Sociedade

Trabalhadores da ENASA ameaçam fazer greve

Depois dos trabalhadores do Porto, agora são os do aeroporto a ameaçarem a greve.

Em causa está a falta de esclarecimento sobre um eventual processo de privatização da ENASA, a Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea.

Através de uma carta enviada ao ministro das Infra-estruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente, com cópias para os órgãos da Comunicação social e todas as companhias aéreas que operam no arquipélago, o sindicato da empresa nacional de aeroportos e segurança aérea, SINASA, dá ao ministro Adelino Cardoso 7 dias para o devido esclarecimento da privatização da Empresa ENASA.

Caso contrário, de acordo com o documento, serão suspensos todos os serviços aeroportuários e de segurança aérea.

O sindicato sublinha que os trabalhadores devem ser informados sobre o processo em curso, sob pena de ser rejeitado.

José Bouças

2 Comments

2 Comments

  1. jose Manuel

    29 de Dezembro de 2023 at 11:17

    Considero normal abrir um processo de privatização de todas estas empresas públicas nacionais que ao longo dos anos e anos não têm dado provas de boa gestão. No entanto, considero que o processo de privatização deve ser público, transparente e com toda a honestidade possível, sob pena, dos privados que vierem a assumir estas empresas façam gestão danosa pior que as gestões anteriores.
    Se as coisas estiverem a ser feitas de boa fé, não custa nada envolver os sindicatos, envolver a própria Assembleia Nacional discutir e aprovar publicamente as propostas com toda a transparência e o país, a empresa privada e a empresa pública, todos sairão a ganhar.
    Quando as coisas são feitas as escondidas, então desconfia-se que existem bandidagens e os resultados nunca são bons. Não custa nada envolver todos, pois estas empresas não são do Ministro nem de qualquer dirigentes, mas sim são públicas. Por isso aconselho ao Governo, maior transparência na gestão da cisa pública

    • Tlipa cu Bega

      29 de Dezembro de 2023 at 12:45

      Parace que se esqueceram os consagrados princípios da Administração Pública, LIMPE:
      Legalidade
      Inpessoalidade
      Moralidade
      Publicidade
      Ética

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top