Política

TC Autónomo constituído com Ninjas

Segunda – Feira 15 de Janeiro de 2018 deverá ficar na história do regime democrático são-tomense. Ninjas, enviados pelo Ministro da Defesa e da Administração Interna, Arlindo Ramos, ocuparam o edifício do parlamento em missão de segurança do Estado.

Os Ninjas que formam o Grupo de Intervenção e Segurança da Polícia Nacional, expulsaram deputados do parlamento, principalmente os deputados da oposição, para permitir que os deputados da bancada da ADI que sustenta o Governo, elegessem os 5 juízes do Tribunal Constitucional Autónomo.

Ninjas, e outras forças de segurança no interior do parlamento para “manietar” os 22 deputados da oposição que contestam a constitucionalidade do Tribunal Constitucional Autónomo, a luz do acórdão do Supremo Tribunal de Justiça.

Ninjas, também diante do edifício do parlamento para dissuadir os cidadãos que foram protestar contra a constituição do Tribunal Constitucional Autónomo.

Ninjas ainda, para separar e dar segurança aos milhares de militantes e apoiantes do partido ADI, que se concentraram diante do parlamento em apoio aos deputados do poder e ao líder do poder instalado, o Primeiro Ministro Patrice Trovoada.

Derrotados, e expulsos pelos Ninjas, os partidos da oposição apelaram a resistência civil. «Pedimos que as pessoas resistam a isto, porque São Tomé e Príncipe, não é Gabão. Não reconhecemos essa decisão. Não é possível que uma decisão possa ser tomada no parlamento a “manus militari”, em que os militares colocam pela força os deputados da oposição para fora da Assembleia. Há um golpe Institucional que está a ser preparado para que São Tomé e Príncipe seja a imagem do que está a  passar no Gabão», declarou Arlindo Carvalho, Presidente do partido PCD.

O Presidente do PCD, reagiu no meio da multidão que preencheu a rua diante da Assembleia Nacional, durante a manhã de 15 de Janeiro.

Facto indismentível é que os 5 juízes que formam o primeiro tribunal constitucional autónomo foram propostos e eleitos com os votos de 32 deputados da bancada parlamentar da ADI.

Note-se que será o novo Tribunal Constitucional Autónomo que terá a missão de dirigir os actos eleitorais deste ano, nomeadamente às eleições legislativas.

Téla Nón

33 Comments

33 Comments

  1. Guilherme Capita

    16 de Janeiro de 2018 at 10:11

    Caros compatriotas.
    Gostaria que alguém me elucidasse o seguinte:

    1- A decisão do Supremo Tribunal de Justiça, nas vestes de Tribunal Constitucional de STP, cai nas aguas de bacalhau?

    2- Pode o Senhor Evaristo de Carvalho destituir juizes do Supremo e nas vestes do juizes do Constitucional?
    3- Estes ditos novos juizes, eleitos e empossados brevemente por fraude, poderão vir a ser processados/acusados futuramente, de exercício ilegal da função, uma vez que há um Acórdão do STJ/TC que é ignorado? Se assim for eles deverão ou não restituir tudo quanto beneficiaram?
    4-Independentemente do que foi previsto na Constituição, em termos de Custo/Beneficio o TC é alguma mais valia para STP? Ou é um meio para que ADI possa vir a consumar as falcatruas eleitorais?

    Favor mais uma vez me esclarecer, de forma desapaixonada, uma vez que o ADI confundiu o Povo pequeno e disse que este Tribunal é para julgar as pessoas, eles que andam a roubar o povo.

    • WXYZ

      16 de Janeiro de 2018 at 19:57

      Acho que qualquer esclarecimento real, sem um puxar brasas pra minhas sardinhas vai te convencer. Falo assim porque ja estas com ideias preconcebidas. Senao vejamos: “Estes ditos novos juizes, eleitos e empossados brevemente por fraude,…”( Como e que sabes que foi por fraude?); “…TC é alguma mais valia para STP? Ou é um meio para que ADI possa vir a consumar as falcatruas…”( O TC ja existia desde 2003, voce reparou que tbm existe o T de Contas ); “… o ADI confundiu o Povo…”( Bem sabes que a democracia tem custos )

  2. Carla Fernadez Rompão

    16 de Janeiro de 2018 at 10:34

    Credo. Minha Gente é normal? Assessores do Presidente da República numa Manifestação Manifestação desta e defendendo um caso ilegal e inconstitucional? Isto vem confirmar que o Senhor Evaristo de Carvalho não é Presidente dos Santomenses, mas sim duma franja da população, o ADI.

    Grande Vergonha. Olha só para PILAR, Eneida da Mata, e outros.

  3. Revoltado

    16 de Janeiro de 2018 at 11:17

    Eu fico preocupado com a falta de amor próprio que assola o meu país. Como esses magistrados não se semtem diminuídos ao aceitar exercer funções para a qual foram indicados desta forma? Não se sentem envergonhados? Serão assim tão incompetentes ao ponto de só conseguirem subir na vida se corrompendo (porque é disso que se trata) pelo PT?. Com que autoridade vocês julgarão?
    Batemos no fundo do poço.

  4. Maria Silva

    16 de Janeiro de 2018 at 11:42

    Vocês estão a brincar com o patrice trovoada……
    Agora eu quero ver como que vocês ( São-Tomenses ) vão descalçar esta bota que é o patrice trovoada!!!

    • Púmbú

      16 de Janeiro de 2018 at 20:48

      Estamos SUPER PHO-DI-DI-NHOS, mana!!!
      Estamos a caminho do PROMETIDO DUBAI com escala de 40 anos no ZIMBABWE-STP!!!

  5. mezedo

    16 de Janeiro de 2018 at 12:33

    O povo pequeno, esfomeado e sem abrigo corre a traz do que não sabem.
    Depois vão arrepender e quando fizerem será com chibatada nas costas.

    Nunca na historia de S. Tomé aconteceu coisas dessa natureza, mesmo os deputados do ADI que ontem escolheram esse Juízes sabem da desgraça que vem ai, mas como o Messias manda e devem cumprir fizeram. Devem lembrar que mesmo regime colonial e governos com braço de ferro foi derrotado por povo quando este decidiu.

    Por tanto podem fazer que o que é vosso esta guardado.

    Agora é safasse quem puder porque já esta montado a verdadeira Ditadura que depois vai mostrar a esse povo que foi chamado de bêbado, o que é bom para tosse.

    MLSTP/PCD/ UDD, não desiste, porque tenho certeza que comunidade internacional irá reagir, a União Africana irá reagir. e Mundo que esta atento a tudo isto irá reagir.

    O PT esta frustrado, e sabe que se não for governo vai ser preso por diversos crimes que tem cometido, por isso forjou tudo isto para manter no poder. mas o Povo irá despertar. e quando isso acontecer ele será preso mesmo estando fora de STP.

  6. Quidide

    16 de Janeiro de 2018 at 12:54

    Vergonhoso, repudiante e hodiendo! Só me resta colocar a seguinte questão que espero que alguém que perceba de direito me explique: Não é caso para impeachment do “assina só” que em vez de ser garante da constituição, assiste a todo esse ato absurdo impávido e sereno, e até promove esse show lamentável?

  7. Obrigada

    16 de Janeiro de 2018 at 18:17

    Obrigada por salvarem a nossa democracia, especialmente ao sr DOUTOR JOSÉ AMADO, DANILSON COTU, ANTÓNIO BARROS, ARLINDO BARBOSA, DELFIM NEVES, FELISBERTO DE UDD, GRANDE MULHER A SENHORA BEATRIZ DEPUTADA DO MLSTP DE ANGOLA RESPOSTA, GOSTEI MUITO DA SUA POSTURA e quando a senhora gritou “SE ELE PRIMEIRO MINISTRO FOI ELEITO, EU TAMBÉM FUI ELEITO”., TDS LÍDERES DA OPOSIÇÃO FIZERAM UM GRANDE E BOM TRABALHO, ACREDITA, IREI CONTAR ESSA HISTÓRIA PARA TDS OS MEUS FILHOS E NETOS. OBRIGADO TAMBÉM DOUTORA MARIA DAS NEVES E DOUTORA ELSA PINTO. PARA MIM VOCÊS VENCERAM

  8. rapaz de riboque

    16 de Janeiro de 2018 at 20:10

    Espere pelo pior meus senhores o país esta entregue a um ditador foi isso que o povo quiz agora sofremos as concuencias está na hora de o povo abrir os olhos

  9. Pedrogao grande

    16 de Janeiro de 2018 at 21:09

    Tudo procurado por Fradique de Menezes. Senhor ha-de pagar isto. Oportunista,Só gosta de dinheiro

  10. Inacreditável

    16 de Janeiro de 2018 at 22:36

    A presidência da República está simplesmente perdida… NÃO NORMAL QUE PRESIDENTE DA REPÚBLICA POSSA PERMITIR QUE FUNCILNARIOS DOS SEUS GABINETE ESTAREM PRESENTE NUMA MANIFESTAÇÃO EM PLENA HORAL DE TRABALHO.

    PEÇO DESCUPAS A TODO POVO DE STP eu também votei neste monstro, nunca esperei que fosse para isso!

    Aonde é que há si viu Polícia tomarem de assalto Assembleia da República de um País democrático, isso tem um nome, golpe de Estado institucional. Isto é crime bárbaro, isso não pode ficar assim. A culpa não pode morrer solteira. Os partidos da oposição devem a todo custo fazer isso chegar a mais alto nível Internacional.

    Nada,mais nada pode justificar tal atitude. A Polícia só podia fazer isso se alguém estranho, invadisse a
    Assembleia para atacar os deputados, do contrário não pode acontecer. Patrice cuidado com mundo!

  11. Quilixe Furtado

    17 de Janeiro de 2018 at 8:36

    Esses novos ditos magistrados até não devem entender de direito, senão teriam recusado aceita o cargo envenenado. Ou será que estão ipnotisados pelo Patrice Trovoada? Este senhor é terrível e envolve pessoas de bem em cada asneira para safar a sua pele!
    Pois , a qualquer momento a justiça será feita. A bem ou a mal. E qual será a situação desses jovens juristas enganados? Tenho pena do Fábio, filho de pessoas de bem (Dr. Sardinha e professora Marina), Jonas Gentil, um quadro que estava muito bem na ANP/STP e foi se envolver nesta confusão confusa e os outros. O Bandeira já é velho nessas aventuras por ter estado na grave violação que foi a eleição imperfeita do Evaristo Carvalho.
    Um dia a história há-de ditar o destino desses malfeitores da nossa Democracia.

  12. Quilixe Furtado

    17 de Janeiro de 2018 at 9:19

    Tenho pena desses novos magistrados, pois quando a verdadeira justiça for ditada, não sei o que hão-de fazer com os seus diplomas, se é que os têm. Pois olhando bem, nem parecem formados em direito, ao se embarcarem numa tal asneira jurídica (dar cobertura a violação da Constituição Política). Para qualquer bom jurista, o direito deve estar acima da política

  13. Original

    17 de Janeiro de 2018 at 10:45

    Tarde ou cedo estes Deputados de ADI,agentes de polícia e seus mandantes saberão quão transtorno causaram este País com aprovação deste conturbado Tribunal que irá de forma caprichosa satisfazer os anseios do PT.Aqui é Mundo,o que homem põe Deus dispõe,Deus criou o Mundo para que nele viva homens livres e sem conflito. Neste país temos um mentor de conflito e maldade.Deus há-de dá-lo e seus colaboradores que não se arrependerem o tratamento que julgar necessário.Deus não dorme e conhece o fim antes de princípio portanto peço-lhe que tome conta dos seus filhos e que todo plano maléfico seja banido no seio deste povo,Amem

  14. Branquinho

    17 de Janeiro de 2018 at 13:40

    Ola caros amigos.
    Ainda me lembro dos anos 70, bons tempos!
    Nao havia nada disto. Era cacau e cafe!
    Faz falta o tronco

  15. Carlos Cravid

    17 de Janeiro de 2018 at 15:44

    Compatriotas,

    Que a vossa luta seja a nível político, podemos entender com a explicação de ganancia e luta pelo puder. Quando fazem ameaças aos funcionários de Assembleia Nacional, dizendo “Quem sai, sairá para sempre”, ou seja, serão despedidos, isso é muito triste.

    Por outro lado, fico muito triste quando um JURISTA, perante essa situação de intimidação e demonstração de força de puder, diz que ” … a democracia está em movimento”. Não sei com que intenção, mas não são palavras dignas de um jurista de formação perante tal situação. As conquistas democráticas não podem ser por via de força, antes sim pelas regras claras definidas pelas maioria simples, absoluta ou qualificada. ESTE DITO JURISTA SE FOR DE FORMAÇÃO, DEVE SABER DISSO, mas enfim…

    Qual será o próximo passo? A mudança do “texto” da lei da nossa constituição? Como há duzentas mil dobras para cada militante que participa nos encontros/reuniões de mobilização, deve haver o suficiente para comprar os deputados que faltam para o golpe final.

    Que a nossa luta pela “independência” continue, mas não entre os pais e os filhos ou entre gerações…

    Que ela seja contra a fome, desemprego, incompetente, exclusão, etc

    Que ela seja a favor de progresso económico, educação de qualidade, meritocracia, capacitação, inclusão, etc

    São Tomé é Príncipe é de todos nós:
    filhos de pai e mãe sãotomense
    filhos de pai sãotomense
    filhos de mãe sãotomense
    os casados com sãotomense
    os que adquiriram a nacionalidade sãotomense

  16. Carlos Cravid

    17 de Janeiro de 2018 at 16:53

    Será que podemos falar de evolução intelectual do homem ou de certos povos povos, quando refletimos sobre as preocupações que se seguem? Que são de vários séculos passados.

    “O povo, por ele próprio, quer sempre o bem, mas, por ele próprio, nem sempre o conhece.”

    “A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.”

    “Há um pequeno número de homens e mulheres que pensam por todos os outros, e para o qual todos os outros falam e agem.”

    JEAN-JACQUES ROUSSEAU
    1712-1778

  17. Pulou da minha boca

    17 de Janeiro de 2018 at 18:57

    O problema dos santomenses está na falta de conhecimento e pobreza extrema. Porque só isso pra justificar o facto dessas pessoas saíram à rua para apoiar o Patrice. São enganados com uns trocos e pronto.

  18. Pulou da minha boca

    17 de Janeiro de 2018 at 19:27

    Pobreza e ignorância do povo,é o que explica as pessoas terem coragem de sair à rua e apoiar Patrice.

  19. ONDE MESMO

    18 de Janeiro de 2018 at 8:19

    Triste, muito triste mesmo. No fim da manifestação os apoiantes da ditadura dirigiram-se a Fundação Solidariedade para receberem um pão e um sumo como gratificação.

  20. Gustavo Vilela

    18 de Janeiro de 2018 at 8:19

    Será coincidência o facto de todos (as) na foto virando as caras para para lado ao mesmo tempo….

  21. Antonio Azanco

    18 de Janeiro de 2018 at 9:36

    Doi comentarios. Primneiro, as imagens mostram que os funcionarios ou os quadros do palacio do povo são agentes da ADI, o que comnfirma que infelizmente o Presidente Avaristo Assina Só não s´suprapartidario. Seus actos, sua obediencia ao Patrice e ao ADI vem demonstrando tambem isso.
    Segundo, gostaria de perguntar ao senhor patrice Trovoada se ele não se sente envergonhado em não conseguir ter até a presente data alguem que o oriente em materia de entrevistas, de imprensa, de comunicação social. Infalizmente ele parece não ter nem acessores nem conselheiros nesse área pois só esta a somar derrotas e vexames uns atras dos outros. na sua ultima “conferencia de imprensa” ela volta a ser uma aberração e mais uma vez também os santomenses são levados a perguntar se neste país não existem jornalistas que possam valar pela profissão.

  22. Alligator

    18 de Janeiro de 2018 at 11:07

    Meus senhores e minhas senhoras, meus compatriotas, acham que esta oposição desnorteada, desorientada, deslumbrada,maldosa seria alternativa governativa para o nosso S.Tome e Principe, a esta altura do “campeonato”, fariam melhor para esta terra ja de mais sofrida?
    Sejamos serios!! Alguem uma vez disse:”Nos não somos herdeiros da terra dos nossos pais,mas sim, simples inquilinos da terra dos nossos filhos.”
    Tirem as vossas ilaçoes e conclusoes!!!!

    • onde mesmo ?

      19 de Janeiro de 2018 at 8:04

      Meu caro Alligator, quem está desnorteado não é a oposição. o desnosteiu está sim instalado na (des)governação do país e no seu mentor. Se não vejamos:
      – porque da criação as pressas do tribunal constitucional?
      – porquê nos moldes em que está a ser criado?
      – porquê o Sr. Presidente da República passa por cima da constituição que jurou cumprir e promulgou as pressas o diploma?
      – porquê a alteração da lei eleitoral?
      – porque a realização do recenseamento de raiz nos moldes em que foi feito?
      – porquê do adiamento das eleições autárquicas?
      – porquê silenciar os partidos da oposição na comunicação social estatal?
      – porquê da interferência do Patrice Trovoada numa estação de rádio privada?
      – porquê o Conselho Superior de Imprensa não está composto como manda a lei?
      – há muitos mais porquês e isso só demonstra o desnorteio completo de alguém que disse que em 4 anos iria transforma S. Tomé e Príncipe num Dubai.
      Mas depois de três anos e poucos não vimos nada. Aliás vimos muitos feitos desse senhor como:
      – mais pobreza
      – mais fome
      – mais impostos
      – mais incompetência
      – mais prepotência
      – mais mentiras e mais muitos mais
      É com esses porquês e mais que este senhor vai desenvolver S. Tomé e Príncipe? Vai transformar o país num Dubai?
      Convenhamos.
      E o senhor Alligator ainda vem para cá falar do desnorteio da oposição?
      O senhor deveria ser mais um a ajudar-nos a livrar dessa peste que se instalou no país impondo-nos ao seu livre arbítrio a uma novo horário não obstante saber que estamos na longitude e latitude zero.

    • mezedo

      19 de Janeiro de 2018 at 11:48

      Deves ser mesmo um tonto da mente. ninguém diz que alternativa é esta oposição.
      o que todos dizemos é que não podemos admitir como essa PT esta a governar o nosso país.
      Se és santomense e vive aqui não quererias ter um país em que não tem vós, não se aceita contraditório, não liberdade de impressa, que um tribunal para resolver problemas eleitorais seja criado do jeito que foi, que um presidente tenha comportamento que tem.

  23. Pampole da Verdade

    18 de Janeiro de 2018 at 11:24

    Muita calma nessa hora minha gente. Fiquem tranquilos que por si só o patrice já esta a ficar doido. Ele agora anda a mentir, e até chegou ao ponto de dizer que foi ele que mandou vir missão das nações unidas a STP, quando na verdade foi a representante do PNUD em S.Tomé na base de um pedido dos partidos politicos da oposição. para provar a sua verdade e dizer que patrice é mentiroso, a reprsentante do PNUD em STP tornou publico um comunicado. Muita vergonha para Patrice. Como Patrice viu que o circo esta a apertar, ele finalmente decidiu abrir um pouco mais o seu gabinete à outros jornalistas que entenderam ir a sua “coferencia de imprensa”. Ele esta maluco porque a comunidade internacional já sabe que existe ditadura e não há liberdade de imprensa.
    Patrice esta maluco, porque o deputado Jorne Amado pediu desculpas ao povo de STP pela sua actuação na assembleia nacional e Patrice se apressou a dizer que perdoa jorge Amado, quando jorge Amado não pediu desculpas ao patrice. Uma vergonha. Aliás deveria ser o patrice a pedir desculpas ao povo e ao Jorge Amado por ter mandado entrar tropas na plenaria da assembleia.
    Enfim….. por favor, salvem o patrice ele esta muito mal na sincronização das ideias. Agora ele fala tudo entende de tudo, explica tudo, vigia contas privadas das pessoas nos bancos, colocou escutas em tudo, criou equipas de bufos pelo país inteiro, fala em nome do Presidente Assinasó, fala em Nome do Diogo Baluma, fala em nome da policia diz que mandou os policias contar numero de manifestantes, fala em nome dos diplomatas, enfim, o homem esta perdido. Outro que também já esta perdido é o Levy Nazaré. Por favor, salvem o Patrice, salvem o Levy.

  24. Quilixe Furtado

    18 de Janeiro de 2018 at 16:27

    Primeiro: Patrice é grande mentirosos (disse que ele é que pediu a vinda do Representante Especial das Nações Unidas)….prometeu Dubai …;
    mafioso (tem saqueado STP com a s suas inúmeras viagens, sem proveito para o país, endivida o país para se servir do dinheiro, branqueia capitais, tem recebido caixas de nova dobra em seus castelo de Praia das Conchas, já comprou com o dinheiro roubado ao povo toda a zona de Mourro Peixe e arredores, etc; é socio simulado do Nino Monteiro na empresa Rosema e
    assassino frio (autor moral e financeiro do golpe de estado de 2003, deu ordens para se atirar e matar o vendedor de areia, nada fez até então para esclarecer o desaparecimento do navio Santo António que transporte mais de dezena de cidadãos…;
    rancoroso e intolerante, pois tem mantido na exclusão e desmpregos dezenas de opositores seus, mesmo aqueles que têm largos anos de experiencia na Administração, por se achar o Chefe Absoluto da Administração.
    Mas aqui é mundo. Tagi o cedo non ca bi junta mé.
    Amém Jesus!

  25. Arroz Substância

    18 de Janeiro de 2018 at 18:05

    O MLSTP devido mergulhado em uma luta interna onde eles próprios não se entendem querem trazer está divisão para o povo de São Tomé com deputados a partirem caixa acho que devem reagrupar e apresentar propostas ao país só assim conseguem conhecer o povo.

  26. EM STP APENAS EXISTEM pOLITICOS MEDIUCRES QUE SÓ SABEM FAZER POLITIQUECES.
    ..SEM VISÃO, pOLITICA, ECONÓMICO, SOCIAL ATÉ MESMO MITLÓGICA DO PAÍS…OSTENTA LICENCIATURAS E DOUTORAMENTOS SEM CULTURA DE DIÁLOGO(FALTA DE HUMILDADE, ARROGANTES)…ESTA CRISE É NEGOCIAVÉL DEVEM SENTAR NA MESA CONVERSAR, DIALOGAR PARA O BEM DO POVO…

  27. mezedo

    19 de Janeiro de 2018 at 11:50

    Um governo serio com maioria em tudo, aceitaria funcionário publico na hora de serviço estar a frente da manifestação.

    Vejam as imagem, da vergonha da nossa instituição publica.

  28. Xeque mate em curso já na fase final

    20 de Janeiro de 2018 at 16:25

    Este tribunal inconstitucional do ADI, “INCONSTITUCIONALMENTE FABRICADO”,com pontapés dados ao STJ, a constituição, e a expulsåo “programada”dos deputados da oposição na assembleia, faz parte do cheque mate da grande jogada suja do ADI conduzida pelo seu chefe de sorriso cínico, para defraudar os resultados eleitorais das eleições de 2018,e preparar as leis inconstitucionais para alteração do sistema de governação, para que com o presidencialismo o PT,consiga o sonho da maioria dos presidentes francófonos, a perpetuação no poder como presidente da República e o atual ssinasó passará a ocupar o cargo de primeiro ministro como obedece-só.Oposição acordem e melhorem os vossos conhecimentos do cheque mate do xadrez político…

  29. Conceicao Pereira

    25 de Janeiro de 2018 at 18:53

    Nao ha duvida quanto a forma como todo este processo foi construido e mesmo com as intervencoes da opsicao mais TC.

    A ONU sabe e percebe como funciona a democracia e as instituicoes democratica e esta atento tendo feito um comunicado.

    Apraz regista que ja esta um Sao Tome um Alto representante das ONU para contantos com os autores politicos com vista a normalidade.

    Prevista tomado de posse dos referido Juizes nao tiveram lugar.

    A ver vamos

    Sao Tome & Principe nao pode ser governado como uma herdade privada de um punhado de individos sem respeito nem regra de uma verdadeira democracia.

    Na democracia os Juizes nao devem ser empossado por escolha de um unico partido

    Nunca esperei que podesse haver tao groceira auto de estupidez ao ponto de haver jovens juizes a compartilhar num auto tao orrendo , vergonhoso. Que Juizes sao esses que nao sao capaz de separar um auto antidemocratico que cria a o tal tribunal incluindo a forma da posse dos mesmo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top