Sociedade

Comunidades de Lembá decidiram reabilitar o sistema colonial de abastecimento de água

A calamidade natural que se abateu sobre a ilha de São Tomé destruiu o novo sistema de captação e de tratamento de água potável que alimentava a cidade de Neves, capital do distrito de Lembá e os seus arredores.

A situação de falta de água potável, e o consumo da água do rio ameaça a saúde pública de toda a região norte da ilha de São Tomé.

Face a situação de calamidade, os habitantes de duas comunidades do interior do distrito de Lembá, nomeadamente as roças Generosa e Ponta Figo decidiram promover a cultura de D´junta Món – “Unir as Mãos para Vencer Desafios”.

O Hotel Mucumbli localizado nas proximidades da roça Ponta Figo, foi o arquitecto da iniciativa de união das duas comunidades agrícolas vizinhas da cidade de Neves. Mãos a obra, os populares começaram a trabalhar no sentido de reabilitar um sistema de abastecimento de água construído na era colonial.

A nascente localizada há 8 quilómetros da Roça Ponta Figo, nunca secou, «nem na estação seca a gravana, nem na estação das chuvas…», explicou Tiziano Pisoni em entrevista ao Téla Nón.

Aliás a nascente em causa e o sistema de distribuição de água construído na era colonial foi na década de 90 do século passado reabilitado pela empresa de água e electricidade, a EMAE.

Foi sempre a principal fonte de água potável que alimentava as duas comunidades populosas de Lembá, a Generosa e Ponta Figo assim como alguns bairros dos arredores da cidade de Neves, incluindo o Hotel Mucumbli.

Após a construção há cerca de 4 anos do novo centro de captação e de tratamento de água nas margens do Rio Contador na cidade de Neves, o sistema colonial de abastecimento de água a partir da nascente de Ponte Figo acabou por ser abandonado.

As enxurradas de 28 e 29 de Dezembro de 2022 destruíram por completo o novo centro de captação e tratamento de água que alimentava toda a cidade de Neves e as comunidades vizinhas.

O sistema colonial de abastecimento de água a partir da nascente de Ponta Figo volta assim a ser a única alternativa de acesso a água potável.

Tiziano Pisoni disse ao Téla Nón que o trabalho cívico para reabilitar o sistema antigo de abastecimento de água potável está bastante avançado. «Estamos há 400 metros da nascente», confirmou.

O hotel Mucumbli que tem recorrido a camiões cisternas para abastecer-se de água garante os materiais e equipamentos para as obras de reabilitação do sistema de abastecimento de água de Ponta Figo.

«Estamos a fornecer todo material, os tubos, cimento, e demais equipamentos. A população de Generosa e de Ponta Figo, assim como os trabalhadores da autarquia de Lembá, garantem a mão-de-obra», explicou Tiziano Pisoni em declarações ao Téla Nòn.

A nascente de água localizada nas montanhas que circundam Ponta Figo e Generosa tem enorme reserva de água potável. Segundo Tiziano Pisoni apesar de a canalização não ter grande diâmetro, a nascente explorada desde a era colonial emite cerca de 5 metros cúbicos de água por hora.

É muita água potável, que para além das comunidades de Ponta Figo e Generosa, deverá como no passado alimentar o hotel Mucumbli e grande parte da cidade de Neves.

«Pode ser que haja possibilidade de abastecer a parte norte da cidade de Neves», precisou Tiziano Pisoni.

População de Lembá começa a trabalhar em equipa, em união, para conseguir alternativas de abastecimento de água potável.

Abel Veiga

11 Comments

11 Comments

  1. Siomara

    12 de Janeiro de 2022 at 10:11

    Bravo ao hotel Mucumbli, aos habitantes e a Câmara.

  2. SANTOMÉ+CU+PLIXIMPE

    12 de Janeiro de 2022 at 11:35

    Bravo…Bravo…Bravo, isso sim deveria estender a todo o país,,,,..

  3. Lupuye

    12 de Janeiro de 2022 at 11:47

    Meus parabens! Se esperarmos so pelo governo, nunca mais chegamos la. Isso e prova que o ditado “A NECESSIDADE E A MAE DA INVENCAO” esta em pleno vigor. Palmas para todos os involvidos!

  4. EX

    12 de Janeiro de 2022 at 12:15

    União faz a forca

  5. Chatice.... Referir o nome do protagonista

    12 de Janeiro de 2022 at 14:28

    Valorizar a pessoa que teve a iniciativa, o Hotel, não teve iniciativa nenhuma…

  6. Mepoçom

    12 de Janeiro de 2022 at 15:36

    Se aquela captação a partir de nascente é boa(potável), aliás, como todos sabemos, que as águas de nascente foram sempre a origem de capturas. Porque abandonar o velho serviço que tinha eficiência, é vir construir a estação de tratamento de rio contador já contaminado, no sopé do monte sujeito ao deluvio natural? Porque não reforçar o caudal de captação, construir um depósito de armazenamento que talvez resolveria todo o serviço? Francamente, a inteligência ou o competência?

  7. Andorinha

    12 de Janeiro de 2022 at 16:38

    Agora eu pergunto para quê temos governo? Se nem uma simples reabilitação como esta governo de Jorge bom Jesus consegue fazer estão só a espera de milhões dos parceiros internacionais para comerem e divide entre eles.
    É o povo que esta a abrir estradas e reabilitar canalizações de água, mas este ano 2022 este governo corruptos vão gostar.

  8. Vanplega

    13 de Janeiro de 2022 at 5:24

    Ñ podemos esperar por pessoas que nada fazem. Mesmo sabendo que eles nos roubam a torta e direita.

    O povo tem poder e que ñ conhece, mais juntos somos mais fortes.

    Os senhores DEPUTADOS, andam a roubar o povo com auxilio moradia. Quando eles vivem, uns nnenos que 5 km da assembleia da Republica, mais recebem este valor.

    Falta de solidariedade para com seus irmāo.

    Porquê que este valor ñ revertente para Lémba?

  9. paulo canela

    13 de Janeiro de 2022 at 6:20

    sempre ter que ser um branco a fazer pensar e organizar… nada contra brancos (ate pelo contrario) mas até quando…. Por favor meu Deus de aos negros capacidade…para que seja autonomo

    • Olinda BEJA

      16 de Janeiro de 2022 at 19:52

      Paulo Canela, todo o ser humano tem capacidade não importa a cor da pele… neste caso temos que ver e analisar que foi no tempo colonial que se fez a canalização para o abastecimento. No entanto não significa que o branco tivesse mais capacidade… apenas tinha à sua disposição outra tecnologia. O que é preciso é fazer como dizia Desmond Tutu “negros e brancos juntos”. Pense nisso com o coração…

  10. Célio+Afonso

    13 de Janeiro de 2022 at 9:52

    Parabens pela iniciativa.
    Construir com as nossas proprias mãos la onde for possivel e nunca esperar pelos políticos porque todos sabemos que os políticos só intervém quando houver dinheiro para roubar e desenvergonhadamente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top