Cristina Duarte sucederá Bience Gawanas, da Namíbia; ela tem 34 anos de experiência e chefiou a pasta das Finanças e Planejamento; Duarte também tem experiência na gestão de projetos para o desenvolvimento.
A ex-ministra das Finanças de Cabo Verde será a nova conselheira do secretário-geral para a África. O anúncio do nome de Cristina Duarte foi feito nesta sexta-feira pelo porta-voz de António Guterres.
O chefe da ONU agradeceu à atual conselheira, Bience Gawanas, da Namíbia, pelo trabalho realizado até o momento.
Comissão de Especialistas
A nova conselheira tem 34 anos de experiência profissional em políticas públicas e gerenciamento de projetos para o desenvolvimento.
Ela também chefiou as pastas das Finanças e Planejamento. Atualmente, ela atua como membro da Comissão de Especialistas da ONU sobre Administração Pública e no Conselho Diretor para Assuntos Econômicos e Sociais, dirigido pelo presidente de Ruanda Paul Kagame.
Cristina Duarte ocupou cargos no governo de Cabo Verde de 2006 a 2016. Antes de iniciar a carreira política, ela dirigiu um projeto do Banco Mundial para o setor privado e foi diretora de planejamento e estudos do Ministério da Agricultura de seu país. Ela trabalhou no Quênia como gerente de relações institucionais e financeiras do Citibank chegando a vice-presidente da instituição no país africano.
Ela é formada tem mestrado em administração de negócios e gerenciamento internacional e é bacharel em políticas públicas.