do governo e toda forca da sociedade na prevencao deste inimigo invisivel que se levantou contra planeta terra; cada governo depois de ver a situacao na Europa nao podem cometer erros de nao tomar medidas serias contra este virus. Estamos a ver e aprender com erros dos outros. Forca senhor Ministro da Saude.Comeco a gostar de Ti.

  4. Filho da terra

    30 de Março de 2020 at 9:55

    Ainda bem que os resultados dos testes não tranquilizam o Sistema Nacional de Saúde. Foram testes aleatórios. Vinte e cinco amostras. É preciso não criar um estado de prematura tranquilidade e relaxamento. Muita gente a dizer que estamos bem porque os testes foram negativos. Comunicação cuidadosa e muito responsável por favor. Obrigado.

  5. Militar descalço

    30 de Março de 2020 at 11:16

    Não larguemos foguetes, temos que redobrar as medidas cautelares, e, temos que ter uma comunicação isenta e aberta. A comunicação social tem um papel fundamental na informação e esclarecimento da nossa população, essa praga que assola o mundo não e para brincar.E por favor, deixem de politizar…

  6. Martinho Pires

    30 de Março de 2020 at 13:05

    Por favor a Praia de São Miguel precisa ser protegida entrada facil estive la nada de segurança espero que o ministro de defesa monte aí para valer um destacamento militar.

    • Manuela. Na diaspora

      31 de Março de 2020 at 15:46

      Certo; .certo. as nossas prais sao portas de entradas para emigrandes. Deixo aqui o meu apelo a quem de direito zelar por esta situaao; reforçar patrulhamento nas prais longicuas; ja é sem tempo de governo criar estes mecanismo. Bem haja.

  7. Paulo Borges

    30 de Março de 2020 at 16:03

    Ja nao era sem tempo…..
    Nove feiceboquistas que utilizam as redes sociais, com perfis falsos, para denegrir outros, particularmente os dirigentes da Nação ja foram devidamente identificados pela PJ e serão chamados para depor. Poderão parar ao calabouço ou ainda terão que pagar avultadas somas por crimes de injuria e difamação.
    Grande colaboração da Interpor e da cooperação americana.
    Ha informações que um dos dirigentes do ADI residente na Trindade é um dos rostos falsos das redes sociais. Outro poderá ser um homem de imprensa dos tempos de antena do MLSTP. Um assessor do antigo presidente da Assembleia Diogo Baluba também é outro visado.

  8. Nita

    30 de Março de 2020 at 16:09

    Os mesmos deverão ser testados novamente no final da quarentena. E também testados os que vieram um pouco antes de imposta a quarentena.

    • Ralph

      31 de Março de 2020 at 1:12

      Exatamente. O governo de São Tomé e Príncipe deve administrar testes a todas as pessoas em quarentena, principalmente se elas são as únicas que estão suspeitas de poder transmitir a doença. Não é como se houvesse milhares de pessoas para testar. O artigo refere a um grupo de um pouco mais de 100 pessoas em total. Deveria haver testes o suficiente para administrar um (ou dois, incluindo um administrado depois de algum período para assegurar que tal pessoa não tenha contraido o vírus mas anteriormente não estivesse a mostrar sintomas) a cada pessoa que está em quarentena. É apenas sob este regime que o governo pode ter toda a certeza que o vírus não está a circular na comunidade.

    • Manuela. Na diaspora

      31 de Março de 2020 at 15:40

      Realmente se fizeram apenas testes rapidaos, assim ha grande certeza de que as pessoas nao estao afetados, Deixo aqui um conselho util beber constantimente agua; fazer varorizacao com agua muito quente que este maldito viru morre rapidamente; porque ele nao aguenta temperaturas altas.

  9. Vanplega

    31 de Março de 2020 at 1:53

    Senhor ministro, quarentena, nao e duas pessoas que nao se conhecem no mesmo quarto. Quem sabe qual deles esta infectado?

    E um caos, em vez de curar, estamos a piorar

  10. Casimira Cravid

    31 de Março de 2020 at 11:35

    Preguiçosos, indigentes, brincalhões de governança. Estão a brincar de governar. Em duas semanas só fizeram 25 testes? Estão a pensar que isto e brincadeira? Testem lá todos os quarentenados e os seus vizinhos/contactos por favor e ja. Querem que as cerca de 200 mil almas santomense sejam dizimadas pelo COVID-19? Teztem todos e já. Não há dinheiro para comprar testes que possam ser utilizados cá na terra com resultados imediatos sem ter que esperar por Portugal? E se Portugal nos aldrabar nos resultados? Sempre no cu de Portugal? Para lutarem para o poder e só entre nós. Para testar uma doença tão letal temos que aguardar por Portugal? Com 40 anos de independência? Leiloaem dias ou tres viaturas topo de gama do Governo e comprem reagentes para testarem todos e ja. Sinceramente! Previnam mortes, senhores. Ora Xissa Homens!

  11. Manuela. Na diaspora

    31 de Março de 2020 at 16:15

    Mas se a china ja ofertou testes; porque o governo nao testa todas as pessoas que se encontram e quarentena; por favor senhores governantes isto nao é brincadeira; como acima referiu o meu conterra, esta pandemia se entrar em s.tome; todos ai vam desaparecer incluindo voces governantes, Nos que ja somos apenas 200mil, a ilha vai fechar. Dos poucos paises que ainda nao tiveram casos, estam a tomar todas providencias possiveis para se evitar caus. Portanto nao estejamos aqui a pensar que ja ganhamos.

  12. José Luís de Jesus

    7 de Abril de 2020 at 14:06

    O Dr. Augério Amado Vaz num dos seus directos disse que não se efectuou nenhuma analise e que foram todos parar ao caixote de lixo, por isso, eu gostaria de ter mais informações sobre isto, que as entidades portuguesas que fizeram o teste se posicionem quanto a esta afirmação do Dr. Augério que é muito grave. Acho que é um caso de investigação e justiça.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top