Sociedade

Morreu José Fret Lau Chong um dos combatentes da liberdade da pátria

Morreu José Fret Lau Chong, uma das figuras históricas do movimento de libertação de São Tomé e Príncipe.

Desde cedo se juntou aos nacionalistas são-tomenses que lutavam contra o poder colonial português. Representou o CLSTP, Comité de Libertação de São Tomé e Príncipe, em várias frentes, nomeadamente em Portugal, Alemanha e Marrocos.

Após a independência conquistada a 12 de Julho de 1975, José Fret Lau Chong ocupou vários cargos políticos, entre eles o de ministro da Informação, Justiça e trabalho entre 1975 e 1976.

O Engenheiro José Fret tinha 89 anos. Morreu este domingo no hospital Ayres de Menezes, na capital são-tomense,  vítima de doença prolongada.

A última aparição pública de José Fret aconteceu na celebração dos 85 anos do ex-presidente Pinto d Costa, em Agosto de 2022. José Fret juntou-se aos outros dois camaradas do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe fundado no vizinho Guiné Equatorial, nomeadamente Leonel Mário D´Alva e Manuel Pinto da Costa.  


As autoridades estão a preparar um funeral de Estado que deverá realizar-se quarta-feira, no cemitério de São João da Vargem.

José Bouças

3 Comments

3 Comments

  1. santomé cu plinxipe

    9 de Janeiro de 2024 at 7:21

    Fascista………..

  2. Manuel Pinto da Costa

    9 de Janeiro de 2024 at 11:58

    José Fret Lau Chong, um grande patriota africano- santomense que assumiu a luta de libertação dos povos africanos sob a dominação colonial portuguesa como uma das razões principal da sua existênciia.Como Secretário Geral liderou a primeira organuzação juvenil dos estudantes das colónias portuguesas,a UGEAN(União Geral dos Estudantes da Africa Negra),criada em RABAT,capital do Marroco,patrociniada pelo então rei de Marrocos.A UGEAN teve a sua primeira sede na capital marroquina,tendo criado células representativas em todos os países onde viviam estudantes de Angola,Cabo Verde,Guiné Bissau,Moçambique e São Tomé e Principe.O Eng.josé Fret foi um dos fundadores do MLSTP no congresso realizado em Santa Isabel, então capital da Guiné Equatorial.Foi o primeiro comissário político do MLSTP,enviado em 1974 por esta organização a STP com o objectivo de apoiar a Associação Cívica na mobilizaçao popular na luta pela independencia. H HONRA E GLÓRIA AO CAMARADA JOSÉ FRET

    • Arlindo Vera Cruz D'Alva Gomes

      9 de Janeiro de 2024 at 19:15

      As minhas sinceras condolências,
      ao Senhor Engenheiro José Fret Lau Chong.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top