O novo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de São Tomé e Príncipe garantiu que o estado santomense está em busca de mecanismos que assegurem os direitos básicos da população mais vulnerável. Jouceril dos Ramos discursava na abertura de um curso de uma semana sobre o sistema de proteção social.
“Estamos em busca de mecanismos que assegurem os direitos básicos da população mais vulnerável, fortalecendo a vida comunitária. Hoje, mais do que nunca, isso nos leva a criar condições e meios alternativos que permitam a cada família ou pessoa desenvolver-se de forma autônoma“, avançou o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Participam na formação, técnicos da Direção de Proteção Social, Solidariedade e Família.
“Temos beneficiários, programas e projetos, mas a capacitação dos intervenientes é primordial para o sucesso das nossas ações” – disse Núria Ceita, Diretora de Proteção Social, Solidariedade e família.

A ação de uma semana financiada pelo Banco Mundial está a ser ministrada pelo Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho, através da Action Portugal, projeto que visa contribuir para o reforço dos sistemas de proteção social dos PALOP e Timor Leste.
“Acreditamos que sistemas nacionais de proteção social eficazes são ferramentas poderosas para proporcionar segurança de rendimentos, prevenir e reduzir a pobreza e a desigualdade, promover a inclusão social e a dignidade humana“, destacou Mariana Pereira da OIT.
O estado santomense aposta na busca do que definiu como compromisso coletivo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
José Bouças