Sociedade

Desgraça na ENAPORT – Batelão com furo jogou 18 contentores de carga no mar

A empresa Nacional de Administração dos Portos(ENAPORT), não para de produzir escândalos. Considerada tecnicamente falida pelo sindicato dos trabalhadores, a empresa viveu momentos de sublevação que culminaram com a demissão do director geral.

Segundo os trabalhadores a ENAPORT deixou de ter rebocadores para transportar batelões. Teve que aluguer um rebocador a preço de 40 mil euros mensais.

Na sexta feira 24 de junho, o batelão que transportava contentores de um navio cargueiro atracado ao largo de São Tomé, até o porto, acabou tombar. Segundo relatos, o batelão tinha um furo que não foi tapado.

18 contentores de carga mergulharam no mar na Baía de Ana Chaves. Uma desgraça para as entidades privadas e públicas que importaram as mercadorias. Mais uma desgraça para a ENAPORT que tem no seu historial vários casos de naufrágio de batelões com mercadorias, nomeadamente o arroz.

18 contentores de mercadorias, perdidos no mar, numa altura em que o mercado são-tomense se debate com a falta de vários produtos com destaque para o alho, a ração animal, e outros.

Batelão

A rotura de stock de bens da primeira necessidade e o aumento galopante dos preços juntam-se ao mergulho no fundo do mar de 18 contentores de carga.

Desgraça numa empresa ENAPORT, tecnicamente falida. Desgraça para os importadores que não conseguirão reaver facilmente o dinheiro investido na importação das mercadorias.

Desgraça para os cofres do Estado que perde receitas, e complica ainda mais, o compromisso assumido pelo governo para pagamento do aumento do salário de base prometido e assinado em memorandum para os Trabalhadores da Função Pública.

São Tomé vive um momento que muitos populares dizem ser, Desgraçado.

Abel Veiga

8 Comments

8 Comments

  1. Pedro Costa

    24 de Junho de 2022 at 23:56

    Enquanto se continuar a inisitir na mentira nao temos a minima hipotese….
    O atual Governo teve tudo para sair bem, optou por uma estrategia errada e ai temos o resultado….hao de aparecer com desculpas, tentar tapar o sol com peneira….

  2. Andorinha

    25 de Junho de 2022 at 8:34

    Batelão com furo isto é resultado da gestão danosa dos pessoas da nova maioria, não é só Enaport que esta com desgraça S.tomé esta todo desgraçado pelo governo de Jorge bom Jesus isto é reflexo de um país desgraçado no dia 25 de Setembro vamos acabar com isto.

  3. Fuba cu bixo

    25 de Junho de 2022 at 9:10

    Os trabalhadores da ENAPORT Fizeram denúncias da gestão danosa, isto é o resultado da governação da nova maioria encabeçada pelo MLSTP uma calamidade no país.

    • Dá para rir

      26 de Junho de 2022 at 18:07

      Aí é que são elas. A incompetência juntou-se ao fracasso e produziu-se desgraça. Não basta a carência alimentar que se vive no mundo e agora vem 18 contentores de bens essenciais para o fundo do mar. Vamos todos pagar bem carro com isso, principalmente os mais pobres. País vergonhoso com dirigentes da meia tigela. Até a onde vamos parar.
      Tristeza.

  4. Celio Afonso

    25 de Junho de 2022 at 9:30

    Até parece maldição!
    Nada corre bem naquela terra!
    Os políticos arruinaram o nosso país.
    O povo deveria pegar em armas e aniquilar todos esses bandidos e fundar novo estado porque neste caminhar o país já está condenado ao fracasso!

  5. VAI TU

    26 de Junho de 2022 at 19:10

    Não sei o que dizer. Cobram, além do Transitario e Movimentação de Contentor, 1% sobre toda a mercadoria, (nem toda, porque há arranjos), e não arranjam as máquinas. Não fazem nenhuma manutenção, mas tem ordenados elevados.
    Penso que neste caso o Ministério Público devia tomar uma atitude sobre os (Ir) Responsáveis da ENAPORT.
    As perdas e danos, poderão levar a que os Transitarios aumentem o custo do frete.
    Quem paga? O Povo, porque tem que comprar os bens de primeira necessidade
    O País está em decadência, e não podem dizer neste caso, que é a Crise ou o Covid

  6. Pedro Costa 2

    27 de Junho de 2022 at 6:36

    Batelão com furo JOGOU 18 contentores de carga no mar|
    O país JOGOU fora tudo
    País nunca vai arrancar. JOGAM tudo fora. JOGAM a bola!!!!!
    Não estou contra ninguém, mas este país está mesmo mal! Política mal, escrita mal, mentalidade mal, técnicos maus, pessoas más, etc, etc.

  7. jardim de infancia da Nova Maioria

    27 de Junho de 2022 at 23:37

    Nao se chama isso de desgraca
    Chama se isso de falta de respeito por esse povo
    que voces fizeram de escravo .

    Isso foi premiditado porque o batelao ja tinha foro
    e todos vos sabiam da armadilha preparada por essa Nova Maioria
    para levar o pais a falencia .
    Voces agora ja andam satisfeitos ?
    Se ouvesse uma responsabilizacao dos responcaveis,
    deveriam ser punidos .
    para tambem servir de exemplo .
    A imponidade leva o pais a deriva .

    A pergunta que deixo no ar…
    Para que serve um governo num pais ?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

To Top