Sociedade

Novo projecto de gestão dos resíduos pretende eliminar plásticos na ilha de São Tomé

O projecto é piloto e envolve 8 comunidades. São Tomé Verde é o slogan do projecto de tratamento dos resíduos. Executado pela ONG OIKOS, e com o financiamento da cooperação portuguesa, o projecto piloto tem como objectivo transformar o plástico em utensílios de uso.

«Reduzir o número de plásticos de existe tanto não só nas lixeiras, perto das casas das pessoas como no mar, e que tem consequências até na saúde das pessoas», afirmou Mafalda Afonso representante da ONG OIKOS.

São Tomé Verde, é o slogan do projecto piloto que está a sensibilizar os habitantes das 8 comunidades a livrarem-se do plástico. A Associação Missão Dimix que já trabalha com crianças do interior do país na transformação do plástico em brinquedos e outros utensílios de uso, é parceira da OIKOS.

Segundo Sónia Pessoa Presidente da Associação Missão Dimix, «fazemos parte da sensibilização para as crianças e da transformação de plásticos em novos produtos».

Antes de começar a transformar a grande quantidade de plástico que existe em São Tomé, em utensílios de uso, o projecto reuniu-se com os líderes comunitários e outros parceiros para conhecer as necessidades das comunidades. São as comunidades que determinam o tipo de utensílio que precisam.

Projecto de recolha de plásticos, está no terreno para garantir que a cor Verde da floresta continue a ser dominante na ilha de São Tomé. 

Abel Veiga

1 Comment

1 Comment

  1. ANCA

    12 de Agosto de 2024 at 9:41

    Um dos utensilios pode ser contentores para separação deposito recolha de residuos urbanos.

    Sabendo hoje que alguns dos compontentes de carros, de computadores, telemóveis, ar condicionados, etc, utilizam plasticos, a exportação seria uma possibilidade com retorno, para apetrechamento de jardins e escolas.

    Brinquedos uma possibilidade.

    Baldes, bacias, cercas, mesas, cadeiras, cadeiras de rodas, tomadas electricas, extensões electricas, acessórios para componentes eléctricos, tubos para canalização de água, protecção de cabos electricos, etc, etc…

    Nada de utensílios de cozinha ou de uso domestico em plastico, copos, pratos, garfos, se objectivo é eliminar o plastico, nada de conversão para uso diário, como sabemos copos, talheres, pratos, etc em plasticos no seu uso liberta microplasticos prejudicial ao organismo,…

    Tu és de São Tomé e do Principe ajuda a desenvolver o teu país, a tua gente, o teu povo e o território que te viu nascer

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top