Sociedade

Trabalhadores do porto revoltaram-se contra a direcção da ENAPORT

A revolta dos trabalhadores da ENAPORT, empresa que administra os portos de São Tomé e Príncipe, eclodiu na última quinta – feira.

O sindicato e a comissão de trabalhadores, uniram as forças para derrubar a direcção da empresa. Manuel Diogo Presidente do partido UDD que sustenta o actual governo, é o Director Geral da ENAPORT.

Enquanto líder da equipa directiva da ENAPORT, Manuel Diogo é acusado pela massa trabalhadora de gestão danosa da coisa pública. Os trabalhadores suspenderam as suas actividades exigindo a demissão do Director Geral.

Trabalhadores da ENAPORT na Assembleia Geral

«Enquanto o senhor ministro não tomar uma decisão com relação aos actuais gestores da empresa, vamos manter a paralisação. É uma paralisação devido a gestão danosa da coisa pública», declarou Adelino Silva, o líder sindical da ENAPORT.

Numa Assembleia Geral realizada esta sexta-feira, e que contou com a presença do ministro das infra-estruturas, Osvaldo Abreu, os trabalhadores denunciaram a Direcção de Manuel Diogo.

«A actual direcção cometeu várias atrocidades. Tínhamos 3 rebocadores quando esta direcção entrou em funções. Hoje todos os rebocadores estão mortos, e a direcção da empresa está a alugar um terceiro rebocador, e a pagar 40 mil euros mensais», referiu o líder sindical.

Denúncia de corrupção activa. «Os membros desta direcção alugaram suas próprias viaturas à ENAPORT no valor de 35 dólares diários», reforçou o sindicalista Adelino Silva.

Ministro das infra-estruturas Osvaldo Abreu e demais assessores do governo na mesa da Assembleia da ENAPORT

A massa trabalhadora da ENAPORT confrontou o ministro das infra-estruturas com diversos factos e denúncias de corrupção e gestão danosa. «A situação não dá para aguentar, a empresa foi levada a falência técnica», precisou.

Os trabalhadores exigiram ao ministro Osvaldo Abreu, que fosse assinado um memorandum em que o Governo anunciasse a demissão imediata da direcção da ENAPORT.

Osvaldo Abreu, deu sinais aos trabalhadores de que a Direcção de Manuel Diogo, tem dias contados.

«Somos conscientes daquilo que ouvimos da gravidade da situação, e da incompatibilidade entre a actual gestão e a comissão dos trabalhadores incluindo o sindicato. Vamos levar esta preocupação para o Chefe do Governo ainda hoje, e não há muitas alternativas face ao que foi aqui dito…», afirmou o Ministro das Infra-estruturas.

A declaração do ministro, gerou aplausos e slogans dos trabalhadores exigindo que a direcção da ENAPORT seja mandada para RUA.

No entanto Manuel Diogo, defendeu a sua direcção. Em declarações a imprensa garantiu que o aluguer do rebocador, é normal, e foi sempre a alternativa adoptada pela ENAPORT ao longo dos anos, para garantir o transbordo das mercadorias. Disse ainda que no passado o preço do aluguer do rebocador era muito mais caro.

Manuel Diogo – Director Geral da ENAPORT

Em declarações ao Téla Nón na tarde de sexta feira, o líder sindical da ENAPORT Adelino Silva, anunciou que o governo prometeu para a próxima segunda feira a tomada de uma decisão sobre o futuro de Manuel Diogo enquanto director da ENAPORT.

Segundo o líder sindical o governo decidiu levar o assunto para a inter-partidária, o órgão que gere e regula o funcionamento da coligação parlamentar que sustenta o governo.

Manuel Diogo foi nomeado director da ENAPORT enquanto líder do partido UDD que tem 1 assento na Assembleia Nacional e que dá sustento ao Governo de Jorge Bom Jesus.

Abel Veiga

7 Comments

7 Comments

  1. Fuba cu bixo

    3 de Junho de 2022 at 21:08

    “A direção da empresa ENAPORT aluga seus próprios carros para a empresa quando atual direção tomou posse 3 rebocadores estavam a funcionar, agora todos estão mortos, portanto é disto que o povo Santomense esta triste e revoltado e vai dar resposta no dia 25 de Setembro porque esta nova maioria só praticou gestão danosa.

  2. Andorinha

    3 de Junho de 2022 at 21:26

    Perante estas atrocidades na gestão da coisa pública que é uma ponta do iceberg, os camaradas residentes na Europa no conforto com Luz água e bom sistema de saúde e aqueles que MLSTP mudou vida tentam passar atestado de burrice a Santomenses fazendo diretos falando só de Patrice Trovoada atirando areia aos olhos dos Santomenses para branquear toda falcatrua deste governo de Jorge bom Jesus como o que esta a passar na ENAPORT.

  3. Sem assunto

    3 de Junho de 2022 at 21:36

    Este senhor, e por sinal o único, que está de mascara, se calhar por disfarce e vergonha, chama se Frederico dos Anjos. Já foi de tudo e mais alguma coisa neste país, e continua a roer o osso até o farel. No ISEC tem horário de fartar todos os semestres.Gula!
    Não existem outras pessoas competentes para assumirem o cargo?
    O porquê de ser sempre as mesmas pessoas?
    Quanto ao assunto em questão o Manuel Diogo de União dos Doidos (UDD) não engana ninguém, é um reincidente crónico nestas práticas, o homem até presidente de operários já foi. Só com Cristo!

  4. Pedro Costa

    4 de Junho de 2022 at 5:55

    Muita pena ! A corrupçao so reina a corrupçao neste Pais, alias a principal causa do atraso em que vivemos e a corrupçao.
    Importa saudar o gesto dos trabalhadores, so assim e que se consegue lidar com esses diretores corruptos que usam a politica para se manterem nos tachos….
    Espero que o Ministro cumpra o que disse, despachar o comandante Diogo, alias esse ja se encontra na ENAPORT por muitos anos…. quantos ? nem da para contar…. e a empresa nao evolui…

  5. Lídia Costa

    4 de Junho de 2022 at 8:37

    Estes gajos são uns gatunos. Até aonde vocês querem levar este país?Desgraçados sem vergonha coração de pedra, diabo leva vocês para inferno

  6. Reirape

    4 de Junho de 2022 at 17:08

    No principio da legislatura, essa direção foi contestada por um conjunto de trabalhadores, devido ao desmando que começou a fazer na empresa. Na altura, o Comandante Diogo até ameaçou ao 1º ministro, se caso ele fosse demitido, retiraria o seu deputado na coligação e o 1º ministro com medo, deu ao homem a carta branca para fazer o que quisesse. A alguns meses, o 1º ministro visitou a instituição e não viu nada de errado… agora no final da legislatura, com o bolso cheio de dinheiro e a empresa em banca rota, está disposto a abandonar o cargo…triste país. A onde anda o tribunal de contas?? O que anda o sr. ministro da tutela a fazer? O que espero que o sr. ministro da tutela, peça ao tribunal de contas uma auditoria profunda da gestão dessa direção, pois não se pode delapidar e levar a banca rôta uma empresa como essa e no final ir se embora como se nada tivesse acontecido.

    • Jfernandes

      5 de Junho de 2022 at 20:46

      os camaradas sao protejedos por os mamiferos da nova maioria encabecada
      por JBdemonio
      Sao intocaveis

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top