Numa declaração Miques João do Nascimento de Jesus Bonfim, advogado de defesa do falecido Arlécio Costa e da esposa Graça Costa denuncia que está a receber ameaças de morte. O advogado pede socorro à União dos Advogados da Língua Portuguesa – UALP.
———-///——————-
PEDIDO DE SOCORRO E APRESENTAÇÃO DE DENÚNCIA CONTRA A AMEAÇA DE MORTE AO ADVOGADO E ATENTADO CONTRA O EXERCÍCIO DE ADVOCACIA EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE.
Miques João do Nascimento de Jesus Bonfim, cidadão são-tomense, casado, residente na Roça Victória, distrito de Mé-Zochi, Advogado Sénior e membro da Ordem dos Advogados de São Tomé e Príncipe, titular da Cédula Profissional nº 108-OASTP, com escritório de fronte ao Prédio de Riboque – S. Tomé, também conhecido profissionamente como Miques de Jesus Bonfim, Advogado do cidadão Arlécio Alexandrina da Costa, assassinado no quartel general das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe no passado dia 25 de Novembro de 2022, também Advogado de Graça da Costa esposa do assassinado, tendo estado a receber ameaças de morte de pessoas ligadas ao poder e por causa do exercício das suas funções enquanto Advogado, vem pedir socorro à União dos Advogados da Língua Portuguesa – UALP, e denunciar os atentados contra o exercício da profissão liberal (Advocacia) na República Democrática de São Tomé e Príncipe; bem como, os crimes contra os Direitos Humanos, de torturas e atos de terrorismo em vigência, neste preciso momento, em São Tomé e Príncipe.
Junto: Documentos e cópias em anexos.
São Tomé, 13 de Dezembro de 2022.
O Signatário
Miques João do Nascimento de Jesus Bonfim
C.P. 108-OASTP (002399954298)
Vingativo ja começou a trabalhar
14 de Dezembro de 2022 at 1:49
Patrice Trovoada um aviso, quando galinha jarra de mais ela vê ossos de mãe dela. Cuidado com mundo
Edson Neves
14 de Dezembro de 2022 at 3:21
Vixe, isso é inteiro teor da denúncia ou somente trecho?
Se for inteiro teor, lamento dizer isso mas o nível está muito baixo! Pra um doutor (advogado) isso é preocupante! Isso é uma tragédia para toda a classe! Efetua a denúncia e não arrola nenhuma elemento probatório, não junta nem cita nenhum documento normativo (leis nacionais incluindo o Estatuto do Advogado, Convenções internacionais, Tratados ou Acordos que cuidam do assunto). Cadê a notícia-crime apresentada a Polícia judiciária para ao menos se iniciar uma investigação? Cadê a manifestação prévia da Ordem dos Advogados sobre apuração da denúncia? Onde está a manifestação do Ministério Público? Quais crimes contra os Direitos Humanos estão sendo violados? Quais tratados de Direitos Humanos? Quem são os autores? São Tomé está mal! Como é que a União poderá investigar sem o mínimo de informação? Espero estar errado, do contrário, isso revela um problemão na formação!
santomé cu plinxipe
14 de Dezembro de 2022 at 6:55
infelizmente, portugal é cumplice do atual poder e do Patriço Trpvoada..
Adelino dos santos
14 de Dezembro de 2022 at 7:16
É esse País que os Santomenses querem então aonde anda os ativistas os anda pligo só funciona quando outros partido estão no poder que palhaçada Só com cristo.
Margarida Lopes
19 de Dezembro de 2022 at 3:21
Os anda PLIGO, Pindó e Abel, já estão na lista daqueles que fazem parte dos BAJULADORES PUXA-SACO, agitadores e cúmplices desta barbaridade. Quando houver JULGAMENTO junto do TPI eles fazem parte das pessoas a serem convocadas para responder. Aí vão descobrir o verdadeiro ROSTO do mestre-padrasto-guru que lhes deixará SÓZINHOS para enfrentar o que der e vier…mas estes dois marmanjos merecem e o futuro nos confirmará no que vai dito, ” cá se faz, cá se paga” ,amigos na bonança, amigos no CAOS.
Célsio Quaresma
14 de Dezembro de 2022 at 7:20
“receber ameaças de morte de pessoas ligadas ao poder”. Se já identificou as pessoas, porquê não denunciá-las diretamente às autoridades nacionais competentes?
De todas as formas, é grave se for verdade.
Francisco M.
15 de Dezembro de 2022 at 8:26
Denunciar aos mesmos que estão a fazer vista grossa em todos os atropelos neste processo ?
Autoridades ligadas ao poder que está a ameaçar ?
Santo
14 de Dezembro de 2022 at 10:03
Faz uma recolha de nº de contactos e gravação de vozes de telefonemas, assim como os dias de registos e procure a RTP Africa bem como a a Radio França Internacional e faz essas denúncias. Estas no caminho certo e estão a intemidá-lo pra desistir, seja forte.
Santo
14 de Dezembro de 2022 at 10:05
Não se deixe intemidar, seja forte.
Fuba cu bixo
14 de Dezembro de 2022 at 12:02
Este advogado também não queria Patrice governar chegou mesmo a dizer que ouvi fraude,MLSTP mais estes partidos todos que ajuntaram na conferência de imprensa haviam dito que Patrice não vai governar S.Tomé é exatamente isto que estão a tentar fazer ouvi quem disse que o Patrice Trovoada só sera Primeiro Ministro em cima do seu cadáver mais o Patrice vai triunfar
Patrice trovoada vai sai vitorioso disto tudo se as eleições fossem hoje tenho certeza que o povo voltaria a votar massivamente no Patrice.
Avante Patrice trovoada.
Margarida Lopes
19 de Dezembro de 2022 at 3:26
Fuba cu bixo, volta pra escola, você é uma calamidade ambulante…ignorante até dizer BASTA !
A sua posição partidária não me incomoda, mas a sua BURRICE é-me insuportável.
Bem de São Tomé e Príncipe
14 de Dezembro de 2022 at 14:02
Meu caro, isto demonstra que o seu exercício de advocacia sobre o caso, só no inicio, já está incomodando os executores e os verdadeiros mandantes.Como disse o antigo bispo de São Tomé e Príncipe, Don Manuel António, “Não é preciso mais investigações, está aos olhos de todos”. Houve um alto responsável de um órgão de soberania que tomou o protagonismo dos acontecimentos logo nas primeiras horas do dia 25/11, afirmando que tem a situação controlada, não há mortes e está em permanente contacto com as chefias do quartel militar.
Mezedo
15 de Dezembro de 2022 at 7:29
OS apoiantes da desgraça e do desgraçado querem intimidar a todos que abrem boca, mas o POVO não vai parar.
Os investigadores que não se deixem enganar porque se derem resultados falsos a favor do Governo e do seu Chefe que todos já temos certeza que é o mentor principal de toda desgraça, estarão a incentivar povo a violência e instalar caos no país.
Por isso chamamos atenção aos investigadores fazem vosso trabalho e não protege os bandidos porque esta claro que tudo que aconteceu tem rosto, nome e apelido.
E se querem o bem desse país que os bandidos sejam jugados condenados publicamente para que o mundo saiba quem são esses governantes.
SEABRA
19 de Dezembro de 2022 at 3:31
Os responsáveis deste massacre säo conhecidos e reconhecidos…só é preciso de julgá-los, e de condená-los SEVERAMENTE, para que STP seja um país livre…de toda a liberdade seja ela de expressão como de movimento.
Manuela Pedroso
15 de Dezembro de 2022 at 10:57
Este Senhor dito advogado, quero aparecer.
Concorreu as eleições presidenciais e não teve nem 200 votos. Agora quero aparecer como advogado.
Um verdadeiro advogado que está a defender alguém não pode aparecer com denúncias sem fundamento.
Um verdadeiro advogado quando denuncia, faz a sua denúncia com factos e se for necessário, com nomes, local, hora etc.
Porque é que não foi ao tribunal denunciar e que está a fazer denuncia nas redes sociais.
Você vai tomar banho pá.
Arnaldo Sousa
15 de Dezembro de 2022 at 12:00
Mano. O Patrice veio para dividir este povo devido as suas ganancias. Ele é muito ambicioso. Quer delapidar o nosso Estado e por isso é que ele utiliza Metodos Terroristas para alcançar os seus Objectivos.
Advogado
15 de Dezembro de 2022 at 18:50
Quando a esposa deste Advogado de meia Tigela, foi espancada e presa ao mando da velha maioria, aonde ele andava,todos Advogado de meia Tigela envergonha muito a classe dos Advogados,ele é muito conflituoso e só quero aparecer, Lembram da confusão que esse medíocre Advogado meteu a Elsa Garrido?
SEABRA
19 de Dezembro de 2022 at 3:37
ADVOGADO, aonde é que você estudou o direito? Caramba, você está a criticar o advogado que foi víctima de ameaças de morte, ora que você é incapaz de redigir corretamente uma frase. Você é que está dando uma PÉSSIMA reputação aos advogados com a sua mediocridade…aliás, é por isto que você publicou com um falso nome.
Você é um cara de pau, que não tem nome. É VERGONHOSO!!!
Ralph
16 de Dezembro de 2022 at 4:19
Ninguém deveria estar sujeito a ameaças de morte só por fazer o seu trabalho, mesmo se esse trabalho ofenda as autoridades ou aqueles com poder. Até os mais detestados têm o direito de representação legal se for isso que quiserem.
Filho da terra
16 de Dezembro de 2022 at 7:59
Realmente, eu às vezes fico sem saber o que certas pessoas querem! Querem pessoas incompetente,que não têm visão nenhuma de criação de riqueza e consequentemente leva, e como levou no últimos anos, são Tomé para trás, ou querem alguém que traga disciplina, trabalho e muita ordem, de modo que o País saía do buraco e povo passe a viver melhor!
José António
17 de Dezembro de 2022 at 19:28
Senhor Advogado. Não se esqueça de defender também muitas mulheres, crianças angolanas, namibianas, sera lionesas que ficaram orfãs, viuvas, devido o assassinato da parte dos membros dos búfalos.
A equipa dos búfalos recebiam dinheiro sul africano para massacrar os africanos. Não se esqueçam que eles mataram muitas pessoas inocentes. Foram e continuam a ser mercenários.
Então para ser justo, defenda também estas pessoas.
Deixa de tretas
Fôrro
26 de Fevereiro de 2023 at 14:45
Então o bacharel Mique João, advogado do Arlécio, não sabia que as terras dos búfalos já não eram deles????
Advogado de meia tonelada, assistiu de balcão ao roubo dos terrenos do Falcon Group pelo Delfim e seus compinchas e andou a fazer de conta que fazia o seu serviço.
As ameaças são de quem? Dia que tomaram as terras? Ou dos que pensavam que ainda eram deles e foram enganados por ti Miques?
Tens que contar a verdade…. Sabias de tudo, desde sempre e agora fazes de vítima. Sem vergonha.
Nem para campinar, quanto mais para advogar!