Começaram os trabalhos de levantamento de diversos tipos de dados, e de medições, que permitem a execução das obras de ampliação e de modernização do aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe.
O Ministro das Infra-estruturas Osvaldo Abreu, que anunciou o arranque dos trabalhos técnicos, confirmou a chegada a São Tomé de uma equipa técnica da República Popular da China, para junto aos técnicos nacionais, elaborarem o plano de execução das obras.
«Tivemos essa boa nota da chegada da equipa técnica que vai permanecer connosco o tempo necessário para concluir os trabalhos de medicação, levantamento e preparação das documentações técnicas para o lançamento do concurso internacional, para construção da nova terminal, a expansão da pista, e a renovação de todos os equipamentos aeronáuticos e não só», declarou o ministro após reunião com o corpo diplomático da China acreditado em São Tomé.
Os trabalhos de levantamento de dados vão demorar 3 meses. Mapeamento do espaço aeroportuário é uma das acções, a que se juntam os levantamentos dos dados tectónicos, geológicos, meteorológicos e outros.
Logo a seguir será definido e lançado o projecto das obras de ampliação e modernização do aeroporto internacional. A extensão da actual pista vai ser para terra e para o mar, numa distância máxima de 500 metros.
«Temos actualmente cerca de 2,2 quilómetros de extensão da pista e pensamos ter aproximadamente 3 quilómetros de extensão da pista, quando este trabalho concluir e estar a pista toda ela preparada para receber as aeronaves de grande porte e em segurança»
Modernização e ampliação do aeroporto de São Tomé, é um dos principais projectos estruturantes inscritos no programa de cooperação entre São Tomé e Príncipe e a República Popular da China.
Abel Veiga
Vanplega
24 de Dezembro de 2020 at 18:21
Fazem as coisas como deve ser, Mao e baticar, baticar, para comerem dinheiro.
Voces dirigentes andam pelo este mundo fora, fazem o que viram noutras paragem na vossa terra.
Tenham um pouco de compaixao e vergonha tambem meus senhores.
Pedro Costa
24 de Dezembro de 2020 at 19:55
Modernização ! A sério !?
Os vários governos deste país andam a brincar ou então não conhecem aeroportos por aí. Esta infraestrutura anda de modernização em modernização e no fundo não se vê nada. Pelo menos eu não vejo coisas de jeito. Ou então, o que se vê é um “aeroportozito”. Se se fala em modernização, esta modernização não pode só em esticar a pista e “atamancar” a aerogare!