Destaques

Homem castigado no quartel é altamente perigoso e com homicídio no cadastro

CASO DO QUARTEL-GENERAL DAS FASTP:

HOMEM AGREDIDO É DELINQUENTE MULTIREINCIDENTE ‘ALTAMENTE PERIGOSO’ E COM HOMICÍDIO NO CADASTRO

Abidu Nagi Gomes, vulgo Nagi,(NA FOTO) o indivíduo visto a ser severamente castigado por altas patentes militares no vídeo posto  a circular nas redes sociais e reproduzido pela TVS, é um delinquente multireincidente que inclui no seu longo cadastro criminal o esfaqueamento mortal de um motoqueiro.

O caso aconteceu no ano passado na zona do Arraial do Riboque e envolveu o conhecido cúmplice de Nagi, um indivíduo igualmente super-cadastrado conhecido por Dódo, igualmente residente no Riboque.

A vítima, um motoqueiro de nome Alex, foi transportado ao Hospital Central onde acabou por falecer três dias depois. O homicida foi posto em liberdade.

A ficha de avaliação criminal de Nagi classifica-o como ‘delinquente multireincidente’, altamente perigoso, preso várias vezes por burla, furto, assaltos por esticão em motorizadas, assaltos a residências, roubo qualificado e agressão.

nago geralFontes policiais contactadas pelo Téla Nón descrevem Abidu Nagi como ‘estando ligado a uma rede de assaltantes, mas que costuma operar sozinho ou acompanhado do seu comparsa Dódo’.

« Pode ser mesmo muito perigoso quando se droga e se torna mais violento», alerta as forças policiais.

Ao que o Téla Nón pôde apurar, nas suas práticas ilícitas e criminais nocturnas, Abidu Nagi disfarça-se muitas vezes, usando perucas e roupas enganadoras. (NA FOTO DO CORPO DA NOTÍCIA, ESTÁ PATENTE UMA DAS TENTATIVAS DE NAGI DE FUGA DAS INSTALAÇÕES DA DA POLÍCIA DE ORDEM PÚBLICA, ATRAVÉS DAS GRADES DA CASA DE BANHO).

O delinquente, de 25 anos de idade, nasceu em S. Paulo, Angola. Segundo as fontes do Téla Nón,  foi enviado pela mãe para São Tomé aos 15 anos de idade porque já nessa altura tinha problemas com a polícia angolana.

Solteiro e residente no Riboque da cidade capital, Abidu Nagi é um velho conhecido dos calabouços da Cadeia Central, da Polícia de Investigação Criminal, PIC e do Ministério Público.

Agentes das forças de segurança que conhecem o seu longo cadastro, dizem que representa um perigo para a sociedade. Uma pergunta que se poderá fazer é porque razão um indivíduo com esse perfil não é devidamente neutralizado por meios legais pelas autoridades competentes e tem toda a liberdade para andar por aí nas bandas da Vila Maria e outras localidades atentando contra a tranquilidade e os direitos dos cidadãos honestos?

Outra pergunta que o Téla Nón gostaria de fazer é porque razão um indivíduo com semelhante cadastro tem sido repetidamente classificado por uma certa imprensa e por certas individualidades apenas como um ‘cidadão civil’, quando se trata de um verdadeiro perigo para os cidadãos íntegros deste país?

Será que há pessoas interessadas em apagar o seu cadastro e destacar apenas as graves agressões de que foi vítima depois de ter assaltado uma mulher militar(sargento) e de lhe ter roubado montantes que pertenciam a instituição militar?

Últimas informações obtidas pelo Téla Nón indicam que Abidu Nagi foi positivamente identificado como um dos assaltantes da jovem recentemente assaltada dentro do seu carro diante do hotel Miramar e ameaçada com uma faca no pescoço.  Notícia veiculada na altura pelo Téla Nón. O carro roubado só foi encontrado 48 horas depois do assalto que ocorreu diante do hotel Miramar.

A jovem terá feito a identificação depois de ter visto uma entrevista feita por um canal de televisão online são-tomense ao agredido multireincidente e delinquente perigoso.

Abel Veiga

O Téla Nón deixa para conhecimento do leitor parte do cadastro da vítima Abidu Nagi, relatado pela polícia são-tomense :

NOME: ABIDU NAGI GOMES (NAGI)

ESTADO CIVIL: SOLTEIRO

IDADE: 23 DATA DE NASCIMENTO: 14/11/1989 

NATURALIDADE: ANGOLA – S. PAULO

NACIONALIDADE: ANGOLANA / SAOTOMENSE 

                        PAI: EUSÉBIO SACRAMENTO RITA

FILIAÇÃO                           MÃE: MARIA DA CONCEIÇÃO GOMES

 

NOME DO CONJUGE: NÃO TEM RESIDÊNCIA: RIBOQUE 

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS: 8 ª CLASSE 

PROFISSÃO: PINTOR AUTO 

ACTIVIDADE LABORAL: VENDEDOR AMBULANTE 

ENTIDADE PATRONAL: 

MOTIVO DA DETENÇÃO: BURLA 

DATA DA DETENÇÃO: 12/2/2013 

FICHA DE AVALIAÇÃO CRIMINAL 

 

PRIMÁRIO:                        REINCIDENTE:                             MULTIREINCIDENTE: X

                 

                PASSIVO                                 PERIGOSO                                   ALTAMENTE PERIGOSO X

 

JÁ ESTEVE PRESENTE A POLÍCIA:  sim X    não

 

QUANTAS VEZES: VARIAS                 DATAS:

 

MOTIVO: FURTO E OUTROS 

JÁ ESTEVE NA (PIC)  POLÍCIA DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL  sim X        não 

QUANTAS VEZES: VARIAS                 DATAS: 

MOTIVO: BURLA 

JÁ ESTEVE NO MINISTÉRIO PÚBLICO:  sim X       não 

QUANTAS VEZES: VARIAS                    DATAS: 

MOTIVO: 

1 – CASO DE FURTO DE TELEMÓVEL EM 2012. O MESMO TENTOU A FUGA DESTE COMANDO ATRAVÉS DA CASA DE BANHO. 

2 – O DETIDO JA ESTEVE PRESO POR CRIME DE BURLA EM 2013. 

3 – CASO DE ROUBO DE UM TELEVISOR EM CASA DA SUA AVÓ. 

4 – RECENTEMENTE ESTEVE ENVOLVIDO NUM HOMICÍDIO EM FRENTE AO MERCADO DE FARDO EM QUE JUNTAMENTE COM O SEU CUMPLICE DE NOME VURGARMENTE CONHECIDO POR DÓDO, RESIDENTE NO ARAIAL RIBOQUE ESFAQUEARAM UM CIDADÃO QUASE ATÉ A MORTE. O CASO FOI PÚBLICO. A VÍTIMA FOI LEVADA AO HOSPITAL CENTRAL E FALECEU 3 DIAS DEPOIS. O MESMO FOI POSTO EM LIBERDADE. 

5 – ASSALTOS – ROUBOS POR ESTICÃO NA MOTORIZADA ACOMPANHADO DO SEU AMIGO DÓDO. 

6 – O MESMO FOI IDENTIFICADO POR UMA VÍTIMA NOS CADASTROS DA POLÍCIA NACIONAL APÓS ASSALTO NA RUA ONDE ESTÁ SITUADA A AGENCIA FUNERÁRIA, EM QUE O MESMO APARECEU NUMA MOTORIZADA ACOMPANHADO DE OUTRO ASSALTANTE E ROUBARAM UM COMPUTADOR PORTÁTIL. 

JA ESTEVE DETIDO NA POLÍCIA NACIONAL POR DIVERSAS VEZES POR ROUBO, FURTO, AGRESSÃO, ETC., ETC

70 Comments

70 Comments

  1. Arroz Subistancia

    18 de Janeiro de 2015 at 0:56

    O Jornal Tela Non deveria tambem perguntar as autoridades porque que que um bandido perigoso que cometeu homicidio se encontra em liberdade ele deveria estar preso.
    Eu acho que a nossa cidade deve estar limpa de bandidos mais este vidio que foi posto a cicilar e muito violento para um estado de direito democratico.

    • Seja Parcial

      18 de Janeiro de 2015 at 11:42

      Oh Senhor telenon, o que isso ? o criminoso por mais que seja, não deixa de ser um cidadão civil, se não sabes tenta saber mais, foi abuso de poder sim, quem vendeu arroz podre que poderia ou se calhar matou milhares e não sabemos em STP, e outros crimes ainda mais perigosos em STP, eles deixaram de ser cidadão civil ?!! seja parcial, deixa proteger um grupinho. Viu o que ser jornal ” é aquele jornal francês charles” critica tudo e todos, quando esta mal esta quando esta bem tambem fala, não como o telanon, vê se aprende. Para mais informação um cidadão brasileiro foi executado na indonesia ontem, por ser e cometer altos crimes, mas nem por isso, a a presidente Dilma do Brasil ja pediu explicações a indonesia, mas aquele cidadão brasileiro perigoso que manchou o nome de brasil deixou de ser cidadão ? Pelo contrario, a Presidente Dilma foi atras pra defender o que deles. aprendeeeeee telanonnnn..

    • didi

      18 de Janeiro de 2015 at 21:40

      Gostaria que fosse o teu filho, filha, irmão,irmã,pai ou mãe que ele tivesse esfaqueado e morto. Aí, iria ver a tua reação…

    • Seja Parcial

      19 de Janeiro de 2015 at 11:48

      Tens razão, entendo o teu lado, mais também gostaria que fosse o teu filho, filha, irmão,irmã,pai, mãe ou mesmo vc que levou tanta porrada assim, Aí, iria ver a tua reacção…

      * So deu o meu parecer ao quanto o jornal telanon distorce as noticias, e que a justiça não deve ser feita assim. Kaddafi, Bin Laden, e outros são exemplos pra tu veres….

    • Sensa

      19 de Janeiro de 2015 at 7:50

      Ah aha ah… é uma piada o que acontece no nosso País, São Tomé e Príncipe!
      É vergonhoso na verdade uma acção como esta, mas uma coisa é certa… isto é o resultado de vários comportamentos, ou melhor falta de comportamentos/ estratégias para corrigir estas acções…
      A nossa Justiça não funciona… a nossa Cadeia não funciona… os políticos não têm uma estratégia viável para o desenvolvimento do País, nessas acções… o aparelho do Estado não se entendem… por isso acho que tudo isso deve-se aos que os políticos realmente querem deste País… é isso.
      Como vai-se deixar um delinquente roubar, matar, e ainda encontrar-se nas ruas fazendo as suas, e a justiça marimbando por isso… como é aceitável que alguém como este Senhor Ladrão rouba, mata, e depois tem o Senhor Presidente da Republica indultar a todos os “malfeitores”…
      Sejamos ciente e desenhar alternativas… ladrão tem que ir a cadeia… criminoso igual, se o Senhor Presidente vai indultar penas, então que se da penas acima de 50 anos… e cria estratégias de verdade que as pessoas saiam da Cadeia com outra mentalidade. É reinserção Social néh… então façamos desses Senhores Ladrões e Criminosos tomarem juízo e não indultar penas, para você encontrá-los na Discoteca, na Passeata, nos Bares, etc… e nada passa!!!
      A justiça não tem que ver somente para casos pequenos, o que tormenta mesmo a economia do País também tem que se rever.
      A justiça neste País tem que funcionar, porque o “Povo” não engoliu a cena do caso o GGA, do STP Trading, o murro do CKDO, Navio com Drogas… entre outros casos mais…
      E se tiver que tomar alguma decisão neste caso em particular, é o Sr. Justino pedir a sua demissão e sair limpo nesta história, e os restantes serem afastados como por um período de mais de 3 meses para não cometerem a cena dessas novamente a frente de bufos.
      Meu abração…
      Bem haja STP
      Sensa

  2. E.S

    18 de Janeiro de 2015 at 1:05

    Por tudo isto o tal delinquente deve ser preso imediatamente. Mas nada justifica, nada branqueia a atitude dos militares, que de igual modo deverao receber a respetiva sançao, aplicavel em qualquer Estado democratico. Nem mesmo este estranho empenho do TELANON, em tentar ilibar os militares sera suficiente para branquear esta condenavel atitude. Ja nao percebo os jornalistas desta terra. Vem com cada uma….

  3. Ricardo

    18 de Janeiro de 2015 at 1:53

    Ouve-la,vós do site “tela nón”:
    Esta história do passado do jovem agredido que tem muitas antecedências criminais pelos visto como vós dissestes, ele pagou pelo crime e uma coisa não tem nada haver com a outra e pelo vistos há entidades competentes para tal e não quartel,e não tortura e com essa mente que vós tendes me diz ou me explique como vós tendes que o país caminhe para frente.

    • LOL

      18 de Janeiro de 2015 at 12:23

      Quais entidades competentes? As mesmas que o deixaram em liberdade apesar de todo o cadastro que já tem? Haja paciência!!

    • Eliseu

      18 de Janeiro de 2015 at 14:28

      eu espero que isso tudo não seja para tapar a grave falha da parte dos agentes superiores, das FASTP!…. é inadmissível o acto destes homens que como muito outros
      usam e abusam do poder!… espero que ainda aja forças competentes para!e digo mas ele com os seu actos feri magoa lesiona, a pessoas!.. e quanto ao outros miúdos que vêm no facebook historias, vêm no filme soluções para sobrevivência, já param para pensar!?… quando poderem mostrar as sua revoltas! ´que nem todo são suficientemente fortes ao ponto de saber perder!… existem centenas de miúdos nas ruas de são tomé pedindo dinheiro e depois apostam entre eles, isso porquê porque o que eles têm não é suficiente eles querem mas e tentam tirar do outro por agora é assim porque têm 10-16 anos, e quando tiverem 25-30? será apenas um Nagi, vai ser centenas de Nagis ou seja centenas de caso de furtos,burlas,homicídios,agressões! pensando juntos será mas fácil mudar um Nagi com 10 nos ou um Nagi com 25 anos !?….

  4. Tratamento

    18 de Janeiro de 2015 at 8:20

    Na tropa há o espírito de corpo e o seguinte lema: Um por todos e todos por um.
    Estamos solidários com os militares que deram um tratamento especial no Quartel a um gatuno altamente perigoso que assatou um militar na noite do dia 7 de Setembro de 2014.

    • Antonio

      18 de Janeiro de 2015 at 15:16

      Tratamento , seja la o teu nome.. te digo, se és criança te aconselho de não interveres nos problemas dos adultos, de maneira a não por em causa os teus pais, se és adulto te aconselho de ser prudente e responsavel. Proteja a sua lingua por favor. Muita atensão com coisa séria. Nada justifica as atitudes destes selvagens que vens defendendo, sabes o que isto significa. Hore pra o bem do Pais, pra que isso não caia nas midias internacionais, ali tlvz saberas a consequencia destes actos deliberados por estes que dizem ser militares. Vcs serão alvo de tribunal internacional se continuarem com estes delitos.Inocente.

    • Antonio

      18 de Janeiro de 2015 at 15:24

      Tratamento , seja la o teu nome.. te digo, se és criança te aconselho de não interveres nos problemas dos adultos, de maneira a não por em causa os teus pais, se és adulto te aconselho de ser prudente e responsavel. Proteja a sua lingua por favor. Muita atensão com coisa séria. Nada justifica as atitudes destes selvagens que vens defendendo, sabes o que isto significa. Hore pra o bem do Pais, pra que isso não caia nas midias internacionais, ali tlvz saberas a consequencia destes actos deliberados por estes que dizem ser militares. Vcs serão alvo de tribunal internacional se continuarem com estes delitos.Inocente.Roubo existe por todo lado cabe as autoridades responsaveis darem os devidos fins a esses bandidos mas, esses militares devem ter as suas devidas sanções por estas barbaridades deliberadas.

  5. Mocu Zona

    18 de Janeiro de 2015 at 8:21

    Agora e depois de ler o cadastro desse criminoso, gostaria de ler comentarios dos que falam de direitos humanos, dos que defendem o criminoso.
    No meu entender nao pode haver perdao para tipo desses individuos.
    Os militares nao castigaram o crminoso. Andaram a brincar com ele. Para mim esse individuo deveria ser morto. Ele que ja cometeu varaias atrotrocidades, matatando e roubando nao sentiu pena, porquie sentir pena dele. Os que lhe defendem tambem sao ladroes assaltantes.
    Ha quem defnede de qeu ele deveria ser conduzido a policia depoios de ter sido apanhado. Qual policia? Que depois do dia seguinte esta na rua. Por ser altamente perigoso deveria ser morto. Por isso eu defendo muito bem os militares. Com militares nao se brinca. Doa a quem doer.

  6. Eizy Yiny

    18 de Janeiro de 2015 at 8:41

    grande bandido, devia ter apangado muito mais porrada

  7. João Pontes

    18 de Janeiro de 2015 at 9:32

    Mas que vergonha! Olha! O jornal tela non surge agora como o advogado de defesa dos militares. Reparem, o que centena de cidadãos estão a condenar é a conduta dos militares. Sendo o individuo criminoso ou ñ o problema é das autoridades competentes que têm-no deixado a solta. Os militares têm o seu papel muito bem definido pela constituição.Se o jornalista ñ sabe , que fique a saber.O seu repúdio contra a pessoa em causa deve ser dirigido para as autoridades competentes mantêm o criminoso a solta.Vivemos num país democrático, com legislação bem definida, com valores culturais e hábitos moderados, onde o respeito pela vida e dignidade humana devem ser respeitados.
    Um bem haja a todos.

  8. pedro neto

    18 de Janeiro de 2015 at 10:12

    Sinceramente não vejo muita diferença entre este BANDIDO e o Abel Veiga embora com crimes diferentes; este individuo é ladrão e assassino e o Abel Veiga é especialista em distorcer os factos e censurar opiniões que não lhe agrada e que vai contra o seu pólo politico. Desafio-lhe que este meu comentário que também vai pra outros jornais será censura por este imbecil armado jornalista de quinta. Engraçado como comentários com palavras impróprias mas como são do vosso nível nunca é censura. Haja perdão pra tanta pouca vergonha. Bom Ano 2015 pra todos sem excepção. Viva S.Tomé e Príncipe.

  9. xb

    18 de Janeiro de 2015 at 11:06

    Prendam-no e julgem-no.

  10. SÉSAR

    18 de Janeiro de 2015 at 11:22

    Desculpem, minha gente. Mas eu acho que palmatorias de cassetete e um pequeno pontapé, não é nada para esse tipo de gente como é esse cara. Está na rua como herói. Por amor de Deus! Ele é tudo menos coitado. Coitado somos todos que temos sido terrorizados por ele e seu comparsa. Coitado são os parentes do individuo que ele matou! Para mim que já fui assaltado- ele merece mais do que isso. Merece o castigo que se faz em Moçambique e Angola: pneu e fogo!!!
    Fui!

  11. Mocu Zona

    18 de Janeiro de 2015 at 11:34

    Onde que já se viu direitos humanos para quem mata, rouba, viola as pessoas? Meus senhores comentaristas, se um dia vocês forem assaltados ou vossos próximos forem assaltados e que depois do assaltante ser entregue a polícia mas que no dia seguinte vocês encontrem esse mesmo gatuno, delinquente e criminoso na rua, gostaria de saber qual a vossa reação.

  12. Manuel Penhor

    18 de Janeiro de 2015 at 12:11

    Viva Forca Armada.Ou sao militaress ou sao charocos?
    Se os policias e a PIC reclamam meios,os militates demonstraram a prontidao.
    Um pais tao pequno como STP,nunca deveria sustentar delequentes.
    Os militates agiram em defesa da segurança publica.E,o que se passa no interior do quartel,nunca deveria ser filmado nem tao pouco rodar na praça publica.
    Quem filmou o video tambem deveria contender outro tratamento.
    Segredo militar nunca deve ser divulgado.

    • quá cu sá tela

      19 de Janeiro de 2015 at 9:27

      Na verdade ele tem razão, pra quem firmou este auto deveria ser demitido das forças se for quadro, e se for praça, ser-lhe chamado e tomado as medidas próprias

  13. paparazzi

    18 de Janeiro de 2015 at 12:15

    Ponto previo
    Os que falam de direitos humanos os que puseram o video na rede social os que criticaram os militares pelo corretivo que deram ao nagi um día hao de arrepender quando for vitima do nagi.com nagi nao se brinca
    Tenho dito deixo um alerta individuo altamente perigoso

  14. Seabra

    18 de Janeiro de 2015 at 12:58

    O individuo em questao, refiro ao deliquente , deve ser preso, julgado e tratado. Deve-se-lhe manter fora do perigo. Ele é também um caso patologico, muito perigoso que deve ser tratado.
    Aliás, se ele continua a causar danos, é da responsabilidade das autoridades, q deixam circular muitos criminosos FORA ….todo o tipo de crime!

  15. Ver pra crer

    18 de Janeiro de 2015 at 13:54

    Eu nao entendo como é que tanta gente ai da responde para o respectivo bandido. Falam dos direitos humanos mas niguem falou do direito do moço que faleceu devido facadas que o mesmo lhe deu. É porque nao perguntam o moço porque que ele nao teve compaixao. É agora querem ter compaixao pra o bandido, isso nao entra na minha cabeca. So quando acontecer com um dos vossos é que entra. Ou nao?

  16. Cremilde Fernandes

    18 de Janeiro de 2015 at 14:27

    Eu acho que este criminoso deve sim pagar pelo que cometeu, mas não é assim como está no vídeo.
    Ele é ser humano e todos nos sentimentos dor da mesma forma… Ele é homem e eu acredito que dentro dele, ele sofri e sofreu muito no quartel

  17. QUASE MORTO EM ANGOLA

    18 de Janeiro de 2015 at 14:37

    Esse bandido devia apanhar mais porrada.
    Os pais enviaram esta peste para SÃO TOMÉ porque já não aguentavam com ele ca em Angola, e digo por experiencia própria pois sei como pessoas como esse jovem vivem ca em Angola.
    Só acho estranho virem falar em direitos humanos, de certeza que nunca foram assaltados com uma arma encostada a cabeça… eu já fui e garanto que não é nada bom. As nossas autoridades tem que ter mais atenção aos jovens que vem de fora para que a delinquência não cresça nas nossas pequenas ilhas maravilhosas.

    • Arnaldo (santola)

      18 de Janeiro de 2015 at 22:06

      Concordo contigo amigo.

  18. E . De Melo

    18 de Janeiro de 2015 at 15:05

    Tenho muito pouco para falar :
    1- lugar de um assassino e na cadeia
    2- lugar de um criminoso e na cadeia
    3- se o fulano e Angolano , e se ali em STP n ha condicoes para o manter na cadeia , do mesmo jeito que a mae lhe enviou para STP , o governo pode fazer o mesmo lhe enviando de novo para Angola

  19. Tratamento

    18 de Janeiro de 2015 at 15:22

    Quem conhece o Brigadeiro Justino Lima, sabe que é um homem de paz, calmo,responsável e moderado. Ele sempre defendeu os interesses dos militares e das FASTP. Sabe-se que há interesses oportunistas e obscuros por detrás deste video que só agora é publicado. Esperemos que haja o bom senso por parte dos decisores políticos de STP.

    • Observador Atento

      21 de Janeiro de 2015 at 13:42

      Justino Lima, um homem de paz, calmo, responsavel e moderado que da pontapes num individuo no chao? No meu ver o criminoso devia estar na cadeia. Mas la de espancar um individuo indefeso, nao e nao.

  20. José Frota Soares de Barros

    18 de Janeiro de 2015 at 15:27

    Boa tarde.

    Eu sou de opinião que este meliante como diz a peça é um assassino criminoso e tudo mais, devia ser conduzido a instituição civil de modo a ser inquirido e julgado por um tribunal.
    Nenhuma instituição militar está autorizado a cometer barbaridade pelo facto do delinquente ter cometido um assalto, a violência não é paga com violência gratuita.
    O Chefe do Estado Maior cometeu uma barbaridade, ele deve por lugar a disposição de modo a se clarificar a situação, se civis são espancados selvaticamente e os recrutas que não tem voz.
    Por outro lado está instituição é um sector parasitário que urge uma apreciação urgente, na minha opinião, precisamos duma guarda costeira forte e bem apetrechado.
    Em vez do exercito que se crie uma guarda nacional republicana bem preparada com homens bem instruídos e capacitados.

  21. Felisberto Bandeira

    18 de Janeiro de 2015 at 17:01

    Em quaquer pais do mundo em onde a Justica nao funciona em particular em STP onde tambem a Justica nao funciona ,e natural q os militar possa pentiar o dito marginal que ao meu ver e merecedor ,o dito marginal e altamente perigoso ,porquw que eles continuam e liberdade a cria instabilidade social ,sera que alguns Juizes da nossa praca tem pacto com este marginal ,e inadimicivel ,inaceitavel que um homem desta natureza esteja solto por ar ai …

  22. Dicas dos Santos

    18 de Janeiro de 2015 at 17:15

    Bem, depois de ler estas informações todas sobre o tal cidadão, passo a citar de que fico com outra impressão relativo ao castigo que lhe foi dado pelos Militares, visto que se trata de um Cidadão perigoso, que por sua vez põe em causa a liberdade justa dos outros cidadãos.Penso eu que o próprio governo terá de tomar algumas medidas severas para combater esses tipos de situações em prol da nossa sociedade, caso contrário isto irá piorar cada vez mais, porque em tempos não se deparava com esses actos. Obrigado

  23. Cobra branca

    18 de Janeiro de 2015 at 18:05

    O bandido tinha que ser expulso para Angola

    • culpado

      18 de Janeiro de 2015 at 20:08

      Se o homem volta para Angola imaginem o que fará as FAA com ele quando sobeem que assaltou um militar.

  24. Tita

    18 de Janeiro de 2015 at 19:44

    Eu ñ entendo como è ki uma pessoa ki mata outra esta em liberdade , como é ki uma pessoa considerada altamente perigosa esta em liberdade minha gente isso é um comulo ,sera ki ñ ha lugar na cadeia para esse indevido , poê na rua de proposito para nos matar a todos, ABRE OLHO GENTE, kidalêêê…..ôôôô…..ôô………

  25. Cactupa

    18 de Janeiro de 2015 at 20:29

    Em São Tomé as autoridades, são os exemplos e coniventes das maiores Barbáries que tem acontecido naquele País.Este Senhor ainda é um delinquente,e aqueles que não são e nunca foram?

    A pouca vergonha que praticou a polícial e sem razões de ter espancado violentamente um cidadão, se não me engano funcionário do ministério Público e daí terem sido julgados( os policiais) veja o País SANZALA, um País cujo as autoridades policiais que deveriam manter a ordem pública, vão aos tribunais cercam e fazem chuvas de tiroteio num organismo sublime do Estado,pela sentença que foi lida relativos aos policiais.

    Só num País de tamanha pouca vergonha e decadência de valores alguém saí para defender um ato tão bárbaro como este.O que aconteceu ao Sr Juíz ou advogado que violou lá uma menor? Falem-me da postura e do exemplo daquela sociedade?O que aconteceu tanto aos policiais e aos funcionários do aeroporto que agrediu a senhora da terceira idade e os seus filhos que sairam em sua defesa, um dos filhos já imobilizado pela polícia bateram-lhe que nem um condenado, arrastaram-lhe pelo chão, pisaram-lhe a cabeça com a bota e muito mais foi feito aquela família.

    Vocês se lembram do paramento que lançou insultos obscenos a uma alta figura da nação?
    Será que um país deste está em condições de falar em autoridade ou justiça?
    Aonde está a cara do país depois do oceano atlântico?
    Queiram-,e dizer que estamos perante um país?
    Eu gostaria de dizer que sou santomense. Mas não consigo, coisas que não me orgulham.

  26. Bom sinal

    18 de Janeiro de 2015 at 21:44

    Eu só queria saber se as pessoas assaltadas e assassinadas por este delinquente, estão fora dos direitos humanos ou se têm sangue verde ou azul. Alguém está por de traz disso empurrando outro para tomar o lugar. Eu conheço bem a nossa terra e sei como nós somos. Quem contraria a atitude dos militares, pra mim é igual ao dito nagi ou tem interresse no lugar. Alias aquilo não foi castigo, foi uma apenas um puxão de orelha. Um dia se verem a verdadeira pancada é que vão saber. Força militares! Força Tela Nóm.

  27. Dinis

    19 de Janeiro de 2015 at 0:08

    Espero que este artigo não vem em defesa do violento ato cometido pelas forças armadas chefiada pelo seu general brigadeiro Justino Lima, pois não é da competência das forças armadas julgar um delinquente e muito menos tortura-lo. Este artigo, com todo respeito que tenho pelas instituições de STP, na minha humilde opinião só mostra a incapacidade dos órgãos competentes de manter este delinquente longe da população, pois é de facto um autêntico perigo.

  28. veloso

    19 de Janeiro de 2015 at 0:27

    Credo td isso pertence so a um jovem? É uma vergonha ver esse jovem como vitima, o pior ate é ver um jornal digital intrevista um jovem com esse perfil isso é um escandalo e de tao escandaloso que o bandido ate apelo pela proteçao judicial na entrevista dado ao jornal. Tudo isso nao passa de um palhassada e um jornal serio nao chegaria ao ponto de apelar pela proteçao de alguem k é um perigo publico, esse bandido apezar de ter levado essa apaulada continua ainda na sua bandidagem emuitos caras de pau ainda acham que ele tem o mesmo direito que um cidadao honesto e trabalhador so pode ser brincadeira. É um escandalo apelar pela proteçao judicial de um bandido.

  29. Reflexão

    19 de Janeiro de 2015 at 9:14

    Todos os criminosos devem responder pelos seus crimes: Tanto os militares como o cidadão civil.

  30. Ana Veiga

    19 de Janeiro de 2015 at 9:30

    Eu não tenho nada contra aquele criminoso, mas se fosse angola ele já estaria morto a muito tempo, e esses filhos da p.. que estão a responder para ele eu estou a rezar para ele vos assaltar ou assaltar alguém da vossa família ou esfaquear, para eu ver a vossa reacção.

  31. de Ceita

    19 de Janeiro de 2015 at 9:30

    não existe “instâncias judiciais” neste país?

  32. Ana Veiga

    19 de Janeiro de 2015 at 9:33

    Não se admite um país como nosso com criminoso desse tipo
    Os militares fizerao muito bem, se a pic, MP e outras entidds n tomam medida FASTP toma
    VIVA FASTP

  33. Fede Ká Dóxi

    19 de Janeiro de 2015 at 10:32

    Viva a FARSTO. Quem poder fazer que faça.Já que nem o MP, nem a PSP nem a PIC têm competência de o fazer.

  34. luisó

    19 de Janeiro de 2015 at 10:40

    Só com Cristo e só em STP.
    Então este rapazinho com ar de inocente tem este cadastro onde consta homicídio e ainda aparece na televisão a dar entrevista e a dizer que foi maltratado?
    Façam o favor de respeitar o pedido dele que pedia proteção e metam-no na cadeia por 20 anos.
    Onde pára o ministério público ?
    Onde pára a PIC ?
    Onde pára o Ministério da justiça ?
    JÁ CHEGA….

  35. Edson Monforte

    19 de Janeiro de 2015 at 11:03

    :O Abel, :O Ana, de nada justifica a agressão!!! O certo é que os que tendem proteger a população não conhece se quer o seus direitos, e julgam não ter limites pois isso tudo resulta de uma grande falta das capacidades educacionais!!! Precisam formar melhor os formandos, pos só deveria merecer os acentos os que legalmente merecer, Não basta 3 meses e ser políçia e nem um ano e ser capitão…Um aviso : a segurança e a saú de da população estão em risco por causa unicamente da educação.

  36. Carlos Narciso

    19 de Janeiro de 2015 at 11:21

    É isto mesmo.
    Patrice Trovoada deveria prestar contas com o MP! A justiça funcionou? Agora é Primeiro Ministro de STP.
    Então perguntem Elísio Teixeira com que objectivo ele publicou este vídeo na internet. Eu sei porquê.
    a justiça em s.tome precisa ser feita por mãos próprias,porque não existe justiça.

  37. fui assaltado

    19 de Janeiro de 2015 at 12:32

    FUI Asssatodo em 2011 por o mesmo o um deste o qual chamava Dodo, fui assaltado um portátil, no qua a polícia nacional em fez questão de não durmir junto pegamos o furtado, ate que o mesmo foi identificado por um militar, que. Me fez chegar a sua morada, no qual o avô teve que vender tudo para devolver o valor do computador furtado, que o mesmo apareceu danificado. Mas nao descansei ate achar o roubadoroubado. Agradeço a policia nacional pela actuação para com esse caso.
    voltei a ser saltado deste vez foi dois burlante no qual tive obtive informação que o mesmo acabava de ter saído da cadeia, fui roubado a minha máquina fotográfica de marca Sony máquina profissional, fui roubado na praia largado. Não consegue avançar o caso por motivo da viagem ser o dia seguinte.
    Que azar meu, segunda informação da polícia nos prendemos ladrão para meter na cadeia alguém lhes tiram e eles volta a fazer o mesmo.

    • ADI Lover

      20 de Janeiro de 2015 at 9:46

      Você acabou foi de assaltar a Língua Portuguesa! 🙂

  38. sidney soares

    19 de Janeiro de 2015 at 13:10

    Nunca se pode castigar um individou desta forma. existem mecanismo que se possa aplicar, mas não dessa forma. brigado

    • AD

      19 de Janeiro de 2015 at 20:22

      ele devia ser linchado isso sim.

  39. Carla duarte

    19 de Janeiro de 2015 at 14:30

    pelo menos vcs n mora na mesma rua rua ele ai sim deveria saber quen ele e foi uma chamada da etensao pork ele tinha açaltado uma militar com seu companheiro cuase egridio a miuda com arma branca violentan assaltar pelo menos eu ja tentaran tudo bem k ele e cidadao mas era pouco pk de um tempo depois ele esfaquiou e matou nos n podemos andar esta ele e seu companheiro credo por mi ele mereceu disculpa mas eu acho e se ele matava tabem a militar acho por de tras disto algen que ker prejudicar so agora desde ano passado ja espirou…

    • ADI Lover

      20 de Janeiro de 2015 at 9:44

      Meu Deus, que analfabeta a escrever português! 🙁

  40. cidade alerta

    19 de Janeiro de 2015 at 16:45

    por ser homem deliquente que as autoridades compitentes ou seja policia deveria ter em conta ……nao cada um a bater da sua forma ……

    afinal que pais estamos gente ?

    imagina cada um a faser a sua propria justica ! ahhhhhh essse pais seria um inferno .. gente acorda esse homem deveria ser preso tambem se acha como dono do mundo ahhhhhhhh um dia tenho a certeza que ele e a sua equipa de servico ira pagar por tudo que ele fez e tem estado a faser

    alerta gente !

  41. A Verdadeira

    19 de Janeiro de 2015 at 18:19

    Excelente trabalho Telanon.

    Desta vez só tenho que lhe parabenizar por esse excelente trabalho de investigação.

    Continua assim.

    Também tive dificuldade em entender como é que estão a defender um delinquente desta forma.

    Quando um dos grandes males deste país é precisamente roubo.

    Roubo perpetuado por esses bandidos.

    Já não se pode criar galinhas, patos, cabras, porcos etc.
    Aquilo que em tempos era sustento de muita família principalmente os reformados.
    Hoje não não conseguem criar animais nem cultivar porque esses bandidos levam tudo.

  42. Estabilidade

    19 de Janeiro de 2015 at 19:18

    Caros irmãos e dirigentes da Nação Santomense:
    De facto o procedimento dos militares não foi o melhor. O ser humano não é perfeito. O Chefe do Estado Maior das FASTP tem feito um bom trabalho desde que tomou posse em Fevereiro de 2014.
    Em nome da estabilidade nas Forças Armadas e em nome da estabilidade no País, acho que não devem tomar decisões precipitadas.
    Desejo a todos um bom ano 2015. Que Deus ilumine o nosso caminho.

  43. caxoro

    19 de Janeiro de 2015 at 19:20

    os militaris ñ fizem nada com o tal criminoso . no meu ponto de vista ñ vi nenhuma violaação dos direito humano. mais sim uma forma de educaçao a bandido . uma liçasinha q ele merecia. forsa militaris fizeram bem. ladrao quem respode para ladrao

  44. Hpinto

    19 de Janeiro de 2015 at 19:45

    Este homem é pior que Pita Cabra e Teresinho, não deve ser poupado

  45. mocu zona

    19 de Janeiro de 2015 at 20:21

    O ministro Carlos Stock já foi assaltado por duas vezes.se ele mesmo for a favor deste bandido e criminoso é porque el não tem sentimento do que lhe roubaram. Ele é hipócrita.

  46. Marcos

    20 de Janeiro de 2015 at 8:02

    Muito engracado,so um ignorante,tenta desculpar as suas atitudes,com a atitude dos outros!Se o dito cujo tem tal historial de bandidagem,entao de certeza que nao foi esta a primeira vez que ele apanha uma surra destas,agora pergunto as surras anteriores resultaram?olha ele ai de novo,esta so foi deferente porque filmaram a cena da pancadaria,tantos políticos que aí roubam,ja roubaram e continuam a roubar o pão do povo,policias que fazem operacoes GASOSA,qual deles apanhou uma surra desta natureza pela sua má conduta?NINGUEM.
    Ganhem juízo e vergonha e tomem medidas decentes,metam o no na cadeia 5,6 anos,tanta roca aí para capinar,metam no lá ou sei lá como a lei mandar,parem de manchar a imagem do nosso pais com atitudes destas!ta visto que voltam a fazer o mesmo entao mudem o método e a estratageia!

    • Kame

      26 de Janeiro de 2015 at 23:51

      Ô senhor Marcos, leia e releia o seu mediocre comentário, cheiinho de êrros ortograficos….com arrogância de sabichao. Quais São as suas habilitações? Aprenda e venha com + humildade,expor a sua redação, com + lógica e – êrros…coerência, senhor, nas suas idéias.
      Proponha algo de Bom senso.
      Penso que você devia ter uma idéia boa, mas saiu tudo torto. Escreva com simplicidade….

  47. Silva Rita

    20 de Janeiro de 2015 at 10:29

    Eu quando vi esse video achei desumano o tratamento que deram o tal individo, mas sabendo agora o seu cadastro, foi bom ter apanhado e digo mais isso foi pouco. Esse deliquente nem merece estar vivo, com tanta gente a defender esse desgraçado ele sente-se protejido para voltar a cometer seus delitos.

  48. Maria de Fatima Santos

    20 de Janeiro de 2015 at 10:46

    Dá-lhe! A porrada foi pouca mas mais do que merecida! Devia ter sido mais. E o ladrao tem sorte. Tem até defensores de direitos humanos à sua defesa! Haja paciência… Esta porrada foi pelas muitas vítimas das maldades dele. Pela paz e sossego! Nao às drogas e à delinquência, venhas elas de onde vierem!

  49. jerry tavares

    20 de Janeiro de 2015 at 11:50

    uma acção não identifica quem nós somos ou se tornamos.não justifica que é o certo o que aconteceu, porque fins justifica o meio nalgumas circunstância, ninguém é cem por cento forte, sei que se o referido brigadeiro tivesse que analisar outros caso igual ele poderia dizer que não faria isso porque é desumano, e nós estamos desse lado e estamos também fazendo o nosso juízo, o que aconteceu já é motivo de instabilidade? tem que sair fora? e você no teu trabalho tem sido o cara? E com a tua família? vamos tirar trave dos nossos olhos primeiro, depois olhamos para o argueiro que esta nos olhos do outro. houve erro houve; deve ser corrigido deve, após ter acontecido isso com ele no quartel, ele esfaqueou um mosqueiro e morreu, não sanguifica que ele tem que ser também esfaqueado. então para estabilidade não sanguifica que o brigadeiro tem que sair. a politica esta jogando connosco, é simplesmente uma luta de ódio, orgulho besta que não vai levar o nosso pais para frente. porquê lançar o video agora, sabendo que o que aconteceu é desde o principio de Setembro do ano passado, porquê agora?

  50. sãotomense

    20 de Janeiro de 2015 at 13:12

    O país está gravemente doente, vamos refletir sobre tudo isto, e tomar posições sérias, porque motivo querem demitir o Senhor General das Forças Armadas??? eis a a questão para investigação, não vamos distrair com o Nagi que já foi condenado desde os 15 anos quando os país o rejeitaram………

  51. mimi

    20 de Janeiro de 2015 at 19:30

    Pergunda que nao quer calar. Se o homem perigoso para a populacao porque ainda nao foi preso. Nao existe cadeia, leis nesse pais? Ou o pais eb preferivel fazer justica com a propria mao!!!

  52. ADS

    20 de Janeiro de 2015 at 21:41

    será que a tela non esta de acordo com a violação dos direitos HUMANOS??
    tela non…… não quero desrespeitar nossa imprensa mas acho que um jornal serio tem der ser unânime, e ter liberdade de imprensa não compactuar com a violação dos direitos humanos so porque se trata de acção praticada por altos patentes.

  53. Garcia Mateus

    21 de Janeiro de 2015 at 10:39

    Meus caros.
    Só quem nunca foi vitima de assalto,familiares e amigos assassinados defendem este monstro que anda a solta a matar e roubar.
    A droga entrou com mais força com grupos bem organizados em Vila Maria aonde um certo grupo impressarial tem muita força.
    Assunto para analise de quem de direito.
    Se fosse em Moçambique era linhamento popular. O Pinta cabra acabou-se nas maos da população depois de tanto terror.O MP só esta para pedir mais ao Estado. Como é possivel um individuo desta casta ser posto em liberdade.
    Um dia serão vitimas da própria inercia e incapacidade.
    Nos EU diliguentes não falam. Aqui há uma TV Digital a fazer campanha a favor do homem.Lembre-se desta Mucluclu fé xintxi mata sun dé éle só, …………

  54. Wasilton Mendes

    28 de Janeiro de 2015 at 20:02

    Boas!Os militares envolvidos estiveram manifestamente mal, nada de bater daquele jeito. Esses militares “justiceiros” e “iluminados” NÃO TÊM filhos, sobrinhos e sangue? Esqueci-me que estamos na inquisição! Se assim é, porquê que se fala sobre o Estado de direito democrático? Porquê que se fala sobre o princípio de separação de poderes? Porquê que se fala do princípio da igualdade, liberdade e fraternidade?o Estado tem que dizer o que realmente pretende, ou se quer justiça militar, ou justiça civil, ou ainda justiça de “rua”. Tenho dificuldade em saber de que Estado sou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top