Turismo

São Tomé e Príncipe no TOP 10 de destinos turísticos para 2019

A Globe Spots que promove os principais destinos turísticos do mundo colocou São Tomé e Príncipe no primeiro lugar no grupo de 10 principais destinos turísticos para o ano 2019.

Na sua décima primeira selecção de destinos turísticos no mundo, a Globe Spots, destaca pela segunda vez o arquipélago são-tomense como um destino misterioso a ser descoberto pelo mundo.

São Tomé e Príncipe entrou pela primeira vez no TOP 10 de principais destinos turísticos do mundo no ano 2014, mas depois saiu do TOP 10. 5 anos depois, ressurge na principal promoção mundial de destinos turístico e como primeira opção para os turistas em 2019, no grupo de 10 países.

A Globe Spots diz ao mundo do turismo, que São Tomé e Príncipe, é um mistério virgem. O arquipélago é descrito pelas praias virgens onde as tartarugas desovam coberta por floresta tropical virgem, onde despontam montanhas espectaculares.

As comunidades do interior são hospitaleiras, e cercadas por jardins exuberantes de cacau e café. «Há óptimas oportunidades para caminhadas sobre cumes de montanhas e cachoeiras. O crime é inédito», refere a Globe Spots.

Dizz também que talvez por causa das raras conexões aéreas, São Tomé e Príncipe tenha recebido poucos visitantes. Mesmo assim nasceram pequenas casas de hóspedes, pensões nas  plantações coloniais(Roças), resorts de luxo e até mesmo um restaurante gourmet.

Note-se que o Turismo, é definido pelos sucessivos governos de São Tomé e Príncipe, como sector estruturante para o desenvolvimento da economia nacional. O Novo Governo também colocou o turismo como pilar central do seu programa para os próximos 4 anos. Dados recolhidos pelo Téla Nón, indicam que está em forja a criação do Instituto Nacional do Turismo, que em médio prazo deverá substituir a Direcção Geral do Turismo.

Veja a publicação da Globe Spots –  https://www.globespots.com/top-10-destinations/2019/

Abel Veiga

15 Comments

15 Comments

  1. Francisco

    9 de Janeiro de 2019 at 12:07

    Só contribuindo para a melhoria da redação do texto conforme a referência apresentada.

    No trecho do texto onde se lê o «O crime é inédito» a tradução do texto original «Crime is unheard of and nobody is trying to sell you anything or asking for Money», mas sim «Crime não é ouvido» ou melhor, não existe relatos de crimes.
    A forma que foi escrita ou traduzida dá a entender o contrário.

    • Cravid

      10 de Janeiro de 2019 at 7:43

      O crime não é inédito, todos os dias há roubos nas praias e a nossa incompetente polícia não faz nada!!!

    • Ralph

      10 de Janeiro de 2019 at 23:48

      Como falante nativo de inglês, eu sugeriria que o uso da palavra “inédito” não é incorreto como tradução, dando ao leitor a ideia, pelo menos para mim, de que o crime está raro (de forma geral). Eu diria também que essa observação pareça ter surgido da perspetiva de um autor oriundo de um país ocidental em que há muito mais crime do que há em STP. Por isso, tudo está relativo.

  2. Agulha sombra

    9 de Janeiro de 2019 at 14:15

    Tela Non, vi o site e está entre 10 sugestões e não no top 10! Não vale tapar o sol com a peneira!
    O turismo em São Tomé deve-se à iniciativa de alguns particulares locais e estrangeiros. Os governos nada fazem para tornar o país acolhedor, com as suas mafias distroem a arquitetura existente, as roças que poderiam ser a base do turismo estão todas abandonadas, a cidade imunda, o povo boçale e pouco acolhedor ( quando um branco vai na rua começam a gritar blanco ê, queria ver um santomense a levar o mesmo tratamento na Europa) as principais praias distruídas, enfim um país à deriva tomado pela corrupção e a falsa sensação de liberdade- deixa-os fazer o que quiserem enquanto nós roubamos e fingimos que governamos.
    De facto o turismo nestas circunstâncias beneficiará somente às estâncias turísticas e pouco mais, não será um polo de desenvolvimento de muitas outras actividades porque o Estado nada faz para organizar o país em geral para que o turista possa gastar o seu dinheiro para além das estâncias turísticas.

    • Ralph

      11 de Janeiro de 2019 at 0:32

      Se o seu país se encontra em listas top 10 de várias empresas de guiões turísticos, apesar de haver pouco apoio governmental, pouca infraestratura turística e pouca organização, o país deve oferecer algo especial aos olhos de viajantes. Isto trata-se de um problema galinha e ovo. Com certeza mais apoio e organização são precisos para desenvolver uma indústria turística sustentável. Porém, a chegada de mais turístas, mesmo num meio em que eles não estejam suportados adequadamente, vai levar a mais rendimento para o governo e para os cidadões comuns, o que, pela sua vez, vai permitir o desenvolvimento de infraestruturas turísticas melhores. É tudo um cíclo virtuoso em que se tem de começar por algum lado.

  3. Maria solica lima manjalegua barros

    9 de Janeiro de 2019 at 17:47

    Fico feliz em saber que meu País São Tomé e príncipe esta no top 10Globe spots
    Eu agora nesse momento estou em Portugal a 10anos

  4. Pedro Costa

    9 de Janeiro de 2019 at 18:08

    Andamos sempre nisto, ora é A CNN, etc, e agora é A Globe Spots. E o que se faz para aproveitar estas publicidades, muito pouco ou quase nada. Deveria haver uma política séria virada para o turismo para se aproveitar estas oportunidades, porque estar no TOP 10 não é para se relaxar, mas estas mentes que temos no país não consegue enxergar nada.
    Enfim! Que rico país que temos em termos de paisagens naturais e que não se aproveita!

  5. Metido a Besta

    9 de Janeiro de 2019 at 18:56

    Esta previsão não será confirmada no final de ano 2019,

    Mais não digo.

    • Metido a Besta

      9 de Janeiro de 2019 at 19:01

      Retificacao: Confunde não listado nos primeiro 10 destino.

  6. Tony

    9 de Janeiro de 2019 at 19:29

    Qual turismo:

    – não há voos
    – praias com lixo
    – cidades com lixo
    – problema de energia
    – infra estruturas degradadas
    – cuidados de saúde precários
    – rede visa inexistente
    – aeroporto precário e sem qualquer tipo de serviços

    Este é o destino turístico que existe.

    Concordo que alguma actividade turística que existe, deve se a luta contra os poderesinhos instalados, por empresários privados e também estrangeiros.

    Podem ver Cabo Verde, e comparem!!!!!

    • Cravid

      10 de Janeiro de 2019 at 7:45

      Assaltos diários nas praias!!!

  7. Barão de Água Izé

    9 de Janeiro de 2019 at 21:10

    Tal como se inventa o “excepcional” turismo de STP, se acredita que a Economia cresce a mais de 3% ao ano, com o acordo do FMI!!
    Estás ilusões não resolvem a pobreza e miséria em que vive p povo Saotomense.

  8. Ralph

    11 de Janeiro de 2019 at 0:11

    Embora a aparência de São Tomé e Príncipe nesta lista deva ser boa para aumentar a visibilidade do país em termos turísticos, eu defenderia que uma lista com muito mais influência no mundo turístico é a da companhia Lonely Planet. São Tomé e Princípe apenas surge ao número 9 nesta lista, mas a Lonely Planet é uma das empresas turísticas mais conceituadas do mundo. A empresa tem publicado guiões turísticos há décadas que são lidos por milhões de viajantes em volta do mundo. Esses guiões são reconhecidos por quase todos como sendo os melhores no mundo. Se um país aparecesse em qualquer lista top 10 da Lonely Planet, pode-se estar assegurado que vai atrair muita atenção dos turistas.

  9. Paulo

    12 de Janeiro de 2019 at 8:11

    Há coisas que não se dizem mas o maior problema do nosso país, são as “suas gentes”, os Homens, inertes, preconceituosos, preguiçosos, invejosos, corruptos e egocêntricos.

    Nós só estamos preocupados com o bem individual ou pessoal, ninguém quer saber do coletivo, do conjunto. E isso se verifica a todos os níveis. Esse comportamento é transversal – família, instituições, partidos políticos, governos…

    Não sei como vamos mudar isso… é triste mas é a realidade

  10. J. Fernandes

    12 de Janeiro de 2019 at 18:25

    TURISMO São Tomé e Príncipe no TOP 10 de destinos turísticos para 2019

    Essa nuticia constitue Um desafio para o pais.
    os nossos governante , os fazedores da politica Presedentes de assembleia,Primeiro Ministros Presidente Da Republica ETC,ETC
    que foram formados fora do pais e viajam sempre para outros paises nao tenhem vergonha nenhuma
    de coabitarem com a lixeira ao ceu aberto ” Feira De POnto ”
    Sao os mais porcos desse pais . Arrumados .
    Nao sao dignos e nunca foran dignos das funcois que oucupam …
    Eles envergonham o bom nome do povo Santomem.A mais varias decadas a viverem no lixo
    Como e possivel que temos aquela feira de ponto no centro da cidade considerado a maior lixeira do pais ao ceu aberto e eles nao tomam nenhuma dicisao para eliminar essa fonte de doenca .
    Umas das maiores vergonhas de sao Tome e Principe.
    Serra que ainda nao tiveram a nucao de que aquela lixeira representa o espelho do pais .
    Os nossos governantes sao maus,poscos e pobres do Espirito .
    Ate quando continuamos a viver nessa podredao .
    Os visitantes ate podem achar graca mais eles se aprecebem que somos todos porcos .
    para que serve as pessoas votarem nessa gente .
    Quais Sao os verdadeiros planos que eles tenhem para esse pais e anossa Cidade ? Nos Os saotomenses merecemos ser tratados com diguinidade !
    Seria importante os santomenses , tanto no exterior assim como no pais unicem em torno desta causa , para que se ponha fim dessa fonte de doenca . Tenho certesa que assim como eu ha muita gente que nao esta a favor dessa sujeira que tem tirando algum prestijoao nosso belo pais .
    E triste nos termos a feira do ponto como se fosse balniario publico do STP.
    Faco um apelo a todos, que assim como eu facamos algo no sentido de mudar o rosto , a visao da sossa bela Patria .

    Saotomenses, Todos juntos Podemos fazer melhor para o nosso stp

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top