Sociedade

Requalificação do Hospital Dr. Ayres de Menezes

Manifesto Social Nº18/2021 Requalificação do Hospital Dr. Ayres de Menezes

Agastados e certos de que, governo após governo, São Tomé e Príncipe não tem sabido encontrar uma linha condutora que permitisse definir as estruturas para um Serviço de Saúde Pública passível de poder sustentar um Sistema de Saúde estruturado e funcional que é reclamado por todos os São-tomenses;

Atentos a forma pouco séria e com sinais nada transparente como, de igual forma, os financiamentos para as infraestruturação do país vêm desaparecendo e fazem crescer, assustadoramente, a dívida externa do país;

Firmes na convicção de como o povo são-tomense, ao longo dos quarenta e seis anos da independência, vêm perdendo toda a esperança nos seus governantes pela forma, podemos mesmo dizer, desastrosa, como têm gerido a “Coisa Pública”;

O Observatório Transparência STP, atento a toda a polémica de reabilitação/construção do Hospital Dr. Ayres de Menezes pelo financiamento do Fundo Kuwait, vem, uma vez mais, questionar e alertar ao atual Governo Constitucional, a todos os outros Órgãos de Soberania e a população em geral, para a imperiosa necessidade de reflexão em relação a satisfação dos interesses pessoais e de grupos em detrimento das reais necessidades do país.

Assim, sem nos determos perante constrangimentos político-partidária, exortamos a todos a terem uma atitude pró-ativa, patriótica e séria, permitindo trazer ao debate público as reais necessidades do país em relação ao que efetivamente precisamos para a sustentação dos Serviços de Saúde em São Tomé e Príncipe.

O Observatório Transparência STP reitera que o seu papel, enquanto iniciativa da Sociedade Civil é o de questionar, alertar e contribuir para a defesa da legalidade, dos direitos fundamentais dos cidadãos, da transparência e melhor comunicação por parte dos decisores públicos, cabendo a estes, no âmbito das suas responsabilidades e funções, tomar as decisões com vista a salvaguarda do interesse público e no estrito cumprimento das leis em vigor e das regras da democracia que fundamentam o nosso Estado.

São Tomé, 8 de Novembro de 2021. Observatório Transparência STP + transparência > efetividade

Acompanhe o assunto em vídeo :

4 Comments

4 Comments

  1. luisó

    10 de Novembro de 2021 at 12:27

    Pensem em grande e para o futuro….
    Isto é o quê? Um centro de saúde em ponto grande ?
    Façam um edificio de raíz como deve ser. Vão buscar projetos a cabo verde ou a portugal (hospitais distritais ).
    Saiam da caixa e da pobreza mental.
    Pensem em construir para 25 anos e não para 5.
    CREDO…….

  2. Pedro António Costa

    10 de Novembro de 2021 at 14:32

    Geronimo Moniz, devias antes de tudo fazer estas perguntas ao XVI Governo

    Besta

  3. Manuela Pedroso

    11 de Novembro de 2021 at 8:55

    Meus Caros
    Este Governo atual entrou e encontrou toda a comida cozinhada e só que o mesmo não sabe comer as mesmas.
    O Governo anterior conseguiu que S.Tomé e Príncipe acedesse ao fundo do Kuait, algo novo para o país com 17 milhões para um investimento muito importante para o povo.
    Este Governo atual passou 3 anos a divertir e a gozar com o povo e os próprios financiadores, pois o único objetivo deste governo era sujar tudo o que o governo anterior tinha feito. Verdade é que passados 3 anos nada fizeram e corríamos mesmo o risco de perder financiamento. Agora surgem com reabilitação de uma infraestrutura que praticamente não existe em vez de construir uma nova. Se o valor para a construção de um hospital novo é superior ao montante existente, porque é que não arranjam novos parceiros para completar. Não têm capacidade nem o conhecimento para tal
    Todos os financiamentos que este governo está a utilizar e fazer o chou foi adquirido por governo anterior. Vejamos:
    Requalificação da marginal de S.Tomé no valor 25 milhões de euros com Governo holandês, foi governo anterior
    Estrada da zona norte com Banco Mundial foi governo anterior
    Água para Cantagalo, foi Governo anterior
    Reabilitação do Contador que nunca mais arranca, foi Governo anterior
    Então digam-me qual é o novo financiamento conseguido pelo atual governo.
    Este atual governo é que é mesmo o dito governo de FLAÇÓOOOOO

  4. Hilaria Lima

    11 de Novembro de 2021 at 9:37

    Espero que essas perguntas foram dirigidas por escrito ao governo. O que falta nao sei se existe nas nossas constitucoes é uma lei que diz o seguinte: Todos aqueles que serviram o pais por gosto, por dever e pelo seu saber tenha no fim do seu mandato uma conta a dar . Ela ou ele nao ira a parte nenhuma se no balanço daquilo que fez a conta estiver errada. Tera que pagar ou financeiramente ou na cadeia. Penso eu que cada um seria bem vigilante naquilo que faz.Teria muito sentido de responsabilidade, de respeito e de moral para com o bem que se diz do povo. Até casas carros no fim teriam que ser entrgues mas num estado ainda de foncionamento.
    Isso acabaria com essa republica de nome para fazer ingles ver, republica das bananeiras.Eu faço aquilo que quero e nao tenho conta nenhuma a dar a ninguem.Que seja ele o primeiro como se diz de entre nos a saber, o presidente da republica até qualquer foncionario de base tinha que prestar contas.Evitaria roubos sem escrupulo,evitaria vandalismo.Ninguem é obrigado a se apresentar para ser presidente, ninguem é obrigado a ser ministro, entao se decidiram de la irem para assumirem cargos importantes teem que dar contas, porque como se diz se acham isso deficil deveriam se informar antes de se candidatarem.Você nao deve destruir aquilo que nao é seu e mesmo se for seu isso nao deve ser destruido. Quando se oferece um brinquedo as crianças elas teem que saber usa-los conserva-los e transmitier ao mais novos dos irmaos ou dos primos etc e nao destruir porque é seu , porque é sua oferta.O mal d STP esta ai:recebem sempre nao sabem donde vem,entao destroiem, roubam porque nao sabem quanto custa.Essas coisas todas sao destruidas que sejam roupas sapatos brinquedos oferecidos pelas organizaçoes ou pelos familiares vindos de estrangeiro nao sao respeitados porque pensam que isso no estrangeiro é cavado no chao. Nao pensam que mesmo se fou escavao houve um esforço para se cavar. Se foi apanhado no chao foi preciso um esforço para se vergar e apanhar isso no chao.
    Os nossos dirigentes fazem o mesmo.Recebem milhoes nao sabem donde veio, como os que lhes dao fazem-lhes crer que foi o pai natal ,nao dao por conta embora a idade, mais de 40 anos que o pai natal nao existe.E como o pai que oferece so diz eu dou-te isso maais tens que fazer isso , mas como a criança nao faz e que o pai continua a dar, entao,os filhos mais novos ja nao terao nada porque o api que se fazia passar por pai natalum dia morreu,
    Os nossos dirigentes fazem como adolescentes que nao sabem que ser pai ou mae nao é nada facil. Os filhos nao pediram para nascer mas desde o momento que esses pais meteram no mundo um bébé teem que assumir custe o que custar pedindo ajuda e utilizando como é devido a ajuda que recebem.
    Sao Tomé e Principe esta sempre com tutores que nao valem nenhum, porque eles mesmos tambem sao bandidos.Muitos casos desses acontecem quando a criança é educada num centro em que os educadores mesmos nao teem capacidades para tal.Quando crescem continuam bandidos porque nao tiveram uma boa orientaçao, um bom educador, um bom tutor.O tutor anda na sua vida aproveita a ocasiao para roubar, mas so que na terra onde ha leis eles vao diretamente a cadeia ou teem que reembolsar tudo o que roubaram.
    O tutor que rouba a economia que foi posta para ajudar aqueles que necessitam,os incapacitados maiores( porque nao podem , nao sabem, como bem utilizar a sua economia), é o primeiro bandido e que deve ser castigado.Os incapaezes que recebem esses tutores sem que eles tivessem a possibilidade de escolha nao sao culpados.Culpados sao esses que fazem pensar que ca estao para ajudar e que no fundo nao fazem nenhum, aproveitam da vulnerabilidade dos incapazes (fisicos, mentais ou por velhice) para maltratar-lhes.
    O presidente da republica se é presidente sem conhecer a sua funçao,pode na verdade criar confusao.Cada um tem que conhecer a sua funçao, até onde ele pode interver,Uma casa onde todos mandam sem que se saiba quem deve mandar e aonde, é mais uma anarquia que uma republica digna desse nome.Num restaurante digno desse noma restaurante de 3 estrelas, cada um conhece o seu posto de trabalho,
    Coragem povo de STP porque penso eu que estamos aida longe de sermos,RDSTP.o RD vira mais, temos que aceitar fazer sacrificios.Quando estou na mesa com os meus e que ha crianças doentes no chamado HAM ou um outro centro médico, sem medicamentos, sem assistencia médica digna desse nome, quando eu tenho a facilidade de eevacuar os meus se estiverem doentes sem esperar vistos e compania eu nao posso dizer que sou dirigente de uma republica democratica onde o direito e o dever é de todos.A morte , a doença, a prisao, nao escolhe, rico ou pobre podemos todos passar por la.Muitos ja deram conta disso, mais nesse pais o exemplo do outro nao lhes serve.
    nota bene:os erros se estao presentes nao foram volontarios.Muitos sao de ordem tecnica.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top