O Quadro de Programação País 2024-2027, assinado entre o Governo de São Tomé e Príncipe e a FAO, o Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, concentra-se em quatro eixos prioritários.
“O eixo fundamental é o primeiro, que trata da promoção da cadeia de valor na agricultura, pesca e transformação. O segundo eixo também é de grande importância, pois aborda a segurança alimentar e nutricional, assim como o terceiro, que se concentra na sustentabilidade dos recursos naturais diante das alterações climáticas”, destacou Nilton Garrido., Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural.
O documento também prioriza a transparência e a coordenação entre instituições, além do fortalecimento das capacidades institucionais e humanas das comunidades rurais e costeiras.
As ações programadas estão avaliadas em 18,7 milhões de dólares, montante que ainda não foi totalmente mobilizado.
“Já mobilizamos uma parte significativa dos recursos, que estão a financiar o projeto de pesca FISH4ACP e o projeto TRI para a gestão dos parques naturais. Também contamos com o financiamento da União Europeia para o recenseamento agrícola. No entanto, ainda há outros projetos para os quais precisamos captar recursos”, afirmou Athman Mravili, Representante da FAO para São Tomé e Príncipe.
A FAO que apoia São Tomé e Príncipe no desenvolvimento da economia azul, saúda a iniciativa do Governo na criação de um fundo de apoio à agricultura familiar.
José Bouças
