A iniciativa de colocar o destino turístico de São Tomé e Príncipe numa plataforma digital, é da empresa EVENTURECOTRAVEL. Liderado por Myrian Daio, ex-directora do turismo, o projecto foi analisado e debatido na primeira conferência “ Eventur Tourism Conference 2022” realizada dia 23 de Março em São Tomé. Várias entidades portuguesas do mundo do turismo participaram por videoconferência.
Será que não temos nada a fazer neste capítulo da digitalização do mercado do turismo? Questão levantada por Myrian Daio(na foto). A própria directora da empresa Eventur, respondeu. Afinal de contas São Tomé e Príncipe tem muito a fazer no capítulo da digitalização das oportunidades e das ofertas de turismo.
Segundo Myrian Daio, a pandemia da Covid-19 provocou mudanças nos mercados emissores de turistas.

«Hoje as pessoas estão mais viradas para a Internet a programar tudo através da internet, organizam as suas férias através da Internet…. Precisamos estar on line, precisamos ter as nossa ferramentas digitais e informações disponíveis, porque é ali onde hoje cada vez mais as pessoas procuram informação», explicou.
Para levar o destino do país ao mundo digital, a Eventur decidiu criar uma plataforma designada Cão Grande, o nome de uma dos picos da ilha de São Tomé.
A plataforma digital vai segundo Myrian Daio maximizar as informações sobre o destino São Tomé e Príncipe, eliminado dúvidas e insegurança que podem desencorajar o turista a visitar o arquipélago.
Quais são as dificuldades que os turistas estão a encontrar hoje quando decidem vir para São Tomé?
Segundo Myrian Daio, os turistas precisam saber se é preciso ou não o visto para entrarem no país. Precisam de Informações sobre as exigências do serviço de migração e fronteira, sobre a reserva do hotel, etc.
«São preocupações que ficam na cabeça do turista e se ele não encontrar resposta atempadamente, e de forma fácil ele desiste do destino. São Tomé tem que olhar para isto, o sector privado tem que ver para isto», frisou Myrian Daio.
A plataforma digital Cão Grande, pretende ser a solução. O mecanismo digital tem a missão de fornecer ao Turista todo tipo de informação sobre o destino São Tomé e Príncipe.
« Eventur abre espaço para que todos possam estar nesta plataforma. Cada um com seu espaço de gestão, pode colocar a sua informação, o seu serviço, o seu hotel, o seu quarto, o seu carro, a sua excursão, e fazer a venda directa com o cliente», acrescentou.
A conferência de quarta-feira com operadores turísticos internacionais, permitiu a avaliação do comportamento do mercado nacional de turismo, e a modalidade de realizar a sua digitalização.

O projecto inclui também a criação de um aplicativo de orientação para os turistas que visitam São Tomé e Príncipe.
«Com a boa internet que temos no país, o turista poderá baixar para o seu telemóvel, um aplicativo, com toda informação para orienta-lo. Ele vai poder saber onde pode comer, os restaurantes, onde estará a acontecer uma actividade nocturna, um bar, uma discoteca, um posto de saúde, etc», pontuou Myrian Daio.
Segundo a Directora da empresa EVENTURECOTRAVEL, tradicionalmente os turistas reclamam que não conseguem gastar dinheiro no mercado nacional. Agora com o aplicativo que vai ser criado, o turista terá diversas ofertas de oportunidades para comprar serviços, e produtos no mercado nacional.

O projecto de digitalização do destino turístico São Tomé e Príncipe quer que as informações sobre o destino sejam mais acessíveis para os visitantes e os clientes.
Abel Veiga

Anselmo pontes
24 de Março de 2022 at 18:11
Muito bem. Pelo menos no tempo dessa senhora a direção do turismo tinha uma cara e uma estratégia bem elaborada.
Boa iniciativa. Apenas precisamos de melhorar as infraestruturas do país.
Lucas
25 de Março de 2022 at 15:25
Melhorar tambem a educação e acabar já com o* branco vai pra tua terra*
Acabar com o defecar na berma da estrada
Acabar com a mão estendida a pedir doce
Acabar com os cães vadios
Acabar com a falta de agua no hospital
Acabar com a desumanização no hospital
Acabar com a violência sobre as mães
Acabar com o roubo de Remédios no hospit
Acabar com cabras entrando no hospital
Acabar com o péssimo ensino
Acabar com o maltrato às mulheres
Acabar com o maltrato às crianças
Acabar com o lixo em todo o lado
Acabar com a falta de energia
Acabar com a falta de agua
Acabar com os porcos erráticos
Acabar com a insegurança noturna na estrada
Acabar com a mais absoluta promiscuidade em algumas zonas no interior
Acabar com o neputismo absoluto das elites
Sabemos que é um processo para 50 anos
É o minimo que se possa pedir depois falem de destino turistico de familias
destino gastronomico e ou cultural e lazer
Enquanto isso não passa de destino turistico selvagem com tudo o que traz de mau
Até lá é tudo mentira
Fui
Lima
27 de Março de 2022 at 11:57
Muito bem.Agradeco o senhor Ligas.Essa analise,esse apanhados real de quase tudo que existe de mal nessa terra foi uma boa reflecao.Certos que estao acomodados com isso porque nao podem fazer de uma outra maneira ou certos que aceitar isso porque permite-lhes viver melhor vao argumentar que tudo isso existe nos outros paises,o problema é que em STP isso nao é so num canto,isso é a terra toda que esta assim.So porcarias.Parece um pais em guerra,sal a quem puder.Salra-se o lixo com salto de salto ou com sabatovernizado para fazer suas compras.Deixam porco,cao,passear peor que os turistas,em toda a parte.Criancas as 4 da manha a pedir escola no aeroporto.Paga-se,agua e luz todos os meses mas todos os dias ha falta de agua e de luz.Roubo a todo nivel mesmo nas adiministacoes.Pedem,perdem dizendo que assim vao scélérat o processo no com nada.
Enfin.Guardemos esperanca que o novo presidente possa dar conta disso tudo é meter definitivamente uma bordel nisso tudo.