Sociedade

“Pedimos de forma veemente a libertação imediata do Delfim Neves”

O pedido para libertação do ex-Presidente da Assembleia, que está detido no quartel de morro, principal base militar do exército, foi feito pelo advogado Hamilton Vaz(na foto).

Na qualidade de advogado de defesa de Delfim Neves, Hamilton Vaz, disse a imprensa que fez expedientes «junto ao Procurador-Geral da República, e foram infrutíferos. Fiz expedientes junto ao ministro da defesa para que possamos ver o Delfim Neves e falar com ele em primeira pessoa como sacrossanto direito que assiste a qualquer um detido e foi-nos negado. Estamos num Estado perigoso», declarou o advogado.

Deputado da nação Delfim Neves goza de imunidade parlamentar. Mas, mesmo assim foi detido por militares e encarcerado no quartel do morro.

«Há um ministério público para investigar num Estado de direito democrático. Há tribunais para investigar, ou então rasguemos a constituição e falemos a comunidade internacional que não existe constituição na República Democrática de São Tomé e Príncipe», reclamou Hamilton Vaz.

O advogado diz que nunca se verificou situação igual em São Tomé e Príncipe. «Delfim Neves não pode estar no quartel sob pressão dos militares. A comunidade internacional tem de estar atenta. Há violação de direitos em São Tomé e Príncipe», denunciou.

Hamilton Vaz disse que não tem medo de ser detido. E pediu liberdade e respeito pelos direitos do seu constituinte.

«Pedimos de forma veemente a libertação imediata do Delfim Neves», concluiu.

Abel Veiga

10 Comments

10 Comments

  1. Heraclito Espírito

    25 de Novembro de 2022 at 15:40

    Dr. Hamilton, subscrevo o seu lamento. É absolutamente inaceitável. Estamos perante uma detenção ilegal e uma verdadeira afronta à Constituição em vigor. Os militares não têm competência para prender ninguém e muito menos um cidadão com imunidade parlamentar. Será que o país vive em estado de emergência? O que fazem o Ministério Público e a Polícia Judiciária? A atribuição de maioria absoluta ao partido ADI, já deixava antever este cenário. É por demais evidente que Patrice Trovoada não morre de amores por Delfim Neves e tudo fará para o eliminar politica ou até fisicamente. Este cenário foi preparado e congeminado já antes do pleito eleitoral. E o silêncio do Presidente da República é, no mínimo, estranho e preocupante. Na minha perspectiva, o povo deveria sair à rua para exigir a imediata libertação de Delfim Neves.

    • Vado Tome

      26 de Novembro de 2022 at 22:12

      Eu não votei no ADI, para essa porcaria que aconteceu e todos esses desgraçados e bajuladores que estão a responder para Patrice Trovoada, dia mais dia vocês terão a sentença da desgraça entre vocês mesmo, porque eu já estou de fora nesse partido, não há argumentos nenhuns que justificam a tortura executada no quartel general até a morte, esta situação deveria ser claramente evitada se houvesse intervenção do Patrice como chefe do governo e principalmente do senhor presidente Carlos Vila Nova que está sereno, impávido e no seu silêncio como se nada passasse em S.Tome, estou contra a intentona ou inventoma deste golpe, mas nada justifica o que aconteceu, por isso pedimos a intervenção urgente da ONU em S.Tome e que este caso seje investigado por tribunais internacionais, mas uma vez arrependo de ter votado nesse ditador Patrice Trovoada e esse Carlos Vila Nova é mais um disfarçado.Haja paciência! O viatico Neto sempre foi um invejoso, os advogados estão a defender o seu constituinte e muito bem!

  2. 2022

    25 de Novembro de 2022 at 16:27

    Delfim Neves esse ai é o seu Advogado? Como assim, ele é tão básico… isso também mostra em que nível senhor se encontra.

    • Beleza

      26 de Novembro de 2022 at 13:43

      Realmente esse advogado tem que se rever, muito basico, sem classe. Daqui a nada sera o mesmo advogado a organizar o próximo golpe de estado.

  3. Santa Teresa

    25 de Novembro de 2022 at 16:31

    Estou contigo Hamilton Vaz, soltem o Delfim. Deixa as autoridades de direito agirem de confirmidade.

  4. Sem assunto

    25 de Novembro de 2022 at 16:45

    Vai para Inferno Patrice Trovoada!
    Quem não sabe que és o arquiteto chefe de toda este ato, por quem nos toma?

    • Bem de S.Tome e Príncipe

      26 de Novembro de 2022 at 9:52

      Ele queria a maioria absoluta para isso. Para mandar em tudo e todos. Ele não sabe governar.Sabe sim, ser chefe de gangue. Onde está PR, Ministro da Defesa, Brigadeiro? Ninguém intervem, só o PT,pq? Porque ele é ministro da defesa, é presidente da república, é procurador geral da república e é brigadeiro do exército.

  5. Viático Neto

    26 de Novembro de 2022 at 11:52

    Esse Amilton Vaz que defensor do povo e de direitos aonde estava quando prenderam o Américo Bonfim sem algum mandato judicial!? Um grupo de indivíduos reúnem e pensam assaltar o quartel das forças armadas, deviam medir bem o impacto disto, as consequências bem como as repercussões que advissem desta acção…ou matam ou serão mortos.
    Agora o que Patrice tem a ver com isto!? O Delfim foi indiciado e agora estão e recriminar o Patrice, porquê? Vocês deviam é ter juízo…

  6. Edson Neves

    26 de Novembro de 2022 at 21:59

    Onde está a Ordem dos Advogados já que tudo indica violação às prerrogativas do advogado (negativa de ver o seu cliente).
    Dê as caras! Ou é simplesmente conveniência?

  7. Mário Martins

    28 de Novembro de 2022 at 1:41

    Não consigo entender em que hemisfério estamos nós. Nesse teatro mostra quão perigosa a situação dessas ilhas. começa a entender a tendência da separação da Ilha do príncipe da de S.tomé.
    Acabamos de mostrar o mundo em geral que algo não vai bem entre nós. Desde o representante eleito da nação até o cidadão.É bem verdade que quando se dorme, sonha e realiza sem pensar assaltar o quartel general de qualquer nação, espera resultados inesperados. Será que essa desumanidade gravada e posta em circulação serve para corrigir ou amedrontar aqueles que tencionam esse tipo de macaquisse? Por outro lado, é suposto que os governantes e os que compõem o aparelho de estado, órgãos de soberania não têm instrumentos jurídicos para travar essa pouca vergonha? Afinal para que serve a constituição? Ontem éramos poucos, já existem tantos São-Tomenses com títulos académicos e inúmeras áreas de saber, essas demências praticadas no país nos envergonha, estamos no fundo de poço. Mais uma vez demonstra que não estávamos preparados para a autonomia dessas maravilhosas ilhas. Estamos focados no desnecessários, politiquice, desobediência ao em vez de pensar de forma harmoniosa com sacrifício não medindo esforços para bem estar de hoje e criar riquezas para a geração vindoura orgulhar-se dos antecessores.Por isso pergunto:
    – Quais são os ganhos da independência após 47 anos? Estamos ficando com a mente doentia, pois já começamos a nos matar sem piedade, sem credo nem a religião. Estamos perdendo respeito, tirando vida aos outros que nem em 1953. Meus manos, está chegando o dia, pois; essas fortunas/fazendas e plantações/ que custaram sangue dos que sacrificaram para as erguer e nós destruímos de barriga cheia, por sermos preguiçosos, pedintes e invejosos, vamos começar a nos comer…
    Tudo isso é praga, vou vos lembrar da bela música: Beirão vai a pé, Samatró vai de barco, os mulatos na ilha das cabra!!! Pois é, é isso que queríamos criar, a grande Nação! Muita coisa ainda ha de acontecer. Isso é começo! Focôtô!
    Petróleo que é bom para solavancar a economia e tirar o povo na miséria e o País da dependência externa Êle bô!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top