Opinião

25/11/22 – 25/01/23 –

Dois longos e angustiantes meses após o trágico massacre

no Quartel Militar de STP

Povo de São Tomé e Príncipe;

Eis que após 60 dias do massacre do quartel, continuamos sem qualquer vislumbre da merecida justiça e punição dos infratores e sem que a verdade seja aflorada, como se diz no nosso crioulo “Vedé sem lumadu magi n’guê di flé só na sen fa”. Diz-se que a dor física ou psicológica, a lágrima de tristeza ou sofrimento, a morte, os anti-valores e males sociais tais como injustiça, traição, cobardia, a privação da liberdade, em suma, o cortejo de tragédia humana suscita sempre, de forma instintiva, uma reação sentimentalmente universal.

Efetivamente, diante de um acto bárbaro de massacre, crueldade ou de tortura, tal como aconteceu no fatídico dia 25 de novembro, de 2022, no Quartel General das FASTP, seja homem, mulher ou criança, de qualquer quadrante, espaço, tempo, classe social, raça, credo ou ideologia, ressente indignação, consternação, vergonha, revolta por tamanha desumanidade e banalização da vida.

Por conseguinte, essa misantrópica barbárie que vitimou quatro cidadãos são-tomenses indefesos, não deixou ninguém indiferente, muito menos impávido e sereno; pelo contrário, fomentou um coro de condenação generalizada, no País e na diáspora. Aliás, os próprios carrascos militares, inesperadamente traídos pelas imagens chocantes divulgadas através das redes sociais, carregam grilhões na consciência encharcada de sangue das vítimas e enfrentam diariamente o olhar acusatório da sociedade, em jeito de julgamento popular.

São 60 dias transcorridos, muito para uns e muito pouco tempo para outros, porém, uma eternidade, diante do silencio, da impunidade e da inércia das autoridades, enquanto se aguarda com máxima expectativa e ansiedade o resultado das investigações, o relatório das autópsias,  que se espera imparcial, credível e independente das autoridades judiciais, enfim, a Verdade verdadeira – Que a balança da justiça tarde mas não falhe e haja mão pesada para com os infratores e criminosos!

Importa realçar que quanto mais o tempo passa, arrastando consigo a dor, a desolação, desespero e a miséria das famílias, mais aumenta o descrédito da opinião pública sobre a Justiça sã-tomense e cria maior aversão sobre um governo desorientado que é incapaz de moralizar e despolitizar a administração pública e repor autoridade do Estado,  adotando medidas punitivas oportunas e preventivas em relação a demissão imediata das chefias militares implicadas diretamente nos actos de tortura fratricida.

 Enfim, muita promiscuidade, excessiva conivência entre o poder político e a hierarquia militar! – Sinais premonitórios preocupantes em democracia. 

Então, perguntamos: Para que serviu a nomeação do novo Brigadeiro das Forças Armadas, senão para lavar rapidamente a honra dos militares? Ou terá sido mais um tacho político-militar, para premiar serviço prestado?! Em todo esse processo trágico, a responsabilidade do chefe do governo é inegável; o mutismo do senhor Ministro da Defesa e Ordem Interna incomoda e questiona-se sobre o papel do Presidente da República, comandante supremo, figura de proa das FARSTP e Primeiro Magistrado da Nação?

Assim, para a História que retém singularidade dos factos, e por   obrigação de memória, não se deve esquecer da bravura, da digna atitude do Brigadeiro Olinto Paquete que pediu demissão ao se sentir traído e ultrajado. Um acto de elevação e coragem condizente com a postura formativa de um profissional oficial superior do Exército, perfil que contrasta com a estirpe do Vice-Chefe de Estado Maior das FARSTP ainda em funções, ou melhor, em insana coabitação imoral com o novo Chefe de Estado Maior.

 Outrossim, auguramos um desfecho o mais célere possível desse processo do Quartel que já fez correr muita tinta, muitas lágrimas e muito sangue, no sentido de se travar a tentação de, também, alguns pretenderem fazer justiça com as suas próprias mãos e para voltar a devolver ao País a paz, a serenidade, a credibilidade na autoridade das instituições do Estado de direito democrático, condição sine qua non para o alcance do  almejado desenvolvimento sustentado, em liberdade.

Por fim, todos nós, atores políticos, sociais, culturais, empresariais, ONG, continuamos sensibilizados, vigilantes e mobilizados na vanguarda da luta pela promoção do Estado de direito democrático e pela defesa dos direitos humanos fundamentais, pelo respeito da vida humana e dos princípios e valores humanistas, pelo reforço da coesão social e identidade nacional e pela busca incessante dos ideais de bem-estar e felicidade para o povo de São Tomé e Príncipe, dentro e fora do país, “punda non sebê cuma Toni Vinte fotxi, Alê ni nglanja di Sodôma, Xi ê molê ni fotxi a ka ntelé ni Kalabusu.”

São Tomé, 25 de janeiro de 2023.

Jorge Bom Jesus.

18 Comments

18 Comments

  1. Fuba cu bixo

    27 de Janeiro de 2023 at 22:00

    A matança do quartel do dia 25 de NOVEMBRO é obra do MLSTP foi MLSTP que mandou matar para culpar o Patrice Trovoada e fazer cair o governo.

    Não é normal, este impenho do MLSTP neste caso é porque esta com pena das famílias? Nada maior partido da oposição parece que não ha mais nada para resolver no país MLSTP vai ter que si explicar.

  2. Vanplega

    27 de Janeiro de 2023 at 22:19

    Voçê è um dos culpados desta situaçāo.

    O povo deu-ti voto para governar e devias ter feito como deve ser, fizeste tudo a contrario.

    Governantes para teu bolsos e dos teus vomparsa.
    Vivemos o que estamos a viver por vossa culpa

    Vai tomar banho de lama, para ver se mudas alguma coisa.

    Desgraçados

  3. Antonio Nilson

    28 de Janeiro de 2023 at 0:10

    A oposição falhou consideravelmente neste tipo de xadrez político, e é lamentável usar a morte de pessoas para ganhos políticos. Não sou a favor da abordagem e resposta do governo até agora. Na minha opinião, é muito prematuro apressar as coisas ou concluir um resultado sem a investigação completa e mais detalhes revelados. Não há razão para pressa. Dê mais tempo para que a verdade apareça. MLSTP perdeu a eleição. ADI ganhou de forma justa pelos votos do povo de São Tomé e Príncipe. As pessoas de STP podem ser pobres mas não são cegas e surdas, em geral. As pessoas têm uma noção geral do que está acontecendo. Eu garanto a você como uma hipótese: Se o governo da ADI falhar amanhã, o que é improvável porque eles têm maioria no parlamento, e uma eleição geral será realizada dentro de meses, a ADI podera eventualmente vencer novamente. Eu não tenho a bola de cristal, mas pode ser possível. Na democracia e no jogo da política, precisamos ser sábios e agir com prudência ao consultar o povo. A vontade do povo, não se esqueça disso.

    Se acreditarmos que algo está terrivelmente errado com alguns indivíduos/as que atualmente governam o país, por favor, seja esperto. Monte uma armadilha para que eles sejam pegos e expostos publicamente, como se fosse pegar um rato. E tire-os do poder o mais rápido possível democraticamente. A política é assim como um jogo de futebol ou xadrez (em analogia empírica); Requer estratégia e inteligência e oportunidade de sorte para marcar.

    Política blu blu não funciona. Fique calmo. Dê tempo. Pessoas más correm, mas não podem se esconder, eventualmente serão pegas. Santome Poderoso não joga. Karma (o que vai, volta).

    Respeite as vítimas (com ou sem culpa porque ainda não se sabe na totalidade o que aconteceu, mas pessoas morreram. Isto é muito grave). Respeite os seus familiares, amigos e entes queridos, por favor.

    Dois erros não o tornam certo.

    Desejo boa sorte ao governo.

    Desejo boa sorte à oposição.

    As pessoas estão com medo. Não haverá ditadura em São Tomé e Príncipe.

  4. Antonio Nilson

    28 de Janeiro de 2023 at 1:35

    Pessoal da banda!

    A maioria dos governos africanos está fazendo um jogo mental com sua população. Internacionalmente, a maioria dos ocidentais acredita que a maioria dos governos africanos usa uma série de ações deliberadas ou respostas planejadas para efeito psicológico em sua população, normalmente para manter as pessoas ignorantes, sob controle para que a elite africana e a classe dominante possam se divertir, roubar e tomar decisões injustas. vantagem competitiva. Há muitos exemplos disso por aí.

    Em primeiro lugar, a educação:
    Eles não querem ver a população africana devidamente educada porque não podem controlar e manipular as mentes de pessoas tão inteligentes quanto eles. A maioria dos governos africanos quer manter sua população burra, abatida e com baixa escolaridade.

    Segundo, medo, confusão e instabilidade ou conflito:
    É assim que eles manipulam o sistema para se manter no poder.

    Terceiro, Pobreza e Corrupção:
    Eles fazem isso em detrimento de sua própria população enquanto enriquecem e tiram a riqueza do continente africano da África, o principal beneficiário desse golpe são os europeus.

    Eu posso continuar e escrever um livro sobre essas coisas.

    Estas são algumas das recomendações sugeridas por muitas pessoas neutras e justas:

    a) Aprenda psicologia para melhorar seu próprio comportamento e se envolver com seus semelhantes de maneira respeitosa, saudável e decente.

    b) Leia a Bíblia ou o Alcorão (Quran): leia para obter informações, não leia para ser fanático, obcecado ou sofrer lavagem cerebral. Você nem precisa acreditar ou concordar com tudo nesses livros.

    c) Aprender a usar e operar armas de fogo com segurança. Obtenha uma licença para possuir um se você se sentir confortável em ter um dispositivo de autodefesa. Você não precisa ter uma arma, mas é útil aprender a manuseá-la com segurança. Por exemplo, o serviço militar obrigatório na Dinamarca (dinamarquês: Værnepligt) é obrigatório para todos os homens fisicamente aptos com mais de 18 anos, de acordo com a Constituição da Dinamarca, §81 e a Lei dinamarquesa de recrutamento, §2. O serviço dura entre 4 e 12 meses. As pessoas não enlouquecem atirando em pessoas como acontece nos Estados Unidos. Pode haver muito poucos incidentes com armas na Dinamarca, mas no geral é um país muito seguro, onde a maioria das pessoas recebe treinamento sobre armas. Está tudo bem. De acordo com a lei dinamarquesa, todos os homens jovens devem ter suas habilidades físicas e mentais examinadas no Conselho de Conscritos Dinamarquês entre 18 e 26 anos para avaliar sua adequação para o serviço militar.

    d) Não se preocupe em gastar e desperdiçar 5 a 10 anos ou mais de educação. Apenas obtenha habilidades técnicas em um trabalho que você goste e pague decentemente. Dois anos de estudo podem ser suficientes para obter um bom treinamento profissional e algo que pague adequadamente para sustentar você e sua família.

    e) Engaje-se na alfabetização política, aprenda a Constituição, outras leis e regulamentos do país e vote sempre que puder.
    A triste verdade é que a maioria dos governos africanos são fantoches do Ocidente. Triste.

    Pouco a pouco podemos (os Africanos de boa intenção) mudar a África para melhor, um país de cada vez. STP pode mudar em prol do desenvolvimento. É possível! Precisamos ter coragem, esperança, otimismo e espírito de colaboração pacífica.

  5. Antonio Nilson

    28 de Janeiro de 2023 at 1:46

    Podemos compartilhar e conversar sobre estes tópicos com o nosso povo?

    1) Respeito mútuo
    Respeito mútuo é a reciprocidade de respeito entre duas ou mais pessoas. É uma base essencial para todo relacionamento saudável e desempenha um papel vital no local de trabalho. Respeito designa um sentimento positivo, consideração pelas qualidades reais do respeitado, seja uma pessoa ou para entidade (como nação, religião, política, dentre outros), e também ações específicas e condutas representativas daquela estima

    2)Transtorno de personalidade limítrofe
    Perturbação borderline da personalidade ou transtorno da personalidade borderline ou ainda transtorno de personalidade limítrofe é um padrão de comportamento anormal caracterizado por instabilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na imagem de si próprio e instabilidade emotiva. Em muitos casos observa-se comportamentos de risco e autolesão. A pessoa pode também debater-se com uma sensação de vazio e medo intenso de abandono emocional. Os sintomas podem ser desencadeados por eventos aparentemente normais. O comportamento tem geralmente início no começo da idade adulta e ocorre em diferentes contextos.

    3) Ego de ilusao originado no subconsciente através do recurso involvendo o pecado de alma

    4) Narcisismo
    Narcisismo é o amor de um indivíduo por si próprio ou por sua própria imagem, uma referência ao mito de Narciso. O termo “narcisismo” foi introduzido na psiquiatria no final do século XIX — e viria a ser adotado no campo da psicanálise.

    5) O transtorno de personalidade antissocial (TPA) (português brasileiro) ou perturbação da personalidade antissocial (PPAS) (português europeu), comumente referido como sociopatia, é um transtorno de personalidade descrito no DSM-V, caracterizado pelo comportamento impulsivo do indivíduo afetado, desprezo por normas sociais e indiferença ou desrespeito pelos direitos e pelos sentimentos dos outros.

    6) Comportamento desadaptativo
    O comportamento desadaptativo é o comportamento que o impede de fazer ajustes que sejam do seu interesse. Evitação, retraimento e agressão passiva são exemplos de comportamentos desadaptativos.

    7) Arrogância
    Arrogância é um forte orgulho ou atitude de extrema auto-importância, em particular, uma perda de contato com a realidade e superestima das próprias competências ou capacidades.A arrogância também está associada à falta de humildade e amor a si mesmo, as crianças criadas em torno da arrogância podem se tornar arrogantes. Por vezes, está relacionada com a autoimagem inflada, o que explica também a sua raiz latina derivada de vaidade.
    É uma atitude geralmente considerada prejudicial e que promove uma cultura negativa.

    8) Complexo de superioridade
    Complexo de superioridade refere-se a um mecanismo subconsciente de compensação neurótica desenvolvido por um indivíduo como resultado de sentimentos de inferioridade. Os sentimentos de inferioridade deste complexo específico são frequentemente despertados por rejeição social. A expressão foi criada por Alfred Adler, como parte de sua escola de psicologia individual.

    9) Humildade
    Humildade, do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas. Características como cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade, 

    10) Limites
    Limites pessoais são os limites e regras que estabelecemos para nós mesmos nos relacionamentos. Uma pessoa com limites saudáveis pode dizer “não” aos outros quando quiser, mas também se sente à vontade para se abrir à intimidade e a relacionamentos íntimos.

    11) Ódio: sentir antipatia intensa por alguém; sentimentos de ódio e vingança.

    12) Auto-controle
    Autocontrole ou autocontrolo é a capacidade de controlar as emoções e os desejos, é a capacidade de gestão de uma pessoa para o seu futuro

    Resolução de conflitos

    A resolução de conflitos é o processo que duas ou mais partes usam para encontrar uma solução cordial para um problema. Os conflitos podem ocorrer entre amigos e familiares, mas também entre colegas de trabalho, clientes e fregueses. No local de trabalho, ter poucas habilidades de resolução de conflitos pode refletir muito negativamente em sua organização.

    Os conflitos são naturais tanto nas relações pessoais quanto profissionais, e você não deve tentar encontrar uma maneira de evitá-los. Em vez disso, você deve trabalhar em suas habilidades de resolução de conflitos. Ter boas habilidades de resolução de conflitos significa que você pode resolver um problema ou disputa de maneira positiva e ainda manter um relacionamento saudável e feliz com a outra parte envolvida.

    Ter habilidades ruins de resolução de conflitos só vai tornar essas situações inevitáveis muito mais difíceis para você. Não só levará mais tempo para resolver uma disputa, mas também pode resultar em uma discussão maior que pode ter um impacto significativo no relacionamento entre as duas partes.

    Escuta activa
    A escuta ativa implica focar no que a outra pessoa tem a dizer, ficar quieto enquanto ela fala e ouvir como ela expressa as coisas. Ouvir genuinamente suas perguntas e preocupações com os ouvidos abertos mostra a eles que você se importa com o que eles estão dizendo, estabelecendo um senso de respeito. Você deve sempre entrar na resolução de conflitos com a mente aberta para que possa realmente ver de onde a outra pessoa está vindo.

    Comunicação
    A comunicação é fundamental em todos os relacionamentos, sejam eles profissionais ou pessoais. Se você não comunica seus pensamentos e sentimentos às pessoas ao seu redor, como pode esperar que elas entendam como você se sente?

    Não coloque a culpa
    A última coisa que você quer fazer durante um conflito é colocar a culpa um no outro. Você não deve apontar o dedo, pois isso pode aumentar o conflito e piorar as coisas. Em vez disso, crie um ambiente seguro que não coloque a culpa em uma pessoa específica.
    Você também deve evitar ir para a ofensiva, pois isso pode tornar mais difícil encontrar uma solução. Em vez disso, todos devem ter a mesma chance de falar sem serem desligados. É crucial permitir que todos expressem seus sentimentos e pensamentos sobre a mesa.

    Permanecendo calmo
    Às vezes, nossa resposta natural durante uma discussão é deixar que emoções como raiva e frustração assumam o controle, mas isso raramente resulta em uma resolução. Seu tom de voz conta muito em uma conversa, por isso é importante manter a calma ao resolver um conflito. Embora possa ser difícil manter o equilíbrio durante um desentendimento, é necessário para que você não exacerbe o problema.

    Colaboração
    Em um conflito, ambas as partes geralmente acreditam que estão certas, e é por isso que é importante colaborar e encontrar um terreno comum e um compromisso. A resolução de conflitos é um esforço conjunto. Você não pode esperar que uma das partes chegue à solução sozinha. Em vez disso, vocês precisam trabalhar juntos para chegar a uma solução que funcione para todos. Ter disposição para colaborar também mostrará à outra parte que você é capaz de deixar suas diferenças de lado para chegar a uma conclusão em equipe.
    A colaboração garante que todas as partes sejam ouvidas, de modo que a solução não favoreça uma pessoa em detrimento da outra. Trabalhar em conjunto também significa que você provavelmente chegará a uma conclusão muito mais rapidamente. Colaboração significa deixar de lado seu orgulho e trabalhar juntos para resolver o problema em questão.

    Nota final: Realidade triste notavel
    em STP mas e’ verdade
    Usamos bastante Falácia Ad Hominem
    Ad hominem significa “contra o homem”, e esse tipo de falácia às vezes é chamado de xingamentos ou falácia do ataque pessoal. Esse tipo de falácia ocorre quando alguém ataca a pessoa em vez de atacar seu argumento.

  6. Antonio Nilson

    28 de Janeiro de 2023 at 6:20

    Exija as evidências de vídeo do espancamento brutal e do alegado assassinato, se houver. Intimar e obter todas as gravações de todas as câmeras de vigilância nas áreas de cenas de alegado crime.

  7. Maria Sousa

    28 de Janeiro de 2023 at 7:47

    Camarada lider do MLSTP, Dr. JBJ muito bem.

    Perante tal barbarie a vista de todos nacionalmente e internacionamente, enquanto lider do maior partido de oposição e de libertação, tem uma enorme responsabilidade.
    Doa a quem doer!

    A verdade verdadeira deve insurgir. Ñ é admissivel num estado de direito democratico continuar a haver pessoas que fingem ver a realidade das coisas.

    Ñ há dúvidas que o culpado de toda essa tramoia é o dito cujo, Patrice Trovoada, o criminoso, o arquiteto, o financiador, o executor passive.

    O MLSTP tem o dever moral de procurar saber dos factos acontecidos. Quem näo deve ñ teme.
    Estaremos vigilantes para que o infractor o criminoso pague pelo trágico acontecimento do passado 25 de novembro.

    É inadimissível que cidadãòs sejam torturados até a morte e nós ficarmos impávidos querendo branquear tudo.

    O Patrice Trovoada o criminoso deve ser o primeiro responsável deste massacre, por ter tomado a rédia naquele dia, com mentiras, acusões sobre os factos e pessoas, só porque não gosta deles e acha que maioria absoluta confunde-se com poder absoluto.

    Todas as formas de procura para averiguar a verdade é bem vinda.

  8. Mezedo

    28 de Janeiro de 2023 at 8:31

    Acho que deviam ter vergonha de colocar MLSTP, nisso sabem bem e todos os santomenses até mesmo estrangeiros sabem que Patrice Trovoada é cumplice nesta intentona e na morte dos irmão. Agora tudo que o MLSTP tenta fazer para obrigar que justiça seja feita vocês vem contrariar tentando se julgar pela governação. tenham vergonha.

    Pois vejamos:
    1- Porquê até hoje o Vice chefe continua em funções e é promovido a chefe de Campo do Patrice?
    2- Porquê até hoje o Patrice esconde por de traz da maioria parlamentar para fugir ao debate sobre este assunto?
    3- Porquê até hoje o resultado da investigação não sai a rua?
    4- Porquê até hoje familiares das vitimas não tem na mão resultado da autopsia e certidão de óbito?
    5- Porquê no discurso do Patrice e do Vila nova só se pronunciava a golpe de estado e a pessoas que não sabem perder eleições?
    6- Porquês até hoje os militares envolvidos no massacre não se encontra desditos ?

    São vários porquês que os elementos do ADI não conseguem responder por saber que o chefe esta dentro até pescoço.

    Mas o povo quer a justiça e esclarecimento, então não vêm ai acusar o MLSTP, porque durante tempo do mandato do MLSTP, nunca aconteceu coisas semelhantes.

    Pelo contrario o país estava calmo, havia liberdade de expressão, e paz. Hoje assistimos medo generalizado na população, mesmo vocês membros do ADI andam com medo de falar e são proibidos de falar deste assunto na rua, só murmuram dentro para chefe não escutar.

    O povo quer a verdade e se o MLSTP tem que lutar junto ao Povo e a comunidade internacional para ter a verdade, então que lute até ultimas consequências.

    Porque o país é dos santomenses e não de um tirano que só sabe vir desgraças e dividir o país semeando ódio rancor e vingança entre os santomenses.

  9. Gilson Leite

    28 de Janeiro de 2023 at 9:42

    Bem visto Camarada Presidente.
    Aguardemos que à justiça seja feita e os envolvidos sejam devidamente punidos.

    • Jorge Costa

      29 de Janeiro de 2023 at 13:33

      Como pode o Sr. Ex-Primeiro Ministro ter medo da ditadura hoje. Está a esconder-se atrás do povo. Está com medo de receber a outra face da moeda que ele fabricou no anterior governo. JBJ está sendo pago por quem. Este JBJ e um ditador mor. Mandou prender os altos quadros do ADI e os mandou soltar sem julgamento. Onde esteve a União Europeia. Jô seu jeito ditatorial, não registou novos eleitores, impedindo-lhes de exercer os seus direitos de cidadania consagrado na Constituicao. Violou gtosseiramente a lei, e a Constituição. Que nome se dá a esta pessoa – DITADOR MOR. Agora está fingindo que e defensor da liberdade. Povo de STP, abre os olhos. Aqui há lobo vestido de cordeiro. Este e um Ditador vestido de cordeiro.

  10. Nini Pobre Paciencia de Deus Que Sabe

    28 de Janeiro de 2023 at 15:51

    Quem tem os videos dessas coisas de crime em Sao Tome? Gravou? Mada-me a filmagem, toma Cem Euros. Se quer mais dinheiro, vai pa Telanon e diz tudo. Nao liga Boca Pico, Bica Pito nao quer ajudar povo. Deixa ela.
    Quem nao tem video, usa o seu celular para comecar a gravar todas as cena que passam na terra. E’ assim mesmo!
    Instala tua camara dentro e fora de casa, poe camara de seguranca na rua, grava tudo.
    Vamos apanhar todos os ratos com ratoieras.
    Quem gravou, escondeu, limpou, sabotou, editou, ou destruio os videos, entao vai pa cadeia, chora chora pronto, historia cabou.

  11. Célio Afonso

    28 de Janeiro de 2023 at 18:49

    MLSTP ou ADI, o povo merece consideração!
    Então o caso vai continuar abafado para o desgosto de todos? Os militares estão aí para defender o estado do direito ou para toturar civis até a morte? Onde estamos e para onde queremos ir?
    Promover militares assassinos???

    • Jose Rocha

      30 de Janeiro de 2023 at 1:59

      É uma certeza que pode tardar, mas a verdade vira sempre ao de cima, por isso devemos deixar o processo avançar sem intervenções politicas. As partes que comprovadamente venham a ser acusadas, do planeamente e envolvimento nos barbaros incidentes que tiveram lugar a 25 de Novembro, que assumas as suas responsibilidades e que não se façam de vitimas.

  12. Nini Pobre Coitado Paciencia de Deus Que Sabe

    28 de Janeiro de 2023 at 19:17

    ADI cu MLSTP ke kua, punda ca manda e^
    Povo chora chora, Nada Nada
    Politica politica politica so

    Nini Kobo Daua

  13. José Manuel

    28 de Janeiro de 2023 at 21:31

    Ha 5 anos atrás um militar caboverdiano matou no quartel 4 dos seus colegas.
    O militar foi preso e toda a sociedade caboverdiana aguardou com calma as investigações, até que se apurou a causa daquela tragédia.
    Não houve aproveitamento politico, nem alarme mundial com aquele caso raro em Cabo Verde.
    País civilizado é outra coisa.

  14. Jorge Costa

    29 de Janeiro de 2023 at 9:13

    A Velha Maioria levou 4 anos para preparar as últimas eleições. Em quatro anos não conseguiu registar os novos eleitores (jovens ávidos de exercerem a sua cidadania) que foram milhares. Apesar de todos pedidos e pressões populares e de instituicoes afins, o (Des)governo liderado por JBJ não registou estes milhares de eleitores. Esses milhares de novos eleitores não exerceram os seus direitos constitucionalmente garantidos, de exercer os seus direitos de voto. Quem viola a constituição, coarta milhares de cidadãos de votar tem apenas um nome. Neste caso, esta mais do que provado que JBJ por via do acima exposto, e outro Grande Ditador (mais perigoso) que Patrice, porque a sua ditadura e disfarçada. JBJ – o ditador disfarçado de democrata. Em 4 anos não consegue registar novos eleitores e quer ser governo de novo. CREDO!

  15. Armindo Assunção

    7 de Fevereiro de 2023 at 22:21

    Mano António Nilsson S.Tomé e Principe, é uma incubadora perfeita com todos os ingredientes perfeito.
    Pobreza extrema, ganância, ignorância,falta de dignidade,baixo nível de escolaridade.
    O mais gritante é a falta de dignidade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top