Cultura

Luís Represas nomeado Embaixador Cultural da Ilha do Príncipe

A nomeação do músico portugués como Embaixador Cultural da Ilha do Príncipe, aconteceu durante a recente visita e actuação no arquipélago são-tomense. Durante a estadia na ilha do Príncpe, Luiz Represas participou na “Acção Água e Reciclagem”.

Um projecto que está a ser implementado na ilha a cerca de 1 ano, e que pretende transformar o Príncipe num territorio libre de plásticos.  «Visa promover por um lado a recolha de plástico na ilha do Príncipe e por outro, a distribuição gratuita de agua potável à população, através de fontes de água purificada por osmose invertida», explica a empresa HBD, numa nota enviada ao Téla Nón.

A experiencia do músico, nas acções de protecção do ambiente na ilha que é patrimonio da Biosfera da Unesco, foi bem sucedida. Agente Cultural  de renome internacional, Luis Represas, foi  nomeado pelo Presidente do Governo da Região do Príncipe, José Cassandra como Embaixador Cultural da ilha.

hbd geralDurante a visita ao arquipélago que decorreu de 25 a 29 de Novembro último, encantou o público são-tomense num concertó no Hotel Omali Lodge na ilha de São Tomé, e um segundo concerto na Ilha do Príncipe. «onde cantores locais tiveram a oportunidade de dividir o mesmo palco com o músico português e assim criar momentos únicos e inesquecíveis, como foi o caso da música “Feiticeira” cantada em Português e Lunguié, o dialecto local», realça o comunicado da HBD.

Um intercâmbio cultural, que une a Pátria comum a Língua Portuguesa. «A língua portuguesa aproxima-nos, daí a importância deste intercâmbio cultural» referiu Luis Represas.

A Direcção da HBD que promoveu a vinda do músico portugués, considera que cumpriu com um dos seus objectivos. «Permite atingir um dos nossos objectivos que passa pela criação de oportunidades internacionais aos habitantes da ilha do Príncipe», declarou Nuno odrigues Madeira.

Para além dos dois concertos, Luis Represas,  entregou 6 guitarras, oferecidas pela empresa portuguesa de Braga – APC Instrumentos Musicais, aos músicos da região do Príncipe.

Abel Veiga

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top