Sociedade

Advogado do falecido Arlécio Costa denuncia ameaças de morte

Numa declaração Miques João do Nascimento de Jesus Bonfim, advogado de defesa do falecido Arlécio Costa e da esposa Graça Costa denuncia que está a receber ameaças de morte. O advogado pede socorro à União dos Advogados da Língua Portuguesa – UALP.

———-///——————-

PEDIDO DE SOCORRO E APRESENTAÇÃO DE DENÚNCIA CONTRA A AMEAÇA DE MORTE AO ADVOGADO E ATENTADO CONTRA O EXERCÍCIO DE ADVOCACIA EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE.

Miques João do Nascimento de Jesus Bonfim, cidadão são-tomense, casado, residente na Roça Victória, distrito de Mé-Zochi, Advogado Sénior e membro da Ordem dos Advogados de São Tomé e Príncipe, titular da Cédula Profissional nº 108-OASTP, com escritório de fronte ao Prédio de Riboque – S. Tomé, também conhecido profissionamente como Miques de Jesus Bonfim, Advogado do cidadão Arlécio Alexandrina da Costa, assassinado no quartel general das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe no passado dia 25 de Novembro de 2022, também Advogado de Graça da Costa esposa do assassinado, tendo estado a receber ameaças de morte de pessoas ligadas ao poder e por causa do exercício das suas funções enquanto Advogado, vem pedir socorro à União dos Advogados da Língua Portuguesa – UALP, e denunciar os atentados contra o exercício da profissão liberal (Advocacia) na República Democrática de São Tomé e Príncipe; bem como, os crimes contra os Direitos Humanos, de torturas e atos de terrorismo em vigência, neste preciso momento, em São Tomé e Príncipe.

Junto: Documentos e cópias em anexos.

São Tomé, 13 de Dezembro de 2022.

O Signatário

Miques João do Nascimento de Jesus Bonfim

C.P. 108-OASTP (002399954298)

21 Comments

21 Comments

  1. Vingativo ja começou a trabalhar

    14 de Dezembro de 2022 at 1:49

    Patrice Trovoada um aviso, quando galinha jarra de mais ela vê ossos de mãe dela. Cuidado com mundo

  2. Edson Neves

    14 de Dezembro de 2022 at 3:21

    Vixe, isso é inteiro teor da denúncia ou somente trecho?
    Se for inteiro teor, lamento dizer isso mas o nível está muito baixo! Pra um doutor (advogado) isso é preocupante! Isso é uma tragédia para toda a classe! Efetua a denúncia e não arrola nenhuma elemento probatório, não junta nem cita nenhum documento normativo (leis nacionais incluindo o Estatuto do Advogado, Convenções internacionais, Tratados ou Acordos que cuidam do assunto). Cadê a notícia-crime apresentada a Polícia judiciária para ao menos se iniciar uma investigação? Cadê a manifestação prévia da Ordem dos Advogados sobre apuração da denúncia? Onde está a manifestação do Ministério Público? Quais crimes contra os Direitos Humanos estão sendo violados? Quais tratados de Direitos Humanos? Quem são os autores? São Tomé está mal! Como é que a União poderá investigar sem o mínimo de informação? Espero estar errado, do contrário, isso revela um problemão na formação!

  3. santomé cu plinxipe

    14 de Dezembro de 2022 at 6:55

    infelizmente, portugal é cumplice do atual poder e do Patriço Trpvoada..

  4. Adelino dos santos

    14 de Dezembro de 2022 at 7:16

    É esse País que os Santomenses querem então aonde anda os ativistas os anda pligo só funciona quando outros partido estão no poder que palhaçada Só com cristo.

    • Margarida Lopes

      19 de Dezembro de 2022 at 3:21

      Os anda PLIGO, Pindó e Abel, já estão na lista daqueles que fazem parte dos BAJULADORES PUXA-SACO, agitadores e cúmplices desta barbaridade. Quando houver JULGAMENTO junto do TPI eles fazem parte das pessoas a serem convocadas para responder. Aí vão descobrir o verdadeiro ROSTO do mestre-padrasto-guru que lhes deixará SÓZINHOS para enfrentar o que der e vier…mas estes dois marmanjos merecem e o futuro nos confirmará no que vai dito, ” cá se faz, cá se paga” ,amigos na bonança, amigos no CAOS.

  5. Célsio Quaresma

    14 de Dezembro de 2022 at 7:20

    “receber ameaças de morte de pessoas ligadas ao poder”. Se já identificou as pessoas, porquê não denunciá-las diretamente às autoridades nacionais competentes?
    De todas as formas, é grave se for verdade.

    • Francisco M.

      15 de Dezembro de 2022 at 8:26

      Denunciar aos mesmos que estão a fazer vista grossa em todos os atropelos neste processo ?

      Autoridades ligadas ao poder que está a ameaçar ?

  6. Santo

    14 de Dezembro de 2022 at 10:03

    Faz uma recolha de nº de contactos e gravação de vozes de telefonemas, assim como os dias de registos e procure a RTP Africa bem como a a Radio França Internacional e faz essas denúncias. Estas no caminho certo e estão a intemidá-lo pra desistir, seja forte.

  7. Santo

    14 de Dezembro de 2022 at 10:05

    Não se deixe intemidar, seja forte.

  8. Fuba cu bixo

    14 de Dezembro de 2022 at 12:02

    Este advogado também não queria Patrice governar chegou mesmo a dizer que ouvi fraude,MLSTP mais estes partidos todos que ajuntaram na conferência de imprensa haviam dito que Patrice não vai governar S.Tomé é exatamente isto que estão a tentar fazer ouvi quem disse que o Patrice Trovoada só sera Primeiro Ministro em cima do seu cadáver mais o Patrice vai triunfar

    Patrice trovoada vai sai vitorioso disto tudo se as eleições fossem hoje tenho certeza que o povo voltaria a votar massivamente no Patrice.
    Avante Patrice trovoada.

    • Margarida Lopes

      19 de Dezembro de 2022 at 3:26

      Fuba cu bixo, volta pra escola, você é uma calamidade ambulante…ignorante até dizer BASTA !
      A sua posição partidária não me incomoda, mas a sua BURRICE é-me insuportável.

  9. Bem de São Tomé e Príncipe

    14 de Dezembro de 2022 at 14:02

    Meu caro, isto demonstra que o seu exercício de advocacia sobre o caso, só no inicio, já está incomodando os executores e os verdadeiros mandantes.Como disse o antigo bispo de São Tomé e Príncipe, Don Manuel António, “Não é preciso mais investigações, está aos olhos de todos”. Houve um alto responsável de um órgão de soberania que tomou o protagonismo dos acontecimentos logo nas primeiras horas do dia 25/11, afirmando que tem a situação controlada, não há mortes e está em permanente contacto com as chefias do quartel militar.

  10. Mezedo

    15 de Dezembro de 2022 at 7:29

    OS apoiantes da desgraça e do desgraçado querem intimidar a todos que abrem boca, mas o POVO não vai parar.

    Os investigadores que não se deixem enganar porque se derem resultados falsos a favor do Governo e do seu Chefe que todos já temos certeza que é o mentor principal de toda desgraça, estarão a incentivar povo a violência e instalar caos no país.

    Por isso chamamos atenção aos investigadores fazem vosso trabalho e não protege os bandidos porque esta claro que tudo que aconteceu tem rosto, nome e apelido.

    E se querem o bem desse país que os bandidos sejam jugados condenados publicamente para que o mundo saiba quem são esses governantes.

    • SEABRA

      19 de Dezembro de 2022 at 3:31

      Os responsáveis deste massacre säo conhecidos e reconhecidos…só é preciso de julgá-los, e de condená-los SEVERAMENTE, para que STP seja um país livre…de toda a liberdade seja ela de expressão como de movimento.

  11. Manuela Pedroso

    15 de Dezembro de 2022 at 10:57

    Este Senhor dito advogado, quero aparecer.
    Concorreu as eleições presidenciais e não teve nem 200 votos. Agora quero aparecer como advogado.
    Um verdadeiro advogado que está a defender alguém não pode aparecer com denúncias sem fundamento.
    Um verdadeiro advogado quando denuncia, faz a sua denúncia com factos e se for necessário, com nomes, local, hora etc.
    Porque é que não foi ao tribunal denunciar e que está a fazer denuncia nas redes sociais.
    Você vai tomar banho pá.

  12. Arnaldo Sousa

    15 de Dezembro de 2022 at 12:00

    Mano. O Patrice veio para dividir este povo devido as suas ganancias. Ele é muito ambicioso. Quer delapidar o nosso Estado e por isso é que ele utiliza Metodos Terroristas para alcançar os seus Objectivos.

  13. Advogado

    15 de Dezembro de 2022 at 18:50

    Quando a esposa deste Advogado de meia Tigela, foi espancada e presa ao mando da velha maioria, aonde ele andava,todos Advogado de meia Tigela envergonha muito a classe dos Advogados,ele é muito conflituoso e só quero aparecer, Lembram da confusão que esse medíocre Advogado meteu a Elsa Garrido?

    • SEABRA

      19 de Dezembro de 2022 at 3:37

      ADVOGADO, aonde é que você estudou o direito? Caramba, você está a criticar o advogado que foi víctima de ameaças de morte, ora que você é incapaz de redigir corretamente uma frase. Você é que está dando uma PÉSSIMA reputação aos advogados com a sua mediocridade…aliás, é por isto que você publicou com um falso nome.
      Você é um cara de pau, que não tem nome. É VERGONHOSO!!!

  14. Ralph

    16 de Dezembro de 2022 at 4:19

    Ninguém deveria estar sujeito a ameaças de morte só por fazer o seu trabalho, mesmo se esse trabalho ofenda as autoridades ou aqueles com poder. Até os mais detestados têm o direito de representação legal se for isso que quiserem.

  15. Filho da terra

    16 de Dezembro de 2022 at 7:59

    Realmente, eu às vezes fico sem saber o que certas pessoas querem! Querem pessoas incompetente,que não têm visão nenhuma de criação de riqueza e consequentemente leva, e como levou no últimos anos, são Tomé para trás, ou querem alguém que traga disciplina, trabalho e muita ordem, de modo que o País saía do buraco e povo passe a viver melhor!

  16. José António

    17 de Dezembro de 2022 at 19:28

    Senhor Advogado. Não se esqueça de defender também muitas mulheres, crianças angolanas, namibianas, sera lionesas que ficaram orfãs, viuvas, devido o assassinato da parte dos membros dos búfalos.
    A equipa dos búfalos recebiam dinheiro sul africano para massacrar os africanos. Não se esqueçam que eles mataram muitas pessoas inocentes. Foram e continuam a ser mercenários.
    Então para ser justo, defenda também estas pessoas.
    Deixa de tretas

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top